fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (26/03 – 01/04)
Joe Biden

Clipping Internacional (26/03 – 01/04)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: Militarização da zona mapuche no Chile termina por ordem do presidente Boric; Biden propõe orçamento que aumenta gastos militares e impostos dos mais ricos; Biden assina lei que considera linchamento racista crime federal de ódio; Novo Código de Família mais progressista divide os cubanos, e aprovação em referendo é incerta; Nicarágua aprova reforma educacional que enfraquece autonomia universitária; Papa pede perdão por violência contra crianças indígenas em escolas católicas no Canadá; e mais.

Domingo, 27 de março de 2022

Militarização da zona mapuche no Chile termina por ordem do presidente Boric/O Globo (27.03)

SANTIAGO — Os soldados no Sul do Chile deixaram o local neste domingo, seis meses depois de terem sido deslocados na área onde há constantes ataques incendiários atribuídos a grupos radicais mapuche que reivindicam terras.

Biden decide propor aumento de imposto para os mais ricos, diz jornal americano/Carta Capital (27.03)

O governo de Joe Biden irá propor um aumento de imposto para os americanos mais ricos em seu projeto orçamentário para 2023, que deve ser apresentado na próxima segunda-feira, informou no sábado 26 o jornal The Washington Post.

Após falas de Biden, Otan também diz que não há política para mudar regime russo/CNN (27.03)

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, continuou no domingo (27) a esclarecer sua observação de que o presidente russo Vladimir Putin “não pode permanecer no poder”, feita no sábado (26), em seu último dia na Europa.

Socialistas assumem em Portugal com maioria absoluta e força para impor agenda/Folha (27.03)

O socialista António Costa toma posse pela terceira vez como primeiro-ministro de Portugal nesta quarta-feira (30), com ao menos duas diferenças cruciais de cenário em relação aos mandatos anteriores.

Segunda-Feira, 28 de março de 2022

Biden propõe orçamento que aumenta gastos militares e impostos dos mais ricos/O Globo (28.03)

WASHINGTON — O presidente americano, Joe Biden,  apresentou, nesta segunda-feira, seu plano de Orçamento para o ano fiscal de 2023, que começa em 1º de outubro, com propostas bilionárias para o setor de Defesa, previsões de corte no déficit público e com o anúncio de mais impostos para os bilionários. Ao todo, a proposta, que provavelmente sofrerá alterações quando for analisada pelo Congresso, contempla gastos de US$ 5,79 trilhões.

Zelensky: Ucrânia está pronta para aceitar status neutro e não nuclear/CNN (28.03)

A Ucrânia está pronta para aceitar um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (27), em entrevista a jornalistas independentes russos.

Suprema Corte de Honduras ratifica extradição do ex-presidente Hernández para os EUA/O Globo (28.03)

TEGUCIGALPA — A Suprema Corte de Justiça de Honduras ratificou nesta segunda-feira a autorização de um juiz local para extraditar o ex-presidente Juan Orlando Hernández para os Estados Unidos, acusado no país norte-americano de tráfico de drogas e uso ou porte de armas de fogo.

Em referendo apertado, governo do Uruguai mantém lei que endurece sistema de segurança/O Globo (28.03)

MONTEVIDÉU — Com um resultado apertado, os uruguaios votaram contra a revogação de parte dos artigos da Lei de Consideração Urgente (LUC), optando assim por manter intacto o pacote legislativo do presidente Luis Lacalle Pou para o setor de segurança pública, considerado a espinha dorsal do governo de centro-direita.

Terça-Feira, 29 de março de 2022

Registros telefônicos de Trump no dia do ataque ao Capitólio têm buraco de sete horas/O Globo (29.03)

WASHINGTON — Registros da Casa Branca mostram uma lacuna inexplicável de mais de sete horas no registro de telefonemas do ex-presidente Donald Trump no dia do ataque mortal de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos, informaram o The Washington Post e a CBS nesta terça-feira.

Biden assina lei que considera linchamento racista crime federal de ódio/O Globo (29.03)

WASHINGTON — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta terça-feira um projeto de lei que considera os linchamentos racistas crimes federais de ódio, acabando com mais de um século de atraso na criminalização dessa prática de “puro terror”.

Rússia anuncia ‘redução drástica’ de ataques a Kiev e muda foco da guerra na Ucrânia/Folha (29.03)

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou a primeira redução de ataques sem motivação humanitária desde o começo da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro. A pasta diz que vai “reduzir drasticamente a atividade militar em torno de Kiev e Tchernihiv”.”

Advogado que representava Nicarágua na Corte Internacional de Justiça renuncia e ataca Ortega/O Globo (29.03)

MANÁGUA — Tempestade na frente externa do regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo: depois que o embaixador Arturo McFields se rebelou na Organização dos Estados Americanos (OEA) na semana passada, o governo nicaraguense sofreu uma nova deserção no domingo, quando o advogado Paul Reichler formalizou sua renúncia ao cargo de assessor internacional, por meio de uma carta na qual lamentava que o presidente sandinista tenha instaurado uma ditadura na Nicarágua.

Presidente do Peru evita pedido de destituição pelo Congresso/Carta Capital (29.03)

O presidente do Peru, o esquerdista Pedro Castillo, evitou na segunda-feira à noite o pedido de impeachment por parte do Congresso, dominado pela oposição de direita, no final de um julgamento político que deixou o país em suspense.

Quarta-Feira, 30 de março de 2022

Novo Código de Família mais progressista divide os cubanos, e aprovação em referendo é incerta/O Globo (30.03)

HAVANA — O governo de Cuba está buscando angariar apoio para um novo Código de Família que abriria as portas para o casamento gay e aumentaria os direitos das mulheres, mas especialistas e uma pesquisa recente sugerem que a nova legislação pode não ser aprovada em um referendo previsto para este ano.

Na ONU, Bachelet diz que bombardeios russos e ataques aéreos podem configurar ‘crimes de guerra’/O Globo (30.03)

GENEBRA— Os bombardeios e os ataques indiscriminados da Rússia contra zonas povoadas da Ucrânia podem configurar “crimes de guerra”, alertou nesta quarta-feira a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet. Em um discurso na ONU, em Genebra, Bachelet também se mostrou preocupada pelo uso de armas muito potentes e com amplo raio de ação em zonas povoadas, que provocam “enormes danos” entre os civis.

Socialista promete diálogo ao tomar posse em governo de maioria absoluta em Portugal/Folha (30.03)

Dois meses após conquistar a maioria absoluta em eleições legislativas antecipadas, o socialista António Costa tomou posse, na tarde desta quarta-feira (30), para o seu terceiro período como primeiro-ministro de Portugal, cargo que ocupa desde novembro de 2015.

Quinta-Feira, 31 de março de 2022

Presidente da Tunísia anuncia dissolução do Parlamento após sessão online/Folha (31.03)

O presidente da Tunísia, Kais Saied, anunciou nesta quarta-feira (30) a dissolução do Parlamento. A decisão foi divulgada em um vídeo e se torna o novo capítulo de uma série de atos antidemocráticos que vêm colocando em xeque avanços importantes na democracia do país desde a Primavera Árabe.

Ministério Público argentino acusa Forças Armadas de abuso sexual e antissemitismo durante Guerra das Malvinas/O Globo (31.03)

BUENOS AIRES — O Ministério Público argentino decidiu acrescentar casos de abuso sexual e de antissemitismo a um processo aberto em 2007 contra militares argentinos que teriam torturado soldados da própria tropa, durante a Guerra das Malvinas (1982), às vésperas do 40º aniversário desse conflito com o Reino Unido.

Depois de endurecer leis anticrime, Bukele alerta jovens salvadorenhos: é ‘prisão ou morte’/O Globo (31.03)

SAN SALVADOR — O presidente salvadorenho, Nayib Bukele, pediu nesta quinta-feira aos pais que alertem seus filhos adolescentes que o ingresso em gangues os levará à “prisão ou morte”, um dia depois de o Congresso quintuplicar a pena máxima de prisão por participação nesses grupos.”

Nicarágua aprova reforma educacional que enfraquece autonomia universitária/O Globo (31.03)

MANÁGUA — O Parlamento da Nicarágua, dominado pelo partido do presidente Daniel Ortega, aprovou nesta quinta-feira reformas que, segundo especialistas, enfraquecerão a autonomia das universidades em meio a novas regras que fortalecem o controle governamental sobre currículos, programas e cátedras.

Peru suspende temporariamente libertação do ex-ditador Fujimori/O Globo (31.03)

LIMA — O Peru cumprirá o pedido da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte da CIDH) que solicitou, na quarta-feira, que o Tribunal Constitucional “se abstenha” de executar a ordem de libertar o ex-presidente Alberto Fujimori, decisão tomada há 15 dias. Com 83 anos, Fujimori cumpre pena de 25 anos de prisão desde 2009 por violações de direitos humanos.

Congresso do Peru aprova moção de censura contra ministro da Saúde, que deverá renunciar/O Globo (31.03)

LIMA — O Congresso peruano, controlado pela oposição, aprovou nesta quinta-feira uma moção de censura contra o ministro da Saúde, Hernán Condori, que terá que deixar o cargo que ocupa há quase dois meses.

Tribunal Penal Internacional terá escritório na Venezuela em meio a investigação por crimes contra Humanidade/O Globo (31.03)

CARACAS — O Tribunal Penal Internacional (TPI) abrirá um escritório na Venezuela em meio à investigação por crimes contra a humanidade em manifestações antigovernamentais, informaram nesta quinta-feira o promotor do órgão, Karim Khan, e o presidente Nicolás Maduro.

Sexta-Feira, 1º de abril de 2022

Papa pede perdão por violência contra crianças indígenas em escolas católicas no Canadá/Folha (01.04)

O papa Francisco pediu desculpas formais nesta sexta-feira (1º) aos povos indígenas do Canadá pelo papel da Igreja Católica em internatos religiosos nos quais foram registrados casos de violência contra crianças e a cultura originária do país.

Após problemas, 2 mil civis conseguem deixar Mariupol com ajuda da Cruz Vermelha, diz prefeito/O Globo (01.04)

KIEV — Após problemas de autorização, comboios do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) conseguiram chegar à cidade sitiada de Mariupol, na Ucrânia, e estão deixando o local com cerca de dois mil civis, informou a prefeitura local. A entidade, no entanto, foi proibida de entrar com ajuda humanitária, como alimentos, água e remédios.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress