fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 13/05 a 17/05
© REUTERS/Sarah Silbiger/Direitos reservados

Clipping Internacional de 13/05 a 17/05

13 de maio – segunda-feira

Donald Trump supera Joe Biden em 5 Estados-pêndulo essenciais para a eleição dos EUA, diz pesquisa.

Um novo conjunto de sondagens do Times/Siena revela uma erosão do apoio ao presidente entre os eleitores jovens e não-brancos, preocupados com a economia e com a guerra em Gaza.

Quem é o novo ministro da Defesa da Rússia.

Economista Andrei Removich Belousov substituirá militar de carreira no comando da pasta, com a missão de estimular inovações e expandir a indústria bélica russa.

As fake news em circulação antes das eleições da EU.

Desinformação viceja na internet às vésperas das eleições ao Parlamento Europeu, no início de junho, explorando sentimentos do eleitorado como interesse sexual e repulsa.

Como é a primeira cidade dos EUA com maioria árabe.

Em uma tarde de domingo na Padaria Shatila na cidade de Dearborn, no Estado americano de Michigan, uma fila de clientes se aglomerava em torno das vitrines repletas de baklavas folhadas, pilhas de meshabek (bolos egípcios retorcidos) e macarons dourados à moda libanesa.

O bancor, projeto de moeda única global cujo fracasso permitiu hegemonia do dólar.

No verão de 1944, quando um mundo em chamas com a Segunda Guerra Mundial começou a vislumbrar a derrota da Alemanha de Adolf Hitler e dos seus aliados, a pequena estância turística deBretton Woods, em New Hampshire, nos Estados Unidos, tornou-se palco de uma data crucial.

Shein: As denúncias sobre as duras condições de trabalho de fornecedores de empresa chinesa.

Os trabalhadores de alguns fornecedores da gigante chinesa de fast fashion Shein ainda trabalham 75 horas por semana, apesar de a empresa ter prometido melhorar as condições, diz um relatório de investigação do grupo suíço Public Eye.

Cartéis do tráfico no México escolhem candidatos e matam rivais perto da eleição.

Mais de duas dúzias de postulantes foram mortos durante a campanha para as eleições de 2 de junho; outras centenas abandonaram suas disputas.

Ex-advogado de Trump admite esquema de pagamentos secretos em depoimento no caso Stormy Daniels.

Michael Cohen foi a principal testemunha a falar no julgamento criminal de Trump e implicou o ex-presidente diretamente na suposta ocultação de pagamentos à ex-atriz pornô.

Primeiro-ministro da Suécia se diz aberto a receber armas atômicas em caso de guerra.

A Suécia rompeu décadas de neutralidade ao entrar oficialmente na Otan em março deste ano, em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia, e indicou que pode ir mais longe para reforçar a sua defesa.

 

14 de maio – terça-feira

Deputado da AfD é condenado por uso de slogan nazista.

Um dos políticos mais incendiários da Alemanha, Björn Höcke havia proferido em público o antigo lema de uma organização paramilitar nazista. Ele foi condenado ao pagamento de uma multa de 13 mil euros.

Festival de Cannes começa com filme brasileiro na competição.

“Motel destino”, de Karim Aïnouz, concorre à Palma de Ouro na 77ª edição do festival francês, que este ano tem tom político e ameaça de greve.

Ofensiva em Rafah amplia insatisfação em protestos em Israel.

Enquanto país se prepara para comemorar o Dia da Independência, manifestantes israelenses seguem exigindo libertação de reféns e novas eleições – mas negociações estão em impasse.

Por que queda de Kharkiv seria um duro golpe para Ucrânia.

Rússia avança em ofensiva para tomar a segunda maior cidade ucraniana, que é um importante centro industrial e científico. Batalha por localidade símbolo de resistência pode se tornar a mais sangrenta do conflito.

De Milei a Boric, líderes ‘outsiders’ das Américas enfrentam lua de mel mais curta, diz estudo.

Análise dos primeiros 100 dias de nove presidentes feita pela UBA mostra que líderes sem experiência política já começam com menos apoio popular e veem paciência diluir nas primeiras semanas.

Tanques israelenses avançam em Rafah; Catar alerta para ‘retrocesso do diálogo’ sobre cessar-fogo.

Israel iniciou uma operação militar em Rafah na semana passada em meio às negociações para um cessar-fogo em Gaza.

Alice Munro: escritora canadense e vencedora do Prêmio Nobel morre aos 92 anos.

A escritora canadense Alice Munro, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2013, faleceu aos 92 anos. Munro escreveu contos por mais de 60 anos, frequentemente focando na vida no Canadá rural.

 

15 de maio – quarta-feira

EUA retira Cuba de lista de países que não cooperam contra terrorismo

Os Estados Unidos retiraram, nesta quarta-feira (15), Cuba e mantiveram a Venezuela no grupo de países que não cooperam plenamente com a luta antiterrorista, mas Havana continua na lista de Estados patrocinadores do terrorismo.

Putin visita Xi Jinping: entenda por que a China e a Rússia estão mais próximas do que nunca.

A reunião desta semana entre os líderes da China e da Rússia marca outro momento-chave no aprofundamento das relações entre as duas potências.

Como China ajuda a armar a Rússia na guerra contra a Ucrânia.

Pequim se tornou o principal fornecedor de equipamentos bélicos de Moscou. Novo ministro da Defesa de Putin não mudará esse rumo. Analistas veem preparativos para uma guerra contra a Otan.

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado e levado ao hospital; estado de saúde é grave.

Quatro tiros teriam sido disparados após uma reunião de governo, sendo que um deles atingiu o premiê no abdômen, disse a rede de TV TA3.

Wilders anuncia acordo para novo governo holandês de direita.

Apelidado de “Trump holandês”, ultradireitista venceu as eleições ao Parlamento com discurso antieuropeu e islamofóbico, mas não conseguiu se impor como primeiro-ministro. Coalizão tem outros três partidos de direita.

França manda Exército conter separatistas em arquipélago.

Nova Caledônia, um território ultramarino francês no Pacífico, vive onda de violência que já deixou quatro mortos após reforma que deu direito a voto para franceses que se estabeleceram no arquipélago nos últimos anos.

Ativismo contra a guerra em Gaza chega ao mundo corporativo.

Google recentemente demitiu 50 funcionários que ocuparam a empresa em protesto contra prestação de serviços ao Exército israelense. Caso ilustra como o ativismo político está transformando a cultura do trabalho.

Por que a China ajuda o Irã a contornar sanções internacionais.

As exportações de petróleo do Irã atingiram no início de 2024 seu nível mais alto dos últimos anos, mesmo com sanções impostas ao país.

As vendas externas de petróleo iraniano chegaram a US$ 35,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano, seu nível mais alto em seis anos, segundo dados da alfândega do país.

O presidente da Argentina, Javier Milei, defendeu nesta quarta-feira (15) a desaceleração da inflação, o severo ajuste fiscal aplicado desde dezembro.

A taxa de câmbio quase inalterada este ano e reiterou que, no futuro, pode dolarizar a economia.

 

16 de maio – quinta-feira

O Ocidente ainda não entendeu o quanto a Rússia mudou.

Por que isso é perigoso? A China emergiu como a parceira mais importante da Rússia, suprindo não apenas a máquina de guerra de Putin, mas alimentando também toda a combalida economia russa.

Putin busca apoio militar e financeiro na China.

Em Pequim, líder russo e presidente chinês assinam declaração para aprofundar parceira estratégica. Desde invasão da Ucrânia, Rússia perdeu aliados ocidentais.

Premiê da Eslováquia deve sobreviver, diz ministro.

Baleado em atentado, Robert Fico segue em condição estável, mas seu quadro permanece grave, diz governo. Imprensa eslovaca aponta que autor dos disparos é um poeta de 71 anos.

China, o contrapeso que faz a economia da Rússia não afundar.

Pequim lançou um salva-vidas econômico quando o Ocidente puniu russos com sanções por sua guerra de agressão contra a Ucrânia. Enquanto Putin aperta laços em visita à China, EUA aumentam a pressão.

Em crítica a Biden, Câmara dos EUA aprova envio forçado de armas a Israel

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, comandada pelo Partido Republicano, aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que forçará o presidente do país, Joe Biden, a enviar armas para Israel, em uma tentativa de criticar o democrata pela demora no envio de bombas, em um momento no qual o mandatário pressiona os israelenses a proteger os civis durante a sua guerra contra o Hamas.

Europa vê onda de violência política e teme ameaça à democracia

A tentativa de assassinato contra o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, chocou a Europa e ampliou o temor na classe política e em analistas do risco de reviver o clima de tensão e a violência que marcaram os anos sombrios dos anos 20 e 30, e que conduziram à ascensão ao poder do movimento nazista.

Venezuela não permitirá saída de assessores da oposição da embaixada argentina, diz autoridade

A Venezuela não concederá salvo-conduto para a saída do país de seis assessores da oposição que se refugiaram na embaixada argentina em Caracas, informou uma autoridade do partido governista na noite de quarta-feira.

 

 

17 de maio – sexta-feira

Soldados israelenses postam fotos de presos palestinos sendo humilhados.

Soldados israelenses estão compartilhando imagens de palestinos sob custódia na Cisjordânia ocupada, apesar de o Exército de Israel ter prometido que combateria essa prática, depois que ela foi revelada pela BBC.

Qual o real poder da máquina de espionagem chinesa?

Há anos as agências de espionagem ocidentais têm falado da necessidade de voltar o foco para a China. Esta semana, o chefe da agência de inteligência GCHQ do Reino Unido descreveu esse como um “desafio que define a época”.

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile.

País que costumava ser referência de segurança pública na América Latina enfrenta aumento da criminalidade. Atuação de grupos estrangeiros e tráfico de drogas contribuíram para esse cenário.

Mapa do Arco-Íris mostra direitos LGBT estagnados na Europa.

Onde os direitos de lésbicas, gays, trans e queers estão mais bem protegidos? Onde LGBTQ+ se sentem mais seguros? Entre Malta e Rússia, pouco avançou na Europa nesse tema social sensível, e alguns países retrocederam.

Os Estados Unidos são à prova de ditaduras ou um déspota pode dominar o país?

O sistema democrático da América não é tão robusto quanto parece, tem numerosas vulnerabilidades, mas forças duradouras também.

Putin diz que Rússia quer criar zona tampão na região de Kharkiv e não deseja tomar a cidade.

Líder russo diz querer ‘zona de segurança’ para reduzir chance de ataques das forças da Ucrânia em território russo; Moscou iniciou uma ofensiva no nordeste da Ucrânia e tomou 12 cidades.

Israel acusa Hezbollah de disparar cerca de 75 foguetes contra o país.

Israel disse na manhã desta sexta-feira (17) que o grupo extremista Hezbollah disparou cerca de 75 foguetes contra o território israelense

Why growing China-Russia military ties worry the west.

For two years, Chinese backing for Russia’s war in Ukraine has been western governments’ biggest concern about the two countries’ burgeoning relationship. But two weeks ago, US officials raised alarm over their co-operation in another key security theatre: the seas around Taiwan.

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
ACOMPANHTE NOSSO CONTEÚDO
plugins premium WordPress