fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (02/10 – 08/10)

Clipping Internacional (02/10 – 08/10)

No clipping desta semana, reunimos as principais notícias internacionais: Presidente filipino anuncia aposentadoria política; Peru anuncia reforma agrária sem expropriações; Fumio Kishida é eleito primeiro-ministro do Japão; convulsão nos mercados energéticos assusta a economia mundial; CIA admite ter perdido informantes em operações que comprometem serviço secreto dos EUA; declarações de Macron reabrem antigas feridas entre Argélia e França; pandemia agrava apagão de dados sobre feminicídio na América Latina; Juiz dos EUA bloqueia temporariamente lei que proíbe maioria dos abortos no Texas; Rússia convidará talebans para reunião internacional este mês em Moscou; Ministério Público do Chile anuncia investigação contra Piñera por caso divulgado nos ‘Pandora Papers’; e mais.

Sábado, 2 de outubro de 2021.

Presidente filipino anuncia aposentadoria política/Estadão (02.10)

MANILA – O presidente filipino Rodrigo Duterte anunciou neste sábado, 2, sua aposentadoria política, afirmando que não disputará as eleições de 2022, o que abre caminho para uma candidatura de sua filha ao posto de chefe de Estado. O anúncio foi considerado uma surpresa, já que Duterte havia anteriomente anunciado que concorreria à vice-presidência em 2022.

Domingo, 3 de outubro de 2021.

Crise energética global/Estadão (03.10)

Uma crise energética bate à porta do mundo, com impacto ainda impossível de medir sobre a retomada da atividade econômica e a reorganização das cadeias de valor e da logística pós-pandemia, o descompasso já existente entre demanda e oferta em um grande número de setores, com as decorrentes pressões inflacionárias, e a transição de combustíveis fósseis para fontes renováveis de energia. A Ásia e a Europa são as regiões mais atingidas, mas o efeito dominó já atinge os EUA e a economia global.

Investigação de comissão na França identifica pelo menos 2.900 pedófilos na Igreja Católica desde 1950/O Globo (03.10)

PARIS — A Igreja Católica da França teve “entre 2.900 e 3.200” padres ou religiosos pedófilos desde 1950, de acordo com -uma comissão que investiga os abusos sexuais na instituição e que divulgará nesta terça-feira um relatório inédito.

Peru anuncia reforma agrária sem expropriações/Estadão (03.10)

LIMA – O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou hoje uma segunda reforma agrária no país e garantiu que, ao contrário do que aconteceu há 52 anos, ela será feita sem expropriações. “Quero deixar bem claro que esta segunda reforma agrária não visa a desapropriação de terras, nem afeta os direitos de propriedade de ninguém”, disse o presidente esquerdista ao lançar o projeto, enquanto centenas de camponeses se dirigiam para a gigantesca esplanada da fortaleza inca de Sacsayhuamán. Um dos eixos do plano é dar “aos agricultores um acesso mais justo aos mercados”, disse o presidente peruano, sem detalhar o significado disso.

Boris Johnson admite que crise de abastecimento é relacionada ao Brexit, mas diz que não afrouxará imigração/O Globo (03.10)

MANCHESTER, Reino Unido — O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu pela primeira vez neste domingo que os problemas de escassez generalizada no Reino Unido são relacionados ao Brexit, o divórcio britânico da União Europeia (UE), mas disse que se trata de um “momento de transição” necessário para aumentar a produtividade da economia nacional.

Segunda-Feira, 4 de outubro de 2021.

Coreia do Norte e Coreia do Sul restabelecem canais de comunicação/Estadão (04.10)

Coreia do Norte e Coreia do Sul restabeleceram nesta segunda-feira, 4, a linha de comunicação transfronteiriça, que estava interrompida desde agosto por decisão de Pyongyang, informou Seul.

Suprema Corte dos EUA retoma trabalhos com aborto, armas e ensino religioso na agenda/Folha (04.10)

A Suprema Corte dos Estados Unidos começou oficialmente nesta segunda-feira (4) um novo ano de trabalho, que deve ser marcado por decisões que envolvem temas importantes, colocando à prova os efeitos da maioria conservadora no tribunal e de uma sensível queda na aprovação popular da atuação de seus magistrados.

Esquerda mostra força em eleições regionais na Itália/Estadão (04.10)

ROMA – O começo da apuração dos votos nas eleições regionais da Itália aponta uma retomada da centro-esquerda pelo eleitorado do país. Após o fechamento das urnas nesta segunda-feira, 4, projeções feitas a partir da contagem parcial dos votos apontam que alianças de forças da esquerda devem conquistar o controle de importantes cidades, como Nápoles, Bologna e Milão, ainda no primeiro turno. Outras duas capitais em disputa, Roma e Turim, também devem ter representantes de centro-esquerda no segundo turno.

Fumio Kishida é eleito primeiro-ministro do Japão/Estadão (04.10)

O ex-ministro das Relações Exteriores Fumio Kishida foi eleito oficialmente como o 100º primeiro-ministro do Japão nesta segunda-feira, 4, após vencer a maioria dos votos nas duas casas do parlamento japonês.

Terça-Feira, 5 de outubro de 2021.

Dolarização não salvará economia venezuelana/Estadão (05.10)

“Quanto mais as coisas mudam, mais permanecem as mesmas.” Esse popular epigrama, atribuído ao escritor francês do século 19 Jean-Baptiste Alphonse Karr, descreve sucintamente a evolução da política econômica da Venezuela ao longo dos três últimos anos. Desde 2019, as decisões do governo de relaxar restrições econômicas propiciaram uma dolarização da economia e alguns poucos sinais de retomada. Mas essas mudanças são limitadas e beneficiam apenas uma pequena fatia do país – de acordo com um novo estudo, 76,6% dos venezuelanos vivem com menos de US$ 1,20 ao dia.

Opositores convocam protesto e greve contra o governo da Bolívia/Estadão (05.10)

Partidos e líderes civis opositores convocaram manifestações contra o presidente da Bolívia, o esquerdista Luis Arce, para exigir o fim do que consideram uma perseguição política e a liberdade da ex-presidente Jeanine Áñez.

Convulsão nos mercados energéticos assusta a economia mundial/El País (05.10)

A turbulência no setor de energia está provocando um calafrio de inquietação em uma economia mundial que busca deixar para trás a depressão pandêmica o mais rápido possível. Gás natural e carvão, em níveis recordes; petróleo, em torno de 80 dólares (430 reais) o barril, ainda longe de seu pico em 2008, mas mais ainda de seu mínimo em abril do ano passado, com a eclosão da crise da covid-19; a China, a fábrica mundial, engolfada em uma onda de apagões que ameaçam causar estragos em sua indústria; a conta de eletricidade, puxada pelo gás e o aumento do preço dos direitos de emissão de CO₂, erodindo o poder de compra de muitas famílias justo depois de um período de sofrimento econômico. Um quadro preocupante, em um mundo já sobrecarregado por cadeias de suprimentos estressadas e com mal-estar social acumulado após o drama pandêmico.

CIA admite ter perdido informantes em operações que comprometem serviço secreto dos EUA/Folha (05.10)

Oficiais dos serviços de contraespionagem dos Estados Unidos alertaram todas as bases da CIA, agência de inteligência americana, sobre o crescimento no número de informantes no exterior que foram mortos, capturados ou aliciados por inimigos de Washington.

Facebook: as denúncias e o apagão que agravam crise da maior rede social do mundo/BBC (05.10)

Em 5 de outubo de 2021, a ex-funcionária do Facebook Frances Haugen compareceu ao Senado americano para depor sobre suas denúncias contra a empresa, que incluíram documentos internos vazados e publicados pela imprensa.

Governo da França ameaça cortar energia em ilha do Reino Unido/Estadão (05.10)

PARIS – A França ameaçou nesta terça-feira, 5, o Reino Unido com um corte no fornecimento de energia para a Ilha de Jersey em meio a uma disputa sobre autorizações para que pescadores franceses possam ter acesso a águas britânicas. O secretário francês para Assuntos Europeus, Clément Beaune, aliado próximo do presidente Emmanuel Macron, disse que adotará as medidas “nos próximos dias”.

Quarta-Feira, 6 de outubro de 2021

Relações com a China estão no pior momento em mais de 40 anos, diz ministro da Defesa de Taiwan/O Globo (06.10)

TAIPÉ — O ministro da Defesa taiwanês declarou nesta quarta-feira que este é o pior momento das relações entre o arquipélago e a China em mais de quatro décadas, com trocas frequentes de acusações e com a incursão de dezenas aeronaves militares chinesas na zona de defesa aérea de Taiwan nos últimos dias. As palavras do ministro foram ditas no mesmo dia em que representantes do alto escalão dos governos dos EUA e da China se reuniram presencialmente para tentar aparar algumas arestas e garantir uma “competição responsável”.

Presidente do Peru muda primeiro-ministro e marca distância da esquerda radical/O Globo (06.10)

LIMA – O primeiro-ministro do Peru, Guido Bellido, apresentou nesta quarta-feira sua renúncia a pedido do presidente, Pedro Castillo, após uma série de divergências entre os dois. A saída de Bellido, um integrante da ala mais radical do partido governista Peru Livre, de esquerda, sinaliza uma tentativa de reposicionamento do governo mais ao centro e foi anunciada em um pronunciamento pela TV de Castillo, que assumiu a Presidência no final de julho.

Declarações de Macron reabrem antigas feridas entre Argélia e França/O Globo (06.10)

RABAT E PARIS — É uma história antiga que nunca chega ao fim. Uma história de submissão de um povo do Norte da África por uma potência europeia. Uma história de violência entre dois países separados pelo Mar Mediterrâneo, mas ligados por um passado que marca o presente.

Social-democratas, Verdes e liberais começam a negociar coalizão na Alemanha/Estadão (06.10)

BERLIM – O Partido Social-Democrata (SPD), vencedor das eleições legislativas da Alemanha, o Partido Verde e o Partido Democrático Liberal (FDP) iniciam nesta quinta-feira, 7, negociações preliminares para formar uma coalizão governamental. O primeiro encontro entre as três legendas acontece dez dias após após a votação.

Pandemia agrava apagão de dados sobre feminicídio na América Latina/O Globo (06.10)

Entre janeiro e setembro deste ano,  foram registrados ao menos 1.445 casos de feminicídio na América Latina, em comparação com uma média superior a 5.400 nos dois anos anteriores, segundo estatísticas da organização civil franco-argentina MundoSur. Mas a diferença não significa que os números estejam diminuindo de fato. A região vive um “apagão” de dados sobre crimes de ódio contra mulheres por razões de gênero, com informações incompletas, desatualizadas ou mesmo inexistentes na maioria dos países, um quadro que se agravou durante a pandemia da Covid-19.

Quinta-Feira, 7 de outubro de 2021.

Alemanha começa a julgar homem de 100 anos que atuou em campo de concentração nazista/O Globo (07.10)

BERLIM — Começou nesta quinta-feira o julgamento de um homem de 100 anos que atuou como guarda no campo de concentração nazista de Sachsenhausen, perto de Berlim, na Alemanha. Apesar da idade avançada, Josef Schutz, ex-cabo da divisão “Totenkopf” das SS, deve participar presencialmente de todas as audiências.

Pandemia agrava problemas provocados por superlotação das prisões na América Latina/O Globo (07.10)

Quando os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados na América Latina , em março do ano passado, a maioria dos países nem tentou garantir um distanciamento significativo para proteger os 1,7 milhão de presos na região — o que seria praticamente impossível na maioria das prisões superlotadas. Em vez disso, grande parte dos governos tentou isolar completamente as penitenciárias, suspendendo por tempo indeterminado as visitas e as permissões de saída. A medida, no entanto, agravou a situação: sem as visitas, os presos perderam a principal fonte de ajuda, já que, em muitos países, alimentos e medicamentos eram fornecidos pelas famílías.

Juiz dos EUA bloqueia temporariamente lei que proíbe maioria dos abortos no Texas/Carta Capital (07.10)

“Um juiz federal americano bloqueou temporariamente nesta quarta-feira 6 uma polêmica lei que proíbe a maioria dos abortos no estado do Texas.”

Shimon Peres, herói nacional em Israel, é acusado de assédio sexual por ex-diplomata/Folha (07.10)

Considerado um herói nacional e um dos líderes fundadores de Israel, Shimon Peres (1923-2016) está sendo acusado de assédio sexual. Primeiro-ministro israelense por três vezes, presidente entre 2007 e 2014 e vencedor do Nobel da Paz em 1994, Peres teria tentado iniciar contato sexual não consentido com uma ex-diplomata em pelo menos duas ocasiões.

Os jovens comunistas que ameaçam Putin/Estadão (07.10)

Um candidato do Partido Comunista, Mikhail Lobanov, um obscuro matemático, se transformou da noite para o dia na nova face de uma crescente ameaça ao Kremlin. Lobanov quase superou um importante aliado de Putin no sudoeste de Moscou nas eleições do mês passado. Posteriormente, ele alegou que a eleição foi roubada.

Rússia convidará talebans para reunião internacional este mês em Moscou/Carta Capital (07.10)

A Rússia vai convidar os talebans para negociações internacionais sobre o Afeganistão, em Moscou, em 20 de outubro – anunciou o enviado do Kremlin, Zamir Kabulov, nesta quinta-feira 7, citado por agências de notícias russas.

Sexta-Feira, 8 de outubro de 2021.

CIA inaugura nova ‘central de comando’ para enfrentar a China/Estadão (08.10)

WASHINGTON – A CIA (agência de Inteligência americana) está criando uma nova central com foco exclusivo em coletar informações de inteligência a respeito da China e fazer face à espionagem chinesa sobre os Estados Unidos, em mais um sinal de que as principais autoridades americanas estão se preparando para uma luta ampla e duradoura contra Pequim.

Nobel da Paz chama atenção para violações da liberdade de imprensa na Rússia e nas Filipinas/O Globo (08.10)

A concessão do Prêmio Nobel da Paz aos jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitri Muratov, da Rússia, é um aceno para a importância da liberdade de imprensa nos dois países e no mundo. Sob o comando de Rodrigo Duterte e Vladimir Putin, respectivamente, a situação se deteriora gradualmente em ambas as nações, pondo o trabalho jornalístico em xeque, segundo a análise anual da organização Repórteres sem Fronteira (RSF).

Ministério Público do Chile anuncia investigação contra Piñera por caso divulgado nos ‘Pandora Papers‘/O Globo (08.10)

SANTIAGO —  O Ministério Público chileno anunciou nesta sexta-feira a abertura de uma investigação criminal sobre o presidente Sebastián Piñera e seus negócios envolvendo a venda da mineradora Dominga, caso divulgado pela série de reportagens Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês). A informação foi confirmada pela chefe da unidade anticorrupção do país, Marta Herrera, após uma análise de quatro dias das alegações.

Mais de 130 países fecham acordo por imposto global de 15% sobre multinacionais/O Globo (08.10)

PARIS E NOVA YORK — Após anos de negociação, ao menos 136 países, incluindo Irlanda, Hundria e Estônia, chegaram a um acordo para criar um imposto global de 15% sobre multinacionais, informou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que liderou as tratativas.

Indiferença em relação a regime político aumenta risco de populismo na América Latina, aponta Latinobarômetro/O Globo (08.10)

A indiferença em relação à democracia, que cresceu nos últimos dois anos, aumenta o risco de governos populistas em toda a América Latina — e o Brasil é um dos países onde essa ameaça é maior. A conclusão é do relatório anual realizado pela ONG chilena Latinobarômetro, divulgado nesta quinta-feira. A pesquisa, conduzida em 18 países latino-americanos, revela que 13% da população ainda preferem um governo autoritário 40 anos após o início da transição democrática regional. Além disso, 27% são indiferentes ao regime de governo que comanda o país — número que aumentou 11 pontos percentuais desde 2019.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress