fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (10/09 – 17/09)

Clipping Internacional (10/09 – 17/09)

Neste Clipping reunimos as principais notícias internacionais: Biden libera documento sobre investigação de estudante saudita por envolvimento no 11 de Setembro; na ONU, Bachelet expressa ‘sérias preocupações’ com a situação dos direitos humanos no Brasil; ONU teme morte de 1 milhão de crianças no Afeganistão por falta de comida até o fim do ano; Ministros ligados a Cristina Kirchner pedem demissão na Argentina; Centro-esquerda avança em onda pela Europa; com popularidade em baixa e pressionado, Boris Johnson troca ministros no Reino Unido; as análises das eleições alemãs e das legislativas russas; e mais.

Confira as principais notícias:

Sábado, 11 de setembro de 2021.

Homenagem nos EUA marca distância entre união pós-11/9 e divisão atual/Estadão (11.09)

“No dia seguinte ao atentado, todos os americanos se uniram. Aquilo foi incrível. E eu esperava que isso fosse continuar mais a cada ano, em vez de sermos tão divididos sobre tudo.” O desabafo é do capitão Dave Hood, de Utah, que viajou 3,1 mil quilômetros até Nova York para homenagear neste sábado, 11, as 2.977 vítimas dos ataques com aviões praticados pela Al-Qaeda há 20 anos.

Domingo, 12 de setembro de 2021.

Nova direita ultraliberal desequilibra bipolaridade ideológica na Argentina/Estadão (12.09)

BUENOS AIRES – Os argentinos votam neste domingo, 12, em eleições primárias para escolher os candidatos de cada partido nas eleições legislativas de 14 de novembro. O país continua dividido, entre o peronismo e a oposição liderada pelo ex-presidente Mauricio Macri. A grande novidade, porém, é o surgimento de uma direita ultraliberal, que se autodefine como “libertária”, que ameaça roubar votos dos dois lados. A cara do fenômeno é o economista Javier Milei, que defende o quase desaparecimento do papel do Estado.

Biden libera documento sobre investigação de estudante saudita por envolvimento no 11 de Setembro/O Globo (12.09)

WASHINGTON – O FBI liberou na noite de sábado os primeiros documentos ainda secretos ligados à investigação dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Em visita à Hungria de Orbán, Papa pede que bispos abracem a diversidade/O Globo (12.09)

BUDAPESTE — Na sua primeira viagem internacional após uma cirurgia no intestino, em julho, o Papa Francisco utilizou uma rápida visita a Budapeste para pedir aos bispos húngaros que abracem a diversidade, em uma mensagem ao primeiro-ministro Viktor Orbán,  um nacionalista de direita que tem adotado medidas que restringem os direitos da comunidade LGBTQIAP+ do país em nome do que chama de “valores cristãos”.

Segunda-Feira, 13 de setembro de 2021.

Teste de míssil da Coreia do Norte vai dificultar diálogo com EUA, dizem analistas/Estadão (13.09)

A Coreia do Norte realizou testes bem sucedidos de um novo míssil de cruzeiro de longo alcance durante o fim de semana, anunciou nesta segunda-feira, 13, a agência estatal de notícias, que o chamou de “arma estratégica de grande importância”. A ação, que provocou críticas dos Estados Unidos e dos países vizinhos, foi vista por analistas como possivelmente a primeira arma deste tipo com capacidade nuclear do país.

Na ONU, Bachelet expressa ‘sérias preocupações’ com a situação dos direitos humanos no Brasil/O Globo (13.09)

A alta comissária das Nações Unidos para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, mencionou mais uma vez o Brasil na lista dos cerca de 40 países onde o estado dos direitos humanos é mais “preocupante”. As críticas foram centralizadas na situação dos povos indígenas e no projeto do presidente Jair Bolsonaro para alterar a legislação antiterrorismo, que a ex-presidente chilena disse aumentar os riscos para ativistas e defensores dos direitos humanos.

Lasso e o novo parlamento equatoriano/Folha (13.09)

Em 22 de agosto, o novo parlamento equatoriano completou os seus primeiros 100 dias de mandato. Estes primeiros meses nos dão uma visão das frentes que marcarão a relação entre o Legislativo e o Executivo liderado por Guillermo Lasso. E o rosto que começa a posicionar-se como chave para os próximos dois anos é o de Guadalupe Llori, um deputado indígena do partido Pachakutik que encarna a resistência à criação de uma frente comum de esquerda juntamente com o correísmo, o principal grupo político nesta nova legislatura.

ONU teme morte de 1 milhão de crianças no Afeganistão por falta de comida até o fim do ano/Estadão (13.09)

CABUL -A ONU advertiu nesta segunda-feira, 13, que milhões de pessoas podem ficar sem comida no Afeganistão até a chegada do inverno e até um milhão de crianças podem morrer se suas necessidades imediatas não forem atendidas.

Megaexercício militar da Rússia e da Belarus preocupa a Otan; veja vídeo e fotos/Folha (13.09)

Um dos maiores exercícios militares desde o fim da Guerra Fria, realizado pela Rússia e envolvendo tropas da Belarus, colocou em alerta a Otan (aliança militar do Ocidente).

‘Estamos dispostos a ceder em nome de uma solução para a Venezuela’, diz líder opositor que saiu da prisão para mesa de negociação com Maduro/O Globo (13.09)

Depois de passar quase um mês e meio detido numa prisão do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin), o líder opositor venezuelano Freddy Guevara reforçou a equipe de negociadores que neste mês se reuniu com representantes do governo Nicolás Maduro no México, com mediação da Noruega. Em entrevista ao GLOBO, o braço-direito de Juan Guaidó negou que as decisões de sentar-se à mesa para negociar e de participar das eleições regionais de 21 de novembro signifiquem o reconhecimento da Presidência de Maduro. “O ditador existe, mas isso não quer dizer que seja legítimo”, frisou Guevara.

Terça-Feira, 14 de setembro de 2021.

Reino Unido sofre escassez de alimentos e adia imposição de controles alfandegários pós-Brexit/O Globo (14.09)

LONDRES — O Reino Unido anunciou nesta terça-feira o adiamento da imposição de controles alfandegários para os alimentos importados da União Europeia, após abandonar o mercado comum do bloco em janeiro deste ano. Somados à pandemia de Covid-19, os efeitos pós-Brexit vêm causando uma crise de abastecimento nos supermercados e restaurantes britânicos.

Centro-esquerda avança em onda pela Europa; ‘Alemanha é o próximo alvo’/Folha (14.09)

“Depois de oito anos na oposição”, destacou o francês Le Monde, “a esquerda norueguesa venceu as eleições”. Com isso, “Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia serão governados por social-democratas, o que não acontecia há 20 anos”.

De prisioneiros a ‘trigêmeos’, os candidatos mais singulares nas eleições russas/Estadão (14.09)

As eleições legislativas e locais russas, que ocorrem entre 17 e 19 de setembro, têm uma série de candidatos únicos, incluindo duplos, um conhecido ex-agente da inteligência, mas também opositores e alguns apoiadores ferrenhos do presidente Vladimir Putin.

Venezuela permite a empresas privadas https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrar companhias estatais de alimentos/Estadão (14.09)

CARACAS — O governo da Venezuela está permitindo que empresas privadas https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrem pelo menos 13 companhias de alimentos que foram nacionalizadas há uma década, segundo mais de dez pessoas cientes da situação, em uma tentativa de melhorar as operações que sofreram sob a gestão do Estado.

Peru, 30 dias depois/Opinião Folha (14.09)

No Peru, as leis da física estão sendo postas à prova, já que a atividade política em 30 dias parece ser de 30 meses. As vertiginosas primeiras semanas do governo de Pedro Castillo têm sido cansativas para a população, pois tanto a saúde quanto a incerteza econômica persistem.

Quarta-Feira, 15 de setembro de 2021.

Ministros ligados a Cristina Kirchner pedem demissão na Argentina/El País (15.09)

A crise política passa fatura na Argentina. Cinco ministros e outros dois altos funcionários que respondem à vice-presidenta Cristina Kirchner apresentaram nesta quarta-feira seus pedidos de demissão ao presidente Alberto Fernández. A manobra revela as tensões dentro da coalizão peronista logo depois da derrota eleitoral nas primárias de domingo. A renúncia dos ministros kirchneristas deixa o presidente e os demais membros do Gabinete em alerta. Fernández será obrigado agora a rejeitar o pedido e ceder às pressões do kirchnerismo, ou, se deixá-los sair, vai precisar montar um novo Gabinete sem a principal força política do seu Governo. A fratura, até então apenas à espreita, agora se torna evidente.

EUA e Reino Unido vão armar Austrália com submarino nuclear contra a China/Folha (15.09)

Buscando reforçar seus aliados na disputa contra a China no Indo-Pacífico, os Estados Unidos e o Reino Unido fecharam um pacto militar cujo principal objetivo é armar a Austrália com submarinos de propulsão nuclear.

Tribunal Penal Internacional abre investigação formal contra Duterte por guerra às drogas nas Filipinas/O Globo (15.09)

HAIA — Os juízes do  Tribunal Penal Internacional (TPI) aprovaram, nesta quarta-feira, a abertura de uma investigação formal sobre possíveis crimes contra a Humanidade cometidos sob a liderança do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, no contexto de sua “guerra às drogas” — na qual policiais e grupos paramilitares são acusados de dezenas de execuções extrajudiciais. Em junho deste ano, a Promotoria do TPI havia pedido abertura de um inquérito sobre o tema.

Com popularidade em baixa e pressionado, Boris Johnson troca ministros no Reino Unido/Estadão (15.09)

LONDRES – O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, rebaixou seu chanceler e demitiu seu ministro da Educação em uma grande mudança de gabinete nesta quarta-feira, 15. Com a iniciativa, o líder tenta superar uma série de erros políticos e reavivar sua promessa de “aumentar o nível” de prosperidade econômica em todo o Reino Unido.

Quinta-Feira, 16 de setembro de 2021.

Admirador de Trump e Bolsonaro, economista vira fenômeno eleitoral na Argentina/O Globo (16.09)

Os impostos são um resquício da escravidão e o liberalismo foi criado para libertar as pessoas da opressão dos monarcas, que, neste caso, seria o Estado. A polêmica frase é um dos motes de campanha do economista Javier Milei, fenômeno eleitoral do momento na Argentina. Após as Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (Paso), realizadas no último domingo para definir os candidatos às eleições legislativas de 14 de novembro, esse representante da extrema direita tornou-se líder da terceira força política de Buenos Aires, com um surpreendente desempenho em todos os bairros da cidade, incluindo os mais humildes.

Inflação no Reino Unido tem alta histórica e agrava crise do Brexit/Estadão (16.09)

LONDRES – Vendo escassez de produtos nos supermercados e frutas e verduras apodrecendo nos campos, os britânicos convivem agora uma alta histórica da inflação para agravar a crise provocada pelo Brexit e pela covid-19. Dados oficiais divulgados na quarta-feira, 15, mostraram que a inflação no Reino Unido subiu, em agosto, para 3,2%, a maior alta em nove anos e um salto de 1,2 ponto porcentual desde julho.

Em meio a crise política, Fernández diz que ‘ouviu o povo’, mas pede atenção com os ‘especuladores financeiros’/Carta Capital (16.09)

“O presidente da Argentina, Alberto Fernández, usou as redes sociais nesta quinta-feira 16 para se manifestar sobre a crise política no país, que se intensificou com a significativa derrota sofrida pela coalizão Frente de Todos, de Alberto e da vice-presidenta Cristina Kirchner, para oposicionistas da Juntos por el Cambio nas eleições primárias realizadas no último domingo 12”

Austeridade com futuro incerto e orçamento em risco: entenda o que está em jogo na eleição alemã/Estadão (16.09)

A Alemanha de Angela Merkel teve que quebrar seus bloqueios orçamentários durante a crise de 2019, injetando bilhões de euros para apoiar empresas e salvar empregos, tornando a disciplina financeira um tema quente na campanha eleitoral deste ano, que tem os sociais-democratas do SPD na liderança, seguidos da União Democrata Cristã (CDU) — de Merkel — e dos Verdes.

Sexta-Feira, 17 de setembro de 2021.

Em eleição legislativa, Putin manobra para manter controle total do Parlamento até o fim do seu atual mandato/O Globo (17.09)

Horas antes de as primeiras seções serem abertas no extremo oriente da Rússia, o presidente Vladimir Putin pediu aos cidadãos que exercessem “responsabilidade, sensatez e patriotismo” na hora de escolher seus candidatos na eleição legislativa iniciada nesta sexta e que vai até domingo.

Conciliação exige que Cristina e Fernández abram mão de algo; leia análise/Opinião Estadão (17.09)

Para entender a crise, ainda em desenvolvimento, que ocorre na Argentina, é preciso voltar aos seus antecedentes distantes e imediatos. Os primeiros referem-se a uma anomalia política instalada desde a origem do atual governo pelo qual a vice-presidente, Cristina Kirchner, elege seu companheiro de chapa, Alberto Fernández, como presidente. Desta forma, ela estava em condições de retornar ao poder, algo que seus 30% de fluxo eleitoral e seu perfil radicalizado não possibilitavam. Fernández, um moderado, deu-lhe os 20% restantes. A aposta ficou completa com a participação de outro peronista, Sergio Massa, que havia rompido com Cristina, derrotando-a, em 2013, na poderosa Buenos Aires.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
ACOMPANHTE NOSSO CONTEÚDO
plugins premium WordPress