09 de setembro – segunda-feira
Depois de ter seu embaixador expulso da Nicarágua, no início de agosto, o Brasil se unirá a um grupo de oito países para denunciar às Nações Unidas violações de direitos humanos cometidas pelo regime de Daniel Ortega.
O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em sua residência no estado de Nova York (EUA). A informação foi confirmada pelo seu agente.
Edmundo González, adversário de Nicolás Maduro na Venezuela, disse nesta segunda-feira (9) que não tem ressentimento e falou em “política do diálogo”. Ele está exilado na Espanha após a Justiça venezuelana determinar a prisão dele.
Cadáver de santa morta há 442 anos é exumado em bom estado de conservação. Os restos mortais de Santa Teresa de Jesus, conhecida como Santa Teresa de Ávila, foram exumados em bom estado de conservação.
Como a luta para definir Kamala Harris moldará o debate desta semana. A batalha a respeito de quem é Kamala — e o que ela representa — será o centro das atenções na terça feira, quando ela e Donald Trump se encontram pela primeira vez.
Bombardeio israelense em zona humanitária de Khan Younis deixa 40 mortos, diz Defesa Civil de Gaza. Exército de Israel afirmou que suas forças ‘atacaram terroristas significativos do Hamas que operavam um centro de comando e controle’, algo que o grupo terrorista negou.
Yuval Noah Harari: O que esperar quando robôs competem pelo nosso amor. Antes do surgimento da IA, era impossível criar humanos falsos, portanto, ninguém se preocupou em proibir essa prática; mas, em breve, o mundo será inundado por esses indivíduos.
The Economist: As autoridades chinesas estão escondendo o real estado da economia. Escassez de boas informações e controle do Partido Comunista Chinês podem se tornar problemas para líderes da China e estrangeiros.
https://www.estadao.com.br/economia/autoridades-chinesas-escondem-real-estado-economia/
Deputado alemão propõe bloquear X para conter radicalização. Político verde Anton Hofreiter defende que plataformas devem ser responsabilizadas e até bloqueadas na Alemanha, caso se recusem a cumprir a lei e agir contra a disseminação de conteúdos extremistas.
Cidade onde Hitler é cidadão honorário quer revogar título. Cerca de 4 mil localidades alemãs presentearam o ditador nazista com tal homenagem, que expirou automaticamente com a morte dele. Alunos de uma escola querem que Bad Honnef se distancie da honraria.
Como a Rússia age para influenciar eleições mundo afora. A meses das eleições presidenciais de novembro, EUA acusam a Rússia – não pela 1ª vez – de interferir na campanha eleitoral. Moscou teria inúmeras vezes tentado deslegitimar processos democráticos ao redor do globo.
Ex-chefe do Banco Central Europeu vê economia da UE em risco. “Pela primeira vez desde a Guerra Fria, devemos realmente temer por nossa sobrevivência”, diz Draghi. Ele defende nova estratégia, investimentos para aumentar competitividade e emissão de dívida conjunta.
10 de setembro – terça-feira
Autoridades em Gaza: 19 mortos em ataque a zona humanitária. Israel confirma bombardeio, mas contesta número de vítimas inicialmente divulgado e diz que mirou membros do Hamas que estariam operando dentro da área em Khan Yunis.
Corte da UE condena Apple e Google em ações bilionárias. Apple é acusada de celebrar acordo fiscal ilícito e Google responde por violar leis antitruste. Decisões são finais e não cabe recurso.
BMW anuncia recall de 1,5 milhão de veículos. Montadora alemã projeta redução no lucro anual após problema nos freios e vê ações caírem 11%. Entrega de outros 320 mil carros também foi suspensa por causa do defeito.
Por que a Alemanha quer ampliar controle nas fronteiras? Berlim ordena fiscalização temporária em todas as fronteiras terrestres do país e quer endurecer regras para requerimentos de refúgio.
https://www.dw.com/pt-br/por-que-a-alemanha-quer-ampliar-controle-nas-fronteiras/a-70180634
Colonos israelenses usam guerra em Gaza para tomar terras na Cisjordânia. O número de postos avançados israelenses na Cisjordânia aumentou rapidamente nos últimos anos, conforme mostra uma nova análise da BBC.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cvge27k54glo
A relação entre Brasil e Venezuela passa por um de seus momentos mais tensos até hoje após disputas em relação ao resultado da eleição presidencial e o mais recente embate em torno da custódia da embaixada da Argentina no país.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cvg32e0ery3o
Trump x Kamala: quem está à frente na corrida pela Presidência dos EUA? Os eleitores vão às urnas no dia 5 de novembro, nos Estados Unidos, para eleger o próximo presidente do país.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/crkmgd1106zo
A recente revelação da Casa Branca sobre as tentativas da Rússia de influenciar a eleição presidencial deste ano nos EUA não surpreende ninguém que tenha acompanhado as táticas de desinformação durante a última eleição americana.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cvgexd7lkveo
Divulgar um vídeo tão pessoal é uma abordagem surpreendentemente diferente para uma atualização sobre o estado de saúde de Kate Middleton, a princesa de Gales. O vídeo é bastante emotivo e repleto de cores outonais, que denotam um tom quase melancólico, enquanto ela caminha no campo com a família.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx289840xqro
As vítimas de influenciador acusado de tráfico humano: ‘Eles nos estuprou e estrangulou’.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cz9wdp7vydpo
11 de setembro – quarta-feira
‘Já ganhou’ de trumpistas contra Biden vira clima azedo pós-debate com Kamala. Em face de desempenho ruim de ex-presidente, aliados acusam moderadores de partidarismo.
Kamala conseguiu colocar Trump na defensiva em debate eleitoral dos EUA. O que se viu no embate entre os dois candidatos é exatamente o contrário do que se poderia esperar: Trump está em campanha para presidente desde 2015; Kamala, há 52 dias.
Kamala se impõe em debate enquanto Trump apela a medo dos imigrantes.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4gdn92qye1o
5 momentos-chave do debate entre Kamala e Trump.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c984xj66wp5o
Kamala x Trump: quem ganhou o debate?
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c20lx5x3krlo
Taylor Swift anuncia apoio a Kamala Harris após debate presidencial. Apoio era aguardado por democratas, visando o público fiel de cantora formado sobretudo por mulheres jovens, um grupo demográfico importante para as eleições de novembro.
Qual o peso do apoio de Taylor Swift a Kamala Harris
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cql3qgq6rdxo
Brasil faz reunião do G20 sobre agro ‘sustentável’ em cidade coberta por fumaça.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp81341r3z3o
‘Porta do Inferno’: cratera que queima há mais de 50 anos no Turcomenistão pode deixar de existir. Teoria estima que cratera que arde a 400ºC surgiu em 1971, após perfuração geológica soviética mal-sucedida, quando geólogos teriam decidido incendiar o local para evitar a dispersão de gases venenosos.
México aprova lei que permite eleição popular de juízes, caso único no mundo. Emenda Constitucional recebeu 86 votos a favor e 41 contra no Senado; analistas dizem que mudança acaba com independência do Judiciário.
Alemanha precisa de imigrantes, diz Scholz à oposição. Chanceler federal falou no Parlamento após conservadores abandonarem conversas sobre o tema: “Não há país no mundo com uma força de trabalho em declínio que tenha crescimento econômico.”
12 de setembro – quinta-feira
Mesmo após sua morte, Alberto Fujimori ainda polariza o Peru. Ex-presidente, morto aos 86 anos, foi condenado por crimes contra a humanidade e corrupção. Para uns, ele salvou país do colapso, mas para outros, é um autocrata que pisoteou a democracia para se manter no poder.
https://www.dw.com/pt-br/mesmo-ap%C3%B3s-sua-morte-alberto-fujimori-ainda-polariza-o-peru/a-70197014
O ex-presidente americano e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, anunciou que não irá participar de outro debate na TV com sua adversária, a vice-presidente Kamala Harris. Horas depois, a democrata rebateu.
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/09/12/trump-debate-kamala.htm
A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, não garantiu o apoio de seu governo para a entrada do Brasil numa eventual expansão do Conselho de Segurança da ONU. Num discurso nesta quinta-feira (12), ela afirmou que a Casa Branca chancela a adesão de Índia, Alemanha e Japão. Mas deixou claro que não existe a mesma decisão “explícita” sobre o Brasil.
Funcionários do X temem perder empregos com mudança de escritório. Trabalhadores informaram que a possível mudança não teria ajuda financeira da companhia.
EUA impõem novas sanções contra aliados de Nicolás Maduro por fraude eleitoral na Venezuela. Entre os alvos estão servidores do Conselho Nacional Eleitoral e juízes do Supremo Tribunal de Justiça.
Zuckerberg, fundador do Nubank e novo investidor fazem aporte de R$ 100 mi em health tech brasileira. Objetivo é facilitar o acesso ao diagnóstico e à prevenção de doenças relacionadas às mudanças climáticas; com os novos recursos, a Beep Saúde passa a ser avaliada em R$ 1,2 bilhão.
Na Ucrânia em guerra, abrigos antibombas estão lotados. Salões de manicure também. Na Ucrânia, até ir fazer a unha, que com frequência envolve contornar apagões de eletricidade em meio a sirenes de alerta para ataques aéreos, pode virar um ato de desafio.
Além da caminhada espacial: saiba quais são os experimentos feitos pela missão Polaris Dawn. Viagem da SpaceX não foi só turismo e tenta avançar toda a área espacial.
As parteiras que eram obrigadas a matar bebês meninas e passaram a salvá-las.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c623pjvjee0o
Há fortes indícios de que os Estados Unidos e o Reino Unido estão prontos para suspender, dentro de alguns dias, suas restrições ao uso de mísseis de longo alcance pela Ucrânia contra alvos dentro da Rússia.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd9d9lvv27no
13 de setembro – sexta-feira
EUA cedem a Putin e negam autorização para Ucrânia usar mísseis. Russo ameaça guerra com a Otan e expulsa 6 diplomatas britânicos; permissão pode vir de Londres.
China aumenta idade de aposentadoria pela primeira vez desde a década de 1950. Com mudança gradual, homens irão se aposentar aos 63 anos em 2040, e não mais aos 60, e mulheres aos 55 e aos 58, a depender do tipo de atividade; proposta enfrentou ampla oposição.
https://www.estadao.com.br/economia/china-aumenta-idade-aposentadoria/
Como as falsas alegações sobre gatos mortos se tornaram material de campanha de Trump. Falsas alegações de que migrantes em Ohio estão matando gatos e decapitando patos se tornaram virais esta semana. A campanha de Trump as adotou.
Donald Trump descartou a possibilidade de outro debate presidencial contra a adversária Kamala Harris antes das eleições de novembro. Ele disse na quinta-feira (12/9) — dois dias após o primeiro confronto entre os dois na Filadélfia — que Kamala só queria uma revanche porque ele “claramente” venceu.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/ce818kjkk2jo
“Muito à direita”: neta de Mussolini deixa partido de Meloni. Vereadora em Roma, Rachele Mussolini vai trocar o Irmãos da Itália pelo Forza Itália, de centro-direita, “mais alinhado às minhas sensibilidades moderadas”. Polêmica sobre gênero nos Jogos teria pesado na decisão.
Ataque em Gaza mata seis funcionários de agência da ONU. Entidade critica ataque e afirma já ter perdido 220 trabalhadores humanitários desde o início da guerra. Israel apresentou lista de combatentes que estariam no local e diz que três deles teriam função dupla.
Por que Scholz quer paz na Ucrânia o quanto antes. Chanceler federal alemão diz ter chegado momento de se pensar em conversações entre Kiev e Moscou. Declaração foi recebida com ceticismo tanto no exterior quanto pelos próprios colegas da coalizão de governo da Alemanha.
https://www.dw.com/pt-br/por-que-scholz-quer-paz-na-ucr%C3%A2nia-o-quanto-antes/a-70210046