07 de outubro – segunda-feira
O historiador Allan Lichtman tornou-se o grande guru das eleições presidenciais americanas. Desde 1984, Lichtman prevê quem será o vencedor da votação e, consequentemente, o presidente dos Estados Unidos. Ele só errou em 2000, quando o republicano George W. Bush, mesmo tendo obtido menos votos totais, derrotou o democrata Al Gore. Desde então Lichtman pode se orgulhar de ter sido um dos poucos que anteciparam a surpreendente vitória de Donald Trump em 2016, quando a grande maioria das pesquisas apontava a sua rival naquela eleição, Hillary Clinton, como vencedora.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cn4z8zv94vgo
Como uma republicana influente se uniu a Kamala Harris para rejeitar candidatura de Trump. Liz Cheney, ex-congressista, convoca conservadores a recusar a ‘crueldade depravada’ do republicano ao apoiar vice-presidente.
Trump diz que imigrantes que cometeram assassinato introduziram ‘muitos genes ruins’ nos EUA. Durante entrevista, republicano sugeriu que imigrantes que estão nos Estados Unidos e cometeram assassinato o fizeram porque ‘isso está em seus genes’.
08 de outubro – terça-feira
Um homem afegão foi preso em Oklahoma por supostamente planejar um “ataque terrorista” no dia das eleições, informou o Departamento de Justiça dos EUA nesta terça-feira. O homem, Nasir Ahmad Tawhedi, de 27 anos, que mora em Oklahoma City depois de entrar nos EUA em 2021 com um visto especial de imigrante, estava planejando o ataque em nome do Estado Islâmico, de acordo com o indiciamento.
09 de outubro – quarta-feira
A menos de um mês das eleições presidenciais, os Estados Unidos começam a enfrentar nesta quarta, 9/10, o que pode ser o pior furacão em mais de cem anos no país. A tempestade Milton se aproximava da Flórida na última madrugada como categoria 5, a mais alta na escala de intensidade dos furacões, provocando a fuga de casa de mais de um milhão de pessoas e arrancando lágrimas de meteorologistas que analisavam em imagens de satélite a sua “terrível“ formação. Mas, ao menos na corrida eleitoral de 2024, a crise dos extremos climáticos parece não comover os dois presidenciáveis.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cly37j2r4qdo
10 de outubro – quinta-feira
Obama participa de comício de Kamala Harris mirando votos decisivos da Pensilvânia. Democrata fez várias críticas a Donald Trump, a quem descreveu como um ‘valentão’, um ‘bilionário atrapalhado’, uma ‘piada’ e alguém que discursa como ‘Fidel Castro’.
11 de outubro – sexta-feira
Os bastidores da batalha entre Kamala e Trump pelo Estado mais decisivo da eleição americana. Kamala Harris e Donald Trump estão investindo mais dinheiro, tempo e energia na Pensilvânia do que em qualquer outro lugar, travando uma guerra de anúncios enquanto cruzam o estado.