fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (30/10 – 05/11)

Clipping Internacional (30/10 – 05/11)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: onda de violência leva a recorde de assassinatos de árabes-israelenses; água contaminada com chumbo expõe racismo ambiental em cidade nos EUA; cem países se comprometem a salvar as florestas em 2030; Tribunal Penal Internacional abre investigação contra Venezuela por crimes de lesa-Humanidade; dezenove países prometem parar de investir em energias fósseis fora de seus territórios; e mais.

Sábado, 30 de outubro de 2021.

Onda de violência leva a recorde de assassinatos de árabes-israelenses/Folha (30.10)

Amro Abu Jabareen, 26, dá marcha a ré em um beco sem saída em meio a tiros de fuzil. Acaba batendo em um carro e sai correndo, a pé. Outro veículo o persegue e ouvem-se mais rajadas.

Domingo, 31 de outubro de 2021.

Água contaminada com chumbo expõe racismo ambiental em cidade nos EUA/Folha (31.10)

Garrafinhas de plástico são hoje um item fundamental em Benton Harbor. Elas são a única fonte segura de água nesta cidade de quase 10 mil habitantes. O encanamento do local, que fica 160 quilômetros ao sul de Chicago, está contaminado com chumbo. As pessoas já não podem beber água da torneira.

G20 anuncia compromisso para limitar aumento da temperatura a 1,5ºC, mas não fala em data para neutralidade de carbono/G1 (31.10)

Os líderes das 20 principais economias do planeta, o G20, anunciaram neste domingo (31), em Roma, um compromisso para tentar conter as mudanças climáticas. O grupo acordou em limitar o aquecimento global a 1,5ºC e encerrar financiamentos públicos a novas usinas a carvão, segundo o documento final do encontro.

Segunda-Feira, 1º de novembro de 2021.

Novo aumento de casos de covid-19 gera preocupação na Alemanha/Correio Braziliense (01.11)

Os temores pelo surgimento de uma nova onda de covid-19 voltaram a ganhar corpo na Alemanha, que registra um aumento no número de diagnósticos positivos, surtos em casas de repouso e uma campanha de vacinação estagnada, enquanto o país espera pela formação de um novo governo.

Na COP26, ONU pressiona líderes a “salvarem a humanidade”/DW (01.11)

Na abertura da Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP26) nesta segunda-feira (01/11), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pressionou os líderes mundiais a tomarem ações concretas para “salvar a humanidade” e proteger o planeta da crise do clima.

Procurador do TPI visita Venezuela, investigada por possíveis crimes contra a humanidade/Carta Capital (01.11)

O procurador-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), o britânico Karim Khan, iniciou neste domingo (31) uma visita de três dias à Venezuela, país sob investigação preliminar por supostos crimes contra a humanidade.

Terça-Feira, 2 de novembro de 2021.

China pede que cidadãos estoquem comida em meio a novos surtos de covid/UOL (02.11)

Enquanto enfrenta surtos pontuais de coronavírus, a China exortou a população a estocar comida e outros itens de necessidade básica. Em comunicado divulgado nesta terça-feira , o ministério do Comércio chinês pediu que autoridades em locais com restrições impostas pela covid-19 disseminem informações sobre as redes de distribuições de produtos essenciais.

Cem países se comprometem a salvar as florestas em 2030/Carta Capital (02.11)

“Cerca de 100 líderes mundiais reunidos na grande conferência da ONU sobre mudança climática lançaram, nesta terça-feira (2), grandes planos para acabar com o desmatamento em 2030 e reduzir as emissões de metano, dando início a negociações complicadas.”

EUA liberam vacinação da Pfizer em crianças a partir de 5 anos/Poder360 (02.11)

“O CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças) liberou o uso da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech por crianças de 5 a 11 anos nos Estados Unidos. A decisão foi tomada nesta 3ª feira (2.nov.2021) depois da aprovação da diretora do órgão, Rochelle Walensky. Leia aqui (123 KB) o anúncio em inglês.”

Quarta-Feira, 3 de novembro de 2021.

Candidato da esquerda no Chile está com Covid, e pesquisa aponta vantagem da extrema direita no segundo turno/O Globo (03.11)

A menos de 20 dias para o primeiro turno das eleições presidenciais, a esquerda chilena recebeu duas notícias negativas nesta quarta-feira. Gabriel Boric, candidato da coalizão entre a Frente Ampla e o Partido Comunista, foi diagnosticado com Covid-19, e também viu uma pesquisa pela primeira vez apontar um concorrente a sua frente em uma pesquisa do segundo turno.

Com saída de cena de políticos, COP 26 se volta ao financiamento de U$ 100 trilhões/G1 (03.11)

Agora que líderes nacionais deixaram a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) na Escócia, a atenção se voltou nesta quarta-feira aos tesouros dos países e aos empresários e financiadores responsáveis pela concretização das promessas de corte de emissões e construção de infraestrutura.

Novo governador da Virgínia, Youngkin é o republicano da era pós-Trump/O Globo (03.11)

As eleições desta semana nos EUA foram péssimas para Joe Biden e o Partido Democrata. Apesar das esperadas vitórias em prefeituras de grandes cidades como Nova York e Boston, os democratas perderam a disputa pelo governo da Virgínia e estavam em um virtual empate em Nova Jersey até esta quarta — ainda que vençam, será por uma margem bem abaixo da expectativa. São dois estados de viés democrata, onde o atual presidente derrotou com folga Donald Trump nas eleições do ano passado.

Tribunal Penal Internacional abre investigação contra Venezuela por crimes de lesa-Humanidade/O Globo (03.11)

CARACAS — O promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, disse em um memorando nesta quarta-feira que decidiu abrir uma investigação sobre possíveis crimes contra a Humanidade na Venezuela.

Quinta-Feira, 4 de novembro de 2021.

Acordo global para banir carvão acaba enfraquecido após China, EUA e Índia não aderirem/O Globo (04.11)

GLASGOW, Escócia —  Um acordo global para eliminar o uso de carvão como fonte de energia acabou enfraquecido nesta quinta-feira, após os países que mais consomem o combustível no mundo — China, Índia e Estados Unidos — não aderirem à iniciativa. Além disso, o acordo não é vinculante e permite no mínimo uma década de transição para a eliminação gradual da fonte de energia.

Dezenove países prometem parar de investir em energias fósseis fora de seus territórios/UOL (04.11)

Glasgow, 4 Nov 2021 (AFP) – Ao menos 19 países, incluindo Estados Unidos e Canadá, concordaram nesta quinta-feira (4) na COP26 em parar de financiar com dinheiro público projetos de extração de energias fósseis fora de seus territórios até o fim de 2022, um anúncio recebido com cautela por organizações de defesa do meio ambiente.”

Governo cubano lança ofensiva para enfraquecer protestos marcados para dia 15/O Globo (04.11)

HAVANA —  O clima político em Cuba esquenta a cada dia nas semanas que antecedem a Marcha Cívica pela Mudança, marcada para 15 de novembro em várias cidades da ilha. À medida que se aproxima o dia da manifestação, convocada pela plataforma digital opositora Arquipélago e proibida pelo governo por considerá-la uma “provocação desestabilizadora”, o confronto se intensifica e a polarização social cresce a níveis jamais vistos.

Principal tribunal de Hong Kong anula tentativa do governo pró-Pequim de processar pessoas ausentes de manifestações/O Globo (04.11)

HONG KONG — O principal tribunal de Hong Kong anulou, nesta quinta-feira, as tentativas do governo pró-Pequim da cidade de processar as pessoas por tumultos ou reuniões ilegais mesmo sem estarem presentes no local. O veredicto foi considerado um marco histórico no meio jurídico local.

Compromissos ambientais do Brasil são cruciais para conclusão de acordo UE-Mercosul, diz chefe da diplomacia europeia/Folha (04.11)

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, afirmou nesta quinta-feira (4) que os compromissos ambientais assumidos pelo Brasil neste ano, entre eles os anunciados na COP26, “serão cruciais” para o avanço do acordo comercial assinado entre o bloco econômico e o Mercosul

Sexta-Feira, 5 de novembro de 2021.

BC americano fecha ‘torneira’ após estímulo; medida afetará Brasil e outros emergentes/Estadão (05.11)

Depois de despejar em torno de US$ 4,3 trilhões na economia desde o início da pandemia, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) confirmou na quarta-feira que começará a fechar as torneiras. Esse estímulo monetário – que é feito via compra de títulos que estão em poder do mercado –, adotado por alguns países ricos, ajudou a tirar as economias do buraco criado pela covid-19. Tanto que o Produto Interno Bruto (PIB) americano deverá crescer 6% este ano, depois de uma queda de 3,4% no ano passado, segundo as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na Nicarágua, jornalismo fica entre exílio ou ‘leis do silêncio’ de governo opressor/O Globo (05.11)

Álvaro Navarro está, há cinco meses, sentado cautelosamente em frente ao teclado de seu computador. Nunca, nem mesmo no início como repórter iniciante e depois como diretor do veículo de comunicação “Artículo 66”, ele teve que “cuidar tanto” de cada palavra digitada. Desde junho passado, a situação para ele e seus colegas nicaraguenses é de “alto risco”, segundo o próprio.

Militares do Sudão negociam com civis após golpe e libertam 4 ministros presos/Folha (05.11)

Pressionado pela comunidade internacional, o comandante do Exército sudanês, general Abdel Fattah al-Burhane, ordenou nesta quinta-feira (4) a libertação de quatro ministros detidos durante o golpe militar que, há duas semanas, retirou o gabinete de transição civil do país.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress