Clipping Internacional (18/02 – 24/02)
Biden e Zelensky

Clipping Internacional (18/02 – 24/02)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: EUA acusam Rússia de crimes contra a humanidade na Guerra da Ucrânia; Turquia encerra operações de resgate de terremoto em 8 das 10 províncias atingidas; Biden desafia Putin com visita surpresa a Kiev às vésperas do 1º ano da guerra; Putin suspende controle de armas nucleares e critica retórica dos EUA; EUA vão aumentar em mais de quatro vezes a presença militar em Taiwan; China apresenta plano com 12 propostas para a paz, e Otan o descarta imediatamente; e mais.

Sábado, 18 de fevereiro de 2023

EUA acusam Rússia de crimes contra a humanidade na Guerra da Ucrânia/Folha (18.02)

“Os EUA concluíram formalmente que a Rússia cometeu crimes contra a humanidade durante a Guerra da Ucrânia, que completa um ano no próximo dia 24, disse a vice-presidente Kamala Harris.”

Argentina e o controle de preços: desta vez vai funcionar?/Carta Capital (18.02)

“Nas prateleiras dos supermercados da Avenida Córdoba, em Buenos Aires, pequenas placas em azul e branco anunciam: precios justos. O aviso integra uma estratégia de impor tetos de preços, por meio da qual o governo do presidente Alberto Fernández tenta conter a inflação e, consequentemente, os constantes aumentos dos preços.”

Congresso do Peru aprova acusação contra Castillo, que vê cerco jurídico se fechar/Folha (18.02)

“O Congresso do Peru aprovou nesta sexta-feira (17) a acusação do ex-presidente Pedro Castillo e de dois de seus ministros por corrupção e lavagem de dinheiro, o que permite que o Ministério Público instaure ações penais contra o ex-líder.”

Domingo, 19 de fevereiro de 2023

Turquia encerra operações de resgate de terremoto em 8 das 10 províncias atingidas/Folha (19.02)

“O governo da Turquia anunciou neste domingo (19) o encerramento das operações de resgate de vítimas do terremoto que matou mais de 40 mil pessoas só no país, quase duas semanas depois do desastre.”

Segunda-Feira, 20 de fevereiro de 2023

Chile vai produzir cartilhas nas línguas de quatro povos originários para facilitar o acesso à Justiça/O Globo (20.02)

“O Judiciário chileno lançará uma iniciativa para promover, pela primeira vez, cartilhas que traduzam termos jurídicos fundamentais para o acesso à Justiça na língua de quatro dos dez povos indígenas reconhecidos na Convenção de 1993: Mapudungún, Rapa Nui, Aymara e Quechua. É uma primeira etapa, mas pretende-se avançar no futuro com mais línguas.”

Biden desafia Putin com visita surpresa a Kiev às vésperas do 1º ano da guerra/Folha (20.02)

“Em demonstração de apoio explícito à Ucrânia e de desafio direto a Vladimir Putin, o presidente americano, Joe Biden, fez nesta segunda (20) uma viagem surpresa a Kiev às portas do aniversário do primeiro ano da invasão russa do vizinho.”

Terça-Feira, 21 de fevereiro de 2023

“A Justiça da Coreia do Sul decidiu, na terça-feira (21), reconhecer pela primeira vez os direitos de um casal homoafetivo. Ativistas afirmam que o veredicto é uma grande vitória para a comunidade LGBTQIA+.”

“O governo do Chile anunciou nesta terça-feira (21) que está oferecendo residência e nacionalidade chilena aos mais de 300 opositores arbitrariamente expatriados pelo governo ditatorial de Daniel Ortega na Nicarágua.”

Meloni visita Kiev e diz que derrota da Ucrânia pode levar a invasão de países da Europa/Folha (21.02)

“Qualquer paz que implique a rendição da Ucrânia às forças invasoras russas “não pode ser uma paz real”, disse a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, nesta terça (21), em visita a Kiev.”

Putin suspende controle de armas nucleares e critica retórica dos EUA/Veja (21.02)

“O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu início a um aguardado discurso à Assembleia Federal nesta terça-feira, 21, com uma declaração já conhecida: a Rússia não teve escolha, a não ser atacar a Ucrânia. Segundo o presidente, o Ocidente estaria se preparando para transformar a Ucrânia em uma base com armas para atacar Moscou, o que fez com que a Rússia tivesse que agir primeiro.”

EUA autorizam extradição de ex-presidente do Peru Alejandro Toledo/Folha (21.02)

“O Departamento de Estado dos EUA autorizou a extradição do ex-presidente do Peru Alejandro Toledo, informou o Ministério Público do país latino-americano nesta terça-feira (21). O político, que foi presidente de 2001 a 2006, era considerado foragido.”

Quarta-Feira, 22 de fevereiro de 2023

Governo Biden aperta restrição a migrantes na fronteira dos EUA com o México/Folha (22.02)

“O governo de Joe Biden propôs uma nova regra que pressupõe como inelegíveis para a concessão de asilo pessoas que entrarem de forma irregular nos Estados Unidos. A medida tenta reforçar o controle na fronteira com o México e reduzir o aumento recente de migrantes em situação irregular no país.”

Postura de Putin sobre tratado nuclear sinaliza fim do controle formal de armas; leia análise/Estadão (22.02)

“Quando o presidente Vladimir Putin anunciou ao fim do discurso de quase duas horas na terça-feira que iria interromper a participação da Rússia no tratado New Start – o último acordo de controle de armas existente entre as duas maiores potências nucleares –, isso foi mais uma indicação de que a era do controle formal de armas pode estar chegando ao fim.”