fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (12/03 – 18/03)
Tagreuters.com2022binary Lynxmpei180lv Filedimage

Clipping Internacional (12/03 – 18/03)

No clipping internacional divulgamos as principais notícias internacionais da semana: Cristiana Chamorro, opositora de Daniel Ortega, é condenada em julgamento de fachada na Nicarágua; começam em Doha negociações de paz entre a junta e rebeldes de Chade; esquerda na Colômbia tem melhor desempenho da história em eleições legislativas; Castillo vai ao Congresso do Peru e faz defesa enfática contra acusações de corrupção; Corte da ONU determina que Rússia suspenda guerra na Ucrânia; Senado argentino aprova acordo com o FMI; e mais.

Foto: Presidência do Peru/Divulgação via REUTERS

Sábado, 12 de março de 2022

Cristiana Chamorro, opositora de Daniel Ortega, é condenada em julgamento de fachada na Nicarágua/Folha (12.03)

A jornalista Cristiana Chamorro, opositora do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, foi considerada culpada nesta sexta (11) num julgamento de fachada, após acusações de crimes financeiros ​pelo governo do país.

Domingo, 13 de março de 2022

Começam em Doha negociações de paz entre a junta e rebeldes de Chade/UOL (13.03)

Doha, 13 Mar 2022 (AFP) – A junta no poder do Chade desde a morte do presidente Idriss Déby, assassinado há dez meses em uma rebelião, iniciou negociações de paz há muito adiadas com vários grupos rebeldes no Catar neste domingo (13), mas os diálogos foram posteriormente suspensas por dois dias.

Ataque da Rússia a base militar da Ucrânia perto da Polônia deixa 35 mortos/Folha (13.03)

Forças russas lançaram vários ataques aéreos neste domingo (13) contra um centro de treinamento militar nos arredores da cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, a menos de 25 quilômetros da fronteira com a Polônia —país membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

No Iêmen, que poucos cobrem, mais 47 crianças são mortas ou mutiladas/Folha (13.03)

O francês Le Monde noticiou (abaixo), assim como a qatari Al Jazeera e o China Daily, do ministério do exterior chinês, mas poucos mais.

Segunda-Feira, 14 de março de 2022

Esquerda na Colômbia tem melhor desempenho da história em eleições legislativas/Folha (14.03)

A esquerda conquistou neste domingo (13) seu melhor desempenho em uma eleição legislativa da Colômbia, segundo resultados parciais. Com 99% dos votos apurados, a coalizão Pacto Histórico, liderada pelo ex-guerrilheiro Gustavo Petro, obteve 16 das 108 cadeiras no Senado. A quantidade a faz a maior força da Casa, ao lado do Partido Conservador —outra força tradicional, o Partido Liberal terá 15 cadeiras.

Rússia e Ucrânia fazem novas negociações em meio a ataques em Kiev/Folha (14.03)

Autoridades russas e ucranianas fizeram nesta segunda (14) uma nova rodada de negociações, desta vez por videoconferência, em meio a novos ataques à capital e um constante bombardeio em Mariupol.

Funcionária de TV estatal russa invade programa para protestar contra a guerra na Ucrânia; veja VÍDEO/G1 (14.03)

Uma funcionária da TV estatal russa, Canal 1, interrompeu um programa ao vivo para protestar contra a guerra na Ucrânia.

Congresso do Peru aprova processo de impeachment contra o presidente Pedro Castillo/CNN (14.03)

O Congresso do Peru aprovou, nesta segunda-feira (14), por 76 votos a 41, o processo de impeachment contra o presidente do país, Pedro Castillo. Os parlamentares de oposição lideraram a votação, e agora Castillo deve apresentar sua defesa ao parlamento no dia 28 de março.

Justiça britânica nega a Assange permissão para recorrer à Suprema Corte contra extradição/Carta Capital (14.03)

A Justiça britânica rejeitou nesta segunda-feira 14 um pedido do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para recorrer à Suprema Corte do Reino Unido contra sua extradição para os Estados Unidos.

Terça-Feira, 15 de março de 2022

Presidente da Ucrânia sinaliza que país não entrará na Otan/O Globo (15.03)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sinalizou que seu país pode buscar um acordo no qual não se torne membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Zelensky afirmou que, embora a aliança tenha oficialmente uma política de portas abertas, a Ucrânia não pode se tornar um de seus membros.

Produtora da Fox News morre em Kiev durante cobertura da invasão russa/UOL (15.03)

A produtora ucraniana da rede de TV norte-americana Fox News Oleksandra Kurshynova foi morta ontem durante a cobertura da invasão da Ucrânia pela Rússia. A informação é do Ministério da Defesa da Ucrânia, que informou que ela foi vítima de ataques russos em Kiev.

Forças israelenses matam dois jovens palestinos na Cisjordânia/Carta Capital (15.03)

Soldados israelenses mataram nesta terça-feira dois jovens palestinos em incidentes separados em dois pontos da Cisjordânia, território ocupado por Israel, informaram fontes das duas partes.

Castillo vai ao Congresso do Peru e faz defesa enfática contra acusações de corrupção/Folha (15.03)

O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi ao Congresso nesta terça-feira (15) e fez um discurso de uma hora para se defender das acusações de corrupção que envolvem sua https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistração. Ele ainda reconheceu que todos os setores de seu governo passam por uma crise.

Quarta-Feira, 16 de março de 2022

Rússia diz que neutralidade da Ucrânia está sendo seriamente discutida/Folha (16.03)

O chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira (16) que partes do acordo negociado com a Ucrânia estão perto de serem fechadas e que a neutralidade de Kiev, uma das principais condições apresentadas por Vladimir Putin para acabar com a guerra, está sendo seriamente discutida.

Putin anuncia ações do Estado na economia para enfrentar guerra e diz que ‘domínio global do Ocidente’ está no fim/O Globo (16.03)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira um pacote econômico em que o Estado assume um papel muito maior na economia russa, com medidas como pagamentos de auxílios a pessoas com dificuldades e controle de preços de bens essenciais.

Corte da ONU determina que Rússia suspenda guerra na Ucrânia/DW (16.03)

O mais alto tribunal das Nações Unidas, a Corte Internacional de Justiça (CIJ), com sede em Haia, determinou nesta quarta-feira (16/03) que a Rússia suspenda suas operações militares na Ucrânia.

Terremoto de magnitude 7,3 no Japão mata 4 e gera alerta de tsunami em Fukushima/Folha (16.03)

Um forte terremoto com epicentro na região de ​Fukushima e magnitude 7,3 sacudiu a costa nordeste do Japão nesta quarta-feira (16), balançando prédios, deixando partes de Tóquio sem energia e provocando um alerta de tsunami. Ao menos quatro pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas (4 em estado grave), segundo autoridades locais.

Quinta-Feira, 17 de março de 2022

Senado argentino aprova acordo com o FMI/Folha (17.03)

Em uma sessão que durou mais de dez horas, o Senado argentino aprovou nesta quinta-feira (17) o acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), permitindo a reestruturação da dívida que o país tem com o fundo, de US$ 44 bilhões.

Plano para 2º mandato de Macron aumenta gasto militar e prevê UE forte/Folha (17.03)

O presidente da França, Emmanuel Macron, apresentou nesta quinta-feira (17) seu plano de governo para um eventual segundo mandato à frente do país, duas semanas após anunciar oficialmente sua candidatura. O primeiro turno das eleições presidenciais ocorre no dia 10 de abril.

Guerra na Ucrânia entra na 4ª semana sem trégua em bombardeios/Folha (17.03)

A guerra na Ucrânia entrou na quarta semana nesta quinta-feira (17) com anunciados progressos nas negociações com a Rússia, que seguiram ao longo do dia de forma virtual, mas sem o cessar dos bombardeios em áreas civis das maiores cidades do país.

HRW exige que Ucrânia pare de violar os direitos dos prisioneiros russos/Carta Capital (17.03)

A organização Human Rights Watch (HRW) exigiu que a Ucrânia pare de exibir publicamente os prisioneiros de guerra russos, ao destacar que isto viola as convenções de Genebra.

Corte Constitucional do Peru determina a libertação de Alberto Fujimori/Carta Capital (17.03)

A Corte Constitucional do Peru determinou nesta quinta-feira 17 a libertação do ex-presidente Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão por abusos de direitos humanos, ao restituir um indulto concedido em dezembro de 2017 e revogado em outubro de 2018, informou uma fonte judicial.

Sexta-Feira, 18 de março de 2022

Mounting Russian casualties in Ukraine lead to more questions about its military readiness/CNN EUA (18.03)

(CNN)Thousands of Russian troops have been killed in Ukraine since Russia’s invasion began nearly one month ago, US and NATO officials told CNN this week, and Russia is now struggling to resupply those forces as it faces sagging troop morale and fierce Ukrainian resistance.

Rússia ataca alvos em Lviv, perto da fronteira com a Polônia, e gera temor de que conflito se espalhe para Oeste da Ucrânia/O Globo (18.03)

Foguetes russos explodiram nesta sexta-feira em Lviv, cidade no Oeste da Ucrânia a 80 quilômetros da fronteira com a Polônia que, até agora, havia sido praticamente poupada durante a guerra.

Grupo de refugiados da Ucrânia resgatados por rede de igrejas chega ao Brasil/Folha (18.03)

Um grupo de 29 refugiados ucranianos chegou ao Brasil nesta sexta-feira (18), em busca de um recomeço forçado pela guerra iniciada pela Rússia. Eles foram resgatados por uma rede internacional de missionários cristãos, e igrejas brasileiras se dispuseram a mantê-los por ao menos um ano.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress