04 de novembro – segunda-feira
Um terço dos americanos registrados na eleição presidencial já submeteu seu voto. Ainda que longas filas estejam sendo aguardadas para terça-feira, dia oficial da votação, os dados da Universidade da Flórida revelam que mais de 78 milhões já enviaram suas escolhas pelo correio ou em sessões abertas em diversas cidades. O número representa praticamente metade de todos os votos registados em 2020, quando Joe Biden venceu. Naquele ano, 154 milhões de americanos foram às urnas. A taxa, desta vez, é interpretada como um sinal de que o processo antecipado tem caído no gosto popular.
Tarifas, China e meio ambiente: o que muda para o Brasil com Trump ou Kamala na Casa Branca. Caso Kamala seja eleita, a tendência é de continuidade da relação que Lula tem com Biden, que é considerada boa, mas teve poucos frutos; em caso de vitória de Trump, Brasília deve esperar tarifas, mudanças de postura sobre o clima e possíveis conflitos ideológicos.
Que cenários Harris ou Trump podem enfrentar no Congresso? Americanos vão às urnas não só para escolher o próximo presidente, mas também deputados e senadores. Pesquisas indicam disputa acirrada por ambas as Casas.
https://www.dw.com/pt-br/que-cen%C3%A1rios-harris-ou-trump-podem-enfrentar-no-congresso/a-70653402
Voos foram desviados e cancelados no Aeroporto de Barcelona por causa de fortes chuvas que atingem a região nesta segunda-feira (4), enquanto o número de mortos no temporal que causou enxurradas no país continua a subir.
China processa UE na OMC por taxa sobre veículos elétricos. Comissão Europeia aprovou nova tarifa que aumenta em até 45,3% o preço de veículos fabricados na China. Decisão é retaliação contra subsídios distribuídos pelo governo chinês.
Rei da Espanha é hostilizado em visita a região devastada. Comitiva da família real visitava região de Valência, devastada pela inundação. Número de mortos na tragédia chega a 217.
Morre Quincy Jones, lendário produtor musical, aos 91 anos. Em mais de 65 anos de carreira, produtor de “Thriller” exerceu enorme influência ao remodelar a música pop ao lado de Michael Jackson e trabalhar com artistas como Miles Davis e Frank Sinatra.
https://www.dw.com/pt-br/morre-quincy-jones-lend%C3%A1rio-produtor-musical-aos-91-anos/a-70679187
Desertores russos encontram refúgio na França. País se tornou o primeiro país na UE a acolher ex-soldados russos sem passaporte que fogem da guerra na Ucrânia. Permanecer em seu próprio país é extremamente arriscado para quem se recusa a lutar.
https://www.dw.com/pt-br/desertores-russos-encontram-ref%C3%BAgio-na-fran%C3%A7a/a-70685610
Resultado presidencial da Moldávia é vitória para a Europa. Atual presidente, pró-UE Maia Sandu, foi reeleita em segundo turno – apesar de manipulação e compra de votos maciças pela Rússia e seus aliados. Para analistas trata-se de uma advertência séria para o restante da Europa.
05 de novembro – terça-feira
Kamala ou Trump? EUA vão às urnas escolher novo presidente. Campanha eleitoral dos EUA chega ao final com expectativa de disputa acirrada entre vice-presidente democrata e republicano de ultradireita.
https://www.dw.com/pt-br/trump-vence-em-10-estados-harris-leva-8/live-70688506
O candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump tem ampliado o seu favoritismo entre brasileiros que vivem e votam no país, a despeito dos discursos antiestrangeiros e imigrantes do republicano ao longo da campanha.
A polícia invadiu o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em uma operação sem precedentes, informou a imprensa local nesta terça-feira (5). Segundo o “Canal 12”, ainda não está claro se a ação, ocorrida na noite de sábado passado e divulgada apenas hoje, está ligada à investigação sobre o vazamento de informações de inteligência ou ao inquérito sobre as supostas tentativas de falsificação de atas das reuniões do gabinete de guerra.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, demitiu nesta terça-feira (5) o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant.
Solução da crise climática é mudar o sistema econômico, diz Satish Kumar.
https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2024/11/05/entrevista-satish-kumar.htm
Polícia alemã prende grupo de jovens que planejava golpe nazista – Organização terrorista fazia treinamentos militares para tomar o poder por meio da violência e fazer uma “limpeza étnica”. Entre os suspeitos presos, há um membro da ala jovem da AfD, partido de extrema direita alemão. A polícia alemã prendeu nesta terça-feira (05/11) oito suspeitos de integrar um grupo terrorista de extrema direita que fazia treinamentos militares com o intuito de tomar o poder de regiões no Leste da Alemanha por meio de um golpe e promover uma “limpeza étnica”. Os detidos são alemães e têm entre 21 e 25 anos.
O Reino Unido deseja tornar-se progressivamente um país sem tabaco e nesta terça-feira (5) foi apresentado no Parlamento um projeto de lei que proíbe a sua venda à geração nascida depois de 2009, uma medida pioneira e ambiciosa.
Execuções de hipotecas na China disparam, ameaçando sufocar os lucros dos bancos. Quando o mercado imobiliário estava em alta, os calotes hipotecários eram quase inexistentes; mas agora o sistema legal está lutando para acompanhar os despejos.
https://www.estadao.com.br/economia/execucoes-hipotecas-china-disparam-sufocar-lucros-bancos/
Teerã muda versão e nega execução de alemão-iraniano. Regime fundamentalista agora diz que o dissidente Jamshid Sharmahd morreu antes mesmo de ter pena de morte aplicada. Família da vítima pressiona por detalhes e exige a entrega do corpo.
Japão lança ao espaço primeiro satélite feito de madeira. Pesquisadores querem provar que material tem condições para ser usado em missões espaciais. Artefato é feito com técnica de artesanato tradicional que dispensa uso de cola ou parafuso.
China e Índia em conflito: a culpa é da tectônica de placas. Na realidade, o deslocamento das placas que formam a superfície terrestre é um fenômeno totalmente normal, datando de bilhões de anos. A Índia está mesmo perdendo território, porém o verdadeiro perigo vem de outra parte.
Crise entre partidos coloca governo alemão à beira do abismo. Desentendimentos entre social-democratas, Partido Verde e liberais chegaram ao ápice. Parceiros de coalizão têm divergências marcantes na política econômica e orçamentária.
06 de novembro – quarta-feira
Trump derrota Kamala e retorna à Presidência dos EUA. Projeções apontam triunfo de republicano sobre rival democrata no Colégio Eleitoral e no voto popular. Retorno à Presidência ocorre quase 4 anos após Trump deixar Washington em desgraça, na esteira de tentativa de golpe.
A campanha de Trump em 10 momentos decisivos. Atentado, condenação criminal, debates com Biden e Kamala, comentários preconceituosos e teorias conspiratórias. Como foi o bem-sucedido caminho de Trump de volta à Casa Branca.
https://www.dw.com/pt-br/a-campanha-de-trump-em-10-momentos-decisivos/a-70715674
Quem é J.D. Vance, o ambicioso e controverso vice de Trump. Herdeiro do movimento “Make America Great Again” e autor de “Era uma vez um sonho”, senador de 40 anos passou de crítico a apoiador fervoroso de Trump.
https://www.dw.com/pt-br/quem-%C3%A9-jd-vance-o-ambicioso-e-controverso-vice-de-trump/a-69677152
O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promete intensificar as medidas contra imigrantes ilegais, o que inclui a expansão do muro na fronteira com o México, o deslocamento do exército e deportações em massa com invasões a locais de trabalho.
Num discurso em Washington um dia depois da eleição e em sua primeira aparição após perder para Donald Trump, Kamala Harris afirmou que vai trabalhar por uma transição pacífica de poder e pediu que seus apoiadores aceitem os resultados das urnas. Mas mandou um recado velado, pedindo que os americanos mantenham sua lealdade à Constituição, e não a um presidente.
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2024/11/06/kamala-discursa-derrota-trump-eua.htm
O senador Bernie Sanders partiu para o ataque contra os democratas, alertando que a derrota nas eleições é consequência da decisão do partido de abandonar a classe trabalhadora.
O que representa a vitória de Trump para desafios climáticos. Ex-presidente tem histórico de negacionismo e desmantelamento de regulações para redução da poluição e demonstrou durante a campanha que continuará a insistir na ampliação do uso combustíveis fósseis.
Como líderes mundiais reagiram à vitória de Donald Trump. Orbán e Netanyahu celebram vitória como “a maior volta por cima da história”. Chanceler federal da Alemanha manda felicitações protocolares. Lula deseja sorte e Zelenski envia mensagem cautelosa.
O ano de 2024 pode ser o primeiro a ter um aumento da temperatura média global acima do 1,5ºC, o limite estabelecido pelo Acordo de Paris. As informações são do novo levantamento do observatório Copernicus, da União Europeia. Os dados devem ser cruciais para as negociações durante a COP29, que começa na próxima segunda-feira (11), em Baku, no Azerbaijão.
https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2024/11/07/2024-ano-mais-quente.htm
Bombardeios atingem áreas próximas ao aeroporto de Beirute, no Líbano.
Ministro das Finanças cai e governo alemão fica por um fio. Olaf Scholz demite o ministro das Finanças, o liberal Christian Lindner – figura-chave da coalizão que sustentava o governo. Em mensagem dura, Scholz acusou ex-aliado de egoísmo e disse que não havia mais confiança.
Monte Fuji registra queda de neve mais tardia em 130 anos. Ondas de calor extremo e alta recorde de temperaturas impediam formação de neve no cume do vulcão inativo. Mudanças climáticas podem estar por trás do atraso.
https://www.dw.com/pt-br/monte-fuji-registra-queda-de-neve-mais-tardia-em-130-anos/a-70641156
07 de novembro – quinta-feira
Biden promete transição ordenada e dá recado a Trump: eleição é ‘honesta’.
Donald Trump foi confirmado na quarta-feira (6) como o próximo presidente dos Estados Unidos. Com a vitória, muitos apoiadores resolveram investir em sua empresa de mídia —o republicano já era um empresário bilionário antes de ser eleito pela primeira vez, em 2016 —, o que o deixou ainda mais rico.
Autoridades ocidentais investigam uma suspeita de ação da Rússia após pacotes pegarem fogo na Alemanha e no Reino Unido. Suspeita-se que o objetivo era transportar objetos incendiários em aviões de carga e passageiros com destino aos Estados Unidos e ao Canadá, segundo o The Wall Street Journal e outros veículos de imprensa americanos.
Como eleição de Trump pode afetar acesso ao aborto nos EUA. Volta do republicano à Casa Branca pode incentivar imposição de restrições ainda mais severas no acesso ao procedimento, que já foi limitado em quase 20 estados americanos.
Alemanha caminha para eleições antecipadas. Após rompimento da coalizão, Olaf Scholz anunciou o voto de confiança, o primeiro passo para novas eleições no país. Mecanismo só foi aplicado três vezes.
https://www.dw.com/pt-br/alemanha-caminha-para-elei%C3%A7%C3%B5es-antecipadas/a-70722032
Austrália quer proibir redes sociais para menores de 16 anos. Medida prevê que plataformas sejam responsáveis por bloquear menores de 16 anos sob penas de multas.
“Se europeus não se mexerem, Trump enfraquecerá a Otan”. Em entrevista, Rubens Ricupero avalia que volta de Trump terá consequências mais negativas para a Europa do que o Brasil. Ex-ministro, porém, aponta que protecionismo do republicano pode impactar exportações brasileiras.
Trump anuncia Susie Wiles como chefe de gabinete; veja cotados para governo. Elon Musk, Kennedy Jr., Ramaswamy e Burgum estão na lista de integrantes de próximo governo.
Dois dias após eleição, EUA ainda não sabem quem terá controle da Câmara. Apuração se arrasta em 27 distritos; republicanos têm vantagem, mas disputa é acirrada e pode durar semanas.
Centenas de trabalhadores estatais e sindicatos realizaram mais um protesto em Buenos Aires e em outras cidades do país na tarde de hoje (7), com o governo de Javier Milei às vésperas completar um ano –ele assumiu em 10 de dezembro de 2023.
08 de novembro – sexta-feira
O governo de Donald Trump, que começa no dia 20 de janeiro, vai aplicar o que seus assessores chamam de “pressão máxima” sobre a Venezuela. Conselheiros do partido republicano que conversaram com o UOL explicaram que o regime de Nicolás Maduro estará no centro das atenções da política externa de Trump para a América Latina e que a meta será a construção de uma coalizão regional contra Caracas.
Donald Trump deve reduzir parte das políticas antitruste adotadas durante o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, incluindo a tentativa da gestão anterior de desmembrar o Google, da Alphabet, por causa de seu domínio nas buscas online, afirmam especialistas.
Ucrânia espera apoio de Trump na guerra. Vitória do republicano não é uma catástrofe para o país, avaliam especialistas, que, no entanto, descartam possibilidade de paz tão rápida quanto a promessa de Trump.
https://www.dw.com/pt-br/ucr%C3%A2nia-espera-apoio-de-trump-na-guerra/a-70734925
Novo mandato de Trump pode repercutir forte no Oriente Médio. Volta do ‘dealmaker’ nova-iorquino à Casa Branca é saudada pelo aliado Israel, recebida com “indiferença” pelo inimigo regional Irã. Mas há perspectivas de a paz no Oriente Médio se tornar mais viável nos próximos anos?
Quem é Susie Wiles, arquiteta da vitória indicada por Trump. Com fama de discreta e disciplinada, estrategista será a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de gabinete; ela tem longa experiência em campanhas, e foi fundamental para a eleição de Donald Trump.
Há décadas o conflito entre a China e a Índia gira em torno da questão: onde começa o nosso país e o de vocês acaba? Nessa disputa que já resultou em choques armados entre as duas potências atômicas, um vídeo vem causando furor. Ele mostra como, de modo incessante e implacável, a Índia vem perdendo terras, para o país vizinho. E a culpa é da natureza, neste caso da tectônica de placas.
Sinos de Notre Dame tocam pela primeira vez desde incêndio há cinco anos. Após passar por restauro, a icônica catedral de Paris, onde Napoleão foi coroado, se prepara para reabrir em 7 de dezembro.
Israel vai resgatar torcedores de futebol em Amsterdã após ataques antissemitas. Grupo que acompanhava o Maccabi Tel Aviv foi agredido após partida contra o Ajax e teve que ser escoltado até hotel.
Torcedores israelenses arrancaram bandeiras e cuspiram em mulheres de véu, diz ativista.
O Escritório de Direitos Humanos da ONU disse nesta sexta-feira que quase 70% das vítimas fatais verificadas na guerra de Gaza eram mulheres e crianças, e condenou o que chamou de violação sistemática dos princípios fundamentais do direito humanitário internacional. A contagem da ONU desde o início da guerra, na qual os militares de Israel estão lutando contra os militantes do Hamas, inclui apenas as mortes que conseguiu verificar com três fontes, e a contagem continua.
Um russo foi condenado a 13 anos de prisão por “alta traição” por ter apoiado financeiramente o Exército ucraniano com uma doação de 50 euros (54 dólares, 305 reais), informou a agência Ria Novosti nesta sexta-feira (8).
Dica do FBI levou à prisão de grupo neonazista na Alemanha. Informações que levaram à descoberta de organização que suspeita de planejar tomada de poder e limpeza étnica no Leste do país veio dos EUA.
Governo da Alemanha aprova alistamento militar voluntário. Novo projeto de lei quer obrigar jovens a declarar se têm ou não interesse em servir nas Forças Armadas. Tensões geradas pela guerra na Ucrânia elevam preocupações em relação à capacidade de defesa do país.
https://www.dw.com/pt-br/governo-da-alemanha-aprova-alistamento-militar-volunt%C3%A1rio/a-70730685