fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 17/06 a 21/06
Gabinete de guerra foi exigência de Gantz (e) para integrar governo com NetanyahuFoto: imago images/UPI Photo

Clipping Internacional de 17/06 a 21/06

17 de junho – segunda-feira

 

“Democracia não caiu do céu”, lembra ministra no GMF.

Em conversa com jornalistas no Global Media Forum da DW, a ministra alemã do Exterior, Annalena Baerbock, destacou a necessidade de preservar os direitos democráticos e pleiteou regulação da IA.

Em meio a tensões globais, gastos com armas nucleares sobem.

Os nove países com armas nucleares gastaram 91,4 bilhões de dólares em seus arsenais em 2023. Número de armas prontas para uso aumenta. “Vivemos um dos períodos mais perigosos da história”, alerta especialista.

Netanyahu dissolve gabinete de guerra.

Mecanismo criado após ataque terrorista do Hamas incluía o político centrista Benny Gantz que deixou o governo dias atrás. Dissolução já era esperada. Premiê fará agora consultas sobre a guerra de Gaza num fórum menor.

Exportação de agrotóxicos banidos na UE segue em alta.

Brasil aparece como o principal importador das substâncias proibidas, segundo dados mais recentes. Especialistas denunciam “colonialismo químico”. “A Europa segue enriquecendo às custas da saúde de países mais pobres.”

Por que o mundo ignora a guerra civil no Sudão?

A crise no país africano é classificada com uma das mais graves em vários aspectos. Entidades humanitárias alertam que o país vem sendo deixado à sua própria sorte.

Aumentam os temores de uma guerra entre Líbano e Israel.

Em torno de 150 mil pessoas tiveram de deixar região de fronteira entre os dois países. Mas algumas pessoas ainda se recusan a deixar o sul do Líbano, apesar dos combates e da ameaça de uma guerra total.

3 fatores que explicam interesse de Putin e Kim Jong Un em fortalecer aliança

Por que aliança entre Rússia e Coreia do Norte interessa a Putin e Kim Jong-un?

Guarda costeira da Grécia jogou imigrantes no mar para morrerem, revelam testemunhas.

A guarda costeira da Grécia é responsável por dezenas de mortes de migrantes no Mediterrâneo num período de três anos, incluindo nove que foram deliberadamente jogados no mar, segundo revelaram testemunhas.

As obras de Monet e Van Gogh retiradas de museu por suspeitas de terem sido saqueadas por nazistas.

Um dos principais museus de arte da Suíça afirma que irá remover cinco pinturas de uma das suas exposições enquanto investiga se as obras foram saqueadas por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Como a Ucrânia usa ‘no talo’ o equipamento de combate fornecido pelos EUA. Um feroz confronto com os russos em estilo de torneio medieval, capturado em vídeo, revela o uso irrestrito dos Veículos de Combate Bradley.

Um feroz confronto com os russos em estilo de torneio medieval, capturado em vídeo, revela o uso irrestrito dos Veículos de Combate Bradley

Colisão entre navios da China e Filipinas eleva tensão militar no Pacífico.

Colisão se soma a uma série de confrontos recentes entre os dois países na região.

Eleições nos EUA: Campanha de Biden enfatiza Trump como criminoso em novo anúncio televisivo.

Democratas chamam atenção para a condenação recente do ex-presidente e candidato republicano; Trump foi condenado por 34 acusações de ocultação e fraude financeira.

Mbappé e colegas de seleção entram na campanha e pedem que franceses não votem na extrema direita.

Em coletiva, camisa 10 disse que França vive ‘um momento crucial’ na sua história; país vive instabilidade política após o presidente Emmanuel Macron antecipar eleições.

 

18 de junho – terça-feira

 

Por que aliança fortalecida entre Putin e Kim Jong Un preocupa tanto os EUA

A visita oficial do presidente russo Vladimir Putin à Coreia do Norte está sendo acompanhada com bastante atenção pela comunidade internacional, sobretudo pelos Estados Unidos.

Trabalhistas abandonam radicalismo e caminham para maior vitória da história no Reino Unido.

O líder da legenda Keir Starmer expurgou a extrema esquerda de seu partido, negando aos seus representantes não apenas lugar nas cédulas das eleições de 4 de julho, mas também filiação ao partido.

Na Venezuela, um restaurante desafia a ditadura de Maduro vendendo as ‘empanadas da liberdade’.

Depois que as irmãs Hernández serviram café da manhã para uma líder da oposição, a ditadura fechou o restaurante delas. Em seguida, ela receberam uma enxurrada de apoios.

Tailândia aprova projeto de lei que reconhece casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Segundo o The Guardian, projeto foi aprovado por 130 dos 152 membros do Senado presentes e agora será enviado ao palácio para aprovação do rei Maha Vajiralongkorn.

Biden perdoa 500 mil imigrantes ilegais que estão nos EUA há 10 anos e são casados com americanos.

Medida é implementada duas semanas depois de presidente suspender garantias de asilo para migrantes que entram ilegalmente no país.

Equador: avalanche deixa seis mortos e dezenas de desaparecidos.

Autoridades locais continuam trabalhos para resgatar mais vítimas.

Justiça espanhola mantém permissão para menores abortarem sem aval dos pais

O Tribunal Constitucional da Espanha rejeitou um recurso do partido Vox, de extrema direita, e manteve a autorização para que adolescentes de 16 e 17 anos façam abortos sem o consentimento dos pais ou responsáveis.

Putin critica EUA e diz que Coreia do Norte é ‘aliada contra hegemonia do Ocidente’

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realiza nesta terça-feira (18) sua primeira visita em duas décadas pela Coreia do Norte e agradeceu o “apoio firme” do país liderado pelo ditador Kim Jong-un à operação militar na Ucrânia.

 

 

19 de junho – quarta-feira

 

Como a Coreia do Norte está apoiando a Rússia na Ucrânia.

Regime ditatorial de Kim Jong-un é acusado de abastecer Vladimir Putin com armas na guerra contra Kiev. Agora, dupla anuncia pacto de defesa mútua, acirrando tensões na região.

Líder pró-independência é preso na Nova Caledônia.

Christian Tein é acusado de estar por trás de atos de violência ocorridos no território ultramarino da França, em meio aos protestos contra reforma nos direitos eleitorais promovida por Paris.

Palestinos buscam por familiares desaparecidos em Gaza.

Milhares de pessoas podem estar soterradas sob os escombros de edifícios destruídos no enclave palestino ou detidos pelas forças israelenses, sem que suas famílias saibam o seu paradeiro.

Líder do Hezbollah diz que ‘nenhum lugar’ de Israel estará seguro em caso de guerra

O líder do Hezbollah, Hasan Nasrallah, alertou nesta quarta-feira (19) que “nenhum lugar” em Israel estaria seguro dos mísseis do grupo libanês, se o governo israelense implementasse seus planos de ofensiva contra o Líbano.

O calor intenso na Arábia Saudita durante a grande peregrinação muçulmana do Hajj deixou um custo pesado em vidas humanas.

Ao todo, pelo menos 922 fiéis morreram no evento que aconteceu na semana passada na Arábia Saudita. Nesta quarta-feira (19), parentes de desaparecidos percorriam os hospitais temendo o pior. O governo local não confirma nenhuma morte ligada às altas temperaturas.

Empresas de estado conservador dos EUA buscam imigrantes para solucionar falta de mão de obra.

São ucranianos, afegãos e mexicanos… Emigraram para Nebraska, um estado conservador no centro dos Estados Unidos. Longe dos debates acalorados da campanha presidencial, as empresas locais, com falta de trabalhadores, recebem o grupo de braços abertos e pedem a reforma do sistema legal de imigração

Apagão nacional no Equador provoca interrupção de metrô e cortes no fornecimento de água.

Governo afirma que falha em linha de transmissão provocou efeito cascata no país e anuncia criação de comitê de emergência.

EUA: governador perdoa 175 mil pessoas condenadas por uso e posse de maconha.

Relatório do Estado de Maryland aponta que a população negra tinha mais chances de ser presa por posse de maconha.

Irã impulsiona enriquecimento de urânio para ter arsenal nuclear em pouco tempo.

País retomou atividades de enriquecimento de urânio em Fordo e tem planos para expandir a produção; medidas aumentam tensões com o Ocidente.

 

20 de junho – quinta-feira

 

A situação de refugiados e deslocados no mundo em 9 gráficos.

De acordo com as Nações Unidas, 117 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas em todo o mundo. Estes gráficos mostram de onde elas vêm, onde estão e qual sua situação.

Por que China é o verdadeiro poder por trás da aliança entre Rússia e Coreia do Norte.

O abraço de boas-vindas na pista do aeroporto às três horas da manhã, a guarda de honra de soldados montados e os enormes retratos dos líderes da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e da Rússia, Vladimir Putin, lado a lado no centro da capital norte-coreana, Pyongyang – tudo foi idealizado para deixar o Ocidente preocupado.

Por que Vietnã desafia os EUA para receber Putin.

Os líderes do Vietnã e da Rússia disseram nesta quinta-feira (20/6) que querem reforçar os laços entre os países em uma reunião na capital vietnamita, Hanói.

Candidatos à presidência da Venezuela concordam em respeitar resultados das eleições; oposição principal se abstém

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e outros sete candidatos à eleição de julho assinaram nesta quinta-feira um acordo para respeitar os resultados do pleito, embora a principal liderança da oposição do país tenha se abstido de participar do ato, dizendo que o governo já quebrou um acordo existente.

Presidente eleita do México anuncia novos ministros apostando na continuidade

A presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, nomeou, nesta quinta-feira (20), os titulares da chancelaria e da Secretaria (ministério) da Economia, que terão como principal função o relacionamento com os Estados Unidos, maior parceiro comercial do país.

Justiça uruguaia obriga Uber a reconhecer ‘vínculo trabalhista’ com motorista.

A Justiça uruguaia obrigou a empresa americana de serviços de transporte Uber a reconhecer vínculos trabalhistas com um de seus motoristas, o que até o momento não tinha precedentes no país sul-americano

Aliados de Biden arrecadam US$ 10 mi para competir com máquina de mídia social de Trump

O principal SuperPAC de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está arrecadando milhões de dólares para tentar resolver um problema que aflige os democratas: como competir com a máquina de mídia social do republicano Donald Trump, que lança uma série de vídeos virais.

China diz que Dalai Lama deve ‘corrigir completamente’ suas opiniões políticas

O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta quinta-feira que o líder espiritual exilado Dalai Lama deve “corrigir completamente” suas opiniões políticas como condição para retomar o contato com o governo da China.

Coreia do Sul estuda reavaliar veto de armas à Ucrânia

A Coreia do Sul estuda reavaliar o veto ao fornecimento de armas à Ucrânia, após a Coreia do Norte e a Rússia terem assinado um acordo que prevê ajuda recíproca em caso de agressão contra um dos dois países.

O papa Francisco afirmou nesta quinta-feira (20) que as mulheres estão “começando a mandar” no Vaticano.

A declaração foi dada durante uma audiência com a freira Raffaella Petrini, secretária-geral do governatorato da cidade-Estado, órgão que exerce o poder executivo no menor país do mundo. “Agora as mulheres começam a mandar aqui dentro”, disse o Papa, que vem buscando aumentar a presença feminina na hierarquia da Cúria romana, embora o primeiro escalão seja exclusivamente masculino.

Mudanças climáticas aumentam 35 vezes a chance de ondas de calor nos EUA e México

As ondas de calor fatais são 35 vezes mais prováveis devido às mudanças climáticas nos Estados Unidos, México e América Central, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira.

 

 

21 de junho – sexta-feira

 

Orban: Alemanha “não tem mais o mesmo cheiro” após imigração.

Premiê húngaro critica mudanças após país se tornar “colorido e multicultural”. Assim como a Alemanha, Hungria também vive escassez de mão de obra e dobrou número de trabalhadores de fora da UE nos últimos anos.

Alemanha prende suspeitos de espionagem.

Três homens de nacionalidades ucraniana, armênia e russa estariam no país para monitorar um cidadão ucraniano. Este é o mais recente de uma série de casos suspeitos de espionagem desvendados pela polícia alemã.

Coreia do Sul atira após norte-coreanos cruzarem a fronteira.

Seul confirma que advertiu soldados da Coreia do Norte após eles ultrapassarem zona desmilitarizada e ingressarem no território sul-coreano. Incidente ocorre num contexto de tensões acirradas.

Corte da Namíbia anula lei que proibia sexo entre homens.

Para magistrados, leis que datavam de 1927 não eram razoáveis em uma sociedade democrática e não é admissível criminalizar uma atividade apenas porque um segmento dos cidadãos a considera inaceitável.

O alerta da OMS sobre venda de Ozempic falso no Brasil e no mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre versões falsificadas do Ozempic — um remédio para diabetes que está sendo usado por muitas pessoas com outro objetivo: o de perder peso.

Membros de família mais rica do Reino Unido forçavam trabalhadores indianos a cumprir turnos de 16 horas por dia em mansão em Genebra.

Promotor diz que os Hinduja tratavam melhor seus cachorros do que seus funcionários. Um tribunal em Genebra, na Suíça, condenou nesta sexta-feira (21/06) quatro membros de uma família de bilionários britânicos a até quatro anos e meio de prisão por exploração de trabalhadores domésticos.

Mujica ‘está bem’ após radioterapia, diz médica do ex-presidente uruguaio

O ex-presidente uruguaio José Mujica “está bem” após concluir as sessões de radioterapia para tratar um câncer de esôfago diagnosticado no início de maio, informou nesta sexta-feira (21) sua médica pessoal.

Putin diz que Rússia desenvolverá arsenal nuclear para ‘preservar equilíbrio do poder’

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que a Rússia continuará a desenvolver seu arsenal de armas nucleares, o maior do mundo, como forma de dissuasão e fornecerá ao Exército que luta na Ucrânia os mais recentes armamentos e drones.

Armênia anuncia reconhecimento da Palestina como Estado

O Ministério das Relações Exteriores da Armênia anunciou nesta sexta-feira (21) o reconhecimento da Palestina como Estado, com o objetivo de avançar para a paz no Oriente Médio, e insistindo na “situação crítica em Gaza”.

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress