fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (17/07 – 23/07)

Clipping Internacional (17/07 – 23/07)

No Clipping internacional, reunimos as principais notícias do mundo: o escândalo do spyware Pegasus e o uso para monitorar membros da sociedade civil; o resultado da reabertura em alguns países; as eleições primárias no Chile; os Estados Unidos acusaram a China de ataque cibernéticos; a relação entre EUA e Cuba; o início das Olimpíadas de Tóquio, os casos de Covid-19 e o vazio da Vila Olímpica; Pedro Castillo é declarado presidente do Peru; a redução da expectativa de vida nos EUA durante a Covid; as dificuldades de aprovação e implementação das propostas de Joe Biden; a nova proposta de reforma tributária na Colômbia e a reação popular; e mais.

Confira as principais notícias:

Sábado, 17 de julho de 2021.

Bolívia investiga se Brasil e Chile tiveram envolvimento em confrontos após renúncia de Evo/Folha (17.07)

O governo na Bolívia anunciou neste sábado (17) que investiga se Brasil e Chile tiveram algum envolvimento nos confrontos entre manifestantes e forças de segurança que ocorreram no país após a renúncia de Evo Morales, em 2019. Segundo o porta-voz Jorge Richter, serão averiguadas relações que possam ter existido, em ajuda e contribuições, sem dar mais detalhes.

Covid: os primeiros resultados da reabertura em seis países/BBC (17.07)

O governo britânico suspende na próxima segunda-feira (19/7) todas as restrições impostas por causa da pandemia de covid-19. Com isso, deixam de vigorar quase todas as medidas de distanciamento social; não haverá mais exigência de uso de máscaras em grande parte dos espaços públicos; casas noturnas poderão reabrir; e limites a respeito de quantas pessoas podem se encontrar deixarão de vigorar.

Domingo, 18 de julho de 2021.

Azarões de direita e esquerda surpreendem e vencem primárias presidenciais do Chile/O Globo (18.07)

Dois candidatos que não eram considerados favoritos tiveram resultados surpreendentes e venceram as eleições primárias da direita e da esquerda realizadas no Chile ontem, habilitando-se para serem candidatos nas eleições presidenciais marcadas para 21 de novembro.

Tiroteio em Washington deixa 4 feridos do lado de fora de estádio de beisebol/G1 (18.07)

Um tiroteio do lado de fora de um estádio de beisebol em Washington D.C., nos Estados Unidos, deixou quatro pessoas feridas no sábado (17), informaram as autoridades locais.

Segunda-Feira, 19 de julho de 2021.

Uma dose para muitos ou duas doses para poucos: o dilema que divide a América Latina na luta contra a pandemia/El País (19.07)

Apesar de o ritmo de vacinação ter se acelerado na América Latina durante as últimas semanas, quase sete meses depois da primeira vacina injetada no subcontinente o grau de imunização coletiva ainda é insuficiente: menos de um em cada cinco latino-americanos já recebeu a pauta completa, e a proteção parcial oferecida por uma só dose nos esquemas de dupla dose (usada em todas as vacinas, exceto a do laboratório norte-americano Janssen, de dose única) alcança menos de um terço. A complexidade de manter programas de vacinação ao mesmo tempo ambiciosos e urgentes, mas que necessitam de duas doses, se torna mais evidente do que nunca nesta região caracterizada pela desigualdade de acesso aos serviços públicos.

EUA partem para o ataque e culpam China por ataques cibernéticos/CNN (19.07)

Os Estados Unidos e seus aliados acusaram a China, nesta segunda-feira (19), de práticas desonestas no ciberespaço, inclusive por meio de uma invasão massiva do sistema de e-mails da Microsoft e outros ataques de ransomware. Trata-se de uma escalada dramática na tentativa cada vez mais urgente do governo Biden de evitar novos vazamentos.

Como os EUA tentam sufocar Cuba – ao invés de ajudar/Jacobin (19.07)

Em uma ação evidentemente bem coordenada, em 11 de julho de 2021, grupos de opositores ao governo fizeram manifestações em várias cidades cubanas, notadamente em Havana. Segundos depois da manifestação, a grande mídia mundial estava a todo vapor divulgando os acontecimentos.

Pegasus: Entenda o caso de espionagem global com o spyware/Valor Econômico (19.07)

Um software de Israel desenvolvido para rastrear criminosos e terroristas foi usado para espionar políticos, jornalistas, ativistas de direitos humanos e executivos de empresas de todo mundo, de acordo com uma investigação realizada por um consórcio mundial de meios de comunicação.

Medo e vazio em Tóquio antes dos Jogos Olímpicos/El País (19.07)

A poucos dias de que a chama Olímpica seja acesa nesta sexta-feira na pira do Estádio Nacional de Tóquio quase vazio, a situação em torno dos Jogos é tudo menos agradável. Persiste a oposição popular à sua celebração. Já são pelo menos quatro os atletas com resultado positivo para a covid-19 dentro da Vila Olímpica, apesar de todos os cuidados e medidas de segurança adotados. E a Toyota, um dos grandes patrocinadores, anunciou que está retirando seus anúncios relacionados à competição, dado o ínfimo apoio do público.”

Pedro Castillo é declarado presidente do Peru mais de um mês após eleição/UOL (19.07)

O socialista Pedro Castillo foi declarado presidente eleito do Peru hoje, mais de um mês após as eleições, ocorridas em 6 de junho. A vitória foi confirmada pelo JNE (Júri Nacional de Eleições), órgão responsável pela eleição no país.

Terça-Feira, 20 de julho de 2021.

Banco Mundial sugere ao Brasil reformular seguro-desemprego para amparar trabalhador informal/Estadão (20.07)

BRASÍLIA – O Banco Mundial sugere ao Brasil e a outros países da América Latina uma reforma no programa de seguro-desemprego para se adaptar com mais rapidez às novas condições do mercado de trabalho depois da crise da pandemia da covid-19.

Colômbia apresenta nova proposta de reforma tributária, e esquerda volta às ruas/O Globo (20.07)

O governo da Colômbia apresentou ao Congresso nesta terça-feira, aniversário da Independência do país, um novo projeto de reforma tributária, que busca aumentar a arrecadação em aproximadamente 15 trilhões de pesos colombianos (R$ 20 bilhões) e inclui medidas de cunho social.

Mortes por Covid na Índia chegariam a 10 vezes mais do que balanço oficial de 415 mil vítimas, afirma estudo/O Globo (20.07)

NOVA DÉLHI – O número real de mortes provocadas pela Covid-19 na Índia pode ser até 10 vezes superior às quase 415 mil vítimas fatais registradas no balanço oficial, aponta um estudo de um grupo de pesquisa dos Estados Unidos. Os analistas advertem há algum tempo que a contagem está consideravelmente subestimada neste país de 1,3 bilhão de habitantes.

Israel reage a boicote da marca de sorvete americana Ben & Jerry a colônias na Cisjordânia/O Globo (20.07)

TEL AVIV – O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, alertou o executivo-chefe da Unilever, Alan Jope, que os planos da Ben & Jerry’s de interromper as vendas de seus sorvetes em assentamentos israelenses na Cisjordânia vão ter “repercussões sérias, legais e de outros tipos”.

Após ir ao espaço, Bezos enfrenta críticas por negligência com funcionários da Amazon/Estadão (20.07)

Jeff Bezos passou menos de cinco minutos no espaço na manhã desta terça-feira, 20, durante a primeira viagem com seres humanos da New Shepard, foguete da Blue Origin, empresa fundada pelo bilionário. Na volta à Terra, porém, além dos louros pela conquista, Bezos encarou críticas e reclamações sobre a decisão de investir no voo espacial enquanto os funcionários da Amazon, empresa comandada por Bezos até o dia 5 de julho, reclamam de condições de trabalho ruins.

Quarta-Feira, 21 de julho de 2021.

China anuncia incentivos para estimular natalidade/Correio Braziliense (21.07)

O Partido Comunista da China anunciou incentivos visando aumentar a taxa de natalidade do país. Em documento publicado, nesta terça-feira, pela agência estatal de notícias Xinhua, o governo afirma que reduzirá os custos de criar e educar crianças, além de fortalecer a proteção trabalhista para as mulheres nos próximos cinco anos.

Artigo | Pegasus: Espionagem cibernética, NSO e o governo israelense/Brasil de Fato (21.07)

No último domingo (18), o jornal britânico The Guardian publica uma matéria que revela um escândalo de vigilância cibernética de proporções internacionais envolvendo a empresa israelense NSO Group e seu principal produto, o software espião Pegasus.

Com impacto em minorias, pandemia derruba em um ano e meio expectativa de vida nos EUA/Estadão (21.07)

WASHINGTON – A expectativa de vida nos EUA caiu um ano e meio em 2020, em grande parte por causa da mortal pandemia de coronavírus, segundo um relatório federal divulgado nesta quarta-feira, 21. A queda afetou hispânicos e negros americanos mais severamente do que os brancos. Foi a redução mais acentuada na expectativa de vida nos EUA desde a 2ª Guerra (1939-1945), quando o país registrou uma queda de três anos entre 1942 e 1943.

Premiê húngaro Orban convoca referendo sobre lei que afeta LGTBs/UOL (21.07)

Budapeste, 21 Jul 2021 (AFP) – O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, anunciou nesta quarta-feira (21) que fará um referendo para avaliar o apoio interno à polêmica lei que afeta a comunidade LGTB, depois que a Comissão Europeia abriu um processo por infração contra Budapeste.

Quinta-Feira, 22 de julho de 2021.

Argentina cria registro de identidade para pessoas não binárias/DW (22.07)

A Argentina se tornou nesta quarta-feira (21/07) o primeiro país da América do Sul a reconhecer oficialmente cidadãos não binários. A partir de agora, argentinos que não se identificam como homem ou mulher poderão assinalar a opção “X” no campo de gênero de documentos de identidade.

Planos de Biden perdem força seis meses depois de assumir Presidência/O Globo (22.07)

WASHINGTON — Ao assumir o poder Executivo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou uma insólita bateria de decretos e memorandos com os quais enterrou grandes símbolos da era Donald Trump: decidiu pelo retorno ao Acordo do Clima de Paris, ordenou a paralisação da construção do muro na fronteira com o México e eliminou o veto a pessoas transgênero no Exército, entre outras medidas. Também lançou um plano de reativação da economia de 1,9 trilhão de dólares (R$ 9,92 trilhões de reais) e anunciou outros programas de apoio social que evocavam o New Deal de Franklin Delano Roosevelt.

COI revê decisão e fotos de protestos são postadas em contas oficiais/UOL (22.07)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) revisou a decisão e agora as redes sociais oficiais dos Jogos de Tóquio 2020 poderão publicar fotos dos protestos antirracistas. Ontem (21), segundo o jornal inglês The Guardian, a entidade havia proibido que fotos de atletas ajoelhados em manifestações antirracistas fossem veiculadas nas contas oficiais das Olimpíadas.

Biden impõe novos bloqueios contra Cuba: ‘Isso é apenas o começo’/Carta Capital (22.07)

O governo de Joe Biden anunciou novas sanções contra Cuba, nesta quinta-feira 22. De acordo com o site do Tesouro, as medidas recaem sobre o ministro das Forças Armadas Revolucionárias, Álvaro López Miera, e a Brigada Especial Nacional do Ministério.

Sexta-Feira, 23 de julho de 2021

Com vacinação mais avançada das Américas, Chile vê queda drástica de casos e começa reabertura/O Globo (23.07)

Com 71% de sua população vacinados com ao menos uma dose e 61,4% com as duas, o Chile tem a campanha de vacinação anti-Covid mais avançada das Américas, quando se considera a imunização completa. É também um dos mais adiantados do planeta, à frente da União Europeia, do Reino Unido e de Israel, por exemplo. Não é à toa que o país vê hoje seu menor número de diagnósticos diários desde o ano passado.

Em apoio à Palestina, judoca argelino desiste da Olimpíada para evitar luta com israelense/Estadão (23.07)

O judoca argelino Fethi Nourine decidiu abandonar os Jogos Olímpicos de Tóquio. O atleta desistiu de lutar no Japão para evitar o confronto com Tohar Butbul, oponente de Israel que enfrentaria na segunda rodada da categoria até 73kg caso passasse por Mohamed Abdalrasool, do Sudão, na primeiro embate.

Tributação de corporações transnacionais na América Latina/Folha (23.07)

A pandemia agravou a pobreza, a desigualdade e a necessidade fiscal em nível global. Por essa razão, no final de maio, os ministros das finanças do G7 –Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido– chegaram a um acordo inicial para implementar um imposto global sobre as empresas transnacionais, principalmente as centradas na tecnologia. Subsequentemente, em 10 de julho, o acordo emoldurado no Quadro Inclusivo BEPS (Erosão de Base e Transferência de Lucros) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi adaptado na cimeira do G20 por 130 países, representando 90% do PIB mundial.

Tensão aumenta no Haiti em meio ao funeral do presidente assassinado/Estadão (23.07)

O caixão do presidente assassinado do Haiti, Jovenel Moïse, foi carregado por homens em uniforme militar a um palco central e coberto com uma bandeira haitiana nesta sexta-feira, 23. Espectadores colocaram buquês de flores brancas em volta do local, antes do início do funeral de Estado – momento que muitos esperavam que ajudasse a acalmar uma nação fragmentada.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress