fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (05/03 – 11/03)
98008115 Files In This File Photo Taken On December 19 2021 Chilean President Elect Gabriel Bori 1

Clipping Internacional (05/03 – 11/03)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: China pede negociações ‘diretas’ entre Rússia e Ucrânia; premier de Israel tenta assumir mediação; cessar-fogo fracassa pela segunda vez e civis continuam presos em Mariupol, sem água, luz e aquecimento; Ucrânia recorre a tribunais internacionais contra Moscou; primeira-ministra da Suécia rejeita pedido da oposição para aderir à Otan; Congresso do Peru aprova 4º gabinete ministerial em 7 meses de governo; extrema direita entra pela primeira vez num governo regional na Espanha; com sessões maratônicas transmitidas pela TV, Constituinte do Chile entra em contagem regressiva; e mais.

Sábado, 5 de março de 2022

Um dia depois, Coreia do Norte confirma novo teste de sistema de satélites de reconhecimento/O Globo (05.03)

PYONGYANG — A Coreia do Norte afirmou ter realizado “mais um teste importante” de um novo sistema de satélites de reconhecimento, um dia depois de autoridades da Coreia do Sul e do Japão terem alertado para o lançamento de um “projétil não identificado”, no nono incidente do tipo apenas em 2022.

China pede negociações ‘diretas’ entre Rússia e Ucrânia; premier de Israel tenta assumir mediação/O Globo (05.03)

PEQUIM E MOSCOU — A China, uma das principais parceiras da Rússia, pediu que Moscou e Kiev realizem negociações diretas para colocar fim ao conflito na Ucrânia, que neste sábado chegou ao seu décimo dia. Em outra frente diplomática, o premier israelense, Naftali Bennett, se encontrou com Vladimir Putin na capital russa, conversou por telefone com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, e agora segue para a Alemanha.

Rumores sobre lei marcial e alistamento obrigatório fazem russos tentarem fugir para o exterior/O Globo (05.03)

MOSCOU — Enquanto as tropas russas avançavam lentamente na Ucrânia, na quinta-feira, algumas pessoas em Moscou tentavam fugir para destinos no exterior que ainda não proibiam voos da Rússia. Elas não querem arriscar ficar no país, depois que começaram a circular rumores de que autoridades russas planejam decretar a lei marcial após a invasão da Ucrânia ou que impeçam homens em idade de lutar deixem a Rússia.

Putin diz que sanções equivalem à declaração de guerra e alerta contra envolvimento militar ocidental/O Globo (05.03)

MOSCOU — Em um forte pronunciamento após reunião com empresários, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que as sanções ocidentais adotadas até agora contra seu país equivalem “a uma declaração de guerra”, alertando que qualquer tentativa de criar uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, como pedido pelo presidente ucraniano, seria considerado uma “implicação direta em atividades militares”. Ele advertiu que tal medida teria consequências catastróficas para a Europa e o mundo.

Ucrânia sob ataque incessante de hackers russos; internet cai na Europa/Tilt (05.03)

O Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção de Informação da Ucrânia afirmou neste sábado (5) que “hackers russos continuam atacando recursos de informações ucranianos incessantemente”.

Domingo, 6 de março de 2022

Bancos russos planejam emitir cartão de crédito de bandeira chinesa, após saída da Visa e da Mastercard/O Globo (06.03)

MOSCOU — Depois de Visa e Mastercard anunciarem a suspensão das atividades na Rússia, três importantes bancos do país anunciaram que pretendem emitir cartões da bandeira chinesa UnionPay. Segundo o governo russo, o sistema já foi autorizado em 180 países.

Cessar-fogo fracassa pela segunda vez e civis continuam presos em Mariupol, sem água, luz e aquecimento/O Globo (06.03)

LVIV — A segunda tentativa de retirar os habitantes de Mariupol, um porto estratégico no Sudeste da Ucrânia cercado pelas tropas russas, foi interrompida neste domingo, informou a Câmara Municipal da cidade. A decisão foi tomada após separatistas pró-Rússia e a Guarda Nacional da Ucrânia acusarem-se mutuamente de não obedecer o cessar-fogo temporário para estabelecimento de um corredor humanitário na região.”

Presidente da Liga Mexicana suspende rodada após briga entre torcedores de Querétaro e Atlas/O Globo (06.03)

O presidente da Liga Mexicana de futebol, a  MX, Mikel Arriola, anunciou a suspensão dos jogos da 9ª rodada do campeonato, devido briga generalizada entre os torcedores de Querétaro e Atlas, neste sábado, no estádio Corregidora. Segundo a imprensa local, pelo menos 22 pessoas ficaram feridas, sendo duas deles com gravidade.

Polícia prende mais de 4 mil pessoas neste domingo na Rússia em protestos em 60 cidades contra a guerra na Ucrânia, diz ONG/O Globo (06.03)

LONDRES – Cerca de 4.600 pessoas foram detidas neste domingo em cerca de 60 cidades russas em protestos contra a invasão ordenada por Vladimir Putin à Ucrânia, de acordo com um grupo independente baseado na Rússia que monitora protestos.

Em Caracas, missão dos EUA discute suspensão das sanções com Maduro/O Globo (06.03)

CARACAS e WASHINGTON — Representantes de Estados Unidos e Venezuela discutiram no sábado a flexibilização das sanções petrolíferas ao país sul-americano, mas fizeram pouco progresso em direção a um acordo em sua primeira reunião bilateral de alto nível em anos. Foi o que disseram, neste domingo, cinco fontes familiarizadas com o assunto, que faz parte do esforço de Washington para separar a Rússia de um de seus principais aliados.

Segunda-Feira, 7 de março de 2022

Mais de 400 civis foram mortos no Afeganistão desde tomada do poder pelo Talibã, a maioria pelo Estado Islâmico/O Globo (07.03)

GENEBRA — Quase 400 civis foram mortos em ataques no Afeganistão desde a tomada do Talibã, mais de 80% deles por um grupo afiliado ao Estado Islâmico, mostra um relatório da ONU, ressaltando a escala da insurgência enfrentada pelos novos governantes.

8M argentino terá reação contra estupro coletivo e acordo com FMI/Folha (07.03)

O dia da Mulher na Argentina, neste 8 de março, estará marcado por algumas bandeiras, e pelo alívio de não ter de carregar outras. Como, por exemplo, a que pedia a lei do aborto, legislação finalmente aprovada em 30 de dezembro de 2020.

Ucrânia recorre a tribunais internacionais contra Moscou/DW (07.03)

Durante mais de três horas, advogados, especialistas em direito e representantes do governo da Ucrânia apresentaram seus apelos, em parte arrebatados, perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) em Haia, Holanda. O cerne da argumentação é que a Rússia teria feito uso ilícito da Convenção para Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio, da ONU, ao afirmar que teve que invadir todo o país devido a um genocídio no leste da Ucrânia.

Brasil fica fora da lista de países considerados hostis por Putin/Folha (07.03)

O Kremlin divulgou nesta segunda-feira (7) uma lista de países considerados hostis à Rússia. O Brasil, cujo presidente Jair Bolsonaro visitou Vladimir Putin na semana anterior ao início da guerra na Ucrânia e tem pregado neutralidade no conflito, não está nela.

Moscou anuncia corredores humanitários até Rússia e Belarus, mas Ucrânia rejeita/Folha (07.03)

​​A Ucrânia rejeitou nesta segunda (7) o anúncio feito pela Rússia para a abertura de novos corredores humanitários. Mais cedo, Moscou informou que planeja abrir caminho para que civis saiam do país com destino à Rússia ou à Belarus.

Estados Unidos tentam isolar Putin de aliados na América Latina, informa NYT/Carta Capital (07.03)

“Altos funcionários do governo dos Estados Unidos chegaram no sábado 5 à Venezuela para reuniões com representantes do governo de Nicolás Maduro, que apoia a Rússia no conflito ucraniano. A viagem, revelada pelo The New York Times neste domingo 6, visa, segundo o jornal, isolar a Rússia de seus aliados latino-americanos devido à guerra na Ucrânia.”

Irã quer conclusão de acordo sobre programa nuclear e rejeita tentativa russa de ligar plano à guerra na Ucrânia/O Globo (07.03)

TEERÃ E MOSCOU — Com as conversas sobre a retomada plena do acordo sobre o programa nuclear prestes a um desfecho aparentemente positivo, autoridades do Irã ainda aguardam respostas sobre uma mudança de posição, por parte da Rússia, que pode atrasar ou atrapalhar a iniciativa: no final de semana, o chanceler russo, Sergei Lavrov, passou a exigir um compromisso dos EUA de que as sanções aplicadas ao país por conta da guerra da Ucrânia não seriam válidas para os negócios realizados entre Moscou e Teerã.

Terça-Feira, 8 de março de 2022

EUA VÃO PROIBIR A COMPRA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL RUSSO/Congresso em Foco (08.03)

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou, nesta terça-feira (8), que proibirá a compra de petróleo originário da Rússia. A nova sanção tem o objetivo impactar a economia russa e pôr um fim à guerra do país europeu com a Ucrânia. O embargo de importação também se estende ao gás natural e ao carvão.

Rússia ameaça cortar gás para Europa e fala em barril a US$ 300; preços disparam/Folha (08.03)

A Rússia ameaçou cortar o fluxo de gás natural para a Europa e previu “consequências catastróficas” se os Estados Unidos e seus aliados suspenderem a compra de petróleo do país de Vladimir Putin. O governo de Joe Biden já anunciou que fará isso e limitará a entrada de gás russo no país.

Civis da Ucrânia deixam cidades atacadas pela Rússia em 4ª tentativa de corredor humanitário/Folha (08.03)

A Rússia abriu nesta terça-feira (8) novos corredores humanitários para retirada de civis de cidades que estão sendo atacadas na Ucrânia. Moradores de Sumi, no nordeste do país, e Irpin, nos arredores da capital, Kiev, começaram a deixar os locais, de acordo com autoridades ucranianas.

Guerra na Ucrânia: Número de refugiados chega a 2 milhões; metade são crianças/O Globo (08.03)

KIEV — O número de refugiados que fugiram da guerra na Ucrânia chegou a dois milhões nesta terça-feira. A informação foi confirmada por Filippo Grandi, alto comissário da ONU para os Refugiados. Ainda segundo o porta-voz da Unicef, James Elder, metade dos que foram obrigados a sair de suas casas são crianças.

Banco Mundial aprova pacote de US$ 723 milhões para a Ucrânia/O Globo (08.03)

WASHINGTON — O Banco Mundial aprovou nesta segunda-feira um pacote de US$ 723 milhões em empréstimos e doações para a Ucrânia com o objetivo de auxiliar o país em meio à invasão militar russa. O projeto foi nomeado Financiamento de Recuperação da Emergência Econômica na Ucrânia (Free Ukraine, em inglês).

Primeira-ministra da Suécia rejeita pedido da oposição para aderir à Otan/O Globo (08.03)

ESTOCOLMO — A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, rejeitou nesta terça-feira os pedidos da oposição para considerar a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), dizendo que um pedido agora à aliança militar liderada pelos Estados Unidos desestabilizaria a segurança na Europa.

Venezuela solta dois presos americanos após encontro com delegação dos EUA/Folha (08.03)

A Venezuela libertou nesta terça (8) ao menos dois cidadãos dos EUA que estavam detidos no país.

Quarta-Feira, 9 de março de 2022

Coreia do Sul elege candidato da oposição para presidência/G1 (09.03)

A Coreia do Sul elegeu nesta quarta-feira (9) Yoon Suk-yeol, candidato do principal partido de oposição o Poder Popular, como presidente do país.

Biden encomenda estudo sobre risco de criptomoedas e criação de moeda digital dos EUA/Valor Econômico (09.03)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma ordem executiva nesta quarta-feira (9) instruindo agências de todo o governo federal a estudar os possíveis riscos apresentados pela explosão na popularidade das criptomoedas e considerar a criação de uma moeda digital americana.

Rússia não pretende derrubar governo e nem ocupar a Ucrânia, diz porta-voz de Moscou/O Globo (09.03)

MOSCOU — Os objetivos da Rússia em sua invasão militar não incluem derrubar o governo de Kiev nem ocupar a Ucrânia, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quarta-feira, véspera do encontro entre os chanceleres dos dois países, que deverá acontecer na Turquia.

Guerra financeira ligada à invasão da Ucrânia volta a pôr em xeque sistema ancorado no dólar/O Globo (09.03)

LONDRES — A invasão russa na Ucrânia deixou claro que conflitos geopolíticos no século XXI têm novas faces. No front financeiro, o Ocidente mostrou contar com armamento poderoso. As sanções anunciadas até agora isolaram a economia russa de uma maneira que poucos achavam possível, incluindo os mercados. Mas também expuseram desequilíbrios de um sistema financeiro internacional quase que totalmente controlado por um punhado de nações. Afinal, quem manda nas transações financeiras globais são países do Ocidente e suas moedas (sobretudo o dólar), ainda que hoje representem cerca de metade da economia mundial apenas.

Congresso do Peru aprova 4º gabinete ministerial em 7 meses de governo/Folha (09.03)

O Parlamento do Peru concedeu o voto de confiança ao quarto gabinete ministerial do presidente esquerdista Pedro Castillo nesta quarta-feira (9), último dia permitido para que a questão fosse decidida. O pedido se deu com 64 votos a favor, 58 contra e duas abstenções.

Quinta-Feira, 10 de março de 2022

Extrema direita entra pela primeira vez num governo regional na Espanha/O Globo (10.03)

MADRI — O partido de extrema direita Vox fará parte de um governo regional pela primeira vez na Espanha desde o fim da ditadura franquista, em 1975, depois de chegar a um acordo para integrar o Executivo que será liderado pelos conservadores do Partido Popular (PP) em Castela e Leão.

Biden anuncia que designará Colômbia como aliado preferencial extra-Otan/O Globo (10.03)

WASHINGTON — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse a seu colega colombiano Iván Duque que pretende designar a Colômbia como um aliado preferencial extra-Otan, durante uma reunião na Casa Branca, nesta quinta-feira. Com a designação oficial, o país, que já tem o status de  “parceiro global” da aliança desde 2017, fortaleceria ainda mais sua associação bilateral e multilateral com Washington.”

UN grants Russia request for emergency meeting/BBC EUA (10.03)

The UN Security Council will hold an emergency meeting on Friday to discuss Russia’s claim that the US is funding the development of biological weapons in Ukraine.

Encontro entre líderes das diplomacias da Rússia e da Ucrânia termina sem acordo na Turquia/O Globo (10.03)

ANTÁLIA, TURQUIA – A Ucrânia e a Rússia não conseguiram fazer qualquer avanço  para parar a guerra e diminuir as grandes diferenças entre os dois países nas primeiras conversas entre os seus ministros das Relações Exteriores desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, nas negociações de mais alto nível até aqui.

Partido do primeiro-ministro ganha eleição no estado mais populoso da Índia/O Globo (10.03)

LUCKNOW, Índia — O partido do primeiro-ministro Narendra Modi foi reeleito no estado mais populoso da Índia, Uttar Pradesh, nesta quinta-feira. A vitória do Partido Bharatiya Janata (BJP) em Uttar Pradesh, onde vivem cerca de 240 milhões de pessoas, também consolida a ascensão de Yogi Adityanath, um monge hindu linha-dura que é ministro-chefe do estado há cinco anos e é cada vez mais visto como um potencial sucessor de Modi.

Sexta-Feira, 11 de março de 2022

Índia disparou acidentalmente míssil contra o Paquistão (ministério da Defesa)/Estado de Minas (11.03)

“A Índia disparou acidentalmente um míssil contra o Paquistão, informou o Ministério da Defesa indiano nesta sexta-feira (11), descrevendo a situação como “profundamente lamentável”.

Putin autoriza convocação de combatentes sírios para lutar na Ucrânia/O Globo (11.03)

MOSCOU — O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aprovou nesta sexta-feira o recrutamento de milhares de combatentes do Oriente Médio para lutar contra a Ucrânia na invasão militar iniciada no dia 24 de fevereiro.

Com sessões maratônicas transmitidas pela TV, Constituinte do Chile entra em contagem regressiva/O Globo (11.03)

SANTIAGO — Coincidindo com a posse nesta sexta-feira do novo presidente chileno, Gabriel Boric, a Convenção Constitucional do Chile entrou em contagem regressiva. Após sete meses de atividades, os 154 membros eleitos pelos cidadãos para redigir a nova Carta fundamental, que substituirá a dos anos 1980, começaram a votar os primeiros projetos de artigos do documento, que deverá ficar pronto em meados deste ano para ser aprovado ou rejeitado em um plebiscito.

Posse de Boric nesta sexta no Chile desperta enorme expectativa na região e no mundo/O Globo (11.03)

Até vencer o segundo turno das eleições presidenciais de 2021, em 19 de dezembro, Gabriel Boric, que toma posse nesta sexta-feira, teve de superar o que um de seus grandes amigos e conselheiros, o veterano dirigente do Partido Socialista (PS) Luis Maira, define como “uma corrida de obstáculos”. Há três anos, disse Maira ao GLOBO, “ninguém imaginava que Gabriel poderia ser presidente”. Hoje, a corrida para o Palácio de la Moneda terminou, mas começa uma nova etapa de enormes desafios.

OMS pede que laboratórios da Ucrânia destruam patógenos perigosos para evitar vazamentos/O Globo (11.03)

LVIV — A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu a laboratórios na Ucrânia que descartem patógenos potencialmente nocivos para evitar vazamentos, à medida que o ataque da Rússia ao país avança para sua terceira semana.

Rússia amplia ataques no Oeste da Ucrânia e se reposiciona perto de Kiev/Estadão (11.03)

A Rússia intensificou sua ofensiva na Ucrânia, e bombardeios foram realizados pela primeira vez na cidade de Dnipro, no centro do país, e contra dois aeródromos militares no oeste do país. Enquanto isso, as tropas russas apertam o cerco em torno de Kiev, a capital, em meio a denúncias sobre novos ataques contra civis.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress