fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 15/04 a 19/04
Ultraconservador Ebrahim Raisi, presidente do Irã Imagem: Atta Kenare/AFP

Clipping Internacional de 15/04 a 19/04

15 de abril – segunda-feira

 

O Irã realizou pela primeira vez na sua história um ataque contra Israel diretamente a partir do seu território.

Para iranianos, o ato foi considerado importante para que a Guarda Revolucionária da República Islâmica do Irã mantivesse a sua credibilidade junto dos seus aliados na região e seus simpatizantes internos. O seu objetivo era demonstrar a disposição do Irã para o confronto e a capacidade dos seus mísseis e drones.

Aliados pedem cautela a Israel após ataque iraniano.

Gabinete de guerra de Netanyahu discute opções para retaliar investida iraniana, mas aliados alertam contra alastramento do conflito para a região. Países do G7 cogitam impor novas sanções a Teerã.

Líder da ONU vê Oriente Médio “à beira do abismo”.

Durante reunião do Conselho de Segurança, secretário-geral Guterres alerta para risco de uma guerra em grande escala e pede contenção. Irã diz não querer escalada do conflito, e Israel se vê no direito de responder.

Quando ser político na Alemanha representa risco de vida.

Não é fácil ser prefeito e ter que enfrentar a ultradireita na Alemanha: consulta indica que mais de 40% já sofreram ofensas, ameaças ou até agressões. Mas o país está tomando atitudes para defender a democracia.

Quais as acusações em 1° julgamento criminal contra Trump

Donald Trump vai comparecer nesta segunda-feira (15/4) perante um tribunal de Nova York — e vai se tornar o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser julgado em um processo criminal. Ele é acusado de falsificar registros financeiros empresariais para encobrir um pagamento clandestino feito à ex-atriz pornô Stormy Daniels, pouco antes das eleições de 2016.

‘A perda de um olho me entristece diariamente’: Salman Rushdie relembra ataque em NY.

O escritor Salman Rushdie deu detalhes à BBC sobre o atentado que sofreu há dois anos, quando foi esfaqueado no palco onde daria uma palestra em Nova York, nos EUA.

O paraíso do turismo que se tornou país com maior taxa de homicídios da América Latina.

Desembarquei em Guayaquil, a maior cidade do Equador, carregando colete à prova de balas, capacete de proteção e material de primeiros socorros. Anos atrás, teria parecido impensável fazer reportagens como esta no meu país.

 

 

16 de abril – terça-feira

 

 

No Ártico, forças americanas simulam guerra entre grandes potências.

A reportagem teve a rara oportunidade de acompanhar as forças especiais da Marinha (SEALs) e os Boinas Verdes enquanto o Pentágono, temendo um conflito com a Rússia ou a China, fez um teste de suas capacidades sob pressão.

Branqueamento em massa de corais se torna problema global.

Agência americana alerta que fenômeno ocorre com frequência e gravidade cada vez maiores em diferentes partes do globo. Temperaturas recordes registradas nos oceanos são consequência do aquecimento global.

O que une e o que afasta Brasil e Colômbia. Lula visita Gustavo Petro pela segunda vez neste mandato.

Terceiro maior parceiro comercial da Colômbia, Brasil compartilha visões ambientais e políticas com o país vizinho, mas petróleo coloca ambos em lados opostos.

Dezenas de potenciais jurados foram excluídos do julgamento criminal do ex-presidente americano Donald Trump em Nova York por imparcialidade.

Trump é acusado de ter falsificado registros comerciais para ocultar um pagamento secreto feito à estrela pornográfica Stormy Daniels, pouco antes das eleições de 2016, que ele venceu. O ex-presidente nega a acusação.

Maior buraco negro estelar da galáxia está “perto” da Terra.

Com uma massa 33 vezes maior que a do Sol, o BH3 está a 2 mil anos-luz de distância. Astrônomo diz que descoberta se deu por acaso a partir de dados coletados pela missão Gaia, da Agência Espacial Europeia.

O ataque do Irã a Israel no final de semana foi uma breve exibição da capacidade militar iraniana.

Apesar de viver sob sanções há anos, o país está entre as 15 principais potências militares do mundo. Qual é o poderio militar e bélico do Irã?

 

 

17 de abril – quarta-feira

 

Alta do dólar inquieta economias, e não só as emergentes.

Não é só no Brasil: moeda americana está se fortalecendo e causando preocupação em todo o mundo. Principal motivo é perspectiva cada vez mais distante de queda dos juros nos EUA.

Nestlé adiciona açúcar em produtos para bebês, denuncia ONG.

Mucilon vendido no Brasil está entre os itens citados pela organização suíça Public Eye. Adição de açúcar ocorre em países da Ásia, África e América Latina. Na Europa, multinacional não adota essa prática.

Suécia aprova mudança de gênero a partir dos 16 anos.

Além de reduzir idade mínima e agilizar procedimento, norma facilita acesso a intervenções cirúrgicas de mudança de sexo. País foi o primeiro a permitir mudança legal de gênero em 1972, e atual reforma provocou polêmica.

As eleições gerais da Índia – que serão realizadas ao longo de seis semanas, entre 19 de abril e 1º de junho – serão as maiores já realizadas em todo o mundo.

O primeiro-ministro Narendra Modi espera conquistar um terceiro mandato consecutivo. Mas os partidos da oposição dizem que os indianos perderão muitas de suas liberdades caso ele seja reeleito.

‘Quero limpar meu nome antes de morrer’: A engenheira demitida pela Tesla após denunciar a empresa e que enfrenta Elon Musk nos tribunais.

Uma ex-funcionária da Tesla, a empresa automotiva de Elon Musk, enfrenta há uma década o bilionário e a companhia na Justiça — e segue buscando um pedido público de desculpas.

 

18 de abril – quinta-feira

 

Como ferramentas de inteligência artificial poderiam mudar as eleições da Índia.

Avatares estão conversando com eleitores chamando-os pelo nome nas línguas que eles falam, entre as muitas faladas no território indiano; especialistas veem possibilidade de uso indevido em um país já repleto de desinformação.

Zelenski diz que encontro de Lula com Putin seria grande erro: ‘Temos que isolá-lo’.

Ucraniano chamou o petista para participar de Cúpula de Paz, na Suíça, e reafirmou que gostaria de recebê-lo também em Kiev.

EUA vetam no Conselho de Segurança adesão de Estado palestino à ONU.

Governo dos EUA esperou até o último instante para usar o poder de veto, tentando convencer outros países a rejeitar a resolução.

Julgamento de Trump em NY: 12 jurados do caso Stormy Daniels são escolhidos.

Seleção teve reviravolta nesta quinta-feira, com dispensa de duas pessoas escolhidas anteriormente, mas avançou rapidamente na sequência.

OMS teme transmissão de gripe aviária entre humanos.

Após matar milhões de aves, além de mamíferos terrestres e marinhos, doença passa atingir também vacas e cabras. Temor é que vírus evolua e desenvolva capacidade de se disseminar entre humanos.

Novas normas da UE condenam carros antigos à extinção.

Normas europeias de cibersegurança automotiva não deixam espaço para modelos menos avançados. Para especialistas, profusão de sensores e câmeras transforma veículos em “máquinas de espionagem sobre rodas”.

Como o lixo europeu vai parar ilegalmente no Sudeste da Ásia.

Desde que a China endureceu as leis sobre importação de resíduos, aumentaram as cargas que chegam de modo ilícito à Indonésia, ao Vietnã e à Tailândia, com graves riscos ambientais, econômicos e humanos.

 

19 de abril – sexta-feira

 

X bloqueia postagens políticas na Índia por ordem oficial.

Segundo Comissão Eleitoral indiana, mensagens conteriam alegações políticas não verificadas, às vésperas das eleições. Musk protesta, mas obedece. Caso apresenta analogias com disputa entre empresário e STF no Brasil.

Israel revida e lança ataque contra o Irã, diz mídia dos EUA.

Imprensa iraniana, por sua vez, aponta que explosões foram registradas na cidade de Isfahan, que abriga centrais nucleares, mas não há registro de danos. Episódio ocorre dias após ataque do Irã a Israel.

Conflito entre Israel e Irã deixa Biden em corda-bamba política nos EUA

O ataque do Irã a Israel no fim de semana e a mais recente resposta do governo de Benjamin Netanyahu a Teerã conduziu ao cenário que Joe Biden mais temia e que, por todos os meios, procurou evitar após o ataque do Hamas em 7 de outubro: uma escalada do conflito na região.

“Foi um momento muito forte e triste”.

Foi assim que o fotógrafo palestino Mohamed Salem descreveu o instante em que capturou a “Imagem do Ano” do World Press Photo 2024, o principal prêmio de fotografia jornalística do mundo.

Presidente iraniano ignora Israel em 1º discurso após ataque

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, pronunciou um discurso nesta sexta-feira sem mencionar as explosões registradas poucas horas antes no país, que fontes do governo americano atribuíram a Israel.

 

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
ACOMPANHTE NOSSO CONTEÚDO
plugins premium WordPress