fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional 12/02 a 16/02

Clipping Internacional 12/02 a 16/02

Segunda-feira, 12 de fevereiro

 

Israel resgata dois reféns durante bombardeios em Rafah, no sul de Gaza.

Israel diz que dois reféns israelenses foram resgatados em um ataque em Rafah, no sul de Gaza, em meio a relatos de fortes ataques aéreos israelenses na cidade. Os militares israelenses afirmam que os dois homens estão em “boas condições médicas”.

Feridas, famintas e sozinhas – as crianças deixadas órfãs pela guerra em Gaza.

Aviso: Esta reportagem contém descrições gráficas que algumas pessoas podem achar perturbadoras. Nascida em meio aos horrores da guerra em Gaza, a menina de um mês deitada em uma incubadora nunca conheceu o colo dos pais.

Biden afirma que comentários de Trump sobre a Otan são ‘perigosos’ e ‘antiamericanos’.

Em um comício de campanha no sábado, 10, Trump afirmou que permitiria que a Rússia atacasse aliados da Otan que não se comprometessem a gastar 2% do PIB com defesa.

 

 

Terça-feira, 13 de fevereiro

 

‘Ela é filha de quem?’: os paramédicos que testemunham e são vítimas do horror da guerra em Gaza.

A notícia chegou perto das 14 horas. O paramédico Mahmoud Al-Masry e sua equipe estavam no hospital al-Awda, no norte da Faixa de Gaza, esperando o próximo chamado.

Foi quando o atendente anunciou que a ambulância 5-15 havia sido atingida. Era a equipe do pai de Al-Masry, que também era paramédico.

3 razões por que número de imigrantes que cruzam fronteira EUA-México é recorde.

As chegadas de imigrantes à fronteira do México com os Estados Unidos atingiram níveis recordes durante a presidência de Joe Biden, o que vêm representando uma grande dor de cabeça política para o democrata em ano de eleição.

As pesquisas sugerem que mais de dois terços dos americanos desaprovam a forma como Biden lida com a questão.

‘100 horas incomunicável’: o que se sabe sobre a prisão de ativista na Venezuela.

Rocío San Miguel se preparava para viajar quando foi presa, no principal aeroporto da Venezuela. Desde então, está “há mais de 100 horas incomunicável”, denunciaram os advogados da ativista e especialista militar, detida na última sexta-feira por suspeita de conspiração contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro

 

 

Quarta-feira, 14 de fevereiro

 

Nicolas Sarkozy é condenado à prisão.

Ex-presidente francês teve confirmada em segunda instância reclusão de seis meses, além de seis meses de pena suspensa, por gastos excessivos durante a campanha presidencial de 2012, a qual perdeu para François Hollande.

Ucrânia diz ter afundado mais um navio de guerra russo.

Segundo inteligência ucraniana, esta foi a segunda embarcação militar da Rússia naufragada em duas semanas no Mar Negro. Maioria da tripulação teria morrido. Moscou não se pronuncia.

O que está por trás dos protestos de agricultores em dezenas de países ao redor do mundo?

Os agricultores e pecuaristas da Europa estão “pessimistas e indignados”, afirma a representante da principal associação desse segmento. Christiane Lambert, presidente da Copa-Cogeca, uma associação de fazendeiros da Europa, disse que houve protestos em 25 dos 27 estados europeus.

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos.

Crescido na pobreza – mas também solidariedade – de um gueto, músico jamaicano levou o movimento rastafari para o mundo através do reggae. Para além dos dreadlocks, uma mensagem de igualdade e justiça para todos.

 

Quinta-feira, 15 de fevereiro

Ataque a tiros no desfile do Super Bowl nos EUA foi provocado por ‘disputa’.

O ataque a tiros que deixou um morto e mais de 20 feridos durante o desfile da vitória dos Chiefs no Super Bowl, nos Estados Unidos, teve origem após uma “disputa entre várias pessoas”, disse nesta quinta-feira (15) o chefe da polícia de Kansas City

Produtos da América Latina preocupam agricultores europeus.

Agronegócio do Sul Global é em parte causa de protestos na Europa. Acordos de livre-comércio podem de fato promover concorrência desleal? Enquanto isso, do outro lado do Atlântico também há motivo para apreensão.

Juiz nega pedido de Trump e marca julgamento por pagamento ilegal à estrela pornô.

Um juiz de Nova York negou nesta quinta-feira o pedido de Donald Trump para rejeitar as acusações criminais decorrentes do pagamento de propina a uma estrela pornô, abrindo caminho para o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente dos Estados Unidos

 

 

Sexta-feira, 16 de fevereiro

 

Alexei Navalni: inimigo de Putin já tinha sido envenenado antes; veja o que se sabe sobre sua morte.

Navalni estava detido em uma prisão no Ártico russo, servindo uma sentença de 19 anos de detenção; porta-voz ainda não confirma a morte do opositor russo.

Líderes internacionais culpam Rússia por morte de Navalny.

“Vamos deixar claro que a Rússia é responsável”, afirma vice-presidente dos EUA após anúncio de morte de líder opositor que estava preso.

Com ‘economia de mercado orientada ao socialismo’

Vietnã cresce sem parar e supera pobreza extrema. Após 40 anos de guerras e fracasso da economia planificada de estilo soviético, país segue a trilha chinesa e reduz em 98% número de pessoas que vivem na miséria.

Zelenski e Scholz assinam acordo de segurança em Berlim.

Visita de líder ucraniano a Alemanha ocorre em meio a escassez de munição na Ucrânia e pressão russa no front. Berlim anuncia novo pacote de ajuda a Kiev de 1,13 bilhão de euros. Reunião é ofuscada por morte de Navalny.

 

 

 

 

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress