fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 04/03 a 08/03
Mulher em barraca em Rafah, sul de Gaza Imagem: REUTERS/Mohammed Salem…

Clipping Internacional de 04/03 a 08/03

Segunda-feira – 04 de março

 

Egito recebe nova rodada de negociações por cessar-fogo em Gaza.

EUA afirmam que Israel concordou ‘mais ou menos’ com termos do acordo e que responsabilidade recai sobre o Hamas; governo israelense, porém, diz não enviar delegação enquanto não tiver lista de reféns ainda vivos.

França inclui direito ao aborto na Constituição.

Em decisão inédita, Congresso aprova emenda que assegura na Carta Magna francesa o direito à interrupção da gravidez. Presidente Macron propôs medida após revés na Suprema Corte dos EUA.

ONU: Guterres não ocultou violência sexual do Hamas.

Israel acusa secretário-geral da ONU de haver silenciado sobre registros de violações e tortura sexualizada pelo grupo palestino durante o ataque de 7 de outubro e mais além. Tel Aviv vem pedindo demissão de Guterres.

 

Terça-feira – 05 de março

 

Após vazamento, Alemanha recebe duras críticas de aliados.

Alemanha “não é segura nem confiável”, diz ex-secretário britânico da Defesa. Berlim alerta contra “entrar no jogo de divisão de Putin”.

ONU encontra ‘informações convincentes’ de violência sexual no ataque do grupo terrorista Hamas.

Relatório divulgado na segunda-feira concluiu que há ‘motivos razoáveis’ para acreditar que houve agressão sexual, incluindo estupro, em pelo menos três locais, incluindo o local do festival de música Nova.

O canal de TV da Deutsche Welle em espanhol teve seu sinal cortado na Venezuela após a exibição de uma reportagem crítica ao regime de Nicolás Maduro.

Na segunda-feira (04), Maduro chamou a DW – emissora multimédia internacional da Alemanha – de “uma emissora nazista”.

Quarta-feira – 06 de março 

 

Lula volta a classificar guerra na Faixa de Gaza como genocídio.

Presidente recebeu visita do premiê da Espanha, Pedro Sánchez, que sugeriu haver ‘dúvida mais do que razoável’ se Israel cumpre direito internacional e humanitário na Faixa de Gaza.

Quase 70 ganhadores do Nobel pedem que Milei reverta cortes de orçamento na ciência.

Em carta enviada ao presidente argentino, 68 laureados com o prêmio em diversas áreas expressaram preocupação com as consequências dos ajustes econômicos do libertário.

Milhares protestam na Colômbia contra Petro, reformas sociais e violência

Milhares de manifestantes protestam, nesta quarta-feira (6), nas principais cidades da Colômbia contra o governo de Gustavo Petro, em rejeição a seus projetos de reformas sociais e à violência que persiste no país, apesar das negociações de paz com grupos armados.

Um estudante desmaiou enquanto o presidente da Argentina, Javier Milei, falava em uma escola de Buenos Aires, nesta quarta-feira (6).

O momento foi flagrado por câmeras da televisão estatal.

 

Quinta-feira – 07 de março

 

Líder opositora na Venezuela rebate fala sobre eleição e acusa Lula de validar abusos de Maduro.

Brasileiro colocou comportamento da oposição em dúvida e sugeriu que candidatos impedidos de concorrer não deveriam ‘ficar chorando’.

Os americanos têm uma ‘amnésia coletiva’ em relação a Donald Trump?

Mais de três anos de ataques diários apagaram, mudaram ou distorceram lembranças dos americanos de eventos que pareciam ter sido dolorosos.

Otan oficializa entrada da Suécia como 32º membro da aliança.

Cerimônia em Washington formaliza adesão sueca à aliança militar do Atlântico Norte. País decidiu abandonar sua longeva política de neutralidade após invasão russa da Ucrânia e superou resistência da Turquia e Hungria.

A filosofia de Tomás de Aquino nos tempos atuais.

Há 750 anos morria o teólogo e filósofo Tomás de Aquino. Andreas Speer, professor da Universidade de Colônia, reflete sobre o que podemos aproveitar do pensamento do monge dominicano no presente.

‘Não tenho leite pras crianças’: taxa de pobreza da Argentina chega a 57% com Milei.

Débora Blanco viveu durante anos com seus oito filhos em uma casa nos arredores de Buenos Aires sem portas ou janelas adequadas, nem eletricidade, gás encanado, água corrente ou esgoto. Agora ela também não tem comida suficiente para comer.

Sexta-feira – 08 de março

 

Clara Zetkin, a feminista alemã precursora do 8 de Março.

Em 1910, ativista propôs data internacional para celebrar luta das mulheres por igualdade de direitos e pelo voto feminino.

Arte no feminino: sete pintoras que é preciso conhecer.

Museus alemão e espanhol corrigem injustiça histórica em mostra com pintoras da Idade Média ao século 20.

‘Não há Dia da Mulher em Gaza’, dizem mães de crianças famintas

Dia da Mulher? Em uma barraca em Rafah, onde Um Zaki disse que estava fervendo mingau em fogo aberto para matar a fome de seus seis filhos, a data passou como uma piada cruel.

O bloqueio da entrada em Gaza da ajuda humanitária enviado pelo Brasil e outros países está causando fome entre os palestinos.

O alerta é de Michael Fakhri, relator da ONU para o direito à alimentação. Respondendo ao UOL, o especialista acusa Israel de estar desmontando de “forma deliberada” o sistema de entrega de alimentos e a produção agrícola de Gaza.

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress