fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (24/07 – 30/07)

Clipping Internacional (24/07 – 30/07)

No clipping desta semana, reunimos as principais notícias e análises internacionais: a ameaça à democracia ao redor do mundo; a posse do Presidente Castillo no Peru; a conjuntura cubana e as repercussões; a centralização do poder na Tunísia e o temor pelo rompimento democrático; os casos de Covid-19 em Tóquio; o uso de máscaras em ambientes fechados nos EUA; a relação dos Estados Unidos com países do Oriente Médio; o avanço do plano de infraestrutura de Joe Biden; e mais.

Fique por dentro das notícias:

Sábado, 24 de julho de 2021.

MILITARES FREARAM GOLPISMO DE TRUMP, MAS AMEAÇA PERSISTE/Estadão (24.07)

O desgaste da ordem institucional americana teve ápice com Donald Trump ainda no poder, quando o republicano denunciou sem provas fraude eleitoral e tentou, com lobby nos Estados, reverter o resultado da votação de 2020. Integrantes das Forças Armadas e do governo reagiram em defesa da democracia e as alegações foram barradas no Judiciário. Seis meses após a posse de Joe Biden, estudiosos se preocupam com uma nova ofensiva contra pilares do sistema democrático: o voto e a confiança nas eleições.

Domingo, 25 de julho de 2021.

Comandante das Forças Armadas renuncia no Peru a três dias da posse de Castillo/Estadão (25.07)

LIMA – O general César Astudillo renunciou ao cargo de chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas (CCFFAA) do Peru neste domingo, 25, a três dias da posse do presidente eleito, Pedro Castillo. De acordo com fontes militares, o general solicitou sua aposentadoria alegando “motivos pessoais”.

Ofensiva de Keiko Fujimori para anular vitória de Castillo no Peru serve de alerta para região, afirmam analistas/O Globo (25.07)

SÃO PAULO – O novo presidente do Peru, o professor de esquerda Pedro Castillo, vai iniciar o mandato na próxima quarta-feira, 28 de julho, já em uma crise política provocada pela insistência da segunda colocada na eleição, a direitista Keiko Fujimori, em não aceitar o resultado da apuração dos votos. Para especialistas, a situação no país é um alerta ao continente porque pode servir de inspiração para que outros líderes questionem processos eleitorais limpos ao serem derrotados.

Segunda-Feira, 26 de julho de 2021.

Chanceleres de EUA, Brasil e mais 19 países condenam prisões em massa em Cuba/O Globo (26.07)

WASHINGTON — Os chanceleres dos Estados Unidos e de mais 20 países, entre eles o Brasil, condenaram nesta segunda-feira as prisões em massa em Cuba e pediram a restauração total do acesso à internet na ilha, irregular desde os protestos do dia 11 de julho, os maiores registrados desde 1994, que levaram milhares às ruas.

Biden promete encerrar operação de combate dos EUA no Iraque neste ano/Valor Econômico (26.07)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira que a operação de combate no Iraque será encerrada no fim deste ano. Militares americanos seguirão no país, entretanto, para ajudar as forças iraquianas na luta contra o Estado Islâmico.

Pequim acusa EUA de demonizarem China durante visita de enviada de Biden/Folha (26.07)

A China acusou os Estados Unidos de “demonizarem” o país, adotando um tom confrontativo durante a visita da secretária assistente de Estado americana, Wendy Sherman, para raras conversas de alto nível entre as duas potências.

Presidente da Tunísia destitui ministros após fechar Parlamento/Estadão (26.07)

Em mais um movimento de centralização de poder, o presidente da Tunísia, Kais Saied, destituiu o ministro da Defesa e o  ministro interino da Justiça nesta segunda-feira, 26, um dia depois de suspender a atividade do Parlamento, demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, e atribuir a si plenos poderes executivos no domingo, 25.

Quase dois anos após retirada ‘oficial’, militares americanos continuam na Síria/O Globo (26.07)

Nos últimos dias de junho, um grupo de militares americanos foi alvo de um ataque de milícias pró-Irã no Noroeste da Síria, horas depois de o presidente Joe Biden ordenar ataques aéreos contra grupos semelhantes em território sírio e no vizinho Iraque.

Maduro confirma para agosto retomada de diálogo com oposição na Venezuela/Estadão (26.07)

CARACAS – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou ontem que pretende iniciar o novo diálogo com a oposição no próximo mês no México, com mediação da Noruega. O chavista também disse esperar que o processo “tenha participação dos Estados Unidos”. Em maio, a oposição venezuelana mudou de estratégia e mostrou disposição em retornar às negociações para resolver a crise política no país, mas muitos ainda são céticos sobre as verdadeiras intenções do governo.

Terça-Feira, 27 de julho de 2021.

Coreia do Sul e do Norte restabelecem linha de comunicação após 13 meses sem contato/G1 (27.07)

As duas Coreias concordaram em restaurar as linhas de comunicação entre os países após mais de um ano de interrupção. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pela presidência sul-coreana, surpreendendo a comunidade internacional.

EUA recomendam máscara em ambientes fechados mesmo para quem tomou duas doses de vacina contra o coronavírus/G1 (27.07)

O Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), órgão dos Estados Unidos responsável pelo combate às pandemias, voltou atrás e recomendou nesta terça-feira (27) que pessoas que receberam vacina contra o coronavírus voltem a usar máscaras quando estiverem em ambientes fechados, de acordo com a circunstância.

Quarta-Feira, 28 de julho de 2021.

Colômbia, uma máquina de guerra que produz mercenários/DW (28.07)

Cuba exporta médicos, Colômbia, mercenários: “É terrível escutar isso, mas é a realidade”, comenta à DW o ex-militar colombiano Alfonso Manzur Arrieta. O assassinato do presidente haitiano Jovenel Moïse, em 7 de julho de 2021 põe em evidência um vergonhoso e gigantesco problema produzido na Colômbia, pois se presume que o crime foi perpetrado por um grupo de ex-militares colombianos, que teriam sido contratados como mercenários pela firma americana CTU Security, de propriedade do venezuelano Antonio Intriago.

Uruguai vai oferecer terceira dose da Pfizer a todos os vacinados com CoronaVac/EXTRA (28.07)

O Ministério da Saúde Pública do Uruguai anunciou nesta quarta-feira que todos os vacinados contra a Covid-19 com duas doses da CoronaVac poderão receber uma terceira dose do imunizante da Pfizer/BioNTech.

Com mais de 3 mil casos, Tóquio bate novo recorde de casos de Covid-19 em meio às Olimpíadas/Globo Esporte (28.07)

Em meio a Olimpíadas, Tóquio registrou pelo segundo dia consecutivo um novo recorde de casos de Covid-19 em um só dia desde o início da pandemia. Foram 3.177 pessoas infectadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. Na terça-feira, foram 2.848 pessoas diagnosticadas com a doença.

UE bloqueia repasse do fundo de reconstrução pós-Covid para a Hungria, exigindo respeito à independência da Justiça/O Globo (28.07)

BRUXELAS — O cabo de guerra entre a União Europeia e a Hungria deixará Budapeste sem acesso ao fundo comunitário de reconstrução pós-Covid até ao menos o fim do verão europeu. A Comissão Europeia, órgão responsável pelas decisões executivas do bloco, condiciona o repasse dos mais de 7,2 bilhões de euros (R$ 43,8 bilhões) a um maior compromisso do governo de Viktor Orbán com a luta contra a corrupção e o respeito à independência judicial.

Castillo assume no Peru e promete mudar economia ‘com responsabilidade, mas colocando na frente os interesses da nação’/O Globo (28.07)

Ao assumir nesta quarta-feira a Presidência do Peru, o professor e sindicalista de esquerda Pedro Castillo confirmou a promessa de reformar o modelo econômico estabelecido na ditadura de Alberto Fujimori (1990-2000) e disse que o fará “com responsabilidade, mas colocando na frente os interesses da nação”.

Pacote de infraestrutura de US$ 550 bilhões avança no Senado após acordo entre republicanos e Biden/O Globo (28.07)

WASHINGTON — Com apoio de vários senadores republicanos, um pacote de grande escala de investimentos em infraestrutura avançou no Senado dos Estados Unidos nesta quarta-feira, abrindo caminho para a concretização de uma peça crucial da agenda do presidente Joe Biden. A votação aconteceu horas depois de um grupo de líderes republicanos do Senado americano informar que chegou a um acordo com a Casa Branca para a aprovação do plano.

Quinta-Feira, 29 de julho de 2021.

Cuba dos meus afetos/Opinião Estadão (29.07)

Por ter tido uma formação trotskista, ganhei um salvo-conduto no limiar da juventude: nunca precisei bater continência a Fidel Castro para provar que não compactuava com o imperialismo. Nós, militantes da IV Internacional, não aceitávamos que as escolhas políticas fossem binárias: isso ou aquilo, preto ou branco. No nosso código, era possível combinar dois combates: um contra exploração capitalista e outro contra a burocracia soviética. Denunciávamos a opressão do capital sobre os “famélicos da Terra” e nos opúnhamos à degeneração totalitária dos Estados operários. A luta contra o Tio Sam não nos obrigava a baixar a cabeça para o Kremlin, Mao Tsé-tung ou as ovelhas com suposta consciência de classe na Albânia.

EUA, Reino Unido e China se provocam com novos exercícios militares/Folha (29.07)

Em uma nova escalada de tensões militares no entorno estratégico chinês, Washington, Londres e Pequim se enfrentam com provocações na forma de exercícios navais nesta semana.

Israel aplicará terceira dose da vacina contra a covid em maiores de 60 anos/Estadão (29.07)

TEL AVIV – Israel convocará seus cidadãos com mais de 60 anos para receber uma terceira dose da vacina contra a covid-19, anunciou nesta quinta-feira, 29, o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, o que fará do Estado hebreu um dos primeiros países a aplicar a medida.

Após protestos, Cuba anuncia distribuição de alimentos doados e aumento da cesta básica subsidiada/O Globo (29.07)

HAVANA — As autoridades cubanas anunciaram nesta quinta-feira vendas adicionais de alimentos da cesta básica subsidiada, bem como a entrega gratuita de produtos provenientes de doações de outros países, quase três semanas após os protestos que abalaram a ilha.

Sexta-Feira, 30 de julho de 2021.

México prepara plano para libertar presos torturados, idosos, doentes ou sem julgamento/O Globo (30.07)

MÉXICO — A Secretaria de Governo prepara um decreto para ajustar a política penitenciária e reduzir a população mais vulnerável nas prisões mexicanas. O presidente Andrés Manuel López Obrador instruiu que se elabore um documento legal para permitir a libertação de presos torturados, maiores de 75 anos, doentes crônicos de mais de 65 anos ou que estejam presos sem sentença há mais de 10 anos por delitos menores.

Variante Delta põe em xeque estratégia de ‘covid zero’ de China e Austrália/Estadão (30.07)

PEQUIM – A disseminação da altamente contagiosa variante Delta desafia até mesmo os países com as medidas anticovid mais duras do planeta. A mutação é vista como uma ameaça para economias que tentam recuperar as perdas dos últimos 17 meses e caminhar rumo à vida pós-pandemia.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress