fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (27/11 – 03/12)

Clipping Internacional (27/11 – 03/12)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais desta semana: inflação alta nos EUA corrói popularidade de Biden e ameaça eleição legislativa; imprensa sofre assédio oficial na América Latina; Primeira-ministra da Suécia é eleita pela 2ª vez cinco dias após renunciar; Justiça venezuelana ordena nova eleição e veta oposicionista em estado de Chávez; quem é Xiomara Castro, 1ª mulher presidente de Honduras que devolve esquerda ao poder; derrota para Biden: programa de imigração criado por Trump é reinstaurado entre México e EUA; e mais.

Sábado, 27 de novembro de 2021.

Inflação alta nos EUA corrói popularidade de Biden e ameaça eleição legislativa/Folha (27.11)

A maior inflação dos últimos 31 anos paira sobre o governo do democrata Joe Biden nos Estados Unidos, país em que os eleitores costumam ser impiedosos com mandatários acossados por esse obstáculo na economia.

Rompimento total com a Venezuela trouxe prejuízos econômicos e diplomáticos ao Brasil, diz estudo/O Globo (27.11)

É necessário repensar a relação entre Brasil e Venezuela, dado o impacto negativo que a ruptura de relações diplomáticas, decidida pelo governo de Jair Bolsonaro, no começo de 2019, teve para o país. Essa é, em resumo, a conclusão do documento intitulado “Brasil-Venezuela: evolução das relações bilaterais e implicações da crise venezuelana para a inserção regional brasileira, 1999-2021”, divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao qual O GLOBO teve acesso com exclusividade.

Domingo, 28 de novembro de 2021.

Imprensa sofre assédio oficial na América Latina/O Globo (28.11)

CIDADE DO MÉXICO – A imprensa vive um ambiente de assédio e intimidação promovido pelo Executivo em alguns países da América Latina. O Grupo de Diários América (GDA), do qual O GLOBO faz parte, fez um balanço da situação em cinco países cujos presidentes fizeram do jornalismo crítico “o novo inimigo”. Por meio de mensagens violentas, do uso da publicidade e até de outros Poderes, promove-se um discurso de ódio que torna mais perigoso o ofício de jornalista.

Chile: pesquisas apontam liderança de candidato da esquerda/Poder360 (28.11)

Dois institutos de pesquisa divulgaram neste domingo (28.nov.2021) seus levantamentos iniciais sobre o 2º turno das eleições presidenciais do Chile, que serão realizadas em 19 de dezembro. Ambas mostram o candidato da esquerda, o ex-líder estudantil Gabriel Boric, mas com vantagens bem distintas.

Segunda-Feira, 29 de novembro de 2021.

Inflação na Alemanha é a mais alta em 29 anos/DW (29.11)

Dados preliminares do Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgados nesta segunda-feira (29/11) demonstram que os preços ao consumidor atingiram o patamar mais alto em 29 anos em grande parte por causa dos crescentes custos de energia e gargalos na cadeia de abastecimento.

Barbados se prepara para virar república, e monarquia britânica fica menor/Folha (29.11)

A partir da meia-noite desta terça-feira (30), a monarquia britânica vai diminuir. A ilha caribenha de Barbados removerá a rainha Elizabeth 2ª do cargo de chefe de Estado e se tornará uma república, passando a ter uma outra mulher, a ex-juíza Sandra Mason, 72, como presidente do país.

Candidatos de centro chegam a acordo de união para as eleições na Colômbia/O Globo (29.11)

BOGOTÁ — “Hoje há fumaça branca”. Ingrid Betancourt escolheu esta fórmula para anunciar a união dos candidatos do centro político na Colômbia depois de meses de divergências. Em uma casa no centro de Bogotá, uma dezena de homens e duas mulheres celebraram o chamado “conclave do centro”, uma espécie de última chance depois de todas as oportunidades perdidas. Os candidatos, que nas últimas semanas pareciam estar atirando em direções opostas, sentaram-se à mesa no domingo. Depois das 18h30, Betancourt anunciou que havia um acordo. Apenas um candidato representará este grupo nas eleições presidenciais de 2022 sob a batizada Coalizão Centro Esperança. O nome dessa pessoa, porém, será uma incógnita até março.

Primeira-ministra da Suécia é eleita pela 2ª vez cinco dias após renunciar/Folha (29.11)

O parlamento da Suécia elegeu pela segunda vez em menos de uma semana a líder dos social-democratas, Magdalena Andersson, como primeira-ministra do país.

Terça-Feira, 30 de novembro de 2021.

EUA retiram Farc da lista de organizações terroristas cinco anos após acordo de paz/O Globo (30.11)

WASHINGTON — O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira que removeu as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de sua lista de organizações terroristas. A decisão ocorre cinco anos após o acordo de paz entre a guerrilha e o governo colombiano.

Polemista ultraconservador Éric Zemmour confirma candidatura à Presidência da França/O Globo (30.11)

PARIS — O polemista de ultradireita Éric Zemmour confirmou nesta terça-feira que concorrerá à Presidência da França em abril de 2022. Após meses de preparativos, o admirador do ex-presidente americano Donald Trump anunciou sua candidatura em um vídeo divulgado nas redes sociais, dizendo que quer salvar o país da decadência e das “minorias que oprimem a maioria”.

Justiça venezuelana ordena nova eleição e veta oposicionista em estado de Chávez/Folha (30.11)

A Justiça venezuelana mandou nesta terça-feira (30) cancelar a apuração de votos para a escolha do governador de Barinas e excluiu o candidato da oposição do novo pleito a ser convocado. O estado, onde nasceu o ditador Hugo Chávez, é o único do país em que o resultado da eleição do último dia 21 ainda não foi divulgado.

Quarta-Feira, 1º de dezembro de 2021.

Ex-presidente Macri vira réu por suposta espionagem sobre naufrágio de submarino na Argentina/G1 (01.12)

O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri virou réu por supostamente ter espionado famílias dos 44 marinheiros mortos do submarino militar ARA San Juan em 2017, quando ocupava a presidência, informou o juiz encarregado da investigação nesta quarta-feira (1º).

Partidos costuram alianças na pré-campanha eleitoral para a Presidência da Colômbia/O Globo (01.12)

Bogotá — Chegou o momento de alianças na pré-campanha eleitoral colombiana, que caminha para uma onda de coalizões. Os três grandes blocos em construção definirão o ainda longo caminho até a Casa de Nariño, o palácio presidencial.

Suprema Corte decidirá sobre o direito ao aborto nos EUA/El País (01.12)

O direito ao aborto nos Estados Unidos está em perigo, quase 50 anos depois de ser garantido sob a Constituição. Depois que Donald Trump nomeou três juízes conservadores para a Suprema Corte, esse direito cambaleia sob repetidos ataques nas instâncias inferiores, podendo ir definitivamente a nocaute a partir desta quarta-feira, quando o mais graduado tribunal norte-americano começa a estudar o assunto. A sentença ainda vai demorar até o final do ano judicial, nas últimas semanas de junho, ou antes, se assim decidirem os juízes.

Quem é Xiomara Castro, 1ª mulher presidente de Honduras que devolve esquerda ao poder/G1 (01.12)

Ela foi primeira-dama, duas vezes candidata e agora será presidente. Xiomara Castro, do partido de esquerda Liberdade e Refundação (Libre) e casada com o presidente destituído Manuel Zelaya, venceu as eleições em Honduras, tornando-se a primeira mulher a comandar o país.

Quinta-Feira, 02 de novembro de 2021.

Ex-chanceler austríaco Sebastian Kurz anuncia saída da política após acusações de corrupção/O Globo (02.12)

VIENA — O ex-chanceler austríaco Sebastian Kurz anunciou nesta quinta-feira que deixará a vida política, após sua  renúncia do cargo em outubro, investigado em um caso de corrupção. Ao assumir o cargo aos 31 anos, Kurz se tornou o mais jovem chefe de governo do mundo. Agora, sua saída da liderança do Partido Popular (ÖVP)  pode levar a nomeação de um terceiro chanceler em poucos meses, abrindo caminho para uma possível remodelação do governo.

Eleição no Chile: Gabriel Boric, candidato da Frente Ampla de esquerda, lidera em nova pesquisa para o segundo turno/O Globo (02.12)

SANTIAGO — A três semanas do segundo turno presidencial do Chile, Gabriel Boric, de esquerda, mantém a vantagem sobre o ultradireitista José Antonio Kast, que somou mais votos no primeiro turno. Uma pesquisa realizada pela Criteria Research, divulgada nesta quinta-feira, mostra que Boric obteve 54% das preferências válidas, enquanto Kast  tem 46%. A sondagem confirma os levantamentos divulgados no fim de semana pelas empresas Black and White, Pulso Ciudadano e Cadem, que já mostravam Boric à frente, com uma vantagem de 3 a 16 pontos percentuais sobre seu rival.

Derrota para Biden: programa de imigração criado por Trump é reinstaurado entre México e EUA/Carta Capital (02.12)

México e Estados Unidos concordaram em reativar parcialmente um programa do governo de Donald Trump por meio do qual os migrantes devem esperar em território mexicano pela resposta aos seus pedidos de asilo no país vizinho. A decisão é vista como um revés para o presidente democrata Joe Biden, que havia encerrado essa prática quando o assumiu o poder, em janeiro.

Congresso dos EUA aprova projeto de lei para evitar paralisação parcial do governo/O Globo (02.12)

WASHINGTON — O Congresso dos Estados Unidos aprovou na noite de quinta-feira um projeto de lei que vai permitir o financiamento do governo federal até meados de fevereiro, evitando uma paralisação parcial que começaria no primeiro minuto de sábado. O aval do Senado, que estava em xeque, veio após uma emenda que baniria o uso de dinheiro público para financiar os mandados de vacinação obrigatória que o presidente Joe Biden anunciou para para parte dos trabalhadores americanos.

Sexta-Feira, 03 de dezembro de 2021.

Ucrânia alerta para invasão russa em janeiro com 94 mil soldados na fronteira/Folha (03.12)

Em mais um avanço no temor de um possível ataque russo, o ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse nesta sexta-feira (3) que Moscou possui mais de 94 mil soldados reunidos perto da fronteira com o país e está se preparando para uma ofensiva militar provavelmente agendada já para o final de janeiro.

Partido governista da Áustria escolhe ministro do Interior anti-imigração como novo chanceler/O Globo (03.12)

VIENA — O governista Partido Popular (ÖVP) austríaco anunciou nesta sexta-feira que o ministro do Interior, Karl Nehammer, foi escolhido como seu novo líder, pavimentando o caminho para que o político anti-imigração seja o terceiro chanceler do país em menos de dois meses. A nomeação vem um dia após o ex-mandatário e estrela partidária Sebastian Kurz anunciar sua aposentadoria da vida política e sua saída da liderança da sigla.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress