fbpx
Fundação Podemos
/
/
Clipping Internacional (21/10 – 27/10)

Clipping Internacional (21/10 – 27/10)

Sábado, 21 de outubro de 2023

Dolarização da economia equatoriana foi determinante para crescimento do narcotráfico e aumentou desemprego no país

“Jamais em pesos, jamais em pesos. O peso é a moeda emitida pelo político argentino, por fim, não pode valer nem excremento, porque esse lixo não serve nem para adubo”, disse esta semana o candidato argentino Javier Mileifavorito nas pesquisas para as eleições presidenciais do próximo domingo, que tem a dolarização da economia como uma das principais apostas da campanha.

Líderes internacionais pedem cessar-fogo e ajuda para Gaza em cúpula no Egito

Líderes, ministros e diplomatas de dezenas de países árabes e ocidentais, incluindo o Brasil, se reuniram neste sábado para discutir o conflito entre Israel e Hamas na Cúpula da Paz no Cairo, capital do Egito. No entanto, ao final de horas de discursos, o encontro terminou sem uma declaração conjunta — sinal da divergência sobre pontos fundamentais, em especial o “direito de defesa” de Israel, defendido pelo Ocidente.

Caminhões de ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza pela fronteira com Egito

Após dias de impasses e disputas diplomáticas sobre as condições da entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, caminhões com toneladas de suprimentos entraram no território palestino neste sábado (21) pela primeira vez desde o começo da guerra, iniciada há duas semanas.

Domingo, 22 de outubro de 2023

Eleição presidencial na Argentina tem 2ª participação mais baixa em 40 anos

As urnas se fecharam às 18h deste domingo (22) na Argentina e registraram a segunda participação mais baixa para uma eleição geral em primeiro turno desde 1983, de acordo com a Direção Nacional Eleitoral.

Palestinos vivem na Faixa de Gaza o maior êxodo desde ‘Nakba’, há 75 anos

A “Nakba” (catástrofe, em árabe) ― as casas abandonadas à força há 75 anos, as caravanas de mais de 700 mil refugiados acossadas pelas tropas israelenses ― forma parte da identidade palestina tanto ou mais que a Cúpula da Rocha da Esplanada de al-Aqsa, em Jerusalém. O deslocamento forçado de centenas de milhares de civis do norte da Faixa de Gaza, depois do ultimato lançado pelo Exército de Israel no último dia 13, devolveu aos palestinos a memória da desapropriação e desenraizamento, em um êxodo de dimensão bíblica que ainda se vive como um trauma coletivo.

Israel tem 200 mil deslocados internos pela guerra com o Hamas, aponta gabinete de Netanyahu

O gabinete do premier de IsraelBenjamin Netanyahu, afirmou, neste domingo, que 200 mil pessoas foram deslocadas internamente desde o ataque terrorista do Hamas, em 7 de outubro.

Com combustível acabando, mais de cem bebês correm risco de vida em hospitais de Gaza

As vidas de pelo menos 120 bebés recém-nascidos em incubadoras nos hospitais de Gaza estão em risco à medida que o combustível acaba na cidade, alertou a agência da ONU para a infância no domingo.

Segunda-Feira, 23 de outubro de 2023

Eleições na Argentina têm Congresso fragmentado, mas Massa está mais perto da maioria que Milei; veja as bancadas

Além do surpreendente resultado obtido pelo presidenciável Sergio Massa, vencedor do primeiro turno nas eleições argentinas, o peronismo se impôs novamente como principal força no Congresso argentino, onde terá mais chances que seu adversário, o ultradireitista Javier Milei de formar uma maioria simples de 129 deputados, afirmam especialistas ouvidas pelo GLOBO.

Coalizão de Milei ganha peso no Congresso argentino, agora mais fragmentado

A crise econômica não é o único desafio que aguarda o próximo chefe da Casa Rosada. Seja ele Sergio Massa ou Javier Milei, outro dilema já colocado na mesa são os arranjos a serem feitos para conseguir aprovar a agenda governista no Congresso Nacional, que se fragmentou ainda mais após as eleições deste domingo (22)

Pesquisas indicaram 2º turno na Argentina, mas não captaram ascensão de Massa

Publicadas até uma semana antes da votação presidencial deste domingo (22), as pesquisas eleitorais da Argentina em geral indicavam que haveria um segundo turno entre o ministro da Economia Sergio Massa e o ultraliberal Javier Milei, mas não captaram a ascensão do candidato peronista.

Israel-Hamas: hackers abrem trincheiras virtuais, e ciberataques viram arma de guerra

No dia 12 de outubro, dois outdoors luminosos nas imediações de Tel Aviv começaram a projetar, no meio do dia, imagens de combatentes lançando foguetes e da bandeira de Israel consumida por chamas. Era uma exaltação pública ao Hamas, cinco dias depois de o grupo terrorista matar ao menos 1,4 mil pessoas em Israel, no ataque de 7 de outubro.

Erdogan sugere ao Parlamento da Turquia que ratifique adesão da Suécia à Otan

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, apresentou ao Parlamento, nesta segunda-feira, o pedido de adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), após 17 meses de impasse. A informação foi divulgada por Ancara, em uma rede social.

União Europeia debate ‘pausa humanitária’ em Gaza, e alto diplomata pede mais ajuda

O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, pediu nesta segunda-feira que entregas mais rápidas de ajuda fossem feitas na Faixa de Gaza, e afirmou que o bloco está debatendo a possibilidade de uma “pausa humanitária” no conflito de Israel com o Hamas.

‘Dama de ferro da oposição’, María Corina Machado vence as primárias da oposição na Venezuela, mas continua inabilitada

Sem dois de seus principais adversários, a candidata María Corina Machado, da ala mais radical da oposição venezuelana, venceu por ampla margem as primárias da oposição celebradas no domingo, que definiu o rival do presidente Nicolás Maduro nas eleições de 2024. A política, no entanto, está inabilitada para exercer cargos públicos por 15 anos — o que em tese a impediria de registrar sua candidatura.

Terça-Feira, 24 de outubro de 2023

Em nova onda de demissões, China destitui ministro da Defesa

Após meses de especulações, o governo da China demitiu, nesta terça-feira, o ministro da Defesa, Li Shangfu, que estava há quase dois meses sem participar de nenhum evento público. O general é o segundo ministro chinês a ser expurgado este ano sem explicações — o chanceler Qin Gang foi destituído abruptamente de seu cargo como chefe da diplomacia, em julho —, e acontece após uma mudança abrupta na liderança da força nuclear chinesa, o mais alto nível das Forças Armadas do país.

Embaixador de Israel pede renúncia do secretário-geral da ONU: “Demonstra compaixão por atrocidades”

O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, pediu nesta terça-feira (24), que o secretário-geral da organização, António Guterres, renuncie imediatamente

Terceiro candidato dos republicanos para a presidência da Câmara desiste de concorrer horas após ser nomeado

O deputado Tom Emmer, de Minnesota, desistiu de sua candidatura para presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos nesta terça-feira, poucas horas após garantir a indicação de seu partido, profundamente dividido. Emmer enfrentou imediata reação contrária à sua nomeação por parte da ala de extrema direita republicana, incluindo o ex-presidente Donald Trump, que classificou sua indicação como um “erro trágico”.

EUA não buscam guerra com o Irã, mas se defenderiam “de forma decisiva e rápida” em caso de ataque, diz Blinken

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, disse na reunião do Conselho de Segurança da ONU desta terça-feira (24) que o país “não busca um conflito” com o Irã

Macron defende coalizão internacional para combater o Hamas e pede negociação política com palestinos

O presidente da França, Emmanuel Macron, propôs que uma coalizão internacional se una ao esforço de Israel para combater o Hamas na Faixa de Gaza. Em visita ao Estado Judeu, nesta terça-feira, Macron afirmou que as forças envolvidas no combate ao Estado Islâmico no Iraque e na Síria deveriam se reunir mais uma vez para combater o grupo terrorista, ao mesmo tempo em que defendeu a retomada de uma saída política para os palestinos

Quarta-Feira, 25 de outubro de 2023

Após eleição argentina, apoiadores de Milei vão às redes encampar discurso de fraude eleitoral

Com inesperado resultado no primeiro turno das eleições argentinas, que colocou o candidato peronista Sergio Massa na dianteira da corrida à Presidência, apoiadores do ultradireitista Javier Milei, seu principal adversário na campanha, encamparam nas redes sociais o discurso de fraude eleitoral ainda no domingo (22). É o que mostra levantamento feito pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP). O movimento repete o que ocorreu nos Estados Unidos em 2020, com a derrota do ex-presidente Donald Trump, e no Brasil em 2022, com a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro, ambos do campo da direita.

Patricia Bullrich, terceira colocada na eleição da Argentina, declara apoio a Javier Milei

A candidata à presidência da Argentina Patricia Bullrich, derrotada no primeiro turno, declarou nesta quarta-feira (25) apoio ao ultraliberal Javier Milei no 2º turno, que acontecerá em 19 de novembro.

Republicano Mike Johnson é eleito novo presidente da Câmara dos EUA

Os republicanos conseguiram eleger o deputado Mike Johnson como o novo presidente da Câmara dos Estados Unidos, um momento importante que ocorre três semanas após a histórica destituição de Kevin McCarthy.

Atirador mata 18 pessoas no Maine, nos EUA; polícia identificou e procura suspeito

Ao menos 18 pessoas foram mortas e 13 foram feridas por um atirador na cidade de Lewiston, a segunda mais populosa do estado do Maine, com cerca de 38 mil pessoas (cerca de 800 km a nordeste de Washington), na noite desta quarta-feira (25).

EUA apresentam proposta de resolução para conflito entre Israel e Hamas no Conselho de Segurança; embaixador de Israel na ONU pede renúncia do secretário-geral

Os Estados Unidos apresentaram, nesta terça-feira (24), sua resolução sobre a Guerra Israel x Hamas, no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Na semana passada, o país votou contra o projeto elaborado pelo Brasil, que preside o Conselho neste mês, por não mencionar o “direito de Israel de se defender”. A nova moção foi apresentada pelo secretário de Estado, Antony Blinken, acompanhado da embaixadora americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

Rússia aprova lei que abandona adesão ao tratado de proibição de testes nucleares

O Parlamento russo concluiu nesta quarta-feira (25) a aprovação de uma lei que abandona a ratificação do tratado global que proíbe os testes de armas nucleares, o que evidencia o profundo esfriamento nas relações com os Estados Unidos, à medida que Moscou prossegue com sua guerra na Ucrânia

Quinta-Feira, 26 de outubro de 2023

Mapas mostram queda da popularidade do peronismo nas províncias argentinas

O peronismo vem desafiando as previsões mais pessimistas em relação a seu futuro ao longo deste ano de eleições na Argentina. A ameaça de uma derrota colossal nas votações para governador não se concretizou. Mais recentemente, o candidato kirchnerista, Sergio Massa, surpreendeu ao terminar o primeiro turno com quase sete pontos percentuais à frente de Javier Milei, até então o favorito.

EUA realizam ataques aéreos contra instalações usadas pelas forças iranianas na Síria

Os Estados Unidos realizaram ataques aéreos contra instalações usadas pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) no leste da Síria, tentando evitar, segundo autoridades americanas, mais bombardeios em uma região que se prepara para uma nova escalada na guerra entre Israel e Hamas.

Com extrema direita no poder, Eslováquia suspende ajuda militar à Ucrânia

O primeiro-ministro recém-eleito da Eslováquia, Robert Fico, anunciou que o país deixará de fornecer ajuda militar à Ucrânia e se limitará a um apoio “humanitário e civil”. O anúncio, feito nesta quinta-feira, é o mais recente sinal de desgaste dentro da Otan com o conflito do Leste Europeu, e confirma os temores de que a chegada da extrema direita ao poder no país europeu desafiaria a unidade do bloco ocidental contra a Rússia.

Operação terrestre de Israel na Faixa de Gaza causa temor de novo êxodo palestino

Apesar do crescente número de mortes civis e da rápida deterioração da situação humanitária, Israel prometeu intensificar o bombardeio aéreo à Faixa de Gaza e expandi-lo para uma operação multifacetada, ao mesmo tempo que afirma que procura eliminar o Hamas, que tem sido designada por Israel, União Europeia e EUA como uma organização terrorista.

Discussão na ONU tem vídeo de decapitação, ameaça do Irã e mais trocas de acusações

A sessão de emergência da Assembleia-Geral das Nações Unidas começou nesta quinta (26) com discursos inflamados, ameaça do Irã aos Estados Unidos, e trocas de ataques entre IsraelPalestina e Jordânia, que encabeça uma nova resolução sobre o conflito, prevista para ser votada nesta sexta (27). O texto, ainda que aprovado pelos países-membros, tem caráter apenas recomendatório, não mandatório.

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress