fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 08/04 a 12/04

Clipping Internacional de 08/04 a 12/04

Segunda-feira – 08 de abril

Vaticano diz “não” à mudança de sexo e “teoria de gênero”.

Após anos de elaboração, Vaticano divulga documento de vinte páginas que rejeita “teoria de gênero”, aborto e eutanásia. Defensores dos católicos LGBTQ+ chamam o documento de nocivo para pessoas trans.

Qual a origem da rivalidade entre Israel e Irã e como ela está sendo intensificada pela guerra em Gaza.

Cresce o temor de uma escalada bélica no Oriente Médio, entre Israel e Irã. Após vários de seus altos comandantes militares morrerem em um ataque contra o consulado do país em Damasco, atribuído a Israel, o Irã prometeu uma resposta. Nas ruas de Israel, a tensão com uma retaliação iraniana aumentou nas últimas horas. Alguns cidadãos já se apressam para garantir água e outros itens básicos.

Genocídio em Ruanda: como foi o massacre de 100 dias que terminou com 800 mil mortos.

Em 1994, em apenas 100 dias, cerca de 800 mil pessoas foram assassinadas em Ruanda por extremistas do grupo étnico hutu. O massacre foi uma tentativa de extermínio da minoria tutsi — e estima-se que aproximadamente 70% deles tenham morrido.

Ucrânia vai perder guerra se EUA não ajudarem, diz Zelenski.

Presidente ucraniano pede que Congresso americano aprove novo pacote de ajuda militar a Kiev no valor de US$ 60 bilhões, que vem sendo bloqueado pela Câmara, de maioria republicana.

O que o Equador pode esperar após invasão da embaixada do México?

Polícia de Quito invadiu sede diplomática mexicana para prender ex-vice-presidente; comunidade internacional repudiou ação.

CIJ inicia audiência sobre ação da Nicarágua contra Alemanha.

Processo argumenta que apoio alemão a Israel durante a guerra na Faixa de Gaza viola a Convenção sobre Genocídio, o que Berlim nega.

Terça-feira – 09 de abril

 

As idosas suíças que ganharam o 1º caso sobre mudanças climáticas na Justiça.

Um grupo de senhoras suíças acaba de obter a primeira vitória num caso judicial que envolve mudanças climáticas no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. As mulheres, a maioria delas acima dos 70 anos, afirmaram que a idade e o gênero as tornam particularmente vulneráveis aos efeitos das ondas de calor associadas ao aquecimento global.

Seis meses de guerra em Gaza: as profundas divisões que afastam cada vez mais a paz do Oriente Médio.

Seis meses depois dos ataques do Hamas a Israel, guerra, doenças, fome e mortes fazem parte da devastação sofrida pelos palestinos em Gaza. Já Israel é hoje um país profundamente dividido e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, tenta com dificuldade manter sua promessa de vitória total na guerra.

O filósofo que duvida do mindfulness: ‘Não acredito que possamos viver completamente no presente’.

Parece que em nosso tempo existe um amplo apoio à meditação mindfulness. Nos sites de algumas instituições de renome mundial, como a Clínica Mayo, nos Estados Unidos, o Serviço de Saúde do Reino Unido (NHS) e a Universidade de Harvard, há textos sobre seus benefícios para a saúde física e mental.

Irlanda: Simon Harris é eleito premiê aos 37 anos, tornando-se o mais jovem a ocupar cargo.

Harris sucede Leo Varadkar, que anunciou a renúncia no mês passado devido a razões ‘pessoais e políticas’, e chega ao cargo menos de um ano antes das eleições legislativas irlandesas.

Irã envia armas a grupos radicais da Cisjordânia para estimular conflito com Israel, dizem EUA.

Autoridades acreditam que Teerã tenta transformar região no próximo ponto de conflito da guerra silenciosa entre Irã e Israel; ataque israelense contra embaixada iraniana na Síria elevou riscos.

Quarta-feira – 10 de abril

 

A lei de 1864 ‘ressuscitada’ pelo Arizona para proibir o aborto em quase todos os casos.

A Suprema Corte do Arizona, nos EUA, decidiu que o Estado pode impor uma proibição quase total ao aborto, com base em uma lei que existe há 160 anos. A lei de 1864 — que precede a transformação do Arizona em um estado — torna o aborto punível com dois a cinco anos de prisão, exceto quando a vida da mãe estiver em risco.

Quem é Tareck El Assaimi, superministro de Maduro preso por corrupção na estatal petroleira da Venezuela.

Durante muito tempo, ele foi considerado um dos nomes de peso ​​do governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas agora está atrás das grades. Tareck El Aissami, ex-ministro do Petróleo e ex-presidente da PDVSA, foi preso na terça-feira (9/4), acusado de participar de um esquema de corrupção na petroleira estatal venezuelana, informou o procurador-geral do país, Tarek William Saab.

Pais de atirador que matou 4 em escola nos EUA são condenados a 10 anos de prisão por ‘fracasso em impedir o massacre’.

Os pais de um atirador de 15 anos que abriu fogo e matou quatro alunos em uma escola em Michigan, nos Estados Unidos, foram condenados na terça-feira (9/4) a uma pena de 10 a 15 anos de prisão por homicídio culposo.

O que retirada de tropas israelenses de Gaza sinaliza sobre rumo do conflito.

A retirada das tropas israelenses de Khan Younis, anunciada no domingo (7/4), foi recebida com surpresa generalizada, embora o exército e o governo israelense tenham se esforçado por frisar que a decisão não tem grande significado.

Trump sofre terceira derrota em três dias na tentativa de adiar julgamento do caso Stormy Daniels.

Justiça de Nova York negou recursos apresentados pela defesa esta semana; ex-presidente deve enfrentar tribunal a partir de segunda.

Parlamento Europeu aprova polêmica reforma sobre imigração criticada por esquerda e extrema direita.

Nova política de asilo endurece controle de fronteiras e prevê expulsão de imigrantes para países considerados ‘seguros’; medidas entrarão em vigor em 2026.

 

Quinta-feira – 11 de abril

 

Alemanha sofre pressão na Justiça para cortar ajuda a Israel.

Apoiadores dos palestinos têm movido ações judiciais em tribunais alemães para tentar forçar governo a interromper apoio militar a Israel. Berlim afirma que suas políticas não violam a lei nacional ou internacional.

Por que os EUA estão preocupados com possível ataque do Irã a Israel.

O presidente Joe Biden prometeu a Israel o apoio “firme” dos EUA em meio a temores de que o Irã possa lançar represálias após um ataque que matou importantes oficiais iranianos.

A bilionária condenada à morte por fraude de R$ 220 bilhões no Vietnã.

Foi o julgamento mais midiático já realizado no Vietnã, condizente com uma das maiores fraudes bancárias que o mundo já testemunhou. No banco dos réus do tribunal da cidade de Ho Chi Minh, uma empreiteira de 67 anos foi condenada à morte nesta quinta-feira (11/4) por desviar dinheiro de um dos maiores bancos do Vietnã durante um período de 11 anos.

Os assassinatos que levaram à derrocada de OJ Simpson, protagonista do ‘julgamento do século’.

Para muitas pessoas, uma das imagens definitivas da queda em desgraça de OJ Simpson, morto na quarta-feira (10/04) aos 76 anos, foi transmitida ao vivo pela televisão em 17 de junho de 1994.

Relatório liga crimes no Cerrado a gigantes da moda europeus.

Fornecedoras de algodão para fabricantes de peças vendidas por Zara e H&M, fazendas no oeste da Bahia têm histórico de desmatamento e grilagem, aponta investigação da ONG Earthsight.

Irã e Israel vivem escalada de sua guerra nas sombras.

Regime iraniano culpou o governo israelense pelo ataque aéreo ao seu consulado na Síria, e ameaçou retaliar. Os dois países são inimigos há décadas, mas já foram aliados próximos no Oriente Médio.

 

Sexta-feira – 12 de abril

 

Irã prepara ataque a Israel nos próximos dias, diz imprensa americana.

Teerã vem ameaçando Israel desde o início do mês, após um ataque à embaixada do Irã na Síria que deixou sete mortos.

Argentina responsabiliza Irã por atentados que mataram 114 pessoas na década de 1990.

Às vésperas de completar 30 anos do ataque à Associação Mutual Israelita, tribunal disse que atentados foram retaliação pela Argentina ter renegado um acordo de cooperação nuclear com Teerã.

Quais países sancionaram Israel pela guerra em Gaza?

Pressão pela aplicação de sanções a Israel está crescendo. Turquia proibiu a exportação de dezenas de produtos, e França não descarta também aplicar a medida.

Quem é Ismail Haniya, líder do Hamas que teve 3 filhos mortos em ataque israelense a Gaza.

Considerado um dos principais líderes do Hamas, Ismail Abdel Salam Haniya viveu exilado no Catar nos últimos anos, incluindo os seis meses desde que o grupo atacou Israel e desencadeou um conflito em grande escala em Gaza.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress