fbpx
Fundação Podemos
/
/
Clipping Internacional (04/02 – 10/02)
Terremoto na Turquia

Clipping Internacional (04/02 – 10/02)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: EUA derrubam suposto balão espião chinês após fechar três aeroportos por segurança; Irã anuncia perdão a milhares de prisioneiros, mas impõe condições; União Europeia embarga derivados de petróleo russos, e medida pode afetar Brasil; Terremoto acirra crises de Erdogan; e mais.

Sábado, 4 de fevereiro de 2023

EUA derrubam suposto balão espião chinês após fechar três aeroportos por segurança; veja vídeo/O Globo (04.02)

“O governo dos Estados Unidos derrubou, neste sábado, um suposto balão de vigilância chinês que sobrevoava o território americano havia pelo menos uma semana. Mais cedo, autoridades do país fecharam três aeroportos nos estados da Carolina do Sul e da Carolina do Norte por motivos de segurança nacional, informou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) em comunicado. A decisão de abater o dispositivo foi tomada horas depois de o presidente Joe Biden dizer que iria “lidar” com a questão.”

Parlamento do Peru barra até agosto novas tentativas de antecipar eleições/Folha (04.02)

“O Congresso do Peru bloqueou nesta sexta-feira (3) qualquer tentativa de debate sobre a antecipação de eleições nos próximos cinco meses.”

Presidente chileno interrompe férias e decreta estado de catástrofe após incêndios causarem 22 mortes/O Globo (04.02)

“O governo chileno ainda contabiliza os danos e as mortes causadas pelos 204 incêndios que atingiram a zona centro-sul do Chile na sexta-feira. Até o momento, foram registradas 22 mortes e 554 pessoas feridas, 16 delas em estado grave. O caos provocado pelo fogo levou o país a decretar estado de catástrofe na região. O presidente Gabriel Boric encurtou suas férias de verão e viajou para Nuble e Bío-Bío,epicentros dos incêndios. Na manhã de hoje, ele reuniu sua equipe no Palácio La Moneda para traçar estratégias de combate ao desastre ambiental, informou o jornal chileno La Tercera.”

Domingo, 5 de fevereiro de 2023

Irã anuncia perdão a milhares de prisioneiros, mas impõe condições/Folha (05.02)

“A mídia estatal do Irã anunciou neste domingo (5) que o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país, perdoou “dezenas de milhares” de prisioneiros por ocasião do aniversário da Revolução Islâmica de 1979.”

“Mais que a principal via expressa de Caracas, a Autopista Francisco Fajardo, há pouco rebatizada de Autopista Grande Cacique Guaycaipuro, é a vitrine que retrata o que nos últimos meses vem acontecendo na capital venezuelana. Pelos 28km dessa artéria, que conecta Caracas de leste a oeste, circulam diariamente milhares de veículos. Antes ocupados por propagandas políticas com imagens do ex-presidente Hugo Chávez e do atual chefe de Estado, Nicolás Maduro, desde meados de 2022 nos outdoors que margeiam o trajeto voltaram a abundar anúncios de produtos e serviços.”

Ucrânia troca ministro da Defesa pressionado por suspeita de corrupção em meio à guerra/Folha (05.02)

“O governo da Ucrânia anunciou, neste domingo (5), uma troca na chefia do Ministério da Defesa, em meio aos efeitos da guerra iniciada com a invasão russa, prestes a completar um ano. O presidente Volodimir Zelenski, aliás, citou que a proximidade do aniversário do conflito tem sido marcada por sinais de uma nova ofensiva de Moscou.”

Segunda-Feira, 6 de fevereiro de 2023

China admite propriedade de suposto balão espião que sobrevoava América Latina/Folha (06.02)

“A China reconheceu nesta segunda-feira (6) ser dona do balão que sobrevoava a América Latina e se tornou de conhecimento público após anúncio dos EUA. De acordo com o regime de Xi Jinping, trata-se de um objeto civil usado para testes de voo.”

Governo sai derrotado de consulta popular e eleições locais no Equador, dizem projeções/Valor Econômico (06.02)

“O governo do presidente equatoriano, Guillermo Lasso, sofreu uma dura derrota no domingo, quando a maioria dos eleitores rejeitou em consulta popular oito propostas sobre segurança pública e, de acordo com dados preliminares, elegeu representantes da oposição para prefeituras e regiões mis populosas do país.”

União Europeia embarga derivados de petróleo russos, e medida pode afetar Brasil/O Globo (06.02)

“Desde ontem, a União Europeia (UE) está privada de obter óleo diesel de seu principal fornecedor externo, com a entrada em vigor no bloco de sanções banindo a importação de produtos refinados de petróleo da Rússia. A medida — quem tem o objetivo de negar ao Kremlin os recursos para a guerra na Ucrânia, que completa um ano agora em 24 de fevereiro — foi acompanhada pelo estabelecimento pela UE e pelo G7, na sexta-feira, de um valor máximo para quem comprar combustíveis derivados russos. E pode chacoalhar os mercados globais de petróleo, com impactos inclusive para o Brasil — segundo especialistas, frente a preços mais baixos, o país pode superar desafios logísticos e vir a aumentar as suas importações russas.”

Fortes terremotos na Turquia foram causados por “falha em linha de placas tectônicas”/CNN (06.02)

“O tremor secundário de magnitude 7,5 foi “um terremoto em si”, disse o meteorologista da CNN Chad Myers nesta segunda-feira (6). “É o terremoto mais forte na região desde 1999″.”

Terça-Feira, 7 de fevereiro de 2023

Biden afaga republicanos e faz campanha soft em discurso do Estado da União/Folha (07.02)

“Em seu primeiro discurso do Estado da União para uma Câmara controlada pelo Partido Republicano, o presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, pediu união e enalteceu a capacidade do país de superar crises, como a pandemia de Covid-19 e o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.”

Franceses voltam às ruas em terceiro dia de greve contra a reforma da Previdência/O Globo (07.02)

“A França vive nesta terça-feira o terceiro dia de protestos convocados pelos sindicatos contra a proposta da reforma da Previdência do presidente Emmanuel Macron, em uma tentativa de aumentar a pressão durante a análise do projeto impopular pelo Parlamento.”

Sunak faz minirreforma ministerial no Reino Unido e tenta pôr economia nos trilhos/Folha (07.02)

“O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou uma pequena reforma ministerial nesta terça-feira (7). A medida busca diminuir a inflação, nas alturas devido ao aumento dos preços da energia, e estimular a economia —mudando, quem sabe, a sorte de seu Partido Conservador em crise.”

Quarta-Feira, 8 de fevereiro de 2023

EUA dizem que balões de ‘vigilância’ chineses operaram nos ‘cinco continentes’/O Globo (08.02)

“A Casa Branca informou nesta quarta-feira que balões de “vigilância” chineses como o que foi abatido no sábado pelo Pentágono, após viajar por cinco dias pelo território americano, operaram “nos cinco continentes”.”

Policial tirou fotos de Tyre Nichols algemado e ferido após abordagem nos EUA/Folha (08.02)

“Um dos policiais demitidos por participar do espancamento de Tyre Nichols em Memphis tirou uma foto do homem de 29 anos quando ele estava ferido, algemado e encostado na viatura policial, e enviou a imagem para cinco pessoas, revelou a TV local Wreg nesta terça (7).”

Em Bruxelas, Zelensky diz que Ucrânia vencerá e será membro da UE/O Globo (08.02)

“Um dia após uma visita surpresa ao Reino Unido e Paris, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desembarcou nesta quinta-feira na capital belga para participar de uma reunião de cúpula de líderes da União Europeia (UE) — e teve uma recepção digna de herói. Em seu discurso no Parlamento Europeu disse que seu país vencerá a guerra e entrará na União Europeia. Esta é a segunda viagem internacional desde o início da invasão russa, que completa um ano em 24 de fevereiro.”

Regime da Nicarágua retira direitos políticos de 14 presos opositores de Ortega/Folha (08.02)

“A Justiça da Nicarágua, que vive uma ditadura sob o comando de Daniel Ortega, cassou indefinidamente os direitos políticos de 14 presos do país, de acordo com denúncia do Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh), medida classificada pela organização de “aberração jurídica”.”

Quinta-Feira, 9 de fevereiro de 2023

“Prestes a completar um século de existência, a Turquia, construída com base no secularismo de Mustafa Kemal Ataturk, enfrenta um dos momentos mais dramáticos da história dessa república que sucedeu o Império Otomano. Não apenas pelo terremoto que destruiu cidades e matou milhares de pessoas, como também pela crise econômica e a enorme instabilidade política.”

Regime da Nicarágua retira direitos políticos de 14 presos opositores de Ortega/Folha (09.02)

“A Justiça da Nicarágua, que vive uma ditadura sob o comando de Daniel Ortega, cassou indefinidamente os direitos políticos de 14 presos do país, de acordo com denúncia do Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh), medida classificada pela organização de “aberração jurídica”.”

Nicarágua liberta mais de 200 opositores, que são declarados apátridas e deportados aos EUA/O Globo (09.02)

“O governo da Nicarágua libertou na madrugada desta quinta-feira 222 opositores, que foram deportados para os Estados Unidos, desembarcando na Virgínia nesta quinta-feira. O anúncio foi feito inicialmente por parentes e, horas depois, um tribunal da Nicarágua confirmou a libertação dos presos políticos, que foram declarados “traidores da pátria” e perderam a nacionalidade nicaraguense. Os opositores foram presos no contexto da repressão que se seguiu aos protestos que eclodiram no país em 2018 contra o regime de Daniel Ortega, no poder desde 2007.”

“Um dia após uma visita surpresa ao Reino Unido e Paris, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desembarcou nesta quinta-feira na capital belga para participar de uma reunião de cúpula de líderes da União Europeia (UE) — e teve uma recepção digna de herói. Em seu discurso no Parlamento Europeu, disse que seu país vencerá a guerra e entrará na UE. Esta é a segunda viagem internacional desde o início da invasão russa, que completa um ano em 24 de fevereiro.”

Sexta-Feira, 10 de fevereiro de 2023

FBI investiga George Santos em suposto esquema de verba para cães rejeitados/Folha (10.02)

“O dinheiro vinha de rifas e vendas de cestas, e animais de estimação encontraram novos lares. O evento de adoção em Staten Island foi um sucesso. Até que o líder da instituição de caridade fez um pedido estranho: insistiu que o dono da loja lhe desse o dinheiro em um cheque em seu nome, Anthony Devolder.”

Na Síria, homem procura 30 parentes soterrados em prédio após terremoto/O Globo (10.02)

“Há dois dias, Malik Ibrahim dedica todo seu tempo revirando os escombros de um prédio em Besnaya, no norte da Síria, em busca de 30 familiares que foram soterrados após o terremoto de 7,8 de magnitude que atingiu a cidade, perto da fronteira com a Turquia, na segunda-feira. Com a ajuda de vizinhos e das equipes de resgate, ele conseguiu retirar dez corpos das ruínas até o momento.”

Carro avança sobre ponto de ônibus em Jerusalém e mata 2; Israel vê terrorismo/Folha (10.02)

“Um carro que avançou sobre um ponto de ônibus nos arredores de Jerusalém nesta sexta-feira (10) matou duas pessoas, incluindo um menino de seis anos de idade. O premiê Binyamin Netanyahu chamou o episódio de terrorismo e ordenou a prisão de pessoas próximas do suspeito, morto na cena do crime.”

“Um grupo de mais de mil advogados turcos se mobiliza para tentar buscar e responsabilizar construtoras e empreiteiras após o terremoto que deixou quase 18 mil mortos no país — de um total de mais de 21 mil, incluindo as vítimas na região do Norte da Síria, também atingida pela tragédia. O objetivo da iniciativa é investigar se houve desrespeito às normas de segurança impostas por lei desde 1999, quando um terremoto de 7,4 de magnitude deixou mais de 17 mil mortos na cidade de Izmit, no Noroeste turco.”

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress