02 de dezembro – segunda-feira
Corte da ONU julga se combater mudança climática é obrigação. Em caso liderado por países insulares como Vanuatu, Corte Internacional de Justiça ouve representantes de quase cem nações, incluindo Brasil, para se pronunciar sobre as obrigações dos Estados na proteção do clima.
O movimento libanês Hezbollah reivindicou, nesta segunda-feira (2), a responsabilidade pelo primeiro ataque a Israel desde o início da trégua, acusando o exército israelense de violar o cessar-fogo de 27 de novembro.
Joe Biden concedeu perdão presidencial ao seu filho, Hunter Biden, condenado por mentir sobre sua sobriedade na compra de uma arma e sonegação de impostos. O presidente dos Estados Unidos disse desde o início do processo que não o envolveria, mas com o fim do seu mandato próximo, e com as chances do filho ir para prisão, ele voltou atrás na promessa.
‘Brain rot’ é palavra do ano, segundo o dicionário de Oxford; entenda o que é isso. Termo significa deterioração do estado mental causado por consumo de conteúdo de baixa qualidade na internet.
China continua a desovar aço no Brasil mesmo com as medidas do governo contra importações. Nove produtos siderúrgicos incluídos no sistema de cota-tarifa, adotado a partir de 1º de junho, tiveram recuo de apenas 0,3% , até final de setembro; no ano, 91,5% da importação de aços planos são chineses.
https://www.estadao.com.br/economia/china-aco-no-brasil-medidas-contra-importacoes/
Acordo Mercosul-UE: Pendências foram submetidas aos líderes dos blocos, diz Itamaraty. Ministério das Relações Exteriores espera que as negociações sejam concluídas até o final do ano.
Parlamentares franceses se articulam para derrubar premiê. Deputados da esquerda e da ultradireita aprovaram moção de desconfiança e planejam para quarta-feira votação que pode derrubar o primeiro-ministro Michel Barnier, que está apenas há três meses no cargo.
https://www.dw.com/pt-br/parlamentares-franceses-se-articulam-para-derrubar-premi%C3%AA/a-70941946
Bélgica é condenada por raptar crianças em antiga colônia. Tribunal decidiu que Estado belga é culpado de crime contra a humanidade e tem que pagar indenização a mulheres que foram tiradas de seus pais no antigo Congo Belga e colocadas em orfanatos por serem mestiças.
Trabalhadores da Volkswagen na Alemanha entram em greve. Enfrentando queda nas vendas e futuro incerto, montadora tem planos de fechar fábricas na Alemanha e reduzir salários. Em resposta, sindicato convoca greve de advertência.
https://www.dw.com/pt-br/trabalhadores-da-volkswagen-na-alemanha-entram-em-greve/a-70932178
Scholz anuncia nova ajuda militar à Ucrânia em viagem a Kiev. Em visita surpresa, líder alemão assegura envio de material bélico no valor de 650 milhões de euros e promete que seu país continuará sendo o maior apoiador da Ucrânia na Europa.
Regime sírio perde controle de Aleppo. ONG afirma que regime de Bashar al-Assad deixou de ter poder sobre segunda cidade da Síria. Jatos russos continuam bombardeios contra rebeldes.
https://www.dw.com/pt-br/regime-s%C3%ADrio-perde-controle-de-aleppo/a-70932119
Guerras na Ucrânia e em Gaza impulsionam comércio de armas. Receita com venda de armamentos aumentou em todo o mundo em 2023. Indústria armamentista da Rússia foi a que mais cresceu.
A luta de “Magic” Johnson contra o HIV e a aids. Em 1991, o então astro do basquete foi diagnosticado com HIV, e sua declaração pública tornou-se um marco na luta contra a aids. Até hoje, ele segue empenhado em campanhas de esclarecimento sobre a doença.
https://www.dw.com/pt-br/a-luta-de-magic-johnson-contra-o-hiv-e-a-aids/a-70919291
Talibã remodela educação, excluindo e punindo mulheres. Livros banidos, escolas islâmicas ampliadas e gradativa exclusão de meninas e mulheres, inclusive com punições severas, têm caracterizado o sistema educacional do Afeganistão desde que o Talibã voltou ao poder, em 2021.
The End of Democratic Delusions. The Trump Reaction and what comes next.
03 de dezembro – terça-feira
O presidente da Argentina, Javier Milei, irá reunir nesta quarta-feira alguns dos principais expoentes da extrema direita mundial. Num evento em Buenos Aires, ele irá acolher nomes como Steve Bannon, Lara Trump e, por videoconferência, o ex-presidente indiciado por golpe de estado Jair Bolsonaro.
Presidente da Coreia do Sul recua e cancela lei marcial após pressão. Yoon Suk Yeol tentou amordaçar a oposição com uso do Exército, mas medida foi anulada pelo Parlamento.
Um tribunal do Vietnã rejeitou nesta terça-feira (3) um recurso da defesa da magnata do ramo imobiliário Truong My Lan para revogar sua sentença de morte. A empresária foi condenada no maior caso de fraude financeira da história do país,acusada de desviar US$ 12,5 bilhões (R$ 75,7 bilhões), um valor equivalente a quase 3% do PIB do Vietnã em 2022.
O parlamento iraniano, controlado pelos conservadores, aprovou uma nova lei que endurece consideravelmente as multas e as sanções contra as mulheres que não respeitarem o uso do véu islâmico. O presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, expressou dúvidas sobre a pertinência da nova lei durante entrevista à televisão estatal.
O ex-presidente da Bolívia Gonzalo Sánchez de Lozada foi condenado a seis anos e três meses de prisão pela assinatura de uma centena de contratos petroleiros sem a aprovação do Parlamento durante seu governo, informou o Ministério da Justiça nesta terça-feira (3).
Num gesto histórico, a Assembleia Geral da ONU aprovou nesta terça-feira uma resolução convocando uma conferência internacional para estabelecer um estado palestino. Com 157 votos de apoio e apenas oito países contrários, a decisão estabelece que, em junho de 2025, uma reunião será realizada com esse objetivo.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (3), durante discurso em Luanda, na Angola, “uma nova ajuda humanitária de mais de um bilhão de dólares para os africanos deslocados por secas históricas” e afetados, entre outras coisas, pela fome.
China barra exportação de minerais raros para os Estados Unidos. Vendas de gálio, germânio, antimônio e derivados serão ‘interrompidas imediatamente’ por possível uso militar dos minérios.
Namíbia elege Nandi-Ndaitwah primeira mulher presidente. Comissão eleitoral da Namíbia afirma que Netumbo Nandi-Ndaitwah, do partido governista Swapo, obteve 57% dos votos, eliminando a necessidade de um segundo turno. O maior partido de oposição diz que contestará resultados.
https://www.dw.com/pt-br/nam%C3%ADbia-elege-nandi-ndaitwah-primeira-mulher-presidente/a-70953476
Hamas e Fatah selam acordo para gerir Gaza após a guerra. Após esforços diplomáticos mediados por EUA e Egito, grupos rivais palestinos concordam em criar comitê conjunto para lidar com a reconstrução e serviços essenciais no enclave assolado pelo conflito com Israel.
O que está acontecendo no norte da Síria e por que agora. Tomada de Aleppo por insurgentes liderados pelo grupo islamista Organização pela Libertação do Levante inicia novo capítulo na duradoura guerra civil da Síria.
RFK Jr. Is in the Wrong Agency. He could be a great agriculture secretary.
https://www.theatlantic.com/health/archive/2024/12/what-is-rfk-jr-job/680860/
Trumpists Don’t Seem to Mind Claims of Sexual Assault. Anything is forgivable as long as it comes from people they like.
https://www.theatlantic.com/politics/archive/2024/12/trump-cabinet-sexual-assault/680862/
04 de dezembro – quarta-feira
Base subterrânea secreta dos EUA é achada debaixo do gelo na Groenlândia.
Funk domina músicas mais ouvidas do ano no Spotify e Taylor Swift é maior global. Retrospectiva destaca hits de funkeiros, seguidos pela música sertaneja, e cantoras pop como Sabrina Carpenter e Billie Eilish.
Direto de Seul: Assembleia decide em até 72 horas se abre processo impeachment contra presidente.
https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/impeachment-seul-presidente/
O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, apresentou seu pedido de demissão nesta quarta-feira (4) após a crise política provocada pela decisão do presidente Yoon Suk Yeol de impor a lei marcial no país.
O parlamento da Coreia do Sul vai analisar se abre processo de impeachment contra o presidente Yoon Suk Yeol até a próxima sexta-feira (6).
Brasileiros relatam clima de medo na Irlanda após agressões. Em 2024, pelo menos 10 imigrantes procuraram apoio da embaixada depois de serem agredidos. Além da xenofobia e do discurso anti-imigração, aumento da violência urbana contribui para sensação de insegurança.
EUA se declaram contra obrigações climáticas em corte da ONU. Maior emissor de gases poluentes do planeta rejeita iniciativa para obrigar países a combater mudanças climáticas. China, Alemanha e Arábia Saudita também rejeitam proposta defendida por nações vulneráveis ao clima.
Fardos de cocaína aparecem em praias da Alemanha. Polícia avalia que uma ação fracassada de entrega de droga em alto-mar está por trás de fardos que vêm sendo encontrados em ilhas no Mar do Norte.
https://www.dw.com/pt-br/fardos-de-coca%C3%ADna-aparecem-em-praias-da-alemanha/a-70963506
Governo da França é derrubado após moção de censura. Deputados de esquerda e ultradireita se unem e aprovam moção contra primeiro-ministro Michel Barnier, aliado de Macron há menos de 100 dias no cargo. Queda aprofunda crise política em momento econômico tenso.
OCDE reduz previsões de crescimento para Alemanha e França. Crises políticas e redução da demanda global abalam perspectivas de crescimento das duas principais economias da UE. Organização alerta ainda que crescentes tensões comerciais podem atrapalhar a economia mundial.
Presidente do BC alemão defende flexibilizar freio da dívida. Para Joachim Nagel, do Bundesbank, é necessária uma reforma das regras de endividamento público da Alemanha para criar mais espaço para gastos estatais e promover crescimento da economia, estagnada desde 2021.
Como ameaça de Trump ao Brics em caso de ‘nova moeda’ pode afetar o Brasil e o mundo? Presidente eleito sugeriu que os países do bloco teriam que dar ‘adeus’ ao mercado americano, caso seguissem com adiante com planos para contornar o dólar; analistas veem declaração como política.
05 de dezembro – quinta-feira
Depois de 25 anos de negociações, frustrações, forte lobby e desilusões, Mercosul e a União Europeia sinalizam um entendimento para a criação do maior bloco comercial do mundo. O anúncio, se nenhuma surpresa aparecer durante as próximas horas, pode ser realizado nesta sexta-feira, em Montevidéu, durante a cúpula do Mercosul.
A Nasa anunciou nesta quinta-feira (5) um novo adiamento do tão esperado retorno de seus astronautas à Lua, agora previsto para “meados de 2027”, devido a problemas técnicos na cápsula que transportará a tripulação.
Oceano Ártico pode ter primeiro dia sem gelo antes de 2030, diz estudo. Para cientistas, única solução é barrar o aquecimento global para evitar maior derretimento do oceano e proteger biodiversidade local.
Hezbollah pagará US$77 milhões e aluguel a famílias afetadas pela guerra.
França volta a atacar acordo entre União Europeia e Mercosul: ‘É inaceitável como está’, diz Macron. A manifestação do presidente francês ocorre às vésperas de a presidente da Comissão Europeia participar da reunião com o Mercosul, em Montevidéu, em que se espera o anúncio do acordo.
https://www.estadao.com.br/economia/agronegocios/franca-acordo-uniao-europeia-e-mercosul-macron/
Donald Trump Jr. surge como uma força política ao ajudar o pai a iniciar um segundo mandato. Trump Jr. faz parte de um grupo central de pessoas que decidem quem preencherá os cargos mais altos na próxima Casa Branca, e sua marca é clara.
Líder do partido governista da Coreia do Sul pede suspensão de poderes do presidente do país. Han Dong-hun disse que recebeu informações de que Yoon Suk Yeol deu ordens ao comandante da contrainteligência de defesa do país para prender e deter políticos-chave.
Ex-presidente Cristina Kirchner será julgada na Argentina por suposto acobertamento de iranianos. Os magistrados descartaram a existência de ‘arbitrariedade’ na decisão de um alto tribunal de reabrir, em 2023, o caso, depois que o processo foi arquivado em 2021.
UE quer saber se TikTok influenciou eleições na Romênia. Após vitória surpreendente de candidato pró-Rússia no primeiro turno, autoridades do bloco ordenam congelamento de dados na plataforma relacionados à campanha eleitoral.
Adesão imediata da Ucrânia à Otan é um plano realista? Zelenski sugere que um cessar-fogo com a Rússia seria possível se o território ucraniano sob controle de Kiev entrasse para a aliança militar ocidental. A ideia teria chance de vingar?
06 de dezembro – sexta-feira
‘EUA estão em decadência’, diz promotor da desdolarização no Brics.
Se impeachment não passar, ‘a Coreia do Sul vai explodir’, diz deputado oposicionista. Jang Kyung-tae, do Partido Democrático, que controla o Congresso, relata à Folha como foi o cerco militar à Assembleia e como está a preparação para votar neste sábado a deposição do presidente.
Congo entra em ‘alerta máximo’ por mortes causadas por doença desconhecida. Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe, com febre, tosse e dores de cabeça.
Milhares de pessoas fugiram da cidade de Homs, no centro da Síria, durante a última noite e na manhã desta sexta-feira (6), segundo um grupo de monitoramento de guerra e moradores, enquanto as forças rebeldes tentam levar sua ofensiva relâmpago contra as forças do governo mais ao sul.
França terá grandes problemas: sem governo e Orçamento, se vê em meio a um impasse político. Marine Le Pen, a líder do partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN), juntou forças com uma aliança de esquerda dominada pelo ex-trotskista Jean-Luc Mélenchon para arrebentar com os centristas franceses.
Como a imprensa europeia noticiou o acordo Mercosul-EU. Após anúncio do longamente negociado pacto de livre comércio, veículos da Alemanha, Áustria, França e Itália consideram vantagens, porém registrando a resistência de governos como francês e polonês, antes da assinatura.
https://www.dw.com/pt-br/como-a-imprensa-europeia-noticiou-o-acordo-mercosul-ue/a-70988313
Justiça romena anula eleições vencidas por ultradireitista. Decisão unânime do Tribunal Constitucional determina novo pleito, após candidato pró-Rússia Calin Georgescu ter ficado em primeiro lugar no primeiro turno; relatórios de inteligência apontam manipulação russa.
Astronautas da Nasa completam 6 meses “presos” no espaço. Butch Wilmore e Suni Williams chegaram em junho passado à Estação Espacial Internacional. Eles ficarão lá até fevereiro, em vez da semana originalmente planejada.
https://www.dw.com/pt-br/astronautas-da-nasa-completam-6-meses-presos-no-espa%C3%A7o/a-70985103
Instabilidade na França e Alemanha é “má notícia” para a EU. O governo da França caiu e do da Alemanha também ruiu. Enquanto as duas potências europeias enfrentam desordem política e contração econômica, Donald Trump se prepara para assumir o poder.