fbpx
Fundação Podemos
/
/
Clipping Internacional (14/01 – 19/01)
Greta Thunberg Presa

Clipping Internacional (14/01 – 19/01)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: China registra quase 60 mil mortes por Covid-19 em pouco mais de um mês; Peru estende estado de emergência em Lima e três regiões e convoca militares para controlar protestos; Maduro enfrenta nova onda de protestos contra salários baixos na Venezuela; população da China reduz pela 1ª vez em 61 anos; greve geral na França desafia reforma da Previdência de Macron e promete caos; Rússia ameaça guerra nuclear contra escalada militar do Ocidente na Ucrânia; e mais.

Sábado, 14 de janeiro de 2023

Irã executa ex-vice-ministro da Defesa por espionagem/CNN (14.01)

“O Irã executou um cidadão britânico-iraniano que já serviu como seu vice-ministro da Defesa, disse seu Judiciário, desafiando os pedidos de Londres e Washington por sua libertação depois que ele foi sentenciado à morte sob a acusação de espionando para a Grã-Bretanha.”

“A China afirmou neste sábado ter registrado quase 60 mil mortes relacionadas à pandemia no pouco mais de um mês desde que flexibilizou sua política de Covid zero depois de manifestações em várias cidades do país em novembro. O balanço é o primeiro registro oficial que indica a dimensão do surto enfrentado pelo país, e aumenta significativamente o número de óbitos que o gigante asiático registrou nos quase três anos de crise sanitária.”

Primo de fundadora do Black Lives Matter morre após receber choque em ação policial/Folha (14.01)

“Um homem negro de 31 anos, primo de uma das fundadoras do movimento antirracista Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), morreu horas depois de receber choques em uma ação policial na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.”

Domingo, 15 de janeiro de 2023

Por chuvas e tornados, Biden declara desastre na Califórnia e no Alabama/Veja (15.01)

“O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou entre o sábado, 14, e este domingo, 15, estado de desastre na Califórnia e no Alabama, atingidos por desastres naturais desde o final de dezembro. Nas últimas três semanas, as chuvas, inundações e deslizamentos de terra na Califórnia deixaram 19 mortos. No Alabama, ao menos seis pessoas morreram em meio à série de tornados e ventos fortes que atingem o estado americano.”

Os protestos em Israel contra ‘plano antidemocrático’ de Netanyahu/G1 (15.01)

“Mais de 80 mil manifestantes israelenses se reuniram em Tel Aviv contra os planos do novo governo de coalizão de direita para reformar o judiciário.”

Peru estende estado de emergência em Lima e três regiões e convoca militares para controlar protestos/O Globo (15.01)

“O governo do Peru emitiu um decreto no fim da noite deste sábado mantendo o estado de emergência por 30 dias nas regiões de Lima, a capital, Cusco, Callao e Puno, além de quatro províncias e um distrito. Cinco rodovias nacionais, incluindo a Pan-Americana, foram incluídas na medida, que tinha sido decretada a nível nacional por 30 dias em 14 de dezembro. Com a decisão, militares estão autorizados a atuar junto com a polícia para garantir a ordem pública em meio à onda de protestos no país pela renúncia da presidente Dina Boluarte, que já deixou 49 mortos.”

Segunda-Feira, 16 de janeiro de 2023

Os tropeços que derrubaram a ministra da Defesa da Alemanha/DW (16.01)

“Renúncia de Christine Lambrecht encerra gestão marcada por gafes no comando das Forças Armadas alemãs. Vídeo de Ano Novo citando Ucrânia ao som de fogos de artifício parece ter sido gota d’água.”

Jihadistas sequestram cerca de 50 mulheres em Burkina Fasso/Folha (16.01)

“O regime militar que comanda Burkina Fasso afirmou nesta segunda (16) que cerca de 50 mulheres foram sequestradas por grupos islâmicos radicais nos dias 12 e 13 deste mês na província de Soum.”

Maduro enfrenta nova onda de protestos contra salários baixos na Venezuela/O Globo (16.01)

“O ano de 2023 não começou para Nicolás Maduro com as boas expectativas de 2022. Há um ano, o fim da hiperinflação e a retomada da produção de petróleo estavam à vista. Hoje o fantasma hiperinflacionário reapareceu e a meta de chegar a um milhão de barris por dia, bem abaixo até do que a Venezuela já produziu, ficou entre as pendências. Na conversa do dia a dia, o aumento dos preços gera preocupação entre os venezuelanos e espanto entre aqueles que voltaram para passar as férias com a família depois de emigrar daquele que é hoje um dos países mais caros da região. Neste cenário, o país vive outra onda de manifestações de setores do serviço público sobre salários e crise econômica.”

Terça-Feira, 17 de janeiro de 2023

População da China reduz pela 1ª vez em 61 anos/Poder360 (17.01)

“O governo da China anunciou na 2ª feira (16.jan.2023) que, em 2022, sua população nacional reduziu pela 1ª vez desde 1961. O país mais populoso do mundo tem agora cerca de 1.411.750.000 de pessoas. Eis a íntegra do relatório (446 KB, em inglês).”

Presidente do Vietnã renuncia após denúncia de seu próprio partido/G1 (17.01)

“O presidente do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, renunciou ao cargo nesta terça-feira (17) após ser acusado pelo seu próprio partido de “irregularidades e violações” em seu governo.”

Emirados serão 1º país árabe a ensinar história do Holocausto em escolas/Folha (17.01)

“Em um gesto inédito, o governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou no início deste mês que vai incluir a história do Holocausto em seu currículo escolar. É raro que países no Oriente Médio ensinem —ou mesmo reconheçam— que a Alemanha nazista matou 6 milhões de judeus na Segunda Guerra (1939-1945). Alguns deles trabalham inclusive para questionar esse fato inquestionável, caso de Irã e outros.”

Greta Thunberg é detida em protesto na Alemanha; veja vídeo/G1 (17.01)

“A ativista sueca Greta Thunberg foi detida com outros manifestantes durante protesto contra a demolição de uma vila perto da cidade de Luetzerath, na Alemanha, nesta terça-feira (17), segundo a polícia alemã. A ativista foi liberada depois de um procedimento de identificação. Antes, ela chegou a ser carregada por policiais até um ônibus da corporação. Veja o vídeo acima.”

Quarta-Feira, 18 de janeiro de 2023

George Santos, o filho de brasileiros deputado nos EUA, se enturma com a extrema direita/O Globo (18.01)

“Em 3 de janeiro, no seu primeiro dia no Congresso, o deputado republicano de origem brasileira George Santos, de Nova York, passou a maior parte do tempo isolado de seus novos colegas. Já ao final daquela semana, no entanto, ele encontrara o seu lugar: ao lado de membros dos membros da chamada Bancada da Liberdade, de extrema direita, incluindo os deputados Matt Gaetz, da Flórida, e Marjorie Taylor Greene, da Geórgia.”

Greve geral na França desafia reforma da Previdência de Macron e promete caos/Folha (18.01)

“O fantasma de grandes manifestações contra o governo, que os coletes amarelos fizeram ser uma das marcas do primeiro mandato de Emmanuel Macron na França, agora rondam seu segundo governo. O país enfrenta nesta quinta-feira (19) uma greve geral, convocada em reação à reforma da Previdência anunciada no último dia 10 pela primeira-ministra, Elisabeth Borne.”

Suprema Corte de Israel ordena que Netanyahu destitua ministro condenado por evasão fiscal/O Globo (18.01)

“A Suprema Corte de Israel invalidou nesta quarta-feira a nomeação feita pelo premier Benjamin Netanyahu do líder do partido ultraortodoxo judeu Shas, Aryeh Deri, a vice-primeiro-ministro e aos ministérios da Saúde e do Interior. De acordo com o tribunal, Deri não pode ocupar os cargos em razão de uma condenação no ano passado por evasão fiscal, cuja sentença foi suspensa posteriormente após um acordo em que foi prometido que ele se afastaria da vida pública.”

Manifestantes chegam para ‘tomada de Lima’ e agravam tensões no Peru/Valor Econômico (18.01)

“Manifestantes originários, principalmente, de três regiões do sul do Peru chegaram nesta quarta-feira (18) à capital, Lima, onde pretendem protestar até pelo menos essa quinta (19) contra a presidente Dina Boluarte e o Congresso peruano. Os ativistas – formados por grupos indígenas e sindicalistas — chamaram a manifestação de “Tomada de Lima”.”

Quinta-Feira, 19 de janeiro de 2023

Rússia ameaça guerra nuclear contra escalada militar do Ocidente na Ucrânia/Folha (19.01)

“A Guerra da Ucrânia entra em sua 48ª semana com um novo ponto de inflexão no conflito entre a Rússia, que invadiu o país vizinho em fevereiro passado, e o Ocidente, que tem sustentado militarmente os esforços de Kiev em resistir à agressão.”

Com 1 milhão nas ruas, greve contra reforma da Previdência põe Macron sob pressão/Folha (19.01)

“Enquanto o presidente Emmanuel Macron cumpria uma agenda em Barcelona, assinando um tratado de cooperação e amizade com o premiê espanhol, Pedro Sánchez, milhares de manifestantes tomavam as ruas de mais de 200 cidades da França nesta quinta (19), em uma greve geral convocada contra sua proposta de reforma da Previdência.”

Mais de 24 mil centros de saúde peruanos estão em ‘alerta vermelho’ devido aos protestos/O Globo (19.01)

“A ministra da Saúde peruana, Rosa Gutiérrez, anunciou nesta quinta-feira que mais de 24 mil centros de saúde em todo o país estão operando em “alerta vermelho” diante da onda de protestos que atinge o país desde a prisão do ex-presidente Pedro Castillo, após uma tentativa fracassada de autogolpe. Milhares de manifestantes foram às ruas na capital e outras regiões nesta quinta-feira exigir a renúncia da atual presidente, Dina Boluarte.”

Em decisão histórica, Corte Interamericana condena Argentina por violência obstétrica/O Globo (19.01)

“A Corte Interamericana de Direitos Humanos responsabilizou nesta quarta-feira a Argentina pela violência obstétrica no caso de Cristina Brítez Arce, que estava grávida de 40 semanas no momento de sua morte. Na decisão, que abre precedente em nível regional, o tribunal pede ao país sul-americano que lance uma campanha para prevenir esse tipo de violência contra a mulher e dar visibilidade aos direitos das mulheres grávidas.”

Sexta-Feira, 20 de janeiro de 2023

Em Davos, Marina retoma conversas sobre acordo bilateral entre Mercosul e UE e negocia contrapartida/O Globo (20.01)

“Em uma reunião com o comissário europeu de Meio Ambiente, Oceano e Pesca, Virginijus Sinkevicius, a ministra Marina Silva começou conversas para retomar o acordo bilateral entre Mercosul e União Europeia (UE).”

OMS elogia China por vacinação contra Covid e indica mudança de tom/Folha (20.01)

“A diretora de imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS), Kate O’Brien, elogiou a China nesta sexta-feira (20) pelo que chamou de “enorme progresso e esforço” na campanha de vacinação contra a Covid-19 em idosos, tradicionalmente a fatia da população mais vulnerável a casos graves da doença.”

EUA e Cuba aprovam ‘coordenação internacional’ de combate ao crime organizado/O Globo (20.01)

“Autoridades de Cuba e dos Estados Unidos se reuniram nos últimos dois dias em Havana para discutir tópicos de interesse comum aos dois países no combate ao crime organizado internacional, sobretudo casos envolvendo tráfico de pessoas e de drogas. O encontro marca o primeiro diálogo entre as nações desde 2018, quando os EUA cortaram relações com a ilha sob o governo de Donald Trump.”

Trump é condenado a pagar US$ 1 milhão por processo de má-fé contra Hillary Clinton/Folha (20.01)

“Em mais um revés judicial para Donald Trump, o ex-presidente dos EUA e uma de suas advogadas foram condenados a pagar quase US$ 1 milhão (R$ 5,2 mi) por ter entrado na Justiça contra Hillary Clinton com alegações falsas sobre supostas fraudes na eleição de 2016.”

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress