Clipping Internacional (04/06 – 10/06)
Encontro Bilateral Biden Bolsonaro Eua 848x477

Clipping Internacional (04/06 – 10/06)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: Hong Kong impõe 2º ano de silêncio a vigília do massacre da Praça da Paz Celestial; Fernández demite ministro que criticou Cristina Kirchner e nomeia embaixador no Brasil para seu lugar; Boris Johnson vence moção de desconfiança e não deixa o cargo de primeiro-ministro; investigação da ONU acusa Israel de perpetuar conflito com palestinos; invasão ao Capitólio foi tentativa de golpe e teve Trump como líder, afirma comissão dos EUA; e mais.

Sábado, 4 de junho de 2022

Ucrânia quer retomar negociações com a Rússia após reforço militar do Ocidente/O Globo (04.06)

“O governo ucraniano declarou neste sábado que quer fortalecer suas posições em seu território com a ajuda das armas prometidas pelo Ocidente antes de retomar as negociações de paz com a Rússia.”

Hong Kong impõe 2º ano de silêncio a vigília do massacre da Praça da Paz Celestial/Folha (04.06)

“A ilha de Hong Kong observou, pelo segundo ano consecutivo, relativo silêncio durante o aniversário do massacre da Praça da Paz Celestial, maior manifestação pró-democracia registrada na China e reprimida de forma brutal pelo regime. Os que quiseram marcar a data tiveram de fazê-lo com discrição neste sábado (4).”

Domingo, 5 de junho de 2022

Fernández demite ministro que criticou Cristina Kirchner e nomeia embaixador no Brasil para seu lugar/O Globo (05.06)

“O presidente argentino, Alberto Fernández, cedeu à pressão de sua vice-presidente, Cristina Kirchner, ao demitir na noite de sábado o ministro do Desenvolvimento Produtivo, Matías Kulfas, um dirigente de sua máxima confiança. Kulfas será substituído por Daniel Scioli, atual embaixador no Brasil.”

Putin ameaça atacar ‘novos alvos’ se Ucrânia receber mísseis; Kiev sofre primeiro ataque desde abril/O Globo (05.06)

“Horas depois de a capital ucraniana, Kiev, ter sido atingida pela primeira vez desde 28 de abril, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou, neste domingo, que Moscou atacará novos alvos se a Ucrânia receber mísseis de longo alcance do Ocidente.”

Segunda-Feira, 6 de junho de 2022

Presidente do México confirma ausência e amplia desconfiança sobre Cúpula das Américas/Folha (06.06)

“O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, confirmou nesta segunda-feira (6) que não comparecerá à Cúpula das Américas, encontro que reunirá líderes do continente nesta semana em Los Angeles (EUA). A ausência se deve à decisão do governo americano de não convidar para o evento representantes de Cuba, Nicarágua e Venezuela, ditaduras tratadas como párias por Washington.”

Boris Johnson vence moção de desconfiança e não deixa o cargo de primeiro-ministro/G1 (06.06)

“O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, enfrentou nesta segunda-feira (06) uma votação do parlamento que poderia ter retirado ele do cargo.”

Homem armado invade gabinete e mata ministro na República Dominicana/O Globo (06.06)

“O ministro do Meio Ambiente da República Dominicana, Orlando Jorge Mera, morreu nesta segunda-feira ao ser baleado dentro de seu gabinete, informou o governo do país caribenho.”

Moscou já acusou mais de 2 mil pessoas de divulgar ‘informações falsas’ sobre forças russas/O Globo (06.06)

“Vladimir Efimov, um político local na península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, foi acusado de “desacreditar o Exército” e condenado a pagar, três vezes nos últimos meses, uma multa de US$ 500 por imagens contra a guerra na Ucrânia que exibiu nas redes sociais. Quando continuou republicando fotos do campo de batalha, como a destruição em massa da cidade portuária ucraniana de Mariupol sob bombardeio russo, os promotores o acusaram de crime — punível com até cinco anos de prisão ou multas mais duras.”

Terça-Feira, 7 de junho de 2022

EUA anunciam investimento privado anti-imigração de US$ 1,9 bilhão na Cúpula das Américas/O Globo (07.06)

“Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira, em meio à Cúpula das Américas, novos investimentos de US$ 1,9 bilhão de empresas americanas no Triângulo Norte da América Central, em um compromisso liderado pela vice-presidente Kamala Harris que visa combater os problemas na raiz da imigração para os EUA.”

Investigação da ONU acusa Israel de perpetuar conflito com palestinos/Folha (07.06)

“Relatório encomendado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU e divulgado nesta terça-feira (7) atribuiu à ocupação contínua de territórios palestinos por Israel a responsabilidade pelo ciclo de violência que atinge a região e que voltou a se intensificar nos últimos meses.”

Boris Johnson promete medidas econômicas para recuperar apoio entre conservadores/Folha (07.06)

“Um dia após sobreviver a uma moção de desconfiança que poderia ter lhe custado o cargo, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu nesta terça-feira (7) que lançará nas próximas semanas um pacote de medidas econômicas, em uma tentativa de fortalecer sua liderança à frente do país e recuperar o apoio em seu Partido Conservador.”

Quarta-Feira, 8 de junho de 2022

‘Porta-voz’ da esquerda, Fernández leva a cúpula nos EUA proposta de diálogo sem exclusão de países/O Globo (08.06)

“Na ausência do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que não cedeu às pressões do governo Joe Biden e manteve firme sua decisão de não participar da IX Cúpula das Américas, que começa nesta quarta-feira, em Los Angeles, seu par e aliado da Argentina, Alberto Fernández, tornou-se uma espécie de representante e porta-voz dos governos de esquerda e progressistas da região.”