fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (20/11 – 26/11)

Clipping Internacional (20/11 – 26/11)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: agravamento da guerra civil ameaça levar à partição da Etiópia; candidatos da extrema direita e da esquerda vão ao 2º turno no Chile; Chavismo ganha em 20 dos 23 governos estaduais, mas perde 100 municípios em eleições na Venezuela; navio de guerra americano no Estreito de Taiwan provoca tensão com a China; meio ambiente, legalização da maconha e fortalecimento da UE: o programa do novo governo alemão; violência contra mulheres aumentou na pandemia, diz relatório da ONU; Presidente da Ucrânia diz ter descoberto plano de golpe contra ele envolvendo russos; e mais.

Sábado, 20 de novembro de 2021.

Agravamento da guerra civil ameaça levar à partição da Etiópia/O Globo (20.11)

Vencedor do Nobel da Paz de 2019, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, declarou no início de novembro de 2020 uma “operação de cumprimento da lei” na região de Tigré, no Norte do país, e assegurou que os civis seriam protegidos no ataque. Duas semanas depois, seus aliados anunciaram uma ofensiva final “muito breve”. No dia 28, Abiy declarou vitória. Um ano depois, nada disso ainda aconteceu — pelo contrário.

Domingo, 21 de novembro de 2021.

Candidatos da extrema direita e da esquerda vão ao 2º turno no Chile/G1 (21.11)

O candidato de extrema direita José Antonio Kast foi o mais votado no primeiro turno das eleições presidenciais do Chile, realizadas no domingo (21) com 27,92% dos votos, seguido do adversário da esquerda Gabriel Boric, que tem 25,80%.

Eleições na Venezuela foram tranquilas, afirma observadora da União Europeia/O Globo (21.11)

CARACAS — As eleições regionais deste domingo na Venezuela, as primeiras com a participação da oposição desde 2018, transcorreram tranquilamente, informou a diplomata portuguesa Isabel Santos, chefe da missão de observadores da União Europeia (UE), que acompanhou uma votação no país pela primeira vez em 16 anos. Além dos enviados da UE, 300 observadores, de 55 países, dividiram-se entre 14 mil locais de votação, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Cidade dos EUA é a primeira do país a exigir absorventes gratuitos em banheiros públicos/Folha (21.11)

A cidade de Ann Arbor, no estado americano de Michigan, se tornou a primeira do país a exigir que produtos menstruais sejam distribuídos gratuitamente em banheiros públicos.

Segunda-Feira, 22 de novembro de 2021.

Economia alemã está dando uma pausa, mas a inflação não, alerta BC/CNN (22.11)

A economia alemã está dando uma “pausa” conforme a escassez de bens e mão de obra, assim como as novas restrições para combater a pandemia do coronavírus, dão fim ao seu recente avanço, disse o banco central do país nesta segunda-feira (22).

Chile elege 1ª mulher trans para Câmara dos Deputados/Folha (22.11)

Os eleitores chilenos, que foram às urnas neste domingo (21), alçaram a primeira mulher transgênero à Câmara dos Deputados do país. Emilia Schneider, 25, foi eleita com cerca de 14,5 mil votos pelo distrito 10, formado por seis comunas da capital Santiago.

EUA se tornam democracia ‘em retrocesso’ e Brasil tem declínio, destaca levantamento/Folha (22.11)

Pela primeira vez, os Estados Unidos foram considerados uma “democracia em retrocesso” pela International Idea, organização intergovernamental que publica, anualmente, relatórios sobre democracia e eleições ao redor do mundo. O levantamento publicado nesta segunda-feira (22) também destaca o Brasil com o maior declínio dos parâmetros analisados.

Chavismo ganha em 20 dos 23 governos estaduais, mas perde 100 municípios em eleições na Venezuela/O Globo (22.11)

CARACAS — O chavismo conquistou a prefeitura de Caracas e 20 dos 23 governos estaduais da Venezuela nas eleições regionais de domingo, as primeiras com a participação da oposição desde 2018. Em nível municipal, a oposição se saiu melhor que nos estados e conseguiu conquistar 96 cidades, enquanto o chavismo venceu em 205 das 335 prefeituras — antes, comandava 306 cidades.

Terça-Feira, 23 de novembro de 2021.

China tem menor taxa de natalidade desde 1978/DW (23.11)

A taxa de natalidade na China, o país com a maior população mundial, caiu para o seu menor nível em mais de quatro décadas.

Europa pode ultrapassar 2 milhões de mortos por Covid até março, diz OMS/Folha (23.11)

O número de mortos por Covid na Europa pode chegar a 2,2 milhões em março do ano que vem, afirmou nesta terça (23) Hans Kluge, diretor para o continente da OMS (Organização Mundial da Saúde), se mantidas as tendências atuais.

Europa fará ‘lista negra’ de empresas que levarem imigrantes às suas fronteiras/Folha (23.11)

Em mais uma reação à crise de imigração nas fronteiras com a Belarus, a União Europeia vai barrar operadoras de viagens e companhias aéreas que se envolverem com o que o bloco chamou de “instrumentalização de imigrantes”.

Navio de guerra americano no Estreito de Taiwan provoca tensão com a China/O Globo (23.11)

PEQUIM — O governo da China protestou contra a passagem de um navio militar pelo estreito que separa a China do arquipélago de Taiwan, considerado uma província rebelde por Pequim. Apesar de a passagem ter ocorrido em águas internacionais, a área é vista como estratégica para os chineses, e a presença da embarcação apontada como ato de provocação. O incidente ocorreu dias depois de uma reunião entre os presidentes Joe Biden e Xi Jinping.

Quarta-Feira, 24 de novembro de 2021.

Meio ambiente, legalização da maconha e fortalecimento da UE: veja o programa do novo governo alemão/O Globo (24.11)

Após quase dois meses de negociações, verdes, social-democratas e liberais anunciaram nesta quarta-feira um acordo para formar o primeiro governo tripartite do pós-guerra no país. Se a costura do pacto foi complexa, resultado das diferenças ideológicas entre seus integrantes, o resultado prioriza o combate ao aquecimento global e o fortalecimento da União Europeia, mas traz novidades como o apoio à legalização da maconha e o aumento do salário mínimo.

Filho do ditador líbio Muammar Gaddafi é impedido de concorrer à Presidência/Folha (24.11)

A comissão eleitoral da Líbia proibiu, nesta quarta-feira (24), o filho do ditador Muammar Gaddafi de se candidatar a presidente do país. Desde a remoção de seu pai, assassinado em 2011 durante um levante popular, a Líbia passa por grave instabilidade política, e as eleições agendadas para 24 de dezembro serão fruto de um processo organizado pelas Nações Unidas para tentar pôr um fim ao impasse.

Rússia e China ampliam cooperação militar para enfrentar os EUA/Folha (24.11)

Em meio à crise em torno da Ucrânia e à perene tensão entre Pequim e Washington no Oriente, a Rússia de Vladimir Putin e a China de Xi Jinping assinaram uma ampliação em sua cooperação militar visando conter os EUA e seus aliados.

Quinta-Feira, 25 de novembro de 2021.

Violência contra mulheres aumentou na pandemia, diz relatório da ONU/O Globo (25.11)

NOVA YORK — A pandemia do coronavírus fez com que as mulheres se sentissem mais vulneráveis a abusos, assédio sexual e violência, o que prejudicou sua saúde mental e bem-estar emocional, de acordo com um relatório da ONU Mulheres. Segundo o documento, 45% das mulheres pesquisadas em 13 países relataram que elas ou uma mulher que conheciam haviam sofrido alguma forma de violência desde o início da pandemia — estas tinham 1,3 vezes mais probabilidade de relatar maior transtorno mental e estresse emocional.

Emissões de CO2 na China caem pela primeira vez desde início da recuperação econômica pós-Covid/O Globo (25.11)

PEQUIM — As emissões de carbono da China caíram no terceiro trimestre pela primeira vez desde o início da recuperação da economia após a pandemia da Covid-19, mostraram novos estudos publicados nesta quinta-feira. Em parte, as reduções se dão devido à queda de novas contruções e à escassez generalizada de carvão.

Vacinas dão “falsa sensação de segurança”, alerta OMS/DW (25.11)

Em meio a uma “falsa sensação de segurança” causada pela proteção oferecida por vacinas, a Europa voltou a ser o epicentro mundial da pandemia de covid-19, afirmou nesta quarta-feira (24/11) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Premier sueca que ficou só oito horas no cargo terá segunda chance de formar governo/O Globo (25.11)

ESTOCOLMO — A líder social-democrata sueca Magdalena Andersson, que renunciou horas depois de obter o apoio dos deputados para assumir como primeira-ministra, terá uma segunda chance de formar um governo, disse o presidente do Parlamento nesta quinta-feira.  Sem outro candidato óbvio, é altamente provável que ela vença uma segunda votação de confirmação, prevista para 29 de novembro.

Congressistas apresentam moção para destituir presidente do Peru/Carta Capital (25.11)

“Congressistas de três partidos de direita apresentaram nesta quinta-feira 24, no Parlamento peruano, um pedido para remover do cargo o presidente Pedro Castillo, que está há apenas quatro meses no poder, alegando uma suposta “incapacidade moral” para exercer suas funções.”

Sexta-Feira, 26 de novembro de 2021.

Presidente da Ucrânia diz ter descoberto plano de golpe contra ele envolvendo russos/Folha (26.11)

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, disse nesta sexta (26), em entrevista coletiva, ter descoberto um plano de golpe de Estado com participação de russos programado para ocorrer na semana que vem.

China faz patrulha militar em Taiwan durante visita surpresa de deputados dos EUA/Folha (26.11)

Cinco deputados dos Estados Unidos fizeram uma visita a Taiwan nesta sexta-feira (26) em meio às tensões entre Washington e Pequim, que considera a ilha uma província rebelde e acusa os americanos de interferirem em assuntos internos da China.

Japão adicionará US$ 6,75 bi a gastos militares para fazer frente a China e Coreia do Norte/Folha (26.11)

O Japão vai adicionar US$ 6,75 bilhões (R$ 37,7 bilhões) ao já recordista gasto militar anual do país, numa corrida para reforçar suas defesas aéreas e marítimas, à medida que os temores em relação às ameaças representadas por China e Coreia do Norte aos nipônicos crescem.

Lukashenko visita fronteira com a Polônia e incentiva imigrantes a tentarem entrar na União Europeia/O Globo (26.11)

BRUZGI, Bielorrússia — Em sua primeira visita à fronteira com a Polônia desde o início da crise migratória, no início de novembro, o presidente de Bielorrússia, Alexander Lukashenko, prometeu nesta sexta-feira, aos imigrantes concentrados na região que não vai detê-los à força caso queiram tentar entrar na Europa.

Omicron: OMS reconhece nova cepa da África do Sul como ‘variante de preocupação’/Estadão (26.11)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu nesta sexta-feira, 26, a nova cepa do coronavírus identificada na África do Sul como uma variante de preocupação (VOC, na sigla em inglês), que passa a ser batizada como Omicron. A classificação é uma medida de alerta sobre os possíveis efeitos que a variante pode ter sobre o curso da pandemia de covid-19, ainda que não estejam totalmente claros os riscos impostos pela cepa na transmissão da doença e na proteção vacinal.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
ACOMPANHTE NOSSO CONTEÚDO
plugins premium WordPress