28 de outubro – segunda-feira
Duas urnas eleitorais com votos foram incendiadas em Portland, no Oregon, e em Vancouver, em Washington, nos Estados Unidos.
Como a eleição dos EUA impacta a América Latina? Vitória de Donald Trump ou de Kamala Harris coloca EUA em direções opostas em temas como imigração, comércio, estabilidade política e meio ambiente.
Musk é processado nos EUA por sorteios milionários pró-Trump. Ação judicial em tribunal da Pensilvânia classifica doações para eleitores de Donald Trump como violação de leis eleitorais e de loterias e pede o fim de sorteios feitos por bilionário.
29 de outubro – terça-feira
Numa fala repleta de simbolismo e numa encruzilhada para a democracia americana, a candidata democrata Kamala Harris fez seu último discurso com um alerta: Donald Trump está disposto a usar o exército contra qualquer um que discorde dele e o chamou de “tirano mesquinho”. A atual vice-presidente ainda fez um apelo para os americanos coloquem um fim à Era Trump, virando a página de dez anos do ódio difundido pelo republicano.
Donald Trump, candidato republicano à Presidência dos EUA, voltou a atacar imigrantes durante comício em Allentown, na Pensilvânia, nesta terça-feira (29).
Uma piada ameaça a campanha de Donald Trump, faltando sete dias para a eleição. No domingo (27), num comício em Nova York, o humorista contratado pelos republicanos, Tony Hinchcliffe, comparou Porto Rico a uma “ilha de lixo”, em um evento marcado por racismo, xenofobia e nacionalismo. O ato tinha como um de seus objetivos incentivar a base mais radical dos americanos a sair de casa para votar.
Steve Bannon deixa prisão nos EUA após cumprir pena. “Guru” da extrema direita e antigo conselheiro de Donald Trump é libertado uma semana antes das eleições nos Estados Unidos, depois de passar quase quatro meses preso.
https://www.dw.com/pt-br/steve-bannon-deixa-pris%C3%A3o-nos-eua-ap%C3%B3s-cumprir-pena/a-70635506
30 de outubro – quarta-feira
Novas regras eleitorais ameaçam caos nas urnas dos EUA. Como ocorreu em 2020, poderá haver semanas de incerteza após o pleito de 5 de novembro, em que a a própria democracia estará em perigo. Trump já prepara o caminho para contestar, democratas podem fazer o mesmo.
‘Estou à beira de um ataque de nervos’: a ansiedade dos eleitores de Kamala na reta final da campanha.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1lgvqpvm7yo
Eleições nos EUA: quem são os delegados e por que eles importam tanto?
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpqd9nv2rg2o
Como usuários do X ganham milhares de dólares espalhando fake news sobre eleição dos EUA.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c937q4p7g09o
31 de outubro – quinta-feira
Na reta final da campanha eleitoral mais tensa da história recente dos EUA, o UOL conversou com brasileiros que vivem nos EUA e votam por Donald Trump. As pesquisas de opinião mostram praticamente um empate técnico entre ele e a candidata Kamala Harris e tudo indica que o nome do novo presidente americano será decidido por uma margem pequena de votos em estados considerados como chave.
Na disputa acirrada dos EUA, pesquisas estarão certas? Nas duas eleições anteriores, sondagens erraram votação de Donald Trump. Pesquisadores atribuem discrepância a um público bem específico.
Trump é favorito na Geórgia: entenda por que ex-presidente sai na frente no Estado americano. O republicano conseguiu passar a mensagem de que a economia americana estava melhor sob sua supervisão; base democrata está enfraquecida e partido não conta com o apoio massivo necessário de afro-americanos.
01 de novembro – sexta-feira
A vida de Elon Musk é alternar de uma obsessão a outra. Este é o retrato do homem mais rico do mundo em “Limite de caracteres: Como Elon Musk destruiu o Twitter” (Ed. Todavia). O livro revela bastidores caóticos da compra da rede social, por US$ 44 bilhões, e dos caprichos inacreditáveis do empresário, que fizeram o valor de mercado desabar para US$ 8 bilhões em menos de dois anos.
O que é e como funciona o Colégio Eleitoral dos EUA. Presidente americano é eleito indiretamente por um antigo sistema criado logo após a independência do país. Cada estado elege um número de delegados proporcional à sua população, que votarão no chefe de governo.
https://www.dw.com/pt-br/o-que-%C3%A9-e-como-funciona-o-col%C3%A9gio-eleitoral-dos-eua/a-70592132
Quem são as mulheres defensoras do direito ao aborto — e de Donald Trump. Kamala está fazendo do aborto parte de seus argumentos finais. Mas alguns eleitores dizem que não estão preocupados com o eventual significado de uma presidência de Trump para o aborto.