fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (16/10 – 22/10)

Clipping Internacional (16/10 – 22/10)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: China testa nova capacidade militar com míssil hipersônico e surpreende EUA; frente única elege conservador para disputar governo da Hungria contra Orbán; Equador declara estado de exceção e blinda policiais e militares; Senador democrata ligado à indústria do carvão bloqueia agenda ambiental de Biden; ataque na Síria mata 14 soldados, e resposta do Exército deixa 10 civis mortos; Brasil e outros países tentaram enfraquecer relatório sobre clima, diz ONG; fala de Biden sobre defesa militar de Taiwan provoca novo choque com a China; e mais

Sábado, 16 de outubro de 2021.

China testa nova capacidade militar com míssil hipersônico e surpreende EUA/Folha (16.10)

A China testou em agosto um míssil hipersônico de capacidade nuclear que circulou a Terra antes de acelerar em direção a seu alvo, demonstrando uma capacidade espacial avançada que pegou de surpresa a inteligência dos Estados Unidos.

Empresário ligado a Maduro é extraditado aos EUA, e Venezuela suspende negociações com oposição/Folha (16.10)

Preso desde o ano passado por acusações de corrupção, o empresário colombiano Alex Saab, considerado próximo do ditador Nicolás Maduro, foi extraditado de Cabo Verde para os Estados Unidos neste sábado (16).

Domingo, 17 de outubro de 2021.

Colômbia vive onda de violência contra ativistas, 5 anos após acordo com as Farc/O Globo (17.10)

Desde que foi iniciado processo de paz, missão da ONU contabilizou 296 assassinatos de combatentes que abandonaram armas e ativistas sociais; entre 2017 e 2020 foram gastos apenas 65% do orçamento do pacto

Após revelação de míssil hipersônico chinês, EUA anunciam exercício no estreito de Taiwan/Folha (17.10)

Um dia após o jornal britânico Financial Times revelar que a China fez um teste com um míssil hipersônico de capacidade nuclear que surpreendeu a inteligência americana, os Estados Unidos afirmaram, neste domingo (17), que fizeram um exercício militar junto ao Canadá no Estreito de Taiwan na última semana.

Frente única elege conservador para disputar governo da Hungria contra Orbán/Folha (17.10)

Numa operação inédita para tentar tirar do poder o premiê autocrata da Hungria, Viktor Orbán, seis partidos de oposição anunciaram neste domingo seu candidato único à eleição de 2022.

Segunda-Feira, 18 de outubro de 2021.

Promotores na Alemanha tentam julgar ex-funcionários do nazismo antes que morram/O Globo (18.10)

BERLIM — No fim de setembro, Irmgard Furchner, de 96 anos, deixou o asilo em que vive em Quickborn, no Norte da Alemanha, e tomou um táxi até a estação de trem mais próxima. Parecia mais uma idosa da cidadezinha de 20 mil habitantes, e ninguém percebeu que tentava fugir do julgamento no qual é acusada de contribuir para os horrores do nazismo — até ser presa, poucas horas depois, em Hamburgo, a menos de 30 quilômetros.

Equador declara estado de exceção e blinda policiais e militares/Estadão (18.10)

QUITO – O presidente do Equador, Guillermo Lasso, declarou nesta segunda-feira, 18, estado de exceção por 60 dias em todo o país em resposta ao aumento da criminalidade e blindou as forças de segurança (policiais e militares) de possíveis ações judiciais pelo desempenho de suas funções.

Em novas decisões, Suprema Corte americana dá proteção a policiais acusados de uso excessivo da força/O Globo (18.10)

WASHINGTON — Em duas decisões separadas emitidas nesta segunda-feira, a Suprema Corte dos EUA sinalizou que não deve mudar seu entendimento sobre um mecanismo legal apontado por ativistas e juristas como uma proteção para abusos cometidos por forças policiais no país, a chamada “imunidade qualificada”.

Centro-esquerda vence eleições para prefeito nas cinco maiores cidades da Itália/O Globo (18.10)

ROMA — Os candidatos da centro-esquerda obtiveram vitórias retumbantes no segundo turno das eleições para prefeito em Roma e Turim, resultados que se somam a uma série de vitórias já obtidas no primeiro turno no início do mês.

Rússia suspende missão na Otan após acusação de espionagem/Folha (18.10)

A Rússia anunciou nesta segunda-feira (18) a suspensão de sua missão diplomática na Otan, após a aliança militar ter expulsado oito representantes russos, acusados de espionagem.

Terça-Feira, 19 de outubro de 2021.

Presidente da Colômbia promete unidade com Bolsonaro em proposta de preservação da Amazônia/El País (19.10)

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recebeu a visita do mandatário da Colômbia, Iván Duque, nesta terça em Brasília, uma das poucas visitas de mandatários que Bolsonaro tem recebido em seu Governo. Duque veio ao país para firmar alguns acordos de segurança na fronteira, e aproveitou o encontro para anunciar que estará junto com seu par brasileiro na proposta de preservação da Amazônia durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP-26 de Glasgow, que inicia no próximo dia 31.

Regime cubano cometeu tortura e abusos em repressão a protestos, diz ONG/Folha (19.10)

Um relatório da ONG Human Rights Watch, divulgado nesta terça-feira (19), assinala que mais de 130 cubanos foram vítimas de abusos cometidos por agentes da repressão da ditadura durante as manifestações do último dia 11 de julho.

Senador democrata ligado à indústria do carvão bloqueia agenda ambiental de Biden/O Globo (19.10)

WASHINGTON — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, corre o risco de chegar à COP-26, conferência climática da ONU que acontecerá a partir do dia 31 deste mês em Glasgow, sem ter como implementar seu plano de corte de emissões de gases causadores do efeito estufa. A razão está dentro de seu próprio partido: o senador Joe Manchin, da Virgínia Ocidental, um democrata centrista ligado às indústrias do carvão e do petróleo.

Comissão que investiga ataque ao Capitólio aprova relatório que pede abertura de processo contra Bannon/O Globo (19.10)

WASHINGTON — A comissão da Câmara dos Deputados dos EUA que investiga a invasão do Capitólio, no dia 6 de janeiro, aprovou, por unanimidade, um relatório acusando formalmente o ex-conselheiro de Donald Trump, Steve Bannon, de desacato, por conta de sua recusa em cooperar com o inquérito, que pode envolver o ex-presidente.  A recomendação agora segue para o plenário da Câmara.

Quarta-Feira, 20 de outubro de 2021.

Ex-militares invadem Congresso da Guatemala para exigir indenização/Estadão (20.10)

CIDADE DA GUATEMALA – Ex-soldados da Guatemala invadiram o Congresso e incendiaram veículos estacionados nos arredores do prédio na noite de terça-feira, 19. O grupo de militares exigia que os deputados aprovassem uma indenização por serviços prestados durante a guerra civil, conflito que deixou 250 mil mortos – muitos em massacres executados pelo Exército, entre 1960 e 1996.

Tribunal espanhol ordena entrega de ex-chefe da espionagem venezuelana aos EUA/O Globo (20.10)

MADRI — O Tribunal Nacional, jurisdição espanhola encarregada das extradições, ordenou nesta quarta-feira a entrega aos Estados Unidos do ex-oficial da Inteligência venezuelana Hugo  Carvajal, conhecido como El Pollo, que poderia apresentar um último recurso para tentar evitar a extradição. Ele é acusado de tráfico de drogas pela Justiça americana e, caso seja condenado nos EUA, poderá pegar prisão perpétua.

Preso desde janeiro, oposicionista russo Alexei Navalny recebe Prêmio Sakharov do Parlamento Europeu/O Globo (20.10)

BRUXELAS — O principal nome de oposição ao governo de Vladimir Putin na Rússia, Alexei Navalny, recebeu o Prêmio Sakharov de Liberdade de Pensamento, concedido pelo Parlamento Europeu a defensores dos direitos humanos e da liberdade de expressão pelo mundo. O opositor está preso desde janeiro em uma prisão a cerca de 200 km de Moscou.

Ataque na Síria mata 14 soldados, e resposta do Exército deixa 10 civis mortos/Folha (20.10)

Um ataque a bomba a um ônibus do Exército sírio em Damasco nesta quarta-feira (20) deixou ao menos 14 pessoas mortas, informou a mídia estatal. O episódio é considerado o mais violento em anos na capital do país.

Quinta-Feira, 21 de outubro de 2021.

Brasil e outros países tentaram enfraquecer relatório sobre clima, diz ONG/Veja (21.10)

Brasil, Argentina, Austrália e outros países produtores de combustíveis fósseis e criadores de gado fizeram pressão por mudanças em um relatório-chave sobre mudança climática produzido pelas Organização das Nações Unidas (ONU), segundo documentos vazados nesta quinta-feira, 21, por investigadores do Greenpeace.

Procuradoria investigará presidente do Equador por fraude tributária após Pandora Papers/Folha (21.10)

​A Procuradoria-Geral do Equador anunciou nesta quinta-feira (21) a abertura de uma investigação preliminar por fraude tributária contra o presidente Guillermo Lasso, depois de o opositor Yaku Pérez ter apresentado acusações ligadas à apuração jornalística Pandora Papers.

Moscou volta a impor quarentena total diante da quarta onda da pandemia; no Reino Unido, Covid tem novo pico/O Globo (21.10)

MOSCOU — Moscou voltará a impor uma quarentena total entre os dias 28 de outubro e 7 de novembro, diante da quarta onda da Covid-19 na Rússia, anunciou nesta quinta-feira o prefeito da cidade, Sergei Sobyanin. Apenas supermercados e farmácias poderão funcionar no período.

Líderes da UE decidem que acordos comerciais devem resguardar ambiente/Folha (21.10)

Os líderes dos 27 países da União Europeia adotaram na noite desta quinta (21) uma posição sobre comércio exterior que deixa em situação ainda mais delicada o acordo comercial com o Mercosul, congelado pelo bloco europeu desde que as negociações foram concluídas, em meados de 2019.

Sexta-Feira, 22 de outubro de 2021.

Angela Merkel é homenageada em cúpula europeia de despedida/Correio Braziliense (22.10)

“Monumento”, “bússola para o projeto europeu”, “grande política”: os líderes dos países da União Europeia (UE) homenagearam a chanceler alemã, Angela Merkel, nesta sexta-feira (22), em uma cúpula em Bruxelas que deve ser sua 107ª e última após 16 anos no poder.

Fala de Biden sobre defesa militar de Taiwan provoca novo choque com a China/O Globo (22.10)

BALTIMORE, EUA — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na noite de quinta-feira que Washington defenderia Taiwan de um ataque chinês, sugerindo uma mudança na política mantida por Washington há quatro décadas, que não prevê uma intervenção militar em favor da independência da ilha que Pequim considera uma “província rebelde”. Embora a declaração de Biden tenha sido matizada depois pela porta-voz da Casa Branca, ela provocou a reação do governo da China, que alertou que os americanos devem “atuar com prudência” e se abster de enviar “sinais equivocados”.

Nova Zelândia: fim de lockdowns será apenas com 90% de vacinados/CNN (22.10)

A Nova Zelândia prometeu encerrar lockdowns e voltar à normalidade apenas quando 90% da população estiver totalmente vacinada contra a Covid-19.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress