Clipping Internacional de 18/03 a 22/03

Segunda-feira – 18 de março

Putin vence eleição na Rússia: 3 fatores que mostram a força do presidente após o pleito.

O presidente russo, Vladimir Putin, conquistou no domingo (17/3) seu quinto mandato presidencial, abrindo caminho para liderar o país até pelo menos 2030.

As crianças que estão morrendo de inanição em Gaza.

Jamal era a criança mais bonita do hospital. Essa é a opinião de Abeer al-Kaferna, mãe do bebê.

O deslocamento violento de palestinos na Cisjordânia que coloca os EUA contra Israel.

Embora Fares Samamreh não tenha uma arma, ele tem uma superpotência global que o defende. E ainda assim, ele está perdendo a batalha.

Como a reeleição de Putin afeta o futuro da Rússia.

Seria uma enorme surpresa se o presidente russo não tivesse “vencido” a eleição. O fato alterará seu curso na guerra na Ucrânia? O povo russo deve esperar mobilização em massa e aumento de impostos?

Terça-feira – 19 de março

Avaliação negativa de Milei na Argentina supera a positiva após primeiros 100 dias, diz pesquisa.

Estudo divulgado pelo jornal argentino Clarín realizou 1.674 entrevistas entre 4 e 12 de março.

BC do Japão eleva juros e encerra ciclo de oito anos de taxas negativas.

Esta é a primeira vez que o país eleva as taxas de juros desde 2007.

Em 12 de março, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky revelou em uma entrevista às mídias francesas Le Monde e BFMTV que seu país estava criando uma linha tripla de defesa ao longo do front, projetada para proteger o território ucraniano de qualquer avanço das forças russas, enquanto espera por dias melhores.

Kiev também está apostando no desenvolvimento e no uso de drones para obter vantagem sobre seu adversário.

Quarta-feira – 20 de março

Petrobras e outras petrolíferas não cumprem metas climáticas.

Relatório aponta que, mesmo prometendo contribuir para futuro de baixo carbono, gigantes globais de combustíveis fósseis pouco fazem contra aquecimento do planeta. Estatal brasileira está entre as piores do ranking.

Finlândia é a nação mais feliz do mundo pela 7ª vez.

Relatório patrocinado pela ONU avaliou 143 países e foi divulgado no dia mundial da felicidade. Países nórdicos dominam topo da lista. Brasil aparece na 44º posição. Afeganistão sob os talibãs aparece em último lugar.

O desespero dos haitianos sem perspectivas para fim da violência.

“Porto Príncipe está em pânico”, escreveu um amigo em uma mensagem de texto enviada da capital haitiana, Porto Príncipe.

Qual a gravidade da crise vivida por Cuba e como ela se compara ao período após colapso da URSS.

Para muitos cubanos, é como um déjà vu de uma experiência bastante traumática. A ilha vive uma recessão econômica há vários anos que afeta a produção de alimentos, a disponibilidade de medicamentos, e é acompanhada por uma inflação na casa dos três dígitos.

Quinta-feira – 21 de março

Por que “fábricas de bebês” da Nigéria continuam prosperando.

Criminosos sequestram meninas e mulheres jovens, as levam para locais isolados e as engravidam. Quando elas dão à luz, seus bebês são vendidos a casais sem filhos. Prática existe há anos no país.

A busca da Ucrânia por obras de arte saqueadas pelos russos.

Muitos museus ucranianos foram esvaziados desde o início da invasão russa. Kiev agora tenta localizar as peças – e afirma haver uma “rede” por trás dos saques, na qual autoridades e militares russos estariam envolvidos.

‘Tem 150 pessoas enterradas aqui, e conhecia quase todas.

Só eu sobrei’: o inferno da guerra esquecida no Sudão.

A China lançou uma operação especial para combater o tráfico de mulheres e crianças, que se estenderá por todo o país até o final de 2024.

Segundo a ONU, o tráfico e a exploração de seres humanos é a terceira atividade ilegal mais lucrativa do mundo.

Sexta-feira – 22 de março

França carrega responsabilidade histórica por crise do Haiti.

Independente desde 1804, ilha caribenha pagou durante mais de um século “reparações” à França colonialista. Escravidão e interferência estrangeira perpetuaram círculo vicioso de pobreza e “ingovernabilidade” no Haiti.

ONU adota primeira resolução sobre inteligência artificial.

Texto aprovado por unanimidade não é vinculativo e visa incentivar que países adotem medidas para limitar os riscos apresentados pela tecnologia.

Macron traz 140 empresários ao Brasil, busca investidores e dirá a Lula por que é contra Mercosul-EU.

Presidente francês passará três dias no País, na semana que vem, e vai falar sobre desinformação, avanço da extrema-direita e tentar que petista ajude a convencer a Rússia de Putin a parar a guerra na Ucrânia.

A menina palestina de 12 anos que perdeu toda a família em ataque israelense a Gaza.

Em um vídeo gravado por um socorrista palestino, um grito surge debaixo de pilhas de escombros de concreto.

Guerra em Gaza: Rússia e China vetam resolução de cessar-fogo dos EUA no Conselho de Segurança.

Resolução foi o primeiro pedido de cessar-fogo apresentado pelos EUA no Conselho de Segurança.

Operação militar de Israel no hospital Al-Shifa, em Gaza, deixa 140 mortos em quatro dias

Militares dizem que mortos são terroristas do Hamas que utilizariam hospital como base de operações; hospital é o maior do território e foi alvo de outra operação em novembro.