fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (19/03 – 25/03)
Assembleia Geral Onu 1024x614

Clipping Internacional (19/03 – 25/03)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: milhares de pessoas vão às ruas na Espanha em protesto contra alta no custo de vida; Zelensky usa lei marcial para suspender 11 partidos pró-Rússia e controlar a imprensa televisiva durante a guerra; Tribunal russo chama empresa-mãe do Facebook e do Instagram de organização extremista e a proíbe; Constituinte do Chile amplia até julho prazo para apresentação de nova Carta do país; Embaixador da Nicarágua na OEA rompe com Ortega e chama regime de ditadura; Assembleia da ONU pede ‘fim imediato’ das hostilidades na Ucrânia; Ucrânia pede à UE fechamento de fronteiras com Rússia e Belarus; e mais.

Foto: Reprodução

Sábado, 19 de março de 2022

Milhares de pessoas vão às ruas na Espanha em protesto contra alta no custo de vida/Carta Capital (19.03)

A alta nos preços dos produtos alimentares, da energia e dos combustíveis levou milhares de pessoas a se manifestarem nas ruas da Espanha neste sábado 19.

Argentina formaliza fundo estabilizador de trigo para conter aumento de preços/Istoé (19.03)

O governo argentino formalizou a criação de um fundo fiduciário estabilizador de trigo para conter a escalada dos preços do produto no país. A medida, anunciada ontem pelo presidente Alberto Fernández, foi publicada na edição de hoje do Boletim Oficial da República Argentina, correspondente ao Diário Oficial.

Domingo, 20 de março de 2022

Mélenchon promete em comício taxar duramente os ricos e reduzir idade de aposentadoria/O Globo (20.03)

PARIS  —  Jean-Luc Mélenchon, candidato de esquerda radical à Presidência da França, que ainda tem chance de disputar um lugar no segundo turno crucial da eleição de 10 de abril, prometeu hoje reduzir a idade de aposentadoria, aumentar o salário mínimo e congelar os preços dos alimentos e combustíveis.

Zelensky usa lei marcial para suspender 11 partidos pró-Rússia e controlar a imprensa televisiva durante a guerra/O Globo (20.03)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou neste domingo os poderes especiais concedidos pela lei marcial em vigor no país para suspender temporariamente as atividades de partidos políticos acusados de manter laços amigáveis com a Rússia  e para controlar as informações jornalísticas veiculadas na televisão.

Rússia anuncia que usou de novo míssil hipersônico contra a Ucrânia/UOL (20.03)

O Ministério da Defesa da Rússia disse ter usado mais um míssil hipersônico contra a Ucrânia no oeste do país, próximo à fronteira com a Romênia, neste domingo (20). Este é o 25º dia de conflito entre os dois países.

Segunda-Feira, 21 de março de 2022

EUA classificam como ‘genocídio’ repressão de militares de Mianmar a muçulmanos rohingya/O Globo (21.03)

WASHINGTON — Os EUA classificaram como “genocídio” a repressão dos militares de Mianmar contra os rohingya, considerando que havia a “clara intenção” de destruir o grupo étnico de religião muçulmana, anunciou nesta segunda-feira o secretário de Estado americano, Antony Blinken, em cerimônia no Museu Memorial do Holocausto em Washington.

Kremlin adverte que embargo europeu ao petróleo russo afetará ‘todo o mundo’/Carta Capital (21.03)

A Rússia afirmou nesta segunda-feira que um possível embargo da União Europeia ao petróleo russo afetaria “todo o mundo”, no mesmo dia em que os países do bloco se reúnem para examinar novas sanções contra Moscou.

Tribunal russo chama empresa-mãe do Facebook e do Instagram de organização extremista e a proíbe/Estadão (21.03)

Um tribunal da Rússia decidiu nesta segunda-feira, 21, considerar a Meta – empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp – de organização extremista. A decisão proíbe a empresa de operar dentro do país e se aplica ao Instagram e ao Facebook, mas não ao WhatsApp.

Terça-Feira, 22 de março de 2022

Constituinte do Chile amplia até julho prazo para apresentação de nova Carta do país/O Globo (22.03)

SANTIAGO — Os integrantes da Convenção Constitucional responsável por redigir a nova Constituição do Chile aprovaram a extensão dos trabalhos do órgão até o começo de julho, como parte de uma estratégia para chegar a consensos em uma longa lista de propostas sobre questões ambientais, econômicas e sociais. Agora, o prazo para a apresentação do esboço do novo texto passa para o dia 5 de julho, uma decisão aprovada por 114 votos a favor, oito contra e 25 abstenções.

Como Marine Le Pen tenta afastar imagem de extrema direita para conquistar eleitores da esquerda na França/G1 (22.03)

Marine Le Pen, candidata da direita às eleições presidenciais na França, em abril, moderou seu discurso e mudou seu programa para atrair eleitores que tradicionalmente votam em partidos de esquerda.

Forças ucranianas recuperam controle de cidade próxima a Kiev/CNN (22.03)

Após dias de combates, as forças ucranianas recuperaram o controle de Makariv, cidade a 48 quilômetros de Kiev, inforamaram as Forças Armadas da Ucrânia nas redes sociais nesta terça-feira (22).

Hungria pede que UE desbloqueie verbas para lidar com refugiados ucranianos/O Globo (22.03)

BUDAPESTE — O primeiro-ministro húngaro, o ultranacionalista Viktor Orbán, pediu à Comissão Europeia que desbloqueie verbas da União Europeia (UE) alocadas ao país para ajudar a lidar com a crise dos refugiados ucranianos. Entre eles está dinheiro que viria do fundo criado pelo bloco para a recuperação pós-pandemia.

Quarta-Feira, 23 de março de 2022

Talibãs fecham colégios do Ensino Médio para afegãs pouco depois da reabertura/Universa (23.03)

As adolescentes afegãs retornaram nesta quarta-feira (23) aos colégios do Ensino Médio, sete meses após a tomada de poder pelos talibãs, mas poucas horas depois do reinício das aulas os líderes do governo islamita determinaram o retorno das jovens para casa, em uma mudança política repentina que provocou grande confusão.

‘O presidente sou eu’, diz Alberto Fernández em recado direto para Cristina Kirchner/O Globo (23.03)

BUENOS AIRES — A crise na cúpula do poder na Argentina aumenta a cada dia. O presidente Alberto Fernández não esconde mais seu desconforto com sua vice-presidente, Cristina Fernández de Kirchner. Na terça-feira, ele avisou a sua mentora política que é ele quem toma as decisões do governo. Ao mesmo tempo, Fernández pediu a unidade da Frente de Todos, a coalizão peronista que tem o kirchnerismo como força principal.

Putin adviser Anatoly Chubais quits and leaves Russia over invasion of Ukraine/The Guardian (23.03)

A prominent adviser to Vladimir Putin has resigned from the government and reportedly left Russia in the highest-ranking defection yet over the Kremlin’s invasion of Ukraine.

Rússia acusa EUA de atrapalhar as “difíceis” negociações com a Ucrânia/Carta Capital (23.03)

A Rússia acusou o governo dos Estados Unidos de atrapalhar as “difíceis” negociações com a Ucrânia e considerou que o objetivo de Washington é “dominar” a ordem mundial, usando inclusive as sanções para alcançar a meta.

Embaixador da Nicarágua na OEA rompe com Ortega e chama regime de ditadura/O Globo (23.03)

MANÁGUA — O embaixador da Nicarágua na Organização dos Estados Americanos (OEA), Arturo McFields, denunciou nesta quarta-feira que há uma “ditadura em seu país” onde, segundo ele, “não há liberdade de expressão, nem partidos políticos independentes ou eleições críveis”. Após as declarações, a Chancelaria da Nicarágua disse que “desconhece o diplomata”.

Quinta-Feira, 24 de março de 2022

Trump é ‘culpado’ de fraude, segundo promotor que renunciou à investigação, diz NYT/Carta Capital (24.03)

Donald Trump é “culpado” de “vários” crimes, incluindo fraude financeira, disse um promotor que desistiu de uma investigação contra o ex-presidente há um mês, de acordo com trechos de sua carta de renúncia publicada nesta quarta-feira (23) pelo The New York Times.

Após sabatina, democratas creem na aprovação de Ketanji Jackson como 1ª juíza negra da Suprema Corte dos EUA/O Globo (24.03)

WASHINGTON — Indicada pelo presidente Joe Biden para a Suprema Corte americana, a juíza Ketanji Brown Jackson deverá ser confirmada para o cargo vitalício nas próximas duas semanas. Mesmo após as críticas — feitas pelos senadores republicanos — de que teria sido complacente ao julgar crimes como pornografia infantil, Jackson conta com grande apoio do Comitê Judiciário do Senado, como indicou nesta quinta-feira, último dia de sabatina da juíza, o senador democrata Chuck Schumer. Mais que isso, ela também já está se tornando um modelo para a população afro-americana.

NATO: 7,000 to 15,000 Russian troops dead in Ukraine/AP (24.03)

KYIV, Ukraine (AP) — NATO estimated on Wednesday that 7,000 to 15,000 Russian soldiers have been killed in four weeks of war in Ukraine, where fierce resistance from the country’s defenders has denied Moscow the lightning victory it sought.

Assembleia da ONU pede ‘fim imediato’ das hostilidades na Ucrânia/Carta Capital (24.03)

A Assembleia Geral da ONU voltou a pedir, nesta quinta-feira 24, o “fim imediato” das hostilidades da Rússia na Ucrânia, assim como “qualquer ataque contra civis e alvos civis”, na segunda resolução em menos de um mês, que não é vinculante.

Líderes ocidentais se reúnem contra a Rússia em Bruxelas, e Biden adverte Putin contra ataque químico na Ucrânia/O Globo (24.03)

Líderes do Ocidente prometeram nesta quinta-feira novas sanções e mais auxílio humanitário para a Ucrânia, mas suas ofertas não corresponderam aos pedidos de ajuda militar mais robusta feitos pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em duas participações por vídeo durante as cúpulas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), do G7 e da União Europeia (UE) — na primeira vez em que esses encontros em nível de chefias de Estado e governo ocorreram no mesmo dia.

Chanceler da China faz primeira visita à Índia desde conflitos na fronteira há dois anos/O Globo (24.03)

O chanceler da China, Wang Yi, fez nesta sexta-feira sua primeira visita à Índia desde que as tensões eclodiram entre os vizinhos há dois anos. Em encontros separados com seu homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar, e com o conselheiro de Segurança Nacional da Índia,  Ajit Doval, Wang discutiu o próprio impasse transfronteiriço entre os países, a guerra na Ucrânia e a cúpula de presidentes dos países do Brics prevista para junho deste ano, entre vários outros temas.

Sexta-Feira, 25 de março de 2022

Ucrânia pede à UE fechamento de fronteiras com Rússia e Belarus/Carta Capital (25.03)

As autoridades ucranianas pediram à União Europeia (UE), nesta sexta-feira (25), que  feche suas fronteiras com Rússia e Belarus, um país aliado de Moscou, de modo a endurecer as sanções ocidentais.

Estados Unidos e União Europeia anunciam nova parceria para diminuir dependência da energia russa/Estadão (25.03)

BRUXELAS – Os Estados Unidos e a União Europeia anunciaram nesta sexta-feira, 25, uma nova parceria para reduzir a dependência da Europa da energia russa, um passo que as autoridades de alto escalão caracterizam como o início de uma intenção de anos para isolar ainda mais Moscou após a invasão da Ucrânia.

Rebeldes do Iêmen atacam cidade saudita a dois dias de prova da F1/Folha (25.03)

O grupo rebelde houthi, do Iêmen, lançou mísseis nesta sexta-feira (25) contra instalações da petrolífera estatal da Arábia Saudita Aramco –uma das maiores empresas do mundo no ramo. O ataque, em Jidá, ocorre a dois dias da etapa da Fórmula 1 na cidade. Não há relatos de vítimas, segundo o governo local.

Conflito na Ucrânia é o mais mortal para a Rússia desde a Segunda Guerra/Folha (25.03)

A guerra na Ucrânia se consolida como o mais mortífero conflito para tropas russas desde a Segunda Guerra Mundial, na qual combateu como principal país da União Soviética de 1941 a 1945, quando é avaliada a proporção entre mortos e feridos em combate.

Espanha suspende extradição de ex-chefe da Inteligência venezuelana/O Globo (25.03)

MADRI — A pedido do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH), uma corte espanhola anunciou nesta sexta-feira que suspendeu a extradição do ex-chefe de Inteligência venezuelano Hugo Carvajal para os Estados Unidos, onde é acusado de tráfico de drogas.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress