fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 01/04 a 05/04

Clipping Internacional de 01/04 a 05/04

Segunda-feira – 01 de abril

 

General iraniano é morto em ataque na Síria.

Governos da Síria e do Irã acusam Israel de bombardear consulado iraniano em Damasco. Segundo Teerã, ação matou general da Guarda Revolucionária iraniana.

Como ficou o hospital Al-Shifa em Gaza após duas semanas de incursões israelenses.

Os militares de Israel anunciaram que se retiraram do Hospital al-Shifa, na Cidade de Gaza, após uma invasão de duas semanas que deixou a maior parte do importante complexo médico em ruínas.

O megaprotesto contra Netanyahu que revela a forte divisão política em Israel.

As profundas divisões políticas de Israel estão de volta.

As diferenças foram deixadas de lado durante algum tempo, à medida que o choque e a unidade nacional se seguiram aos ataques de 7 de outubro perpetrados pelo Hamas.

Alemanha legaliza maconha: o que muda com as novas regras?

A Alemanha descriminalizou parcialmente o uso de maconha. A nova lei passa a valer a partir desta segunda-feira, 1º de abril.

Nova investigação culpa Rússia por síndrome de Havana.

Apuração do Pentágono aponta que unidade secreta russa teria usado arma sônica para inflingir sintomas graves a funcionários dos EUA em serviço no exterior, segundo reportagem de consórcio de mídia.

Esforços da China para influenciar as eleições nos EUA alarmam autoridades americanas.

A China adotou algumas das mesmas táticas de desinformação que a Rússia usou antes da eleição de 2016, segundo pesquisadores e autoridades governamentais.

Terça-feira – 02 de abril

 

Ataque israelense mata sete funcionários de ONG que distribuía comida em Gaza

Sete colaboradores da ONG americana World Central Kitchen (WCK), que distribui alimentos na Faixa de Gaza, morreram em um bombardeio israelense na segunda-feira (1°) na Faixa de Gaza. Israel indicou que abriu uma investigação para apurar o caso.

Como os Estados Unidos se preparam para uma guerra com a China.

Os soldados americanos preparam-se para um conflito travado entre ilhas asiáticas, com um inimigo que conta com a vantagem de jogar em casa.

Como operam as Forças Quds, temido grupo de elite do Irã que teve comandante morto em ataque atribuído a Israel.

O ataque de segunda-feira (1/4) ao consulado iraniano em Damasco, na Síria — que vários governos atribuem a Israel — deixou pelo menos sete mortos, incluindo uma importante figura militar do regime dos aiatolás.

O uniforme da seleção alemã de futebol proibido por semelhança com simbologia nazista.

A Adidas proibiu os fãs de futebol de comprar uniformes alemães personalizados com o número 44, depois que a imprensa apontou semelhanças com o símbolo usado pelas unidades SS nazistas da época da Segunda Guerra Mundial.

Vitória avassaladora da oposição nas eleições da Turquia é o início do fim para Erdogan?

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o seu partido, o Justiça e Desenvolvimento (AK), foram surpreendidos pelo resultados das eleições municipais realizadas no domingo (31), quando o país foi às urnas em meio a uma profunda crise econômica.

 

 

Quarta-feira – 03 de abril

 

Por que morte de agentes humanitários em ataque de Israel põe conflito em Gaza em encruzilhada.

Todas as guerras, exceto as mais curtas, passam por momentos em que matar é uma rotina imutável e sombria.

José Andrés, fundador da ONG World Central Kitchen, afirmou que o ataque israelita que matou sete membros da organização foi proposital.

A fala foi realizada em entrevista à CBS News.

O republicano Donald Trump está à frente do presidente Joe Biden em seis estados decisivos para a eleição presidencial de 2024 nos Estados Unidos.

De acordo com uma pesquisa do Wall Street Journal divulgada nesta quarta-feira, que revelou preocupações dos eleitores com a economia e o desempenho de Biden.

A relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Situação das Pessoas Defensoras dos Direitos Humanos.

Mary Lawlor, realizará uma visita oficial ao Brasil em abril. A partir do dia 8, ela percorre o país para preparar um informe sobre a situação nacional, diante de uma onda de violência contra ativistas, ambientalistas e líderes comunitários.

Terremoto deixa ao menos 60 pessoas presas em túneis de Taiwan

Um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter atingiu ontem uma região próxima a Taiwan e deixou dezenas de pessoas presas em túneis.

Em Gaza ou em Israel, a fome não pode ser usada como arma de guerra.

Nas piores condições, após o pior ataque terrorista de sua história, é hora de o melhor de Israel aparecer. Não se pode salvar os reféns bombardeando todos os prédios de Gaza.

 

Quinta-feira – 04 de abril

 

“Prontas para a guerra”: reforma nas Forças Armadas alemãs.

País terá nova força de guerra cibernética ao lado de Exército, Aeronáutica e Marinha. Foco das tropas será reorientado para a defesa nacional e de países aliados da Otan.

Eleições nos EUA não ameaçam futuro da Otan, diz Stoltenberg.

Em entrevista exclusiva, secretário-geral diz que aliança militar é a mais bem-sucedida da história e aposta na continuidade do apoio americano mesmo em caso de vitória de Trump: “São mais fortes com do que sem a Otan.”

Maduro promulga lei que cria província venezuelana na Guiana.

Norma estabelece que todos os mapas da Venezuela passem a incorporar a região de Essequibo, que fica no território da Guiana, e permite que população local eleja representantes ao Legislativo venezuelano.

As famílias que perderam filhos por suicídio e overdose e agora processam redes sociais.

A adolescente americana Morgan Pieper estava prestes a completar 12 anos de idade quando começou a usar redes sociais.

Como Irã pode tentar ‘se vingar’ de Israel após morte de general.

O Irã prometeu responder ao ataque aéreo de segunda-feira (1/4) ao seu consulado em Damasco, na Síria – mas que capacidade o país tem para atacar Israel e como poderia ser essa retaliação?

 

Sexta-feira – 05 de abril

 

A resolução do Conselho de Segurança no conflito entre Israel e o Hamas.

O direito internacional que temos pode não ser aquilo que desejamos ou simplesmente almejamos, mas é fundamental e substancial para evitar o nosso constante flerte com nossa aniquilação.

Israel decide reabrir passagem em Gaza para envio de ajuda.

Após pressão dos Estados Unidos, governo israelense anuncia reabertura de passagem no norte de Gaza, fechada desde o início da guerra, e uso de porto marítimo para desembarque de ajuda humanitária.

Terremoto em Nova York: tremor de magnitude 4,8 foi sentido em região metropolitana.

O epicentro do terremoto foi na cidade de Tewksbury, no estado de Nova Jersey, cerca de 65 km a oeste de Nova York; não há informações sobre vítimas ou registros de dano.

Brasil se abstém de apoiar investigação da ONU contra Irã por violação de direitos das mulheres.

Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou resolução para estender atividades do relator especial no país; Embaixador brasileiro disse que abstenção é ‘baseada no espírito do diálogo construtivo’.

Israel demite dois militares por morte de voluntários de ONG.

Após bombardeio israelense matar sete trabalhadores humanitários em Gaza, investigação interna aponta que oficiais responsáveis cometeram erro de avaliação operacional.

 

 

 

 

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress