fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (10/07 – 16/07)
Pexels Photo 3687918.jpeg

Clipping Internacional (10/07 – 16/07)

No Clipping Internacional desta semana, reunimos as principais notícias e artigos de opinião sobre o mundo: os internatos canadenses e a assimilação cultural de indígenas; a decisão de Israel de aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19; as manifestações em Cuba; os investigados pelo assassinato do presidente do Haiti; o movimento anti-vacina na França; a análise de Política Externa dos Estados Unidos; e mais. Confira abaixo a seleção de notícias:

Sábado, 10 de julho de 2021.

Os internatos canadenses do horror/El País (10.07)

James Papatie foi arrancado da sua terra pela raiz. Nasceu em 1964 em Kitcisakik, uma comunidade do povo anicinape na região canadense de Abitibi-Témiscamingue (província do Québec), e foi parte dos quase 150.000 menores indígenas que viveram em um dos 139 internatos instituídos no Canadá para assimilá-los forçosamente à cultura dominante. Os três primeiros internatos foram fundados em 1883; o último fechou em 1996. Papatie esteve recluído no de Saint-Marc-de-Figuery, a 450 quilômetros de Montreal. Ainda recorda quando, aos seis anos, foi levado para essa instituição. “Foi um sequestro. Funcionários do Ministério de Assuntos Indígenas, sacerdotes e policiais foram nos buscar em embarcações. Algumas crianças abraçavam suas mães e avós. Vários pais apanharam da polícia. Podiam ir presos por se negarem a entregar seus filhos”, conta Papatie por telefone de Kitcisakik.

Domingo, 11 de julho de 2021.

Israel vai oferecer terceira dose a pessoas com deficiência imunológica/DW (11.07)

O governo de Israel anunciou neste domingo (11/07) que os cidadãos que sofrem de deficiências imunológicas poderão receber uma terceira dose da vacina contra a covid-19. No entanto, o reforço para a população em geral ainda está sendo avaliado.

Segunda-Feira, 12 de julho de 2021.

Entenda os fatores que desencadearam as maiores manifestações opositoras em Cuba desde 1994/Brasil de Fato (12.07)

Cuba viveu as maiores manifestações contrárias ao governo, desde o “maleconazo” de 1994, no último domingo (11). Os protestos foram convocados por redes sociais, com a hashtag #SOSCuba, começaram na cidade de San Antonio de Los Baños, estado de Artemisa, e foram registradas em 20 municípios da ilha, além de outras cidades nos Estados Unidos.

Jornalista é morto por grupo anti-LGBTQ na Geórgia/DW (12.07)

Um cinegrafista morreu neste domingo (11/07) na Geórgia depois de ser sido violentamente espancado, no dia 5 de julho, por um grupo de extrema direita durante uma manifestação violenta contra a realização de uma marcha LGBTQ, que acabou sendo cancelada.

Opinião: Uma vergonha para Inglaterra/DW (12.07)

Se vencem, são heróis. Se perdem, são macacos. Para alguns é simples assim. E tão desumano. O que irrompeu nas mídias sociais depois que Bukayo Saka, Jadon Sancho e Marcus Rashford perderam seus pênaltis, na final da Eurocopa contra a Itália, é mais do que apenas frustração pela derrota. É uma vergonha para a Inglaterra, um fato que, de longe, torna irrelevante a mera disputa por pênaltis.

Chomsky disseca a política externa de Biden/Outras Palavras (12.07)

As ações de política interna do presidente norte-americano Joe Biden, especialmente no plano econômico, são bastante encorajadoras e oferecem esperança de um futuro melhor . O mesmo não pode ser dito sobre a agenda de política externa do governo, como revelam as percepções e a análise perspicazes de Noam Chomsky nesta entrevista exclusiva com CJ Polychroniou para Truthout. Chomsky, um intelectual público de renome mundial, é Professor Emérito no MIT e Professor Laureado de Linguística na Universidade do Arizona. [A entrevista foi ligeiramente editada para maior clareza e espaço].

Terça-Feira, 13 de julho de 2021.

África do Sul registra pior onda de violência em anos com dezenas de mortos/UOL (13.07)

Multidões entraram em conflito com a polícia e saquearam e incendiaram shopping centers em cidades da África do Sul nesta terça-feira (13), com informações sobre dezenas de mortos depois que os protestos desencadeados pela prisão do ex-presidente Jacob Zuma evoluíram para a pior onda de violência em anos.

Argentina e FMI avançam em negociações sobre a dívida/Valor Econômico (13.07)

Representantes do governo da Argentina e do Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmaram nesta terça-feira que avançaram nas negociações para reestruturar uma dívida de cerca de US$ 45 bilhões do país com a entidade.

Quarta-Feira, 14 de julho de 2021.

Americas Quarterly: Como os Estados Unidos podem de fato ajudar o Haiti/Opinião Estadão (14.07)

O assassinato do presidente Jovenel Moise gerou mais uma rodada de comentários sobre a instabilidade crônica e a insegurança da vida no Haiti. Mas, na verdade, a comunidade internacional fez pouco para aliviar essas condições ao longo dos anos, apesar dos influxos em massa de ajuda estrangeira e das declarações de intenções humanitárias. Ao contrário, a política americana, acima de tudo, tem sido a própria personificação da instabilidade, passando da intervenção militar em 1994 para uma política de aparente distanciamento dos assuntos haitianos nos últimos anos.

Mercosul emperrado e dividido/Opinião Estadão (14.07)

Fundado há 30 anos, o Mercosul continua longe de alcançar seus principais objetivos – promover a integração dos quatro países-membros e constituir uma plataforma para inserção competitiva no mercado global. Outros blocos comerciais criados nesse período, em todo o mundo, promoveram com sucesso o desenvolvimento de seus associados, facilitando o aumento da produção, a expansão das trocas e a modernização econômica e social. No caso do bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, nem sequer os objetivos originais são claramente reconhecidos pelos governos de todos os países sócios. Os desentendimentos foram evidenciados, mais uma vez, na última reunião de chefes de Estado, na semana passada. O principal embate ocorreu entre os presidentes brasileiro, Jair Bolsonaro, e argentino, Alberto Fernández.

Polícia de Portugal prende suspeito de matar brasileiro em Lisboa/Folha (14.07)

A Polícia Judiciária de Portugal prendeu um homem de 23 anos suspeito de ter feito os dois disparos que mataram o brasileiro Luiz Henrique Froede, 22. Segundo a investigação, os dois jovens já vinham se desentendendo havia algum tempo.

Quinta-Feira, 15 de julho de 2021.

EUA avaliam se têm “capacidade tecnológica” para restabelecer a internet em Cuba/El País (15.07)

O Governo dos Estados Unidos avalia se tem capacidade tecnológica para restabelecer a conexão de Internet em Cuba, cortada pelo regime após as mobilizações do último domingo. Foi o que disse o presidente norte-americano, Joe Biden, durante entrevista coletiva na Casa Branca nesta quinta-feira ao final da visita da chanceler alemã, Angela Merkel.

Milhares protestam na França contra “ditadura” da vacina/DW (15.07)

Milhares de pessoas foram às ruas de diversas cidades francesas nesta quarta-feira (14/07) para protestar contra novas restrições anticoronavírus anunciadas pelo governo. Em Paris, onde estima-se que cerca de 2.200 pessoas participaram da manifestação, a polícia chegou a disparar gás lacrimogêneo para dispersá-las.

Primeiro-ministro do Haiti é suspeito de mandar matar presidente/Metrópoles (15.07)

Oito dias após o assassinato do presidente do Haiti, Jovenel Moïse, de 53 anos, o primeiro-ministro interino do país, Claude Joseph, passou a ser investigado como mandante do crime ocorrido em 7 de julho.

Comissão Europeia abre processo contra Polônia e Hungria por violação de direitos da comunidade LGBTI/El País (15.07)

A Comissão Europeia decidiu agir diante da tendência homofóbica dos Governos ultraconservadores da Hungria e da Polônia. Após o embate das últimas semanas com o Executivo de Viktor Orbán, a Comissão Europeia abriu nesta quinta-feira um processo contra Budapeste por causa da legislação que proíbe a divulgação de conteúdo LGBTI em áreas onde existam menores, por considerar que viola a Carta dos Direitos Fundamentais da UE em aspectos como a liberdade de expressão e a não discriminação. O Executivo do bloco europeu também abriu um processo por infração contra a Polônia pelas chamadas zonas livres de ideologia LGBTI criadas em vários municípios.

Pandemia faz vacinação infantil despencar no mundo e pode gerar ‘catástrofe’ em 2021, alerta ONU/G1 (15.07)

ONU alerta sobre o risco de uma “catástrofe absoluta” se o perigoso atraso na vacinação de crianças em decorrência da pandemia de Covid-19 não for resolvido e as restrições sanitárias forem suspensas muito rapidamente. Em 2020, em todo o mundo, 23 milhões de crianças não receberam as três doses da vacina contra difteria, tétano e coqueluche, que servem como medida de referência, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (15) pela OMS e Unicef.

Estudo chileno recomenda terceira dose da Coronavac após 6 meses/Valor Econômico (15.07)

Cientistas que estão na fase final de ensaios sobre efeitos reais da vacina Coronavac na população chilena dizem que ela é eficaz, mas recomendam a aplicação de uma terceira dose após cerca de seis meses da imunização inicial. Os estudos mostraram que a eficácia pode se reduzir com o tempo, ante o surgimento de novas variantes do coronavírus.

Sexta-Feira, 16 de julho de 2021

EUA: Los Angeles volta a exigir uso de máscaras após aumento de 83% nos casos de covid-19/Valor Econômico (16.07)

O condado de Los Angeles, equivalente à região metropolitana da cidade americana, exigirá novamente o uso de máscaras em ambientes fechados, após um forte aumento nas infecções por coronavírus desde que a maioria das restrições foi suspensa na Califórnia, um mês antes.

Mortos em chuvas na Europa passam de 120, e líderes advertem para efeito da mudança climática/O Globo (16.07)

BERLIM — As autoridades europeias alertaram para a necessidade de comprometimento com a luta contra o aquecimento global para frear tragédias como as chuvas torrenciais na Alemanha, na Bélgica e na Holanda. Segundo os cálculos, há mais de 120 mortos, em sua grande maioria no Oeste alemão, e 1,3 mil pessoas não localizadas, naquela que é a maior tragédia climática na região em mais de um século.

Variante Delta provoca aumento de 121% nos casos de Covid nos EUA em duas semanas/O Globo (16.07)

Os casos de Covid-19 voltaram a crescer nos Estados Unidos, impulsionados pela variante Delta e por uma campanha de vacinação que perde fôlego apesar da abundância de doses. O país viu um aumento de 121% nos novos diagnósticos e de 9% das mortes em 14 dias, concentrados em regiões onde a imunização está abaixo da média nacional, mas não restrita a elas.

https://open.spotify.com/episode/1BuDrNWxcD5kq0RFVnflNQ?si=_Eoljq05TpO-tiMXrPk1TQ&dl_branch=1

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress