08 de julho – segunda-feira
Por que os franceses rejeitaram a direita radical mais uma vez.
Apesar dos resultados expressivos das forças direitistas na votação para o Parlamento europeu e no próprio primeiro turno dessa eleição para o legislativo nacional, na hora da definição a população francesa recuou — algo que já havia acontecido em eleições presidenciais no país.
O que se sabe sobre ataque russo a hospital infantil na Ucrânia.
Um hospital infantil foi atingido por uma explosão em Kiev, capital da Ucrânia, nesta segunda-feira (8/7), enquanto 24 pessoas foram mortas em ataques russos espalhados por todo o país, informaram as autoridades ucranianas.
Americano desaparecido há 22 anos no Peru é encontrado mumificado em montanha
O corpo de um alpinista americano que desapareceu há 22 anos enquanto escalava uma montanha nevada com mais de 6.700 metros de altura no Peru foi encontrado mumificado e com suas vestimentas em bom estado, informou a polícia nesta segunda-feira (8).
Moradores de Gaza fogem às pressas após nova ordem de evacuação
Moradores de Gaza recorreram a carros, bicicletas, cadeiras de rodas e outros meios para fugir, depois que o Exército de Israel determinou nesta segunda-feira (8) a evacuação de novos distritos.
Casa Branca rebate rumores e nega que Biden tenha doença de Parkinson
A Casa Branca rebateu rumores, nesta segunda-feira (8), e disse que o presidente americano, Joe Biden, de 81 anos, não está recebendo tratamento para a doença de Parkinson.
Morre britânica que admitiu ter matado filho com câncer terminal
Uma britânica que admitiu ter matado o próprio filho com câncer terminal morreu neste fim de semana após ser diagnosticada com câncer de mama, pâncreas e fígado, segundo informações divulgadas pela rede de TV BBC.
Presidente eleito do Irã expressa apoio ao Hezbollah contra Israel
O presidente eleito do Irã, Masud Pezeshkian, expressou nesta segunda-feira (8) o apoio de seu país ao Hezbollah e denunciou as “políticas belicistas e criminosas” de Israel contra os palestinos e outros povos da região.
Perón morreu há 50 anos; por que líder ainda é influente na Argentina?…
Juan Domingo Perón morreu há 50 anos, em 1º de julho de 1974, mas segue exercendo influência política na Argentina. Eleito três vezes presidente, fundou o movimento peronista, que, até hoje, define o rumo de qualquer eleição no país.
Cúpula do Mercosul se contrapõe a Milei na agenda de direitos humanos
A estrutura e a sustentabilidade de políticas públicas de direitos humanos do Mercosul estão em risco diante do atual contexto político que vive o bloco, conforme revelou o relatório do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos (IPPDH) do Mercosul.
Oito jornalistas da imprensa pró-curda são condenados na Turquia por ‘associação com terrorismo.
Oito jornalistas turcos foram condenados a seis anos e três meses de prisão pelo 4º Tribunal de Crimes Graves de Ancara sob a acusação de pertencerem a uma organização terrorista, como parte de um julgamento em massa de 11 profissionais de imprensa que trabalhavam nos veículos pró-curdos Mezopotamya News Agency e JİNNEWS.
Nove meses de guerra Israel-Hamas: entenda o conflito entre judeus e árabes
A guerra devastadora na Faixa de Gaza entrou no seu nono mês neste domingo (7). O conflito, que começou em 7 de outubro de 2023, já provocou dezenas de milhares de mortos, destruiu grande parte do território e forçou o deslocamento da maioria dos 2,4 milhões de habitantes de Gaza.
Reformas econômicas de Milei começam a entrar em vigor na Argentina
O governo argentino promulgou, nesta segunda-feira (8), um pacote de reformas econômicas que, entre outros pontos, abre caminho à privatização de uma dezena de empresas e concede poderes extraordinários ao presidente ultraliberal Javier Milei.
Governo talibã reduz salários de funcionárias públicas no Afeganistão
Os salários das mulheres afegãs empregadas no serviço público, e forçadas pelas autoridades talibãs a ficar em casa, foram significativamente reduzidos, anunciou o Ministério das Finanças afegão nesta segunda-feira (8).
Novo premiê diz que Reino Unido pode melhorar acordo ‘malfeito’ do Brexit
O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, prometeu nesta segunda-feira garantir um acordo melhorado com a União Europeia sobre as regras comerciais pós-Brexit e reformular o “acordo malfeito” assinado pelo ex-premiê Boris Johnson.
A frente republicana formada por partidos de esquerda e centro impediu uma vitória da extrema direita na França, embora sem conquistar a maioria dos assentos na Assembleia Nacional.
Agora, há dúvidas sobre quem vai ocupar o cargo de primeiro-ministro e se os vencedores das eleições legislativas vão, de fato, conseguir governar.
2024 registra o mês de junho mais quente da história, diz observatório europeu
O ano de 2024 registrou o mês de junho mais quente da história, superando o recorde anterior de 2023, anunciou nesta segunda-feira (8) o observatório europeu Copernicus (C3S).
09 de julho – terça-feira
Por que Rússia condenou viúva de opositor de Putin morto em condições suspeitas.
Um tribunal de Moscou emitiu um mandado de prisão para a viúva do líder da oposição russa Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, sob a acusação de “extremismo”, segundo a imprensa estatal.
Por que Brasil é central no plano bilionário da Arábia Saudita de investimentos na América Latina.
Seguindo as linhas definidas pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman no plano econômico que intitulou de Visão 2030, a monarquia árabe demonstra um interesse crescente na região e aumentou recentemente a sua presença econômica e diplomática.
O que Tina, criança neandertal com síndrome de Down, nos ensina sobre a evolução humana.
Viver em sociedade e cuidar dos outros foi provavelmente o que permitiu à nossa espécie não só sobreviver, mas também evoluir ao longo de milhares de milhões de anos.
Três cenários possíveis para o governo na França, após vitória da esquerda.
Quem vai ser o primeiro-ministro da França? Como o presidente francês, Emmanuel Macron, vai fazer para governar com menos assentos do que tinha antes da eleição legislativa e com um parlamento dividido em três blocos, sendo que nenhum deles tem maioria?
O que Partido Democrata perde e ganha se substituir Biden na eleição dos EUA.
O desempenho hesitante do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no recente debate (27/06) em Atlanta, no Estado americano da Geórgia, levantou sérias questões sobre sua aptidão física e mental para concorrer a um novo mandato. E uma entrevista concedida à emissora ABC, veiculada na sexta-feira (05/07), no horário nobre, alimentou ainda mais as especulações sobre o futuro de sua candidatura.
O terremoto político no Irã que permitiu eleição de presidente reformista.
Em menos de 50 dias, o Irã passou de um presidente linha-dura e antiocidental para um presidente reformista, sem que ninguém previsse.
‘Mau gosto do Milei é assunto dele’, diz Alckmin sobre presidente argentino.
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta terça-feira (9) que “o mau gosto” do presidente da Argentina, Javier Milei, é “assunto dele”. Milei cancelou sua participação em uma reunião do Mercosul na segunda-feira (8), mas apareceu em um evento ultraconservador em Santa Catarina no final de semana.
EUA: Ponte fica travada devido à onda de calor que atinge Nova York
Uma ponte “travou” na segunda-feira (8), em Nova York, devido à onda de calor que atinge boa parte dos Estados Unidos
Bolívia entra no Mercosul: o que muda para o país e para o bloco.
O Mercosul cresceu. Na cúpula do bloco realizada nesta segunda-feira (8), em Assunção, a Bolívia entregou seu documento de ratificação e será confirmada como novo membro em 30 dias
‘A outra Marine’: quem é a ecologista de esquerda que faz oposição a Le Pen.
Na terça-feira (9), a coligação de esquerda que saiu vitoriosa na França reivindicou o direito de aplicar seu programa de ruptura política, mesmo que isso signifique forjar alianças parlamentares em uma base específica, enquanto aguarda a designação de um (a) líder para chefiar o governo. Um dos nomes cogitados é o da deputada ecologista Marine Tondelier, que se tornou um pilar da esquerda para conquistar o voto rural na França
Atirar contra hospitais na Ucrânia é ‘crime de guerra’, diz funcionária da ONU.
Disparar contra hospitais é um “crime de guerra”, afirmou uma alta funcionária das Nações Unidas durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança nesta terça-feira (9), após um ataque fatal contra centros de saúde na Ucrânia atribuído à Rússia.
Cúpula da Otan é chance de Biden mostrar a eleitores que ainda pode liderar.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebe nesta terça-feira (9) em Washington os chefes dos Estados-membros da Otan para a cúpula anual da aliança militar, um encontro que representa uma chance para ele convencer aliados de que ainda pode ser líder no palco internacional…
Primeiro-ministro da Eslováquia volta ao trabalho dois meses após ataque.
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, retornou ao trabalho nesta terça-feira (9), quase dois meses depois de ter sido baleado quatro vezes por um homem em 15 de maio
IAs estão disseminando narrativas falsas da Rússia captadas em sites ‘disfarçados’ de americanos, revela auditoria.
Uma auditoria do projeto contra a desinformação online NewsGuard, dos EUA, revelou que os principais chatbots dos sistemas de inteligência artificial (IA) estão gerando de forma convincente narrativas fabricadas provenientes de sites ligados à Rússia disfarçados de veículos de notícias com nomes de cidades americanas em um terço de suas respostas.
Justiça francesa investiga financiamento da campanha de Le Pen em 2022.
A Justiça francesa abriu uma investigação sobre a campanha da líder de extrema direita Marine Le Pen na eleição presidencial de 2022, em que ela foi derrotada por Emmanuel Macron, por suspeitas de financiamento ilegal, anunciou nesta terça-feira (9) o Ministério Público de Paris…
Papa expressa ‘profunda dor’ por ataque a hospital pediátrico de Kiev.
O papa Francisco expressou nesta terça-feira (9) sua “profunda dor” pelo ataque contra um hospital pediátrico de Kiev, o maior do país, que deixou dois mortos e 32 feridos.
10 de julho – quarta-feira
Alimentação aos 40 anos determina qualidade de vida aos 70.
Pesquisadores analisaram dados de mais de 106 mil pessoas desde 1986. Aquelas com padrão alimentar mais rico em frutas, verduras e grãos tiveram 84% mais chances de alcançar um envelhecimento saudável do que as demais.
As cidades que decidiram banir o Airbnb.
No último dia 21 de junho, o prefeito de Barcelona, na Espanha, Jaume Collboni, anunciou seus planos de proibir aluguéis de imóveis de curto prazo na cidade, a partir de novembro de 2028.
As revelações de abuso sexual feitas pela filha de Alice Munro, prêmio Nobel de Literatura.
A filha mais nova da aclamada escritora canadense Alice Munro, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, revelou que o padrasto abusou sexualmente dela quando era criança — e que sua mãe decidiu ficar com ele mesmo depois de descobrir.
Kamala Harris poderia vencer Trump se substituísse Biden como candidata presidencial?
Na tarde de sábado (6/7), a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, subiu ao palco de um festival de cultura negra em Nova Orleans, falou sobre sua história de vida e o que acreditava ter realizado na Casa Branca.
Com Musk excluído, lítio coloca Bolívia no centro de disputa entre China, Rússia e EUA.
A Bolívia chamou a atenção do mundo após uma tentativa frustrada de golpe de Estado, mas o país já está no radar internacional bem antes disso, por outro motivo.
Painel da Câmara dos EUA intima assessores de Biden sobre sua aptidão mental.
O Comitê de Supervisão da Câmara dos Estados Unidos, liderada pelos republicanos intimou três assessores seniores da Casa Branca nesta quarta-feira, requerendo que eles prestem depoimento sobre a saúde do presidente democrata Joe Biden, de acordo com um comunicado do painel
Chuvas incomuns fazem deserto do Atacama florescer
O deserto do Atacama, o mais árido do planeta, encheu-se de flores em uma extensão de vários quilômetros, graças às chuvas incomuns registradas nessa parte do norte do Chile.
Apoiadores de Evo Morales e do presidente Arce se enfrentam na Bolívia
Partidários do presidente da Bolívia, Luis Arce, e do ex-presidente Evo Morales entraram em confronto nesta quarta-feira (10) em uma praça de La Paz, durante uma reunião de líderes de partidos convocada pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), para definir o cenário das eleições de 2025.
Ossadas de 11 camponeses mortos por militares há 40 anos são encontradas no Peru.
Os restos mortais de 11 camponeses foram encontrados em três valas comuns escavadas em uma montanha próxima das comunidades de Putis, cuja população foi vítima de um massacre perpetrado por militares há quatro décadas no Peru, informou o Ministério Público nesta quarta-feira (10)
AfD cria terceiro grupo de extrema-direita no Parlamento da União Europeia.
O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) juntou suas forças com outros partidos de extrema-direita para formar uma terceira aliança desse campo no Parlamento Europeu nesta quarta-feira, segundo um membro do grupo
Estátua de Anne Frank, morta no Holocausto, é pichada com ‘Gaza’ na Holanda.
Uma estátua de Anne Frank em Amsterdã, na Holanda, foi pichada com a palavra “Gaza” na terça-feira (9). Anne foi uma adolescente alemã de origem judaica que morreu em 1945, vítima do Holocausto
‘Ninguém venceu’, diz Macron em carta aos franceses após eleição.
O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou hoje, uma carta aos franceses. O documento foi o primeiro pronunciamento de Macron após o segundo turno das eleições legislativas na França.swss
Buenos Aires registra cinco mortes pelo frio em menos de um mês.
Ao menos cinco pessoas em situação de rua morreram por hipotermia em Buenos Aires neste inverno. O levantamento é feito por organizações sociais do país
Israel mata 29 em ataque a escola utilizada como abrigo na Faixa de Gaza.
Esta é a versão online da newsletter De Olho no Mundo. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Para Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais.
11 de julho – quinta-feira
Rússia teria planejado matar CEO de fábrica alemã de armas.
Fabricante alemã de armas Rheinmetall ganhou importância para a defesa da Europa na esteira da guerra na Ucrânia. Segundo a imprensa americana, plano foi descoberto pelos serviços de inteligência dos EUA.
Envio de mísseis americanos à Alemanha irrita Rússia.
Decisão marca escalada na corrida armamentista entre Otan e Moscou mas, segundo Scholz, não é surpresa diante de guerra na Ucrânia. Também criticada por apoio ao Kremlin, China aconselhou aliança a evitar “confrontação”.
Como grupos terroristas usam IA para fazer propaganda.
Estado Islâmico, Al Qaeda e outras organizações extremistas estão recorrendo à inteligência artificial para recrutar mais integrantes. Qual o real perigo desse tipo de uso da tecnologia?
O lado obscuro da expansão de datacenters na América Latina.
Brasil é líder do setor na região, e concentra cerca de 40% dos novos investimentos na área. No entanto, modelo consome grande quantidade de energia e água, com impactos negativos para o meio ambiente.
Os presidentes dos EUA que omitiram problemas de saúde.
De Roosevelt a Joe Biden, vários governantes do país enfrentaram problemas de saúde – secreta ou publicamente – durante o mandato. Descubra quem e o que eles tiveram.
‘Só pude enterrar um crânio’: as feridas deixadas pelo massacre de Srebrenica, que matou 8 mil homens e meninos há quase 30 anos.
Todo mês de julho, Sabrija Hajdarevic volta a Srebrenica para visitar as sepulturas de seu marido e de seu pai.
Inflação nos Estados Unidos cai mais do que o esperado no mês de junho.
Esta é a versão online da newsletter De Olho no Mundo. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Para Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais.
Alerta da ONU: IA, digitalização e criptomoedas estão causando efeito “severo” sobre meio ambiente.
Treinamento do ChatGPT consumiu 700 mil litros de água, segundo o Relatório de Economia Digital 2024 da Unctad.
Relator da ONU pede suspensão imediata de lei que regula marco temporal.
O relator da ONU para o direito dos Povos Indígenas, José Francisco Calí Tzay, pediu hoje ao Supremo Tribunal Federal e ao Senado Federal que suspendam a aplicação de uma lei contestada constitucionalmente, sob o risco de que ela expulse povos indígenas de suas terras ou crie sérios obstáculos para que tenham acesso aos recursos naturais em seus territórios
12 de julho – sexta-feira
Serviço militar obrigatório aumentaria segurança da Europa?
Após anos de aparente segurança com o fim da Guerra Fria, desde o início da invasão russa da Ucrânia, diversos países europeus consideram reinstituir o alistamento compulsório. Custo – também político – pode ser alto.
Selo azul no X de Musk viola regras da UE, diz bloco.
Em relatório preliminar, Comissão Europeia afirma que venda de selo azul engana usuários e critica falta de transparência de anúncios e acesso a dados. Bilionário pode ser multado em até 6% do faturamento da rede.
Gafes ofuscam coletiva de Biden.
Presidente dos EUA resistiu a apelos para que desista da corrida presidencial. Mas a entrevista foi ofuscada por troca de nomes em meio à discussão sobre se ele estaria em condições de assumir um segundo mandato.
Como animais selvagens reagem à elevação das temperaturas.
Do Canadá à Austrália, animais estão sofrendo com ondas de calor cada vez mais comuns e mortais; pássaros são especialmente sensíveis a essa mudança.
Artista vende água do rio Sena “ligeiramente contaminada”.
James Colomina tentou vender garrafas de água “poluída” para denunciar custo da descontaminação do rio para os Jogos Olímpicos. Prefeitura de Paris diz que Sena está limpo o suficiente para provas olímpicas.
Frida Kahlo: como mexicana se tornou uma das mulheres mais conhecidas do mundo?
Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, mundialmente conhecida por Frida, seguido do sobrenome alemão herdado do pai, Kahlo, morreu aos 47 anos em 1954.
Sua curta vida, no entanto, foi seguida por décadas em que se transformou em uma das figuras femininas mais conhecidas do mundo, de mito à mercadoria.
Confundiu Kamala com Trump e Zelensky com Putin: Os escorregões de Biden ao reafirmar candidatura.
Joe Biden subiu ao palco na noite de quinta-feira (11/7) para uma dar uma entrevista coletiva com muitas coisas por um fio — sua presidência, sua esperança de ser reeleito e sua vida política.
Trump diz que é mais fácil derrotar Kamala Harris do que Biden
Donald Trump, candidato republicano à Presidência dos EUA, disse, nesta sexta-feira (12), que a atual vice-presidente Kamala Harris seria uma oponente mais fraca do que Joe Biden.
Milhares de bolivianos marcham em apoio a Luis Arce duas semanas após tentativa de golpe.
Milhares de trabalhadores, indígenas e camponeses marcharam pacificamente nesta sexta-feira (12) para expressar apoio ao presidente boliviano, Luis Arce, e condenar uma tentativa de golpe militar ocorrida há duas semanas
Doadores congelam US$ 90 milhões para campanha de Biden
Alguns dos principais doadores do Partido Democrata anunciaram ao maior comitê de arrecadação da campanha de Joe Biden, chamado “Future Forward”, que congelarão o repasse de cerca de US$ 90 milhões enquanto o presidente não desistir da reeleição nos Estados Unidos.