fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (31/07 – 06/08)
58778616 303

Clipping Internacional (31/07 – 06/08)

Reunimos, neste clipping, as principais notícias da semana: a ajuda humanitária em Cuba após os protestos do último mês; os desafios impostos pela variante Delta, inclusive para países que mantiveram um bom controle da pandemia; a visita do enviado de Biden ao Brasil; a atleta olímpica de Belarus que foi levada a força para o aeroporto após se manifestar contra o governo de seu país e a investigação do Comitê Olímpico Internacional sobre o caso; o novo governo do Peru; a política imigratória de Joe Biden; a nova ordem latino-americana proposta pelo México; a polêmica acerca do passaporte sanitário na França; e mais.

Confira a seleção das principais notícias internacionais da semana:

Domingo, 1º de agosto de 2021.

Cuba começa a distribuir ajuda para aliviar a escassez, enquanto a pressão internacional cresce/El País (01.08)

Pressão internacional para encurralar o Governo de Havana, ou solidariedade e ajuda humanitária para aliviar um pouco a grave escassez que é uma das causas da grande insatisfação popular, fator-chave nos protestos inéditos que sacudiram Cuba em 11 e 12 de julho. Esse é o dilema da comunidade internacional hoje —pressão, ajuda ou uma combinação das duas—, visto que o ocorrido em Cuba ultrapassou claramente suas fronteiras. A enxurrada de condenações à repressão contra os manifestantes —acompanhadas, no caso de Washington, por sanções contra o alto comando militar e policial— colocou Havana em modo de praça sitiada e levou à multiplicação dos argumentos oficiais de que o país é alvo de uma grande campanha de mídia contra ele e que os EUA estão por trás de tudo que aconteceu.

Segunda-Feira, 02 de agosto de 2021.

China coloca milhões em confinamento para conter variante Delta/Estadão (02.08)

WUHAN – A China voltou a isolar seus habitantes, enquanto enfrenta seu maior surto de covid-19 em meses, com a variante Delta se espalhando por regiões que há muito haviam controlado o vírus, incluindo Wuhan, epicentro original da pandemia.

Olimpíadas 2020: Velocista de Belarus recebe visto humanitário da Polônia/CNN (02.08)

A velocista de Belarus Krystsina Tsimanouskaya recebeu nesta segunda-feira (2) um visto humanitário da Polônia depois de se recusar a voltar para seu país.

Atleta americana faz gesto pelos oprimidos ao receber prata/Nexo (02.08)

Ao receber a medalha de prata no arremesso de peso feminino na Olimpíada de Tóquio, no domingo (1), a atleta americana Raven Saunders fez um gesto de protesto, cruzando os braços acima da cabeça. Saunders, que é negra e lésbica, disse que o símbolo representa o “cruzamento onde todas as pessoas oprimidas se encontram”.

Terça-Feira, 03 de agosto de 2021.

Ativista antiditadura da Belarus é encontrado enforcado na Ucrânia/Folha (03.08)

Um ativista belarusso que ajudava exilados de seu país natal na Ucrânia foi encontrado enforcado em um parque de Kiev, onde ele costumava correr, na manhã desta terça (3).

Governo Biden volta atrás e mantém regra de Trump para expulsar imigrantes/O Globo (03.08)

WASHINGTON — Após as detenções na fronteira dos Estados Unidos com o México atingirem em junho seu maior número na história recente, o governo do presidente Joe Biden decidiu manter em vigor uma controversa medida de saúde pública herdada do seu antecessor, Donald Trump. A regra criada pela Casa Branca em meio à pandemia permitiu ao país expulsar sumariamente centenas de milhares de imigrantes nos últimos meses.

The Economist: Novo presidente de esquerda do Peru pressiona por nova Constituição/Estadão (03.08)

Foi uma posse como nenhuma outra na história recente do Peru. Pedro Castillo, o novo presidente de esquerda, assumiu o cargo no dia 28 após a mais estreita das vitórias eleitorais, em um país profundamente dividido. Mas ele demorou alguns dias para nomear seu gabinete, deixando o Peru temporariamente sem governo.

Quarta-Feira, 04 de agosto de 2021.

México processa fabricantes de armas dos EUA e pede indenização de US$ 10 bi/Valor Econômico (04.08)

O governo mexicano processou fabricantes e negociantes de armas dos Estados Unidos na corte federal americana nesta quarta-feira (04), argumentando que suas práticas comerciais “negligentes e ilegais” levaram a um grande derramamento de sangue no México.

Governador de NY integra longa fila de políticos acusados de maltratar mulheres/Folha (04.08)

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, é o último em uma longa série de figuras políticas que foram acusadas de assédio ou agressão sexual. Quase todos enfrentaram pedidos para que renunciassem, e alguns cederam, enquanto outros se recusaram firmemente a se demitir.

México propõe uma nova ordem latino-americana/El País (04.08)

“Demorou quase três anos de mandato, mas Andrés Manuel López Obrador finalmente falou à América Latina. “A proposta é nada menos do que construir algo semelhante à União Europeia, mas apegado à nossa história, à nossa realidade e às nossas identidades. Nesse espírito, não se deve descartar a substituição da OEA por um organismo verdadeiramente autônomo, não lacaio de ninguém”, disse o presidente mexicano em 24 de julho, por ocasião do aniversário de Simón Bolívar, coincidindo com a reunião de chanceleres da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na qual fez um discurso pouco habitual para um presidente que não visitou nenhum de seus homólogos da região e que desde sua posse, em dezembro de 2018, defendeu que ‘a melhor política externa é a interna”.”

Quinta-Feira, 05 de agosto de 2021.

EUA voltam a registrar 100 mil casos de covid-19/Valor Econômico (05.08)

Os Estados Unidos registraram nas últimas 24 horas mais de 100 mil casos de covid-19, o número mais alto em quase seis meses. O aumento provocado pela variante delta preocupa as autoridades e já está pressionando o sistema hospitalar de alguns Estados.

Primeira missão de altos funcionários de Biden ao Brasil põe foco na China e busca relação pragmática com Bolsonaro/O Globo (05.08)

Na primeira visita de funcionários de alto nível da Casa Branca ao Brasil desde a posse de Joe Biden, em janeiro, a agenda da missão que visita Brasília nesta quinta-feira, liderada pelo conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, é profundamente pragmática e concentrada em questões prioritárias para os Estados Unidos, como o leilão da tecnologia de telefonia móvel 5G, disseram fontes ouvidas pelo GLOBO.

Venezuela vai cortar seis zeros da moeda para tentar controlar hiperinflação/Correio Braziliense (05.08)

Na tentativa de conter a inflação galopante dos últimos anos e estabilizar a economia nacional, a Venezuela vai cortar seis zeros do bolívar, moeda nacional, a partir de outubro, anunciou o Banco Central da Venezuela (BCV). A reconversão monetária, terceira em 15 anos, também trará como novidade a implantação do bolívar digital – moeda digital, sem versão física, emitida pelo Banco Central do país.

Enviado de Biden oferece parcerias ao Brasil no clima e reforça mensagem sobre preservação da democracia/O Globo (05.08)

BRASÍLIA E RIO — A visita a Brasília de uma equipe da Casa Branca chefiada pelo conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, inaugurou uma agenda positiva entre os Estados Unidos e o Brasil nesta quinta-feira, após mais de seis meses de incertezas. Havia um temor de como ficaria a relação bilateral desde a posse do presidente Joe Biden, que derrotou o republicano Donald Trump, que tentava a reeleição e por quem o presidente Jair Bolsonaro torceu abertamente. O aceno a diversas parcerias, inclusive de forma inédita com governadores, foi a tônica dos encontros entre as autoridades. Mas houve espaço também para a defesa da democracia, em um momento em que autoridades americanas demonstram, reservadamente, preocupações com os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro.

Supremo da França decide que obrigatoriedade de passe sanitário para acesso a espaços fechados é constitucional/O Globo (05.08)

O Conselho Constitucional, a mais alta corte da França, julgou que a lei que visa a estimular o aumento da vacinação ‘contra a Covid-19 no país, incluindo o controverso passe sanitário, está, na maioria de seus artigos, de acordo com a Constituição francesa.

Sexta-Feira, 06 de agosto de 2021.

Em escalada de violência, Hezbollah lança foguetes contra Israel em resposta a ataques aéreos/O Globo (06.08)

BEIRUTE — O movimento político-militar libanês Hezbollah, aliado do Irã, disse nesta sexta-feira ter lançado dezenas de foguetes contra Israel em retaliação a bombardeios aéreos do país vizinho. Tel Aviv, em resposta, realizou ataques contra instalações do grupo xiita no sul no Líbano, em meio a uma escalada de três dias que já é a mais séria entre os dois países em anos.

COI expulsa dois técnicos de Belarus no caso da atleta Tsimanouskaya/DW (06.08)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira (06/08) que retirou as credenciais de dois treinadores de Belarus e lhes pediu para deixarem a Vila Olímpica por terem supostamente tentado obrigar a atleta Krystsina Tsimanouskaya a voltar para seu país.

Variante Delta desafia países que tiveram êxito no início da pandemia/Estadão (06.08)

A rapidez com que a variante Delta do novo coronavírus se dissemina tem colocado à prova o eficaz sistema de barreiras não farmacológicas em países do Leste e Sul Asiático e da Oceania contra a covid-19. Mais transmissível, a cepa driblou as barreiras sanitárias impostas na China, na Austrália e no Vietnã, exemplos do combate à doença antes da chegada das vacinas.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress