fbpx
Fundação Podemos
/
Clipping Internacional de 11/03 a 15/03

Clipping Internacional de 11/03 a 15/03

Segunda-feira – 11 de março

 

Direita vence por pequena margem em Portugal, e Chega avança.

Aliança Democrática conquista 79 cadeiras no Parlamento, e Partido Socialista, 77. Em mais um avanço da ultradireita na Europa, Chega elege 48 parlamentares. Formação de governo deverá ser difícil.

Museu do Holocausto é inaugurado em Amsterdã sob protestos.

Manifestantes pró-palestina protestaram em frente ao local contra a visita do presidente israelense, Isaac Herzog, que viajou à capital holandesa para participar da cerimônia.

Órgão do governo dos EUA que deveria manter a IA segura sofre com falta de verba.

Desafios de financiamento no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia podem comprometer o trabalho de IA do governo Biden.

“Na Ucrânia se decide o futuro do mundo democrático”.

Em entrevista à DW, prefeito de Kiev afirma que apoiar a Ucrânia é defender a democracia. Apesar de questionar centralização de poder no presidente Zelenski, Vitali Klitschko é contra eleições enquanto durar a guerra.

Escolhas do Oscar sinalizam que Hollywood voltou ao cinema adulto após fiasco do ano passado.

Academia premiou ‘Oppenheimer’ e ‘Pobres Criaturas’ e deu apenas um Oscar para ‘Barbie’ – mais do que bom, dada a natureza de projeto comercial de promoção de uma marca de bonecas, travestido de mensagem feminista.

Vencedores do Oscar 2024

Oscar 2024: Oppenheimer vence Melhor Filme e fecha a noite com 7 estatuetas.

 

Terça-feira – 12 de março

 

Ex-assessor de Trump diz que tentou convencê-lo de não elogiar o ditador nazista Adolf Hitler.

Republicano teria dito que Hitler ‘fez algumas coisas boas’ e foi repreendido por general; porta-voz de Trump diz que ex-assessor precisa ‘procurar ajuda profissional’.

Como o caos tomou conta do Haiti, e qual seria a solução.

No empobrecido país caribenho, a violência segue se agravando. As causas não se restringem ao presente político, remontando a seu passado colonial. Renúncia do premiê é mais recente clímax da crise haitiana.

Após eleição, Portugal encara desafio de formar governo.

Nem a centro-direita nem os socialistas têm maioria parlamentar, e ascensão do ultradireitista Chega dificulta a formação de coalizões. Nova eleição não pode ser descartada.

Médicos acusam Israel de agressões em hospital em Gaza: ‘Pensei que seria executado’.

 

 

Quarta-feira – 13 de março

 

Parlamento Europeu aprova nova lei de liberdade de imprensa.

Legislação inédita cria mecanismos de proteção a jornalistas, salvaguardas legais para garantir independência editorial e visa eliminar interferência política, além de ampliar coordenação entre agências reguladoras.

Os prós e contras da expansão do Airbnb na América Latina.

Airbnb tem experimentado grande crescimento na América Latina, mas sem maiores regulações, o que tem forte impacto no mercado de aluguéis.

Como ‘homem do pulmão de ferro’ superou expectativas e viveu por décadas dentro de cilindro de metal.

O americano Paul Alexander, que sobreviveu à poliomielite e ficou conhecido como “o homem do pulmão de ferro”, morreu na terça-feira (12/3) aos 78 anos. Alexander contraiu poliomielite em 1952, quando tinha 6 anos, e a doença o deixou paralisado do pescoço para baixo.

O Haiti vive mais uma vez uma crise profunda.

Desde o assassinato do Presidente Jovenel Moïse, grupos armados assumiram o controle de grandes áreas do país. A população sofre com a fome, a violência generalizada e o deslocamento. E agora o país não tem líder.

 

Quinta-feira – 14 de março

O porto flutuante que EUA querem construir para levar comida a Gaza

Um plano dos Estados Unidos para entregar ajuda humanitária a Gaza a partir de um porto flutuante no mar enfrenta imensos desafios de segurança, principalmente devido a possíveis ataques hostis e às multidões de civis desesperados na costa.

Como a Malásia se tornou um elo crucial na cadeia global de chips.

Empresas americanas e europeias que buscam alternativas à China estão se se expandindo no Sudeste Asiático, um sinal de como a geopolítica está remodelando o setor tecnológico.

Proibição de casamento entre pessoas do mesmo sexo no Japão é inconstitucional, decide tribunal.

A proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Japão é inconstitucional, afirmou a alta corte da cidade de Sapporo, no norte do país, nesta quinta-feira, a primeira decisão de um tribunal de apelações sobre uma questão que tem dividido os níveis inferiores do Judiciário japonês

Pelo menos 60 migrantes teriam morrido durante a travessia entre Líbia e Itália, no Mar Mediterrâneo Central, em um bote inflável.

O número é estimado pelos 25 sobreviventes da embarcação resgatados pelo navio humanitário Ocean Viking, da ONG SOS Méditerranée, na última quarta-feira (13).

 

Sexta-feira – 15 de março 

 

Rússia vai às urnas em eleição com resultado já definido.

Votação deve garantir quinto mandato para Vladimir Putin. Com eleição de fachada, chefe do Kremlin quer manter verniz de democracia e mostrar à elite do país que continua tendo apoio da maioria da população.

Senado argentino rejeita megadecreto de Milei.

Após novo revés para governo populista, pacote que visa desregulamentar economia segue para análise na Câmara dos Deputados. Até votação na Casa, medida segue em vigor.

O pai de um atirador de 15 anos que abriu fogo e matou quatro alunos em uma escola em Michigan, nos Estados Unidos, foi condenado na noite de quinta-feira (14/3) por homicídio culposo.

O julgamento apontou que James Crumbley, de 47 anos, havia ignorado as necessidades de saúde mental do filho — e comprado para ele a arma usada no ataque de novembro de 2021.

As forças russas que invadiram a Ucrânia cometeram crimes de guerra, seus soldados torturaram e estupraram mulheres e os responsáveis precisam ser responsabilizados.

Essas são algumas das conclusões da Comissão de Inquérito sobre a Ucrânia, estabelecida pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU e que pede ainda que novas investigações sejam realizadas para determinar se crimes contra a humanidade também foram cometidos.

 

 

 

 

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress