fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 03/06 a 07/06

Clipping Internacional de 03/06 a 07/06

 03 de junho – segunda-feira

EUA apresentam projeto de resolução no Conselho de Segurança da ONU sobre acordo de Gaza.

Texto apoia o plano de três fases anunciado por Joe Biden no dia 31 de maio, que começaria com um cessar-fogo de seis semanas e a libertação de reféns.

Rússia coopta políticos de extrema direita na Europa com dinheiro, dizem autoridades.

Um meio de comunicação apoiado pelo Kremlin – a Voz da Europa, com sede em Praga – canalizou centenas de milhares de euros para políticos de extrema-direita, dizem as autoridades.

Lula fala em ’desescalada’ na Ucrânia e defende inclusão da Rússia em negociações de paz.

Declaração ocorre antes da cúpula do G-7 e enquanto a Suíça tenta viabilizar uma conferência de paz incentivada por Zelenski, mas sem Putin; Brasil e China assinaram proposta de mesmo teor.

Biden deve anunciar medida que permite fechamento temporário da fronteira com México.

Medida, que suspenderia proteções de longa data para requerentes de asilo nos EUA, representaria a política de migração mais restritiva de Biden até agora.

Movimento pelo direito ao aborto pode ajudar Joe Biden a vencer a eleição nos EUA.

Uma reação contra a proibição do aborto está energizando o eleitorado de centro nos EUA.

Nigel Farage diz que disputará eleições no Reino Unido, em nova ameaça ao Partido Conservador.

O vitorioso do Brexit reverteu sua promessa anterior de não concorrer ao Parlamento, o que impulsiona seu partido reformista, que espera tirar assentos dos conservadores no poder.

Eleições no México: Claudia Sheinbaum é eleita primeira mulher presidente na história do país.

Herdeira política de Andrés Manuel López Obrador terá de enfrentar a violência relacionada ao narcotráfico e afastar os temores de populismo gerados pelo antecessor.

 

04 de junho – terça-feira

Oposição cresce na Índia, e Modi precisará de partidos aliados para se manter no poder.

O partido do primeiro-ministro Narendra Modi teve um resultado abaixo do esperado, mas deve garantir maioria na Câmara Baixa do Parlamento.

Ucrânia reconhece pela primeira vez uso de arma fabricada nos EUA em ataque a Rússia.

Autoridade do Parlamento ucraniano afirmou que lançadores de mísseis na região russa de Belgorod foram destruídos usando um sistema de foguetes fabricado ocidental.

Restrições de asilo e limite de travessias: entenda como norma dos EUA impacta imigrantes.

Medida determina o fechamento da fronteira com o México se travessias ultrapassarem 2,5 mil; hoje cerca de 4 mil migrantes ilegais, incluindo brasileiros, entram no país todos os dias.

Biden diz que há motivos para acreditar que Netanyahu está prolongando a guerra para seguir no cargo.

À revista Time, presidente americano diz que premiê israelense vinha sendo pressionado politicamente antes da guerra; EUA pressionam Israel pelo fim do conflito.

Netanyahu pode ter que escolher entre a trégua em Gaza e a sobrevivência do seu governo.

Premiê israelense enfrenta, de um lado, o crescente isolamento internacional com a sequência da guerra, ao mesmo tempo que lida com a pressão de seus aliados internos para vencer o Hamas.

Guerra da Ucrânia aumenta tensão entre a Rússia e ex-repúblicas soviéticas que tentam fugir de Putin.

Por razões distintas, Geórgia, Moldávia e Armênia estão buscando laços mais próximos com a União Europeia.

Prefeita de município no México é assassinada um dia após eleição presidencial.

Yolanda Sánchez Figueroa já havia sido sequestrada em setembro do ano passado; região de Michoacán, onde ocorreu o ataque, é considerada uma das mais perigosas do país.

Sobreviventes do Holocausto pedem voto contra ultradireita.

Pessoas que resistiram ao terror nazista alertam para semelhanças daquela época com os dias atuais, e exortam os jovens a rejeitarem o extremismo. “Não conseguimos detê-los, mas vocês podem fazê-lo nos dias de hoje.”

Portugal endurece regras para regularização de migrantes.

Antes de mudança, estrangeiros que migravam sem autorização de residência podiam solicitar regularização após trabalhar e pagar contribuições sociais. Novas regras, no entanto, poupam brasileiros.

Novato alarma regime Orbán antes das eleições europeias.

Pela primeira vez em mais de uma década, perdas eleitorais ameaçam partido do premiê húngaro. Evitando mencionar o adversário Péter Magyar, Orbán investe contra alvos de sempre, como o bilionário George Soros e a UE.

 

05 de junho – quarta-feira

Tensão nas Coreias: EUA fazem 1º exercício de bomba de precisão em 7 anos sobre a Península Coreana.

Bombardeiro B-1B da Força Aérea dos EUA voou nesta quarta-feira sobre a região.

Controle da fronteira de Gaza por Israel pressiona os laços do país com o Egito.

Israel desafiou os avisos ameaçadores do Egito e assumiu o controle a fronteira de Gaza, mas a reação do Egito, que quer manter sua cooperação de segurança com Israel, foi discreta.

Israel é acusado de usar fósforo branco em ataques no sul do Líbano.

Mohammad Hammud estava em casa com sua esposa em uma aldeia na fronteira sul do Líbano quando Israel bombardeou a área no início do ano. Em seguida, percebeu que aquele era um ataque diferente

Dia Mundial do Meio Ambiente 2024: ONU destaca urgência de restauração de terras para combater secas.

A ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu a necessidade urgente de restaurar ecossistemas para combater a desertificação e tornar o planeta mais resistente a secas como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho.

Soldados do Ocidente e teste nuclear: a guerra contra Putin está mudando de rumo.

É como se um dique tivesse se rompido: durante visita oficial à Alemanha, em 28 de maio o presidente da França, Emmanuel Macron, propôs que se permitisse aos ucranianos se defenderem empregando armas ocidentais contra alvos militares em território russo…

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior.

Pesquisa analisou dados sobre as 20 principais doenças causadoras de morte em todo mundo. Resultado mostra influência de fatores biológicos e sociais na expectativa e qualidade de vida.

 

06 de junho – quinta-feira

Scholz endurece discurso e defende deportações de criminosos.

Após morte de policial por um afegão, chanceler federal da Alemanha condena radicalismo islâmico e defende deportações de criminosos de países classificados como “inseguros”, como Afeganistão e Síria.

Justiça dos EUA ordena que Steve Bannon cumpra pena.

Ex-conselheiro de Donald Trump foi condenado a quatro meses de prisão por desobedecer a uma convocação para depor em comitê que investigou ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio.

Turista descobre cano abastecendo ‘cachoeira mais alta da China’

A controvérsia sobre uma cachoeira causou grande repercussão nas redes sociais na China, levando até mesmo a uma explicação de representantes da queda-d’água.

Metade da população de Gaza foi obrigada a se deslocar para fugir do conflito, mostram imagens de satélite.

Quase metade da população de Gaza — mais de um milhão de palestinos — foi deslocada em um mês no sul de Gaza, criando uma crise humanitária muito grave, segundo as Nações Unidas.

O que se sabe sobre ataque de Israel a escola da ONU que matou dezenas.

Um ataque aéreo israelense contra uma escola da Organização das Nações Unidas (ONU) que abrigava centenas de palestinos desalojados no centro de Gaza teria matado pelo menos 35 pessoas nesta quinta-feira (6/6).

A batalha judicial pela Bola de Ouro de Maradona que seria leiloada na França.

A Bola de Ouro concedida ao jogador de futebol Diego Armando Maradona após a Copa do Mundo de 1986 no México se tornou objeto de uma disputa judicial entre seus herdeiros e uma casa de leilões francesa.

80 anos do Dia D: relembre os principais fatos e números sobre a invasão da Segunda Guerra Mundial.

Data marca o desembarque de tropas dos EUA, do Reino Unido e do Canadá na maior operação militar da Segunda Guerra Mundial

Por dentro da base onde Israel deteve milhares de palestinos.

Desde que Israel iniciou sua ofensiva na Faixa de Gaza, a base militar de Sde Teiman ficou cheia de detidos vendados e algemados, detidos sem acusação ou representação legal.

França enviará caças Mirage para Ucrânia e irá treinar pilotos de Zelenski, diz Macron.

Anúncio foi feito no dia em que presidente ucraniano visitou a França para comemorar o Dia D e buscar mais ajuda do Ocidente em meio ao avanço russo na região de Kharkiv.

Brasil e mais 16 países fazem apelo para que Hamas aceite proposta de cessar-fogo em Gaza.

Declaração, assinada por líderes de 17 países, entre eles EUA, Argentina, França e Reino Unido, manifesta apoio à proposta apresentada por Joe Biden no dia 31 de maio.

Biden diz em aniversário do Dia D que democracia está em perigo por guerra na Ucrânia.

Durante a comemoração do 80º aniversário do Dia D, o presidente Biden pediu apoio aos aliados da Otan em defesa da liberdade e das democracias ocidentais.

 

07 de junho – sexta-feira

Os europeus de 27 países estão indo às urnas desde a quinta-feira (6/6) até o domingo (9/6) para eleger um novo Parlamento da União Europeia.

Milhões de jovens poderão votar pela primeira vez e podem ter uma influência surpreendente sobe o resultado dos pleitos.

Quem são os aliados de Putin na Europa e qual o impacto que terão nas eleições para o Parlamento europeu.

Soldados alemães que supostamente vão ser enviados para lutar contra os russos na Ucrânia. Hipotéticos poloneses que fogem da “ditadura da União Europeia” e buscam refúgio em Belarus. Rumores de que o bloco europeu está por trás da tentativa de assassinato do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.

Por que a economia da Rússia continua crescendo contra todas as expectativas.

A invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, não só provocou indignação internacional. Também desencadeou uma onda de sanções destinadas a enfraquecer a capacidade do Kremlin de travar uma guerra contra o país vizinho.

Desde quando os argentinos passam fome? Poucos associam à carência alimentar um país que se gaba de ter um dos melhores churrascos do mundo.

Na realidade, milhões passam fome – ou quase – na Argentina. Problema data pelo menos dos anos 80, sem solução à vista.

Eleições na UE: 350 milhões aptos a escolher novo Parlamento.

Eleitores da UE decidem nova composição de forças que atuarão do Legislativo da UE até 2029. Eurocéticos e ultradireitistas devem obter avanços, mas dificilmente conseguirão romper a maioria centrista.

Mistério ainda paira sobre roubos famosos de obras de arte.

Nas últimas décadas, quadros de Van Gogh, Rembrandt, Caravaggio e Pablo Picasso desapareceram de museus na Europa. Paradeiro de muitos destes tesouro é desconhecido até hoje.

Por que a ascensão da extrema direita ameaça a estabilidade política da Europa?

As eleições europeias podem significar um impasse em Bruxelas e além.

 

 

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
ACOMPANHTE NOSSO CONTEÚDO
plugins premium WordPress