fbpx
Fundação Podemos
/
/
Clipping Internacional (29/04 – 05/05)

Clipping Internacional (29/04 – 05/05)

 

Sábado, 29 de abril de 2023

 

Governo intervém, dólar cede, mas argentino continua sem poupança/Folha (29.04)

“As pessoas vivem dia a dia”, diz o técnico Javier Sosa, 32, explicando por que não consegue aumentar o valor do conserto do ar-condicionado toda semana, como fazem os supermercados. “Senão os clientes não querem pagar e eu perco trabalho”, lamenta.”

Escassez de combustível em Cuba leva a racionamento e afeta cotidiano no país/O Globo (29.04)
“A vida cotidiana em Cuba foi modificada profundamente nas últimas semanas com o agravamento da escassez de combustível na ilha caribenha, descrita por moradores de Havana como a pior em anos. Universidades e empresas cancelaram expedientes presenciais, eventos públicos foram adiados e longas filas de veículos se estendem por quilômetros em torno dos postos de gasolina da capital, ao passo que cada vez menos automóveis circulam pelas ruas.”

Após passar mal ao vivo na TV, Erdogan retoma agenda eleitoral a duas semanas do pleito na Turquia/O Globo (29.04)
“O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, doente desde a tarde de terça-feira com uma virose intestinal, reapareceu em público em Istambul neste sábado, em imagens transmitidas pela TV. Nos últimos três dias, Erdogan havia cancelado sua agenda de compromissos oficiais. A duas semanas das eleições turcas, que acontecem em 14 de maio, o mandatário se vê pela primeira vez em uma situação delicada com pesquisas que apontam que seu principal rival, líder do maior partido de oposição, tem ligeira vantagem na disputa.”
 

Domingo, 30 de abril de 2023

 

Honduras tenta copiar de El Salvador modelo de guerra contra gangues/Folha  (30.04)

“Há quatro meses, o vice-presidente de El Salvador disse à Folha que, se dependesse de seu governo, o país da América Central viraria um exportador da controversa estratégia de combate às gangues por meio de estados de exceção. O prenúncio parece estar se concretizando.”

Turquia diz ter matado líder do Estado Islâmico na Síria/Folha (30.04)

“O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse neste domingo (30) que as forças de inteligência turcas mataram o líder do Estado Islâmico (EI) Abu Hussein al-Qurashi na Síria.”
 

Segunda-Feira, 1º de maio de 2023

 

Cuba cancela tradicional marcha de 1º de Maio por falta de gasolina/Folha (01.05)

“Os cubanos não celebrarão o 1º de Maio como de costume. Não haverá marchas ou bandas. A praça da Revolução, em Havana, antes coberta por bandeiras do país, terá o mesmo aspecto que o de dias comuns.”

França faz do 1º de Maio reprise de atos contra a Previdência, e violência se espalha/Folha (01.05)

“Os protestos dos trabalhadores da França durante o 1º de Maio foram turbinados neste ano pela indignação de parte da população com a reforma da Previdência promulgada pelo presidente Emmanuel Macron. Nesta segunda, foram às ruas pedir maior distribuição de renda 700 mil pessoas, quase seis vezes mais do que em 2022.”

Quem é Santiago Peña, novo presidente do Paraguai/Folha (01.05)

“O candidato Santiago Peña venceu a corrida à Presidência do Paraguai neste domingo (30) com ampla vantagem e será o novo líder do país.”

Crianças morreram de fome e asfixia em seita no Quênia, segundo autópsias/Folha (01.05)

“As primeiras autópsias realizadas nesta segunda-feira (1º) em 10 das 109 vítimas encontradas em uma floresta onde uma seita se reunia, no sudeste do Quênia, revelaram que as mortes foram causadas por fome e asfixia, anunciou o diretor dos serviços nacionais de medicina legal, Johansen Oduor.”

 

Terça-Feira, 2 de maio de 2023

 

Informante iraniano e espião britânico: como uma vida dupla terminou na forca/O Globo (02.05)

“Em abril de 2008, um alto funcionário da Inteligência britânica voou para Tel Aviv para fazer uma revelação explosiva a seus colegas israelenses: o Reino Unido tinha um espião no Irã com acesso de alto nível aos segredos nucleares e de Defesa do país. O espião forneceu informações de Inteligência valiosas — e continuaria a fazê-lo por anos — que se mostrariam críticas para eliminar qualquer dúvida nos países ocidentais de que o Irã estava buscando armas nucleares e persuadir o mundo a impor sanções contra Teerã, de acordo com funcionários de Inteligência.”

Justiça dos EUA condena ex-policial por participação no assassinato de George Floyd/Folha (02.05)

“Um ex-policial de Minneapolis, nos Estados Unidos foi condenado nesta terça-feira (2) por envolvimento no assassinato de George Floyd. Tou Thao foi responsável por afastar os pedestres que testemunharam o homicídio, em caso que provocou revolta e deu origem a uma onda de protestos em todo o mundo contra o racismo e a violência policial.”

Greve dos Roteiristas 2023: Séries e produções impactadas/Omelete (02.05)

“O sindicato dos roteiristas de cinema e televisão de Hollywood, o Writers Guild of America (WGA), iniciou uma greve da categoria. Como resultado, é possível que nos próximos dias ocorram diversos anúncios de cancelamentos de produções, mudanças no status de séries, paralisações e outras interrupções.”

Justiça do Paraguai reage a acusações de fraude, e Peña inicia transição após eleição/Folha (02.05)

“Um dia após as eleições que consolidaram a hegemonia do partido Colorado e impuseram à oposição mais uma derrota, foi o terceiro colocado no pleito que virou foco de atenção no Paraguai. Autoridades reagiram ao recrudescimento de protestos de apoiadores de Paraguayo Cubas, candidato que é comparado a Jair Bolsonaro (PL) pelo extremismo nos discursos.”

Mercenários russos, refugiados e rebeldes armados: conflito no Sudão ultrapassa fronteira dos países vizinhos/O Globo (02.05)

“O conflito entre generais rivais no Sudão ameaça países africanos vizinhos que já lutam com fluxos de refugiados e rebeldes armados em suas fronteiras. Se a guerra de quase três semanas entre o chefe do Exército sudanês, Abdel Fattah al-Burhan, e as Forças de Apoio Rápido (FAR) de Mohamed Hamdan Dagalo se prolongar, como muitos temem, as implicações para a região seriam terríveis. Milícias étnicas, insurgências antigovernamentais, grupos paramilitares e mercenários russos operando em fronteiras porosas e ricas em minerais podem usar a crise para lançar ataques ou fomentar rebeliões.”

Uganda aprova versão maquiada de lei anti-LGBTQIA+ que prevê pena de morte/Folha (02.05)

“O Parlamento da Uganda aprovou nesta terça-feira (2) uma nova versão do projeto de lei anti-LGBTQIA+ que é considerado um dos mais rígidos do mundo. A proposta foi repaginada depois de uma série de críticas feitas por governos e organizações que atuam em defesa dos direitos humanos. Analistas pontuam, contudo, que o texto não muda o cerne do projeto original.”

 

Quarta-Feira, 3 de maio de 2023

 

Equador amplia atuação de militares após declarar gangues agentes terroristas/Folha (03.05)

“O presidente do Equador, Guillermo Lasso, assinou nesta quarta-feira (3) um decreto executivo que classifica o terrorismo como uma ameaça real ao Estado. O peso da medida reside no fato de que, há poucos dias, o líder declarou as gangues urbanas grupos terroristas.”

Mais de cem criminosos são presos em megaoperação contra a máfia italiana na Europa/O Globo (03.05)

“Segundo investigadores, a organização criminosa da Calábria é responsável pela entrada de cocaína no continente e possui ligações com várias quadrilhas ao redor do mundo, incluindo o PCC no Brasil”

União Europeia propõe lista de sanções contra acusados de corrupção ao redor do mundo/O Globo (03.05)

“A União Europeia (UE) lançou nesta quarta-feira uma proposta para reforçar as medidas anticorrupção do bloco, incluindo uma lista de sanções contra pessoas acusadas de corrupção em qualquer parte do mundo.”

Cidade inteira virou uma zona de guerra, diz mulher que fugiu do Sudão/Folha (03.05)

“A queda de Omar al Bashir, em 2019, deu a sensação de que sudaneses eram super-heróis, afirma Dallia Mohamed Abdelmoniem, 37. “Estávamos no topo do mundo. Tínhamos feito o impossível —derrotar um ditador que estava havia 30 anos no poder”, diz a empreendedora, que participou dos atos naquele ano.”

 

Quinta-Feira, 4 de maio de 2023

 

Alemanha promete ‘lei de imigração mais moderna da Europa’ para suprir falta de trabalhadores/Folha (04.05)

“A Alemanha criará um dos “regimes de imigração mais modernos da Europa” para enfrentar a escassez de qualificação que pode virar um “freio ao crescimento”, disse o ministro do Trabalho, Hubertus Heil.”

Chile inicia operação de repatriamento de migrantes venezuelanos retidos na fronteira com o Peru/O Globo (04.05)

“O Chile anunciou nesta quinta-feira que dará início à operação de repatriamento de centenas de venezuelanos que há semanas estão retidos na fronteira do país com o Peru, que endureceu os controles migratórios sob a gestão da presidente Dina Boluarte. No domingo, o primeiro voo com os migrantes aterrizará em Arica, ao norte de Santiago, como parte do programa “Regresso à Pátria”, conduzido pelo governo da Venezuela.”

Soldados dos EUA exploraram mulheres sul-coreanas com anuência de Seul/Folha (04.05)

“Em 1977, quando Cho Soon-ok tinha 17 anos, três homens a sequestraram e a venderam a um cafetão em Dongducheon, cidade ao norte de Seul. Ela estava prestes a começar o ensino médio, mas em vez de realizar o sonho de se tornar bailarina foi forçada a passar os cinco anos seguintes vigiada por seu cafetão, indo a uma boate próxima para fazer programas. Seus clientes: soldados americanos.”

EUA condenam membros do grupo extremista Proud Boys por conspiração no 6/1/Folha (04.05)

“Em 1977, quando Cho Soon-ok tinha 17 anos, três homens a sequestraram e a venderam a um cafetão em Dongducheon, cidade ao norte de Seul. Ela estava prestes a começar o ensino médio, mas em vez de realizar o sonho de se tornar bailarina foi forçada a passar os cinco anos seguintes vigiada por seu cafetão, indo a uma boate próxima para fazer programas. Seus clientes: soldados americanos.”

Rússia agora culpa EUA por suposto ataque ao Kremlin, de novo sem evidências/Folha (04.05)

“Após alegar, sem evidências, que a Ucrânia estaria por trás de um suposto ataque com drones ao Kremlin para assassinar o presidente Vladimir Putin na quarta (3), a Rússia voltou suas acusações aos EUA.”

Aliados de Putin pedem morte de Zelensky após suposto ataque ao Kremlin/O Globo (04.05)

“A explosão de dois drones sobre um dos palácios do Kremlin, sede do governo russo e residência oficial do presidente Vladimir Putin, levou o círculo de aliados mais próximos do mandatário a discutir abertamente o assassinato do líder ucraniano Volodymyr Zelensky — ou mesmo a destruição em proporções ainda maiores da Ucrânia.”

 

Sexta-Feira, 5 de maio de 2023

 

Grupo paramilitar Wagner ameaça deixar Bakhmut no dia 10 por falta de munições/O Globo (05.05)

“O fundador do grupo paramilitar russo Wagner ameaçou nesta sexta-feira retirar seus combatentes da cidade de Bakhmut, epicentro dos confrontos no leste da Ucrânia, no dia 10 de maio devido à falta de munições. A atuação do Wagner é alvo de tensões com o Exército russo, onde setores temem que os paramilitares estejam adquirindo protagonismo demasiado.”

OMS declara o fim da emergência de saúde da pandemia de Covid, a mais devastadora deste século/Folha (05.05)

“”Doença respiratória misteriosa mata dois na China e gera alerta nos EUA“, dizia o título da reportagem no site da Folha. O texto, datado de 17 de janeiro de 2020, falava de “um novo tipo de coronavírus” na cidade chinesa de Wuhan. “As autoridades de saúde locais tentaram tranquilizar a opinião pública: segundo elas, o risco de transmissão entre humanos, se não foi excluído, é considerado baixo.””

Chilenos vão às urnas em grande passo para revisar Constituição/CNN (05.05)

“Os chilenos votarão para eleger 50 conselheiros constitucionais no domingo (7), um grande passo para reescrever a Constituição do país, depois que os eleitores rejeitaram por maioria esmagadora uma primeira tentativa em um plebiscito em setembro passado para substituir a Constituição da era da ditadura.”

Presidente da Sérvia fala em desarmar o país após dois ataques a tiros/Estadão (05.05)

“O presidente da SérviaAleksandar Vucic, prometeu desarmar o país, propondo uma série de medidas de controle de armas nesta sexta-feira, 5, depois que dois assassinatos em massa, um deles em uma escola, mataram pelo menos 16 pessoas.”

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress