fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (02/04 – 08/04)
Download (5)

Clipping Internacional (02/04 – 08/04)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: conservadores espanhóis escolhem moderado Alberto Núñez Feijóo como novo líder; Orbán derrota oposição unida e conquista quarto mandato consecutivo na Hungria; Costa Rica elege economista conservador como novo presidente; Legislativo de Oklahoma, nos EUA, aprova projeto que criminaliza aborto; Frente ampla que lidera Israel perde maioria no Parlamento e vive crise interna; ONU decide suspender Rússia do Conselho de Direitos Humanos; EUA prendem chefe da Yakuza acusado de tráfico de drogas e compra de mísseis; e mais.

Sábado, 02 de abril de 2022

Vice da chapa favorita nas eleições da Colômbia, ativista negra vira alvo de fúria racista nas redes sociais/O Globo (02.04)

BOGOTÁ — Do preconceito de classe à comparação a um macaco: o bom momento político da candidata e ambientalista Francia Márquez, de 40 anos, deflagrou uma fúria racista neste país historicamente governado por homens da elite branca.

Conservadores espanhóis escolhem moderado Alberto Núñez Feijóo como novo líder/O Globo (02.04)

SEVILHA — Alberto Núñez Feijóo, um conservador e moderado, foi eleito neste sábado, em Sevilha, líder do Partido Popular (PP), com a missão de superar os socialistas do primeiro-ministro Pedro Sánchez e recuperar o poder após quatro anos na oposição.

Três combatentes palestinos são mortos em operação israelense na Cisjordânia/O Globo (02.04)

JERUSALÉM — As forças israelenses mataram, neste sábado, três combatentes do al-Quds, braço armado do movimento palestino Jihad Islâmica, durante uma operação na Cisjordânia, em um contexto de escalada da violência nos últimos dias em Israel e nos territórios ocupados. A operação do Exército, que deixou quatro soldados feridos, acontece no primeiro dia do Ramadã, mês de jejum muçulmano, no Norte da Cisjordânia ocupada.

Domingo, 03 de abril de 2022

“Isso é genocídio”, diz Zelensky sobre corpos em Bucha/Poder360 (03.04)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (3.abr.2022) que a Rússia cometeu genocídio depois de ver imagens de civis mortos encontrados nas ruas de Bucha, cidade próxima à capital Kiev.

Orbán derrota oposição unida e conquista quarto mandato consecutivo na Hungria/O Globo (03.04)

BUDAPESTE — O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, venceu as eleições legislativas deste domingo, com os resultados preliminares mostrando uma grande vantagem de seu partido, o Fidesz, apesar de a oposição ter se unido e lançado um candidato único pela primeira vez nos 12 anos em que o expoente da ultradireita nacionalista europeia está no poder. Os opositores reconheceram a derrota logo depois de o premier declarar uma “vitória excepcional”, que lhe garante o quarto mandato consecutivo.

Premiê do Paquistão dissolve Parlamento e convoca eleições para evitar perder o cargo/Folha (03.04)

A crise política no Paquistão se aprofundou neste domingo (3), após o primeiro-ministro, Imran Khan, dissolver o Parlamento e convocar novas eleições para evitar uma moção de desconfiança que deveria tirá-lo do poder. A oposição chamou a manobra de traição.

Segunda-Feira, 04 de abril de 2022

Rejeição à aprovação de nova Constituição no Chile chega a 46%, revela pesquisa/O Globo (04.04)

SANTIAGO e BUENOS AIRES — A rejeição da proposta da nova Constituição que está sendo redigida no Chile subiu para 46% e supera pela primeira vez a intenção de aprovar o texto, de acordo com uma pesquisa privada publicada nesta segunda-feira. Segundo o levantamento do Plaza Pública, do escritório Cadem, a reprovação aos temas discutidos até agora subiu 10 pontos em relação à medição anterior, enquanto a aprovação ficou em 40%.

Costa Rica elege economista conservador como novo presidente/Folha (04.04)

O economista conservador Rodrigo Chaves, ex-ministro da área, foi eleito presidente da Costa Rica no segundo turno das eleições no país da América Central, realizado neste domingo (3).

Confrontos em presídio no Equador deixam ao menos 20 mortos/Folha (04.04)

Ao menos 20 pessoas foram assassinadas em um confronto num presídio no Equador neste domingo (4), em mais um episódio da crise carcerária do país onde 316 detentos foram mortos só no ano passado.

Após empate no comitê, Senado dos EUA vai decidir se aprova a primeira mulher negra na Suprema Corte/O Globo (04.04)

WASHINGTON —  A votação no comitê de Justiça do Senado americano para aprovar o nome da juíza Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte, que seria a primeira mulher negra a ocupar o cargo, terminou em empate nesta segunda-feira. Com isso, aprovação de Jackson deverá ser decidida até o fim desta semana, com uma votação entre todos os senadores.

Marine Le Pen se aproxima de Macron na última semana da corrida presidencial na França/Carta Capital (04.04)

Uma nova pesquisa de intenção de votos divulgada nesta segunda-feira (4) aponta que o presidente Emmanuel Macron, que tenta sua reeleição, continua na frente, mas a segunda colocada, a representante da extrema-direita Marine Le Pen, se aproxima gradualmente. O candidato da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, também vem ganhando mais pontos

Biden diz que Putin é criminoso de guerra e pede julgamento/Terra (04.04)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou nesta segunda-feira o presidente russo, Vladimir Putin, de criminoso de guerra e pediu a realização de um julgamento por crimes de guerra, ao mesmo tempo em que aumenta o clamor global devido aos assassinatos de civis na cidade ucraniana de Bucha.

Terça-Feira, 05 de abril de 2022

Legislativo de Oklahoma, nos EUA, aprova projeto que criminaliza aborto/Folha (05.04)

Legisladores do estado americano de Oklahoma aprovaram nesta terça (5) um projeto que torna o aborto uma prática ilegal, exceto em emergências médicas. Segundo o texto, quem realizar o procedimento por outras razões pode ser punido com multas de até US$ 100 mil (R$ 465 mil) e 10 anos de prisão.

França, EUA, Alemanha e Austrália têm aumento no número de casos de Covid no último mês/G1 (05.04)

França, Alemanha, Estados Unidos, Israel, Reino Unido, Bélgica, China, entre outros países, apresentaram uma alta no número de infecções pelo coronavírus no último mês, entre os dias 4 de março e 4 de abril, segundo o Our World in Data.

Sob pressão popular, Castillo revoga toque de recolher em Lima após reunião com Congresso/O Globo (05.04)

LIMA — Após se reunir com o Congresso, o presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou o fim do toque de recolher que havia decretado em Lima e no porto vizinho de Callao pouco antes da meia-noite de segunda-feira (horário local, madrugada de terça em Brasília). A medida, inicialmente prevista para vigorar das 2h até 23h59 desta terça-feira, durou um pouco mais de 15 horas, sendo suspensa após as 17h locais (19h no Brasil).

UE anuncia corte de fundos da Hungria dois dias após reeleição de Orbán/Folha (05.04)

Dois dias após a vitória de Viktor Orbán na Hungria, o Executivo da União Europeia anunciou o início do processo disciplinar que vai cortar verbas do país devido a violações de princípios do Estado de Direito.

Quarta-Feira, 06 de abril de 2022

Ex-presidente de Burkina Faso é condenado por assassinato do precedessor há 35 anos/O Globo (06.04)

UAGADUGU — O ex-presidente de Burkina Faso Blaise Compaoré foi condenado à prisão perpétua por cumplicidade no assassinato de seu antecessor Thomas Sankara, em um golpe em 1987, segundo decisão de um tribunal militar nesta quarta-feira.

Espanha punirá ativistas antiaborto que tentem intimidar mulheres em frente a clínicas/Carta Capital (06.04)

O Senado da Espanha aprovou nesta quarta-feira 6 uma mudança no código penal que punirá o assédio e a intimidação de ativistas antiaborto às mulheres que vão às clínicas para interromper voluntariamente a gestação.

Comboio liderado pela Cruz Vermelha transporta mais de mil civis que fugiram de Mariupol/O Globo (06.04)

Uma equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) liderou nesta quarta-feira um comboio de ônibus e carros privados que chegou à cidade de Zaporíjia transportando mais de mil pessoas que fugiram de Mariupol, cidade no litoral do Mar de Azov sob cerco russo desde o final de fevereiro. A equipe do CICV não chegou a entrar em Mariupol, depois de cinco dias de tentativas, porque não houve condições de segurança para isso.

Frente ampla que lidera Israel perde maioria no Parlamento e vive crise interna/Folha (06.04)

A inédita coalizão de oito partidos que elegeu o ultradireitista Naftali Bennett premiê de Israel há pouco menos de um ano e vinha se mostrando exitosa enfrenta nesta quarta (6) aquela que se desenha como sua principal crise. A frente ampla perdeu a maioria que possuía no Knesset, o Parlamento do país.

Protestos no Peru contra aumento de preços deixam um morto e vários feridos/O Globo (06.04)

LIMA — Um trabalhador agrícola que participava do bloqueio de uma estrada no Peru morreu e pelo menos 15 pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira em confrontos com a polícia, em um novo dia de protestos contra o aumento de preços de combustíveis e alimentos. O fim do toque de recolher, anunciado pelo presidente Pedro Castillo, na terça-feira, não serviu para acalmar os ânimos dos manifestantes, que seguem nas ruas  em Lima, Ica e em várias outras cidades. 

Quinta-Feira, 07 de abril de 2022

Quem é Ketanji Brown Jackson, a 1ª juíza negra da Suprema Corte dos EUA/G1 (07.04)

O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira (7) a indicação do presidente americano, Joe Biden, Ketanji Brown Jackson, para uma cadeira na Suprema Corte do país.

Congresso do Alabama aprova projeto de lei que criminaliza alguns tratamentos de saúde para jovens transgêneros/O GLobo (07.04)

WASHINGTON — Deputados do estado americano do Alabama aprovaram nesta quinta-feira um projeto de lei que criminalizaria alguns tratamentos de afirmação de gênero para jovens transgêneros. Se aprovado pela governadora republicano Kay Ivey, cuidados de afirmação de gênero que podem salvar vidas se tornarão um crime punível com até 10 anos de prisão

ONU decide suspender Rússia do Conselho de Direitos Humanos/CNN (07.04)

Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que a Rússia deve ser suspensa do Conselho de Direitos Humanos. O Brasil se absteve da decisão.

União Europeia aprova fim de importação do carvão russo em nova rodada de sanções/O Globo (07.04)

BRUXELAS — Os países da União Europeia (UE) superaram as divergências e aprovaram nesta quinta-feira o fim das importações de carvão russo, a primeira proibição do bloco direcionada à indústria de energia da Rússia desde que Moscou invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Suprema Corte do Paquistão anula dissolução do Parlamento e põe premiê em risco/Folha (07.04)

A Suprema Corte do Paquistão decidiu nesta quinta-feira (7) que a dissolução do Parlamento, determinada no último domingo (3) pelo primeiro-ministro Imran Khan, foi inconstitucional.

Peru põe Exército nas estradas para tentar conter bloqueios/O Globo (07.04)

LIMA — O governo peruano ordenou nesta quinta-feira que as Forças Armadas patrulhem as rodovias pelos próximos 30 dias, em meio a protestos pelo aumento nos preços de alimentos e de combustíveis, que já duram mais de uma semana. Na quarta-feira, um trabalhador agrícola que participava do bloqueio de uma estrada em Ica morreu e pelo menos 15 pessoas ficaram feridas em confrontos com a polícia.

Sexta-Feira, 08 de abril de 2022

Ucrânia acusa Rússia de ataque a estação de trem que deixou ao menos 50 mortos/Folha (08.04)

Ao menos 50 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas nesta sexta-feira (8), num ataque contra a estação de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, onde milhares aguardavam um trem para deixar a região.

Macron chama premier polonês de ‘antissemita de direita’ por apoiar sua rival na eleição, Marine Le Pen/O Globo (08.04)

PARIS — O presidente francês, Emmanuel Macron, atacou o primeiro-ministro da Polônia por apoiar sua principal rival, Marine Le Pen, no momento em que a campanha para as eleições presidenciais de domingo na França entra em sua fase final e as pesquisas mostram uma disputa muito mais acirrada do que o previsto.

EUA prendem chefe da Yakuza acusado de tráfico de drogas e compra de mísseis/Folha (08.04)

Autoridades dos Estados Unidos prenderam nesta semana um homem acusado de ser um dos chefes da máfia japonesa Yakuza, sob acusação de distribuir drogas e comprar armas no país, incluindo os chamados mísseis superfície-ar (SAM, na sigla em inglês), projetados para abater aeronaves.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress