Acervo Temático: Fernanda Montenegro

Na última semana, a consagrada atriz Fernanda Montenegro foi eleita para ocupar a cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Letras. A atriz concorreu sozinha para a cadeira antes ocupada pelo escritor e diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, o que não garantia, entretanto, a sua aprovação, já que sempre é necessária uma análise do perfil pelos acadêmicos no dia da votação. Montenegro foi aprovada com 32 votos favoráveis, duas abstenções e um nulo.

A Academia Brasileira de Letra (ABL) é uma instituição cultural criada em julho de 1897. O discurso inaugural foi proferido por Machado de Assis durante a primeira sessão da ABL. Tem como fundadores Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Taunay e Ruy Barbosa.

A Academia é composta por quarenta membros efetivos e perpétuos, por isso o termo imortais. Apesar da longa história, a ABL aceitou a sua primeira mulher apenas em 1977, sendo que até esta década era proibido pelo regimento a participação de mulheres. Fernanda Montenegro é somente a 9ª mulher a ocupar uma cadeira, antes dela se tornaram imortais Rachel de Queiroz, Dinah Silveira de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, Zélia Gattai, Ana Maria Machado, Cleonice Berardinelli e Rosiska Darcy de Oliveira.

A função da instituição é o cultivo da língua portuguesa e da literatura brasileira, por isso muito se discutiu sobre a entrada da atriz, embora ela tenha publicado uma autobiografia. Mas, a grande questão é que a ABL segue o modelo francês, o qual consagra expoentes em suas respectivas áreas de atuação. Portanto, não é de se estranhar que uma atriz possa compor a Academia Brasileira de Letras.

Fernanda Montenegro, nascida no Rio de Janeiro, é referenciada como dama do cinema e da dramaturgia do Brasil. Iniciou sua carreira no teatro em 1950 com a peça “Alegre Canções nas Montanhas”, sendo a primeira atriz contratada pela TV Tupi. Em 1954, estrelou em sua primeira telenovela, a Muralha, na RecordTV. Além destas emissoras, a atriz atuou em teleteatros e telenovelas na Band, TV Cultura, TV Excelsior, TV Rio, e Globo – onde se mantém desde a década de 1980.

Além do reconhecimento nacional, Fernanda Montenegro foi a primeira latino-americana e a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo seu trabalho em Central do Brasil (1998). Foi, também, a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pelo seu trabalho em Doce de Mãe (2013). Além desses, em 1999, foi condecorada com a maior comenda civil do país, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, entregue pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi premiada cinco vezes com o Prêmio Molière, ganhou o Urso de Prata em 1998 e foi eleita a 15ª celebridade mais influente do Brasil pela Forbes em 2013.

Confira as principais notícias e artigos de opinião sobre a entrada da Fernanda Montenegro na Academia Brasileira de Letras.

Fernanda Montenegro e Gilberto Gil disputam vaga na ABL; veja como funciona processo/CNN (10.09)

Com cinco cadeiras vagas, a Academia Brasileira de Letras (ABL) tem atualmente 12 personalidades candidatas à se tornarem “imortais”. O processo para eleger um membro dispõe de influências similares à da política, e além da forte contribuição intelectual, é importante cativar votos com os acadêmicos.

Fernanda Montenegro é eleita para a ABL: conheça os bastidores da disputa pelo título de imortal/G1 (04.11)

A atriz Fernanda Montenegro foi eleita na quinta-feira (4) a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Com entrada de Fernanda Montenegro, ABL se torna mais pop/O Globo (04.11)

RIO — A nova ocupante da cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Letras dispensa apresentações. Vencedora dos mais importantes prêmios nacionais e internacionais, vencedora no Festival de Berlim e única atriz brasileira indicada ao Oscar (por “Central do Brasil”), Fernanda Montenegro foi eleita na tarde desta quinta-feira (4), com 32 votos (mais duas abstenções e um nulo), em cerimônia no Petit Trianon.

Ignácio de Loyola Brandão: Fernanda Montenegro, um nome que vem iluminando o Brasil/Opinião Estadão (05.11)

Há uma frase que tenho repetido como um mantra e que funciona em minha trajetória. A vida lança no espaço vários pontos que parecem desconexos e depois liga um a um. Numa noite de 1958, eu ainda me adaptava a São Paulo e uma jornalista do Última Hora, Yvonne Fellman, me convidou para ir ao TBC assistir à estreia de Pedreira das Almas, de Jorge Andrade.

“Estamos nós, artistas, sendo estrangulados no momento atual”, diz Fernanda Montenegro, eleita imortal da ABL/GZH (05.11)

Fernanda Montenegro viveu a quinta-feira (4) como se fosse estrear uma nova peça, passando o dia se “preparando para entrar em cena à noite”. Em conversa telefônica ao jornal  O Estado de S. Paulo, a analogia se referia a sua mais nova conquista: a atriz foi eleita para a cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras, antes ocupada por Affonso Arinos de Mello Franco. Não houve concorrência – a artista de 92 anos disputou sozinha, recebendo 32 votos. Houve ainda dois em branco.