Clipping Internacional (13/01 – 19/01)
Um guerrilheiro da tribo Marri do povo Baloch se comunica com um posto de observação rebelde enquanto monitora os movimentos das tropas paquistanesas na província do Baluchistão

Clipping Internacional (13/01 – 19/01)

Segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Guia da eleição nos EUA: após vitória retumbante de Trump em Iowa, republicanos terão primárias decisivas de New Hampshire; entenda como presidente é escolhido

Esta segunda-feira (15/01) marca o início oficial da temporada de primárias nos Estados Unidos, na qual serão definidos os candidatos que disputarão a Presidência na eleição de 5 de novembro. Eleitores republicanos no Estado de Iowa, historicamente o primeiro a votar, vão escolher seu candidato num processo de votação chamado de “caucus”.

Drones mostram destruição em Gaza 100 dias após início da guerra

Imagens de drone feitas na Cidade de Gaza, em Khan Younis, em Rafah e no campo de Maghazi mostram a escala da destruição na Faixa de Gaza, cem dias desde o início da guerra. Israel afirma ter usado mais de 10 mil bombas e mísseis e lançado centenas de ataques aéreos contra Gaza, em uma ofensiva cujo estopim foi o ataque do Hamas em território israelense.

Rainha da Dinamarca abdica do trono: outros monarcas podem seguir o exemplo?

Quando a rainha Margrethe 2ª da Dinamarca deixou o trono no domingo, muitos dinamarqueses ficaram desolados. Agora que ela abdicou em favor do príncipe herdeiro Frederik, de 55 anos, a questão é se ela quebrou um tabu para as três famílias reais nórdicas.

Terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Zelenski: Putin é predador e não aceitará conflito congelado

No Fórum Econômico Mundial, em Davos, líder ucraniano apela pela ajuda ocidental num momento em que a guerra de Israel contra o Hamas desvia a atenção para o Oriente Médio.

UE declara líder do Hamas terrorista e impõe sanções

Yahya Sinwar lidera movimento islamista palestino desde 2017 e seria mentor dos ataques do 7 de outubro. Israel saúda decisão, após hesitação da UE em adotar postura unificada contra Hamas, classificado como terrorista.

O papel do Equador no ecossistema do crime latino-americano

Acontecimentos no Equador refletem interconexão dos cartéis da droga na América Latina. Suas estratégias evoluíram, e países devem se coordenar para enfrentar avanço do crime organizado na região.

Quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Alemanha poderá ter um “fascista” no governo de um estado?

Björn Höcke, líder da AfD no estado da Turíngia, no leste do país, tem chance de ganhar a eleição de setembro. Analistas alertam para o risco que isso criaria para a democracia alemã.

OMS: Número de fumantes continua caindo em todo o mundo

Brasil é um dos líderes mundiais na redução do consumo de tabaco, com uma queda de 35% desde 2010, bem acima da meta da OMS de 30% até 2025.

Argentino corta refeições e se limita a macarrão e ensopado em 1º mês de Milei

Argentino corta refeições e se limita a macarrão e ensopado em 1º mês de Milei. País vê consumo despencar e viagens diminuírem com liberação e explosão de preços.

Quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Paquistão realiza ataques aéreos contra alvos no Irã

O Paquistão informou que promoveu ataques nesta quinta-feira (18/01) contra grupos insurgentes no Irã, dois dias depois de forças iranianas terem atacado “alvos terroristas” em território paquistanês. “Nesta manhã, o Paquistão realizou uma série de ataques militares de precisão altamente coordenados e direcionados contra esconderijos terroristas na província de Siestan-o-Baluchistão, no Irã”, disse um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, acrescentando que “vários terroristas foram mortos”. O comunicado faz referência ao grupo de militantes Sarmachars, composto por pessoas de origem paquistanesa e ativo no território iraniano.

Em Davos, super-ricos pedem para pagar mais impostos

Em Davos, super-ricos pedem para pagar mais impostos. Grupo de 250 multimilionários entrega carta a líderes mundiais pedindo que lhes sejam cobrados mais tributos a fim de combater desigualdades e melhorar serviços públicos. Apenas um brasileiro está entre os signatários.

Israel é acusado de ter civis como alvo em ataque que matou 7 na Cisjordânia

Israel é acusado de ter atacado um grupo de civis palestinos sem ligações com grupos armados e que não representava qualquer ameaça às forças israelenses, segundo testemunhas na Cisjordânia ocupada.

Sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Argentina prende parentes do traficante equatoriano Fito

Argentina prende parentes do traficante equatoriano Fito. Imprensa local relata que esposa e três filhos do narcotraficante foram detidos e deportados. Criminoso é considerado um dos responsáveis ​​pela onda de violência que assola o Equador.

Chefe da Otan diz que aliança se prepara para conflito com a Rússia

O almirante holandês Rob Bauer, presidente do comitê militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), disse que a aliança se prepara para um conflito com a Rússia.

Baluchistão, a remota ‘terra sem lei’ que se converteu em foco de tensão entre Irã e Paquistão

O Baluchistão é uma região partilhada pelo Paquistão, pelo Irã e pelo Afeganistão, com uma história marcada por conflitos. O local é o lar de uma insurgência de longa data, travada por balúchis nacionalistas contra o governo paquistanês, que deixou milhares de vítimas de ambos os lados.