fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (19/02 – 25/02)
Kiev

Clipping Internacional (19/02 – 25/02)

Reunimos as principais notícias internacionais da semana neste clipping: Ucrânia exige um calendário ‘claro’ para aderir à Otan; Austrália reabrirá suas fronteiras após dois anos de restrições; Colômbia descriminaliza aborto até a 24ª semana de gestação; Putin reconhece a independência de Donetsk e Lugansk, na Ucrânia; Putin envia tropas para territórios separatistas da Ucrânia; Alemanha suspende licenciamento de gasoduto da Rússia em represália ao envio de tropas de Moscou para a Ucrânia; após convocar reservistas, Ucrânia aprova estado de emergência; países da Europa Oriental acionam Artigo 4º da Otan; tropas russas chegam a Kiev, e governo da Ucrânia convoca toda a população para se alistar; e mais.

Sábado, 19 de fevereiro de 2022

Boris Johnson: Rússia planeja “a maior guerra na Europa desde 1945”/Metrópoles (19.02)

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, defendeu, neste sábado (19/2), a existência de evidências que sugerem que a Rússia está planejando “a maior guerra na Europa desde 1945”, com um plano em andamento para cercar e invadir Kiev, capital da Ucrânia.

Por que Putin está se aproximando da América Latina/BBC (19.02)

Nos últimos dias, a turbulenta relação entre Rússia e Estados Unidos envolveu um terceiro ator: a América Latina.

Ucrânia exige um calendário ‘claro’ para aderir à Otan/Carta Capital (19.02)

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu neste sábado 19 um cronograma “claro e viável” para a adesão de seu país à Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, em meio a temores de uma invasão russa.

Domingo, 20 de fevereiro de 2022

Austrália reabrirá suas fronteiras após dois anos de restrições/Carta Capital (20.02)

A Austrália reabrirá suas fronteiras internacionais para turistas vacinados na segunda-feira, quase dois anos depois que a pandemia impôs algumas das restrições de viagens mais rígidas do mundo.

Premiê australiano critica China por disparar laser em avião/DW (20.02)

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, criticou neste domingo (20/02) a China pelo uso de um laser contra uma das aeronaves de vigilância de seu país.

Segunda-Feira, 21 de fevereiro de 2022

Colômbia descriminaliza aborto até a 24ª semana de gestação/Folha (21.02)

A Corte Constitucional da Colômbia decidiu, nesta segunda-feira (21), que nenhuma mulher colombiana poderá ser julgada por um aborto realizado até a 24ª semana da gestação. A decisão foi tomada por cinco votos a favor e quatro contra, retirando o aborto da lista de delitos do Código Penal colombiano —quando realizado dentro desse prazo.

Inglaterra anuncia fim das principais restrições e plano para ‘conviver com a covid’/BBC (21.02)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira (21/2) o fim das principais medidas relativas à pandemia de coronavírus na Inglaterra, como a obrigação de isolamento para pessoas que testam positivo para covid e a distribuição gratuita de testes.

Putin reconhece a independência de Donetsk e Lugansk, na Ucrânia/Carta Capital (21.02)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou o reconhecimento dos territórios de Donetsk e Lugansk, na região de Donbass, no leste da Ucrânia, durante pronunciamento nesta segunda-feira 21. A decisão atende a pedidos dos líderes das duas áreas, Denís Pushilin e Leonid Pásechnik.

Putin envia tropas para territórios separatistas da Ucrânia: “Missão de paz”/Correio Braziliense (21.02)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tomou passos importantes no confronto contra a Ucrânia e o Ocidente, nesta segunda-feira (21/2). Dois decretos presidenciais pediram que o Ministério da Defesa envie forças armadas para “manter a paz” nos territórios separatistas da Ucrânia — Donetsk e Lugans.

Terça-Feira, 22 de fevereiro de 2022

Alemanha suspende licenciamento de gasoduto da Rússia em represália ao envio de tropas de Moscou para a Ucrânia/O Globo (22.02)

BERLIM – O chanceler alemão,  Olaf Scholz, disse nesta terça-feira que o seu país tomou medidas para interromper o processo de autorização do início da operação do gasoduto Nord Stream 2, que transportaria gás da Rússia até a Alemanha pelo Mar Báltico. Scholz disse a repórteres em Berlim que seu governo tomou a medida em resposta às ações de Moscou na Ucrânia. O gasoduto foi concluído em setembro e esperava autorização para entrar em operação. Em dezembro, Putin disse que o gasoduto estava pronto para operar.

Biden says Russia is beginning an ‘invasion of Ukraine’ as he unveils sanctions on Moscow/CNN USA (22.02)

Washington (CNN)President Joe Biden described events now underway in Ukraine as “the beginning of a Russian invasion” as he unveiled tough new sanctions to punish Moscow on Tuesday.

Ucrânia pede ‘sanções severas’ à Rússia e cogita romper relações diplomáticas/Carta Capital (22.02)

As autoridades ucranianas exigiram nesta terça-feira 22 que os países ocidentais apresentem uma resposta severa contra a Rússia, enquanto aguardam para observar a dimensão do envio de tropas anunciado por Moscou depois que o presidente Vladimir Putin reconheceu a independência das regiões separatistas do leste da Ucrânia.”

Quarta-Feira, 23 de fevereiro de 2022

Canadá encerra estado de emergência imposto contra atos antivacina/Folha (23.02)

O premiê do Canadá Justin Trudeau anunciou nesta quarta-feira (23) que irá encerrar o estado de emergência invocado para conter os protestos de caminhoneiros antivacina no país.

Sob ameaça de invasão russa, Ucrânia decreta estado de emergência e mobiliza tropas e reservistas/Estadão (23.02)

KIEV – O governo da Ucrânia decretou estado de emergência com validade de 30 dias a partir da zero hora de quinta-feira, 24, em resposta ao aumento de tensões com a Rússia. O temor de um conflito na região ganhou contornos mais graves com o pedido de rebeldes dos enclaves de Donetsk e Luhansk de auxílio militar à Rússia. Segundo o governo americano, tanques russos estão em posição de ataque na fronteira.

Rússia x Ucrânia: Parlamento ucraniano aprova porte de armas por civis/UOL (23.02)

O Parlamento da Ucrânia aprovou hoje um projeto de lei que dá permissão aos ucranianos para portar armas de fogo e agir em autodefesa, dois dias após o presidente Vladimir Putin reconhecer como independentes duas regiões separatistas do leste da Ucrânia e ordenar o envio de tropas ao local.

Após convocar reservistas, Ucrânia aprova estado de emergência/Veja (23.02)

O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quarta-feira, 23, um estado de emergência, poucas horas depois de o governo anunciar uma série de medidas de preparação para uma eventual guerra com a Rússia, em meio ao aumento de tensões depois do reconhecimento por Moscou de duas regiões separatistas e o subsequente anúncio de envio de tropas.

União Europeia impõe sanções à Rússia em meio a crise com Ucrânia/Folha (23.02)

A União Europeia aprovou nesta quarta-feira (23) um pacote inicial de sanções contra a Rússia em reação ao reconhecimento por parte do presidente Vladimir Putin da independência de duas regiões separatistas na Ucrânia, depois de meses de tensão após o Kremlin posicionar mais de 100 mil soldados em diferentes pontos da fronteira com o país.

Quinta-Feira, 24 de fevereiro de 2022

Três ex-policiais são condenados por violar os direitos civis de George Floyd/O Globo (24.02)

MINNEAPOLIS —  A Justiça dos Estados Unidos declarou nesta quinta-feira que três ex-policiais de Minneapolis são culpados de violar os direitos civis do segurança George Floyd, homem negro que foi asfixiado até a morte por um policial branco em 2020, num caso que despertou protestos no mundo contra a violência policial e o racismo.

Rússia invade Ucrânia e Putin ameaça quem tentar interferir: ‘Resposta será imediata’/ISTOÉ (24.02)

Pouco depois do presidente russo, Vladimir Putin, anunciar nesta quinta-feira (24) (23h57 desta quarta, no Brasil) uma operação militar no leste da Ucrânia, explosões foram vistas e ouvidas em Kharkiv e na capital, Kiev. As informações são do g1 com a imprensa internacional.

Otan não enviará tropas à Ucrânia: Rússia pagará preço econômico e político/UOL (24.02)

O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico), Jens Stoltenberg, afirmou em entrevista coletiva hoje que o bloco não vai enviar tropas à Ucrânia após a Rússia começar, durante a madrugada, uma operação militar de invasão ao país vizinho.

Países da Europa Oriental acionam Artigo 4º da Otan; entenda o que isso quer dizer/CNN (24.02)

Países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)  na Europa Oriental – Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia – acionaram o Artigo 4º da organização para lançar consultas dentro da aliança sobre o ataque da Rússia à Ucrânia. De acordo com o site da Otan, a consulta ao abrigo do Artigo 4º pode levar a uma ação coletiva entre os 30 estados membros.

O efeito imediato da guerra de Putin na Rússia: Bolsa de Moscou desaba 33,2%, e mais de 1.400 russos são presos em manifestações contra a guerra/O Globo (24.02)

MOSCOU – As empresas russas sentiram nesta quinta-feira o peso da decisão do presidente Putin de iniciar uma guerra com bombardeio e invasão da Ucrânia. A Bolsa de Moscou fechou com baixa de 33,2% com os investidores fugindo das ações russas em meio a sanções econômicas ‘devastadoras’ anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e outras autoridades de potências ocidentais.

Sexta-Feira, 25 de fevereiro de 2022

Chernobyl: Ucrânia diz que níveis de radiação aumentaram após captura de usina; Rússia vê ‘dentro dos limites’/O Globo (24.02)

KIEV –  A agência nuclear da Ucrânia e o Ministério do Interior afirmaram nesta sexta-feira que registraram um aumento nos níveis de radiação do local da extinta usina nuclear de Chernobyl.

Tropas russas chegam a Kiev, e governo da Ucrânia convoca toda a população para se alistar/O Globo (24.02)

KIEV — Apenas um dia após o presidente Vladimir Putin ordenar uma invasão militar em larga escala da Ucrânia, tropas russas alcançaram  Kiev, a capital do país vizinho. Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, militares russos estão posicionados no distrito residencial de Obolon, cerca de 9 km ao norte do Parlamento ucraniano, no centro da cidade.

Rússia x Ucrânia: Tribunal Penal Internacional diz que pode investigar possíveis crimes de guerra/UOL (24.02)

O promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) Karim Khan expressou nesta sexta-feira sua preocupação com a invasão da Rússia na Ucrânia e disse que o tribunal pode investigar possíveis crimes de guerra no país.

Anonymous declara guerra cibernética à Rússia após invasão da Ucrânia/Estadão (25.02)

O grupo hacker Anonymous declarou em rede social, nesta quinta-feira, 24, que está “oficialmente em guerra cibernética contra o governo russo”. Cerca de 30 minutos depois, o coletivo anunciou que derrubaram o site do canal de RT News, rede de televisão estatal da Rússia – que voltou ao ar ao meio dia desta sexta-feira, 25 – e que as forças armadas russas estavam preparando um bombardeamento em grande escala em Kiev, capital da Ucrânia.


Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress