Clipping Internacional – 22/01 a 26/01

Segunda-feira, 22 de janeiro

O que os defensores do “Dexit” podem aprender com o Brexit.

Líder da ultradireitista AfD diz que Alemanha poderá realizar referendo sobre saída do país da UE nos moldes do Reino Unido. Maioria dos britânicos, porém, apoiaria volta do país ao bloco europeu, segundo pesquisas.

Como Google e Meta apoiam o Kremlin.

Para websites de imprensa independente bloqueados por autoridades russas e belarussas, está duro se impor nas máquinas de busca. Gigantes de TI mostram pouca disposição de dialogar ou de mexer em seus algoritmos.

Quais os obstáculos à proibição da AfD?

Banimento do partido de ultradireita é processo demorado e corre risco de ser barrado no Supremo alemão. Mas analistas creem que excluir sigla do financiamento estatal seja mais simples.

Terça-feira, 23 de janeiro

Trump consegue 2ª vitória seguida em primária nos EUA e se distancia de Haley.

Republicana promete resistir na candidatura pelas primárias e diz que confia nos próximos resultados; Biden afirma que ‘democracia está em jogo’.

Milei enfrenta greve geral contra reformas ultraliberais na Argentina.

Serviços públicos, transportes, restaurantes e até voos do Brasil para o país devem ser afetados.

Conflito no Sudão: entre 10 mil e 15 mil pessoas morreram apenas em Darfur, segundo a ONU.

Combates ocorrem desde 15 de abril de 2023 entre o exército sudanês e as Forças paramilitares de Apoio Rápido, lideradas pelo antigo número 2 no comando do exército.

Israel tem o direito de existir. E Israel tem o direito de se defender.

Obviamente, contudo, mesmo em conflito armado deve haver proporcionalidade e excessos são condenáveis, e tem de ser averiguados e eventualmente punidos.

Quarta-feira, 24 de janeiro

Um avião militar russo, que segundo a Rússia levava prisioneiros ucranianos, caiu na manhã de hoje (5h em Brasília) na região de Belgorod.

Não há sobreviventes. O Estado-Maior da Ucrânia confirmou o ataque ao avião, informou a agência Ansa. O órgão alegou que a aeronave carrega mísseis para bases de onde a Rússia costuma atacar Kharkiv. A Rússia classificou o ataque como um ‘ato bárbaro’ e alegou que estavam prisioneiros ucranianos no avião e não mísseis.

Argentina torna-se o país com maior inflação do mundo.

País desbancou o Líbano como primeiro do ranking, após medidas de choque anunciadas por Milei pressionarem os preços em dezembro. Maior união sindical argentina promove greve nesta quarta-feira.

Houthis ordenam que cidadãos norte-americanos e britânicos deixem o Iêmen

Autoridades houthis do Iêmen ordenaram que funcionários norte-americanos e britânicos das Nações Unidas e de organizações humanitárias sediadas em Sanaa deixem o país no prazo de um mês, segundo um documento e uma autoridade houthi na quarta-feira.

Quinta-feira, 25 de janeiro

Corte francesa derruba partes de polêmica lei anti-imigração.

Conselho Constitucional barrou mais de um terço dos artigos da legislação, como o que limita o acesso de imigrantes a benefícios sociais. Texto foi aprovado em dezembro, com votos da ultradireita.

Que fim levaram os mercenários do Wagner exilados em Belarus.

Após o motim fracassado contra a liderança militar russa em junho de 2023, integrantes do grupo paramilitar se mudaram para o país vizinho. Quantos ainda estão lá e a quais interesses servem?

Comentários de Trump colocam em risco negociações para liberar ajuda de US$ 60 bi à Ucrânia.

Líder da minoria no Senado, Mitch McConnell reconheceu dificuldades nas negociações em uma reunião privada

Sexta-feira, 26 de janeiro

A Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, acata parte do pedido do governo da África do Sul e determina que Israel tome “todas as medidas” para impedir que um genocídio ocorra contra palestinos na Faixa de Gaza.

A decisão exige que Israel permita que a ajuda humanitária entre na região e que ataques contra a população civil ocorram. Mas os juízes não fazem um apelo por um cessar-fogo, como pediam os sul-africanos, e apenas por garantias de que a população palestina tenha seus direitos e serviços respeitados.

Nova Miss Japão reacende debate sobre identidade japonesa.

Ucraniana naturalizada japonesa, Carolina Shiino venceu atual edição do concurso de beleza. Vencedora vive no país asiático desde os cinco anos.

Por que presidente de El Salvador abandonou críticas à China?

Uma estrutura colossal de vidro, com sete andares e bordas sinuosas, iluminada 24 horas por dia. Por suas características, a Biblioteca Nacional de El Salvador caberia mais no Vale do Silício ou na cidade de Londres. Mas fica no coração da capital salvadorenha, em contraste com o neoclássico Palácio Nacional e a catedral.