fbpx
Fundação Podemos
/
/
Clipping Internacional (30/04 – 06/05)
636639108485350904w

Clipping Internacional (30/04 – 06/05)

636639108485350904w

Foto: Mariscal/EFE

Sábado, 30 de abril de 2022

Presidente do Peru volta de carro do Equador para evitar destituição/Folha (30.04)

O presidente do Peru, Pedro Castillo, teve que voltar de carro às pressas para o país nesta sexta-feira (29) para evitar ser cassado pelo Congresso, depois que o mau tempo o impediu de viajar de avião.

Domingo, 1º de maio de 2022

Protestos e focos de violência no 1º de Maio na França pressionam o reeleito Macron/Folha (01.05)

Milhares de pessoas participaram de protestos do feriado de 1º de Maio em toda a França neste domingo (1º) para pedir justiça social e melhores salários, além de pressionar o presidente reeleito Emmanuel Macron a abandonar os planos de aumentar a idade mínima para se aposentar no país.

Pelosi faz visita surpresa à Ucrânia, em novo aceno dos EUA contra Rússia/Folha (01.05)

No dia em que a Rússia afirmou ter atacado depósitos de armas fornecidas por países ocidentais no sul da Ucrânia, a presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, reuniu-se com o líder da Ucrânia, Volodimir Zelenski, durante uma visita surpresa a Kiev neste domingo (1º). Trata-se da mais alta autoridade política americana a viajar para a nação ora invadida desde o início da guerra contra a Rússia.

Cruz Vermelha e ONU retiram civis de usina siderúrgica em Mariupol/CNN (01.05)

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) está trabalhando com a Organização das Nações Unidas (ONU) em uma operação para retirar as pessoas de Mariupol e da usina siderúrgica Azovstal sitiada, segundo comunicado da entidade.

Segunda-Feira, 02 de maio de 2022

Espanha: celulares do primeiro-ministro e da ministra da Defesa foram alvos de escutas ilegais/Carta Capital (02.05)

Os telefones celulares do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e de sua ministra da Defesa, Margarita Robles, foram alvos de escutas telefônicas “ilegais” e “externas” por meio do software israelense Pegasus, anunciou o governo espanhol nesta segunda-feira.

Vazamento de rascunho indica que Suprema Corte dos EUA derrubará direito ao aborto/Folha (02.05)

Documento que seria um rascunho interno da Suprema Corte dos EUA indica que o órgão mudará seu entendimento sobre o aborto no país, revertendo o direito garantido pela decisão Roe vs. Wade, de 1973.

Calor inclemente de até 50ºC causa crise energética na Índia e prejudica produção de trigo, já afetada por guerra na Ucrânia/O Globo (02.05)

NOVA DÉLHI —  A Índia enfrenta uma onda de calor sem precedentes, com vidas, colheitas e o fornecimento de eletricidade sob ameaça devido a temperaturas que chegam a 50°C.

Terça-Feira, 03 de maio de 2022

Biden pede que eleitores defendam acesso a aborto e vê ameaça a outros direitos/Folha (03.05)

“Diante da perspectiva de que a Suprema Corte dos EUA reverta o direito ao aborto, o presidente Joe Biden pediu nesta terça (3) que os americanos votem nas eleições legislativas de novembro para defender o acesso “-“fundamental” ao procedimento e alertou para a ameaça de perda de outras garantias.”

Suprema Corte dos EUA confirma que rascunho sobre decisão contra aborto é real, mas não final/G1 (03.05)

“A Suprema Corte dos Estados Unidos confirmou a veracidade de um rascunho contendo uma decisão dos juízes da casa para derrubar a antiga jurisprudência que permite o aborto no país, mas disse que a versão não é final.”

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu um comunicado esta 3ª feira (3.mai.2022) acusando o chanceler de Israel, Yair Lapid, de estar “colaborando” com o neonazismo na Ucrânia. Nesta 2ª feira (2.mai.2022), Lapid afirmou que a fala do chanceler russo, Sergey Lavrov, sobre o líder nazista, Adolf Hitler, “ter sangue judeu” é “imperdoável”.

Corpos carbonizados de possíveis soldados russos indicam barbárie em vilarejo da Ucrânia/O Globo (03.05)

“KHARKIV, Ucrânia — Os braços estendidos para trás, pesados. A cabeça a repousar sobre a estrutura de metal, o olhar focado nas nuvens. As pernas entreabertas.”

Quarta-Feira, 04 de maio de 2022

BC dos EUA anuncia maior alta dos juros desde 2000, para frear inflação/UOL (04.05)

“O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, decidiu hoje elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 0,75 a 1% ao ano. Este é o maior aumento em 22 anos, em meio à inflação recorde no país.”

Esquerda da França se une contra Macron para eleições legislativas/Folha (04.05)

“Os principais partidos de esquerda da França se preparam para disputar as eleições legislativas unidos em uma única chapa, na tentativa de impedir que o presidente reeleito, Emmanuel Macron, consiga maioria absoluta na Assembleia Nacional, como aconteceu em sua primeira eleição, há cinco anos.”

Nicarágua suspende licença de 50 ONGs que não estão ‘prestando contas’ ao país/O Globo (04.05)

“MANÁGUA — O Parlamento da Nicarágua proibiu, nesta quarta-feira, as atividades de 50 fundações e associações por “não prestarem contas” ao governo do presidente Daniel Ortega, de acordo com uma lei aprovada em 2020. No fim daquele ano, o  Parlamento aprovou uma lei que obriga organizações civis e pessoas físicas que recebam recursos do exterior a se registrarem como Agentes Estrangeiros,  proibindo seus representantes de concorrer a cargos públicos.”

União Europeia apresenta plano para cortar importações de petróleo da Rússia até o fim do ano/O Globo (04.05)

“ESTRASBURGO, FRANÇA — A União Europeia planeja eliminar todas as suas importações de petróleo bruto russo nos próximos seis meses e de combustíveis refinados até o final do ano, como parte de uma sexta rodada de sanções com o objetivo de aumentar a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin, por sua invasão da Ucrânia.”

Quinta-Feira, 05 de maio de 2022

Ascensão de Gustavo Petro faz militares combaterem abertamente sua campanha à Presidência na Colômbia/O Globo (05.05)

“BOGOTÁ — Muito populares por seu combate às guerrilhas, os militares da Colômbia mal participavam da política, mas a provável chegada ao poder de um ex-rebelde e opositor de esquerda quebrou o silêncio dos quartéis. O senador Gustavo Petro, da aliança esquerdista Pacto Histórico, é o favorito nas pesquisas para vencer as presidenciais de 29 de maio, mas não conseguiria votos suficientes para evitar um segundo turno.”

Escândalo de espionagem põe chefe do serviço secreto espanhol na berlinda/O Globo (05.05)

MADRI — A chefe dos serviços secretos espanhóis, Paz Esteban, admitiu nesta quinta-feira que Madri espionou vários líderes independentistas catalães. Com a confissão, ela pode se tornar o principal alvo de um escândalo de espionagem que arrisca a estabilidade do governo de Pedro Sánchez, aliado dos separatistas.”

Inteligência dos EUA ajuda Ucrânia a matar generais da Rússia, dizem autoridades/Folha (05.05)

“Os Estados Unidos forneceram informações que permitiram que os ucranianos atacassem e matassem muitos generais russos na Guerra da Ucrânia, disseram autoridades americanas.”

ONU anuncia segunda retirada de civis de Mariupol/G1 (05.05)

“O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que civis estão sendo retirados do complexo metalúrgico de Azovstal, em Mariupol, na Ucrânia, nesta quinta-feira (5). Esta é a segunda leva de moradores que conseguem sair da cidade, a primeira a ser dominada por tropas russas.”

Israel autoriza despejo de palestinos na Cisjordânia em meio a tensão crescente/Folha (05.05)

“A Suprema Corte de Israel, em decisão considerada histórica, decidiu na noite de quarta (4) que cerca de mil palestinos de uma zona rural da Cisjordânia podem ser retirados do local. O veredicto, que abre caminho para a demolição de oito aldeias, coloca fim a um debate judicial que se estendia por duas décadas.”

Sexta-Feira, 06 de maio de 2022

Conservadores perdem espaço para centro-esquerda em eleições regionais britânicas, mas evitam desastre maior/O Globo (06.05)

“LONDRES — O Partido Conservador, de Boris Johnson, perdeu espaço para várias forças progressistas — do Partido Trabalhista, dos liberais democratas e dos verdes — em eleições regionais e locais britânicas realizadas nesta quinta-feira, incluindo vários assentos na Inglaterra e três importantes redutos em Londres.”

Trump queria atingir México com mísseis e teve acesso de fúria com Pence, diz livro/Estadão (06.05)

“THE NEW YORK TIMES – O presidente Donald Trump perguntou a Mark Esper, então secretário de Defesa dos Estados Unidos, sobre a possibilidade de lançar mísseis no México para “destruir os laboratórios de drogas” e acabar com os cartéis, sustentando que o envolvimento americano em um ataque contra seus vizinho do sul poderia ser mantido em segredo.”

Cuba: Explosão destrói parte do Hotel Saratoga, em Havana, e deixa ao menos 8 mortos e 30 feridos; veja vídeo/O Globo (06.05)

“HAVANA — Uma forte explosão foi registrada nesta sexta-feira no Hotel Saratoga, no centro de Havana, em Cuba. No Twitter, a conta oficial da Presidência informou que, até o momento, 8 pessoas morreram e trinta foram hospitalizadas. A informação foi confirmada pelo diretor provincial da Saúde, Emilio Delgado Iznaga.”

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress