fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (25/09 – 01/10)

Clipping Internacional (25/09 – 01/10)

Reunimos, neste clipping, as principais notícias internacionais da semana: ausência do governo Maduro atrasa retomada do diálogo com a oposição no México; recontagem de votos derruba esperança de mulheres controlarem Parlamento na Islândia; em referendo para diminuir preço dos aluguéis, Berlim vota por estatização de imóveis de grandes imobiliárias; resultado oficial na Alemanha confirma vitória dos social-democratas, que querem governar com Verdes e liberais; Câmara Baixa do Chile aprova aborto livre até as 14 semanas; Presidente do México pede perdão do Estado ao povo indígena Yaqui; os desafios que Biden enfrenta no Congresso; crise migratória de haitianos se espalha pelo México, que retoma deportações; e mais.

Sábado, 25 de setembro de 2021.

Ficou difícil para a China negar ‘diplomacia dos reféns’ após caso Huawei/Opinião O Globo (25.09)

Foi o fim de uma saga que agravou a tensão entre a China e os Estados Unidos e acabou sobrando para o Canadá. Após quase três anos, um acordo judicial permitiu o retorno à China da diretora da Huawei, Meng Wanzhou, filha do fundador da empresa, Ren Zhengfei.

Ausência do governo Maduro atrasa retomada do diálogo com a oposição no México/O Globo (25.09)

CIDADE DO MÉXICO — O início da terceira rodada de negociações entre o governo da Venezuela e a oposição, que ocorrem no México, estava previsto para sexta-feira, mas foi adiado devido ao atraso da delegação do presidente Nicolás Maduro, que só chegou ao país neste sábado. O impasse se deu, principalmente, à demanda do governo Maduro de incorporar às negociações o empresário Alex Saab, preso em Cabo Verde desde 2020, e com pedido de extradição para os Estados Unidos.

Domingo, 26 de setembro de 2021.

Ataque em discoteca deixa cinco mortos na Colômbia e autoridades acusam dissidência das Farc/O Globo (26.09)

BOGOTÁ — Cinco pessoas morreram em 11 ficaram feridas em um ataque contra uma discoteca no Sudoeste da Colômbia na madrugada deste domingo, um ato que teria sido realizado por dissidentes das Farc, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Recontagem de votos derruba esperança de mulheres controlarem Parlamento na Islândia/O Globo (26.09)

REYKJAVIK — Durou por apenas 12 horas a esperança de que o Parlamento da Islândia fosse controlado majoritariamente por mulheres. Após recontagem de votos, foi percebido que 53% dos eleitos são do sexo masculino, o que ainda deixa as mulheres em número ligeiramente menor de representantes. Caso fosse confirmada a notícia anterior — de que elas estariam em maior número, com 52% dos postos — seria a primeira nação da Europa a realizar esse feito.

Segunda-Feira, 27 de setembro de 2021.

Em referendo para diminuir preço dos aluguéis, Berlim vota por estatização de imóveis de grandes imobiliárias/O Globo (27.09)

BERLIM —  Em votação paralela às eleições gerais de domingo na Alemanha, os eleitores de Berlim aprovaram uma proposta não vinculante para que moradias da cidade pertencentes a grandes empresas imobiliárias sejam compradas de forma compulsória pelo poder público, em meio à insatisfação com o aumento dos aluguéis.

Premiê de Israel ameaça Irã em discurso na ONU/Estadão (27.09)

NOVA YORK – Menos dramático, mas tão inflexível quanto seu antecessor Binyamin Netanyahu, o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, disse ontem que o Irã cruzou “todas as linhas vermelhas” em seu programa nuclear e prometeu que Israel não permitirá que Teerã adquira uma arma nuclear.

Resultado oficial na Alemanha confirma vitória dos social-democratas, que querem governar com Verdes e liberais/O Globo (27.09)

BERLIM — Os resultados oficiais anunciados na manhã desta segunda-feira pela autoridade eleitoral alemã confirmaram a vitória do Partido Social-Democrata (SPD) nas eleições gerais de domingo. O candidato a chanceler do SPD, o atual vice-chanceler e ministro das Finanças, Olaf Scholz, disse hoje ter um mandato claro para formar um governo, buscando uma aliança com Os Verdes e os liberais, naquela que poderá ser a primeira coalizão de três partidos na Alemanha desde os anos 1950.

ONU expressa ‘preocupação com violência e xenofobia’ contra imigrantes no Chile/O Globo (27.09)

NOVA YORK e SANTIAGO — A ONU expressou, nesta segunda-feira, sua “preocupação com a violência e xenofobia” contra imigrantes no Chile, após um protesto violento contra estrangeiros sem documentos, no Norte do país, no sábado.

Israel muda de política e se reúne com palestinos/Estadão (27.09)

JERUSALÉM – Em uma noite de agosto, o ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, percorreu as estradas sinuosas da Cisjordânia para se encontrar com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina (AP). O encontro durou 90 minutos, mas provocou reações dos dois lados e foi uma prova de que o novo governo israelense adotou uma abordagem mais cooperativa com os árabes.

Senado dos EUA bloqueia projeto de financiamento e suspensão do teto da dívida, e governo Biden pode ficar sem fundos/O Globo (27.09)

WASHINGTON — O governo de Joe Biden sofreu uma dura porém esperada derrota no Senado, em um projeto para garantir o financiamento dos serviços federais até novembro e ampliar o teto de endividamento até o final de 2022. Agora, lideranças dos dois partidos devem se debruçar sobre alternativas para não paralisar o governo e evitar um potencial e inédito calote dos EUA. A votação abriu uma semana que é considerada crucial para os planos futuros de Biden.

Terça-Feira, 28 de setembro de 2021.

Resultado de eleição alemã é notícia ruim para governo do Brasil; leia análise/Opinião Estadão (28.09)

Angela Merkel, uma das principais defensoras do Brasil na UE, sempre enfatizou a importância da ratificação de um acordo comercial entre o bloco europeu e o Mercosul, mesmo frente às crescentes críticas em relação à política ambiental do País. O novo governo alemão, provavelmente, incluirá um partido decididamente pró-livre comércio, o FDP, que certamente se posicionará a favor da ratificação. Mas os dois outros partidos que podem compor a coalizão – os verdes e o SPD – têm se mostrado céticos em relação ao governo brasileiro. Uma posição como a de Merkel, portanto, é cada vez menos provável, e a chance de uma ratificação depois dessa eleição é ainda menor do que era antes.

Trinta e cinco funcionários foram resgatados de mina da Vale no Canadá; só restam 4/O Globo (28.09)

SUDBURY, Canadá — Trinta e cinco dos 39 funcionários presos na mina da Vale em Sudbury, em Ontário, no Canadá, já foram resgatados, informou a empresa. A mineradora tem a expectativa de que os quatro trabalhadores que permaneceram no subsolo vão conseguir sair do local até o final do dia. O grupo está preso desde domingo, quando um dano no elevador impediu o retorno.

Câmara Baixa do Chile aprova aborto livre até as 14 semanas/Correio Braziliense (28.09)

A Câmara Baixa do Chile aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de descriminalização do aborto até as 14 semanas de gestação, uma iniciativa que agora deverá ser votada no Senado.

Senadores dos EUA pedem a Biden ‘sérias consequências’ se Bolsonaro causar ruptura democrática/Valor Econômico (28.09)

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado americano, senador Bob Menendez, e outros três senadores enviaram nesta terça-feira (28) uma carta instando o governo de Joe Biden a deixar claro para o presidente Jair Bolsonaro que qualquer ruptura democrática no Brasil “terá sérias consequências”. Na missiva enviada ao secretário de Estado, Antony Blinken, os senadores advertem que Bolsonaro vem fazendo ameaças de rompimento da ordem constitucional no Brasil, usa linguagem “irresponsável” e gestos de intimidação contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em meio à crise migratória, 30 crianças brasileiras foram deportadas dos EUA para o Haiti/O Globo (28.09)

Trinta crianças brasileiras foram deportadas dos Estados Unidos para o Haiti, em meio à crise migratória que levou cerca de 15  mil imigrantes, em sua grande maioria haitianos que já moravam fora do seu país, para a fronteira dos EUA com o México. Os dados sobre a deportação de menores brasileiros filhos de haitianos, divulgados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), foram publicados pela BBC News Brasil e confirmados pelo GLOBO.

OMS promete punir funcionários que abusaram de dezenas de mulheres na República Democrática do Congo/O Globo (28.09)

GENEBRA – O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu desculpas, nesta terça-feira, pelo comportamento de funcionários da entidade que abusaram sexualmente de dezenas de pessoas na República Democrática do Congo (RDC). Ele se comprometeu a punir os culpados.

Quarta-Feira, 29 de setembro de 2021.

Alemanha tem parlamento mais diversificado da história, com mulheres trans e imigrantes/Estadão (29.09)

BERLIM – Hakan Demir sorriu abertamente ao chegar ao majestoso edifício do parlamento alemão nesta terça-feira, 28, seu primeiro dia oficial de trabalho como legislador nacional.

Como o racismo e pandemia fizeram haitianos tentar trocar o Chile pelos EUA/Estadão (29.09)

SANTIAGO – Phalone conseguira sobreviver desde que se mudara do Haiti para o Chile, em 2013, e trabalhava como cabeleireira em uma pequena cidade ao norte de Santiago.

Presidente do México pede perdão do Estado ao povo indígena Yaqui/Carta Capital (29.09)

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pediu perdão nesta terça-feira 28 aos membros do povo indígena Yaqui, originários do norte do país, pelos crimes de Estado cometidos contra seus ancestrais.

Aliados e adversários atacam política de Biden/Estadão (29.09)

WASHINGTON – O presidente dos EUA, Joe Biden, está sendo duramente criticado por aliados e adversários por sua política migratória e pelas deportações em massa de haitianos que tentam chegar ao país pela fronteira com o México.

Novo premiê japonês oferece soluções tímidas para problemas complexos/Estadão (29.09)

TÓQUIO – Com a população mais velha do mundo, nascimentos em declínio rápido, dívida pública gigantesca e desastres naturais cada vez mais prejudiciais causados ​​pela mudança climática, o Japão enfrenta desafios profundamente enraizados que o partido governante de longa data não conseguiu enfrentar.

Quinta-Feira, 30 de setembro de 2021.

Ex-secretária nazista de 96 anos que fugiu de julgamento pela morte de 11 mil pessoas, na Alemanha, é encontrada/O Globo (30.09)

ALEMANHA — Uma ex-secretária do campo de concentração nazista de Stutthof fugiu nesta quinta-feira para evitar ser processada por crimes contra a humanidade após colaborar com o assassinato de cerca de 11 mil pessoas. Irmgard Furchner, de 96 anos, seria julgada no tribunal da cidade de Itzehoe, no norte da Alemanha, mas, segundo o porta voz da audiência, Frederike Mihoffer, ela foi encontrada horas depois. Informações sobre sobre sua busca ainda não foram reveladas.

Meio ambiente será centro da relação Alemanha-Brasil; leia artigo/Opinião Estadão (30.09)

A Alemanha é, de longe, o país que, desde há muito tempo, mais intensa e frequentemente atenta para os problemas ambientais no Brasil. O evento que marca o início desse interesse e engajamento ativo nas questões ambientais brasileiras ocorreu pouco depois da realização da Rio 92 – segunda grande conferência sobre meio ambiente, em que o Brasil se colocou como player central nas questões ambientais.

Ex-presidente francês Sarkozy é condenado por financiamento ilegal de campanha/Carta Capital (30.09)

A Justiça francesa condenou o ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy nesta quinta-feira 30 a um ano de prisão por financiamento ilegal de campanha, por ter excedido o limite de gastos autorizados nas eleições de 2012.

Evitar calote e aprovar pacotes de investimentos: veja quais são os desafios que Biden enfrenta no Congresso/O Globo (30.09)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem dias cruciais pela frente, com quatro desafios que ameaçam pôr em xeque sua agenda doméstica e o funcionamento do governo se os democratas não conseguirem resolver suas próprias diferenças internas. As divergências com os republicanos, acentuadas pela grande polarização política no país, também são um impasse significativo.

Com vacinação e baixo impacto da Delta, América do Sul deixa de ser região do mundo com mais casos e mortes por Covid/O Globo (30.09)

A América do Sul, duramente atingida pela Covid-19, está presenciando uma queda do número de casos e mortes, ao que tudo indica devido à vacinação rápida e ampla, na esteira de uma onda terrível que forneceu anticorpos para as pessoas que não morreram pela doença.

Sexta-Feira, 1º de outubro de 2021.

Alemanha registra inflação mais alta dos últimos 28 anos/DW (01.10)

A Alemanha registrou sua maior inflação em quase 28 anos. Os preços ao consumidor aumentaram em 4,1% em setembro, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, segundo estimativas iniciais do Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) divulgadas nesta quinta-feira (30/09).

Crise migratória de haitianos se espalha pelo México, que retoma deportações/Estadão (01.10)

DEL RÍO, Estados Unidos – A crise migratória envolvendo haitianos se espalhou pelo México, com milhares de imigrantes retidos na fronteira sul, com a Guatemala, e outros lutando para sobreviver no norte, enquanto tentam entrar nos EUA. Nesta quinta-feira, 30, o governo mexicano retomou os voos com deportados e enviou 70 pessoas de volta para o Haiti.

Em meio à escalada armamentista da Coreia do Norte, presidente sul-coreano fala em ‘fim da guerra’/Estadão (01.10)

SEUL – O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, reforçou nesta sexta-feira, 1º, a necessidade de reconciliação na península coreana. A declaração ocorreu horas após a Coreia do Norte realizar mais um teste de lançamento de mísseis, o quarto nas últimas três semanas.

Divergências entre democratas adiam votação de pacotes econômicos essenciais para Biden/O Globo (01.10)

WASHINGTON — Após semanas de negociações, os pacotes econômicos do presidente Joe Biden, uma das prioridades de sua agenda para este ano, não saíram do limbo. Divergências entre os próprios democratas ameaçam os planos da Casa Branca, forçando na noite de quinta-feira um novo adiamento do voto na Câmara do plano de US$ 1,2 trilhão em investimentos em infraestrutura diante da falta de consenso sobre a medida.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress