Clipping Internacional 05/02 a 09/02
08.fev.24 - O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, fala em uma festa noturna de Nevada no Treasure Island Resort Imagem: DAVID SWANSON/REUTERS… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/02/09/trump-debocha-de-nikki-haley-primaria-republicana-nevada.htm?cmpid=copiaecola

Clipping Internacional 05/02 a 09/02

Segunda-feira – 05 de fevereiro

Bukele é reeleito em El Salvador, segundo resultado parcial.

Presidente já declarava vitória antes de qualquer resultado oficial, e definiu o pleito como um “referendo” sobre seu governo. Vizinhos e China saúdam.

Crise de fome na Etiópia pode ser pior do que as anteriores.

Seca, conflito, corrupção: os motivos da crise alimentar no país africano são variados. Etíopes têm ido para a cama com fome, enquanto a distribuição de ajuda emergencial sofre reveses.

Incêndios florestais no Chile deixam mais de 110 mortos.

Presidente Gabriel Boric declara estado de emergência e diz que número de mortos deve subir. Mais de 1.100 casas foram destruídas pelas chamas, que afetaram em particular a região turística de Viña del Mar.

Por que Taylor Swift fez história e outros 5 destaques do Grammy.

Terça-feira – 06 de fevereiro

Reino Unido expressa choque e preocupação com diagnóstico de câncer do rei Charles III.

A notícia do Palácio de Buckingham levanta especulações sobre a gravidade de sua condição e se outros membros da realeza podem assumir tarefas que ele não conseguirá mais desempenhar.

Pergaminhos de 2 mil anos são revelados com ajuda de IA:

‘É uma revolução na filosofia grega’. Trio de pesquisadores criou algoritmos que conseguiram ler um lote de cartas da Grécia Antiga carbonizado pela erupção do Vesúvio, em 79 d.C.

Tribunal de apelações rejeitam que Trump seja imune a processo.

O Tribunal de Apelações dos Estados Unidos negou o pedido de Donald Trump para ter imunidade no processo de fraude durante as eleições de 2020.

Quarta-feira – 07 de fevereiro

Sebastián Piñera, o empresário milionário que trouxe poder de volta à direita no Chile.

Desde jovem, o ex-presidente Sebastián Piñera, morto nesta terça-feira (06/2), ocupou um lugar de destaque no espaço público chileno, seja por sua carreira política ou empresarial.

Personagem popular e polêmico, Piñera liderou o país em tempos difíceis, passando pelas grandes manifestações de 2019 e pela pandemia de covid-19.

As opções de Milei após emblemática ‘lei omnibus’ ser rejeitada pelo Congresso na Argentina.

O presidente da Argentina, Javier Milei, havia definido a iniciativa como “um projeto de lei que pode muito bem determinar o destino do nosso país”.

Mas na terça-feira (6/2) ele decidiu retirar sua emblemática Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos – mais conhecida como “lei omnibus” -, o pacote com o qual planejava realizar uma reforma liberal no país.

Por que nova tentativa de trégua no conflito Israel-Hamas fracassou.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou os termos de cessar-fogo propostos pelo Hamas – dizendo que a “vitória total” em Gaza é possível dentro de meses.

Quinta-feira – 08 de fevereiro

Islândia declara estado de emergência após nova erupção.

Terceira ocorrência em poucos meses interrompe fornecimento de água quente, em pleno inverno, a uma região do país. Lava jorra a até 80 metros de altura através de uma fissura de três quilômetros de extensão.

Guerra ao Hamas expõe rachas na política da UE para Israel.

Em carta anônima, cerca de 900 funcionários públicos da UE, EUA e Reino Unido instam lideranças a repensarem medidas que favorecem Israel no conflito contra palestinos.

O julgamento do Estado brasileiro por conta da violência no campo começou nesta quinta-feira, na Costa Rica, com um mal-estar.

Entidades que representam as vítimas criticaram o fato de o perito do Brasil ter mantido um encontro com um dos juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos, antes de o processo iniciar.

Sexta-feira – 09 de fevereiro

“É impossível derrotar a Rússia”, diz Putin em entrevista.

Pela primeira desde início da guerra, líder russo concede entrevista à imprensa ocidental. A Tucker Carlson, Putin responsabilizou Ucrânia por conflito e descartou enviar tropas para Polônia ou Letônia.

Donald Trump debochou da pré-candidata Nikki Haley após ela perder para “nenhum dos candidatos” em uma primária republicana.

Trump parabenizou a opção “nenhum dos candidatos” por receber mais votos do que Haley nas primárias de Nevada. Trump disputa contra Haley a indicação republicana para as eleições presidenciais… –

Alemanha se prepara para décadas de ‘guerra fria’ e confronto militar com a Rússia.

Os líderes do país alertam sobre ameaças crescentes, mas o chanceler alemão Olaf Scholz tem receio de levar o Kremlin, e o seu próprio público, longe demais.