Acervo Temático: CPI da Pandemia XXII

A CPI da Pandemia ouviu nesta semana o diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, o paciente da Prevent Senior Tadeu Frederico de Andrade e o ex-médico da Prevent Senior Walter Correa de Souza Neto. Além disso, o relator da CPI, Renan Calheiros, afirmou que há certeza de que o relatório final proporá o indiciamento de Jair Bolsonaro. Foram encontradas, ainda, indícios da relação entre a Prevent Senior e o chamado “gabinete paralelo”.

Confira as principais notícias da semana da CPI:

Apresentação atribuída a Nise Yamaguchi foi usada por diretor da Hapvida para convencer médicos a prescrever cloroquina/O Globo (03.10)

No auge da primeira onda da Covid-19 no Brasil, médicos da operadora de saúde Hapvida que foram coagidos a prescreverem hidroxicloroquina para pacientes com sintomas gripais receberam um longo material em defesa da droga atribuídos à médica Nise Yamaguchi. A pressão para que funcionários da rede, que atua principalmente nas regiões Norte e Nordeste, prescrevessem a hidroxicloroquina foi revelada pelo GLOBO na última sexta-feira.

Médicos que denunciam Prevent Senior receitaram hidroxicloroquina para si próprios e seus familiares/Folha (04.10)

A Prevent Senior vai encaminhar ao Conselho Regional de Medicina de SP (Cremesp) documentos que provam que médicos que hoje a denunciam receitaram hidroxicloroquina para eles próprios e para seus familiares.

Renan diz que relatório da CPI ‘com certeza’ pedirá indiciamento de Bolsonaro/G1 (05.10)

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta terça-feira (5) que o relatório final “com certeza” vai pedir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro.

Quebra de sigilo aponta elo entre Prevent Senior e blogueiros bolsonaristas/CNN (05.10)

Quebras de sigilos telemáticos em posse da CPI da Pandemia aos quais a CNN teve acesso revelaram a existência de um grupo de WhatsApp integrado por funcionários da operadora Prevent Senior e por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro, como o blogueiro Allan dos Santos.

Relator da CPI vai propor aposentadoria por invalidez para vítimas da Covid-19/O Globo (06.10)

BRASÍLIA – O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta quarta-feira que vai propor algumas medidas de responsabilização do Estado, como a criação de uma pensão especial para os órfãos da doença, e a inclusão da Covid-19 entre os motivos que, após perícia, permitem a aposentadoria por invalidez. Ele não deu muitos detalhes da proposta, mas disse que, no caso dos órfãos, o valor seria de uma salário mínimo, a ser pago até os 21 anos a quem tiver renda familiar que não permita a sobrevivência.

Diretor da ANS diz que soube pela CPI das denúncias sobre Prevent Senior/G1 (06.10)

O diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, afirmou nesta quarta-feira (6) em depoimento à CPI da Covid que soube pela comissão das denúncias sobre a operadora Prevent Senior.

ANS foi avisada do caso Prevent no ano passado e não tomou medidas, diz Randolfe Rodrigues/G1 (06.10)

O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse ao blog que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu no ano passado denúncias de que a Prevent Senior estava adotando o tratamento precoce e não tomou nenhuma providência.

Renan inclui presidente do Conselho Federal de Medicina na lista de investigados da CPI/Extra (06.10)

BRASÍLIA — O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), incluiu o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Brito Ribeiro, na lista de investigados da CPI.

CPI: Sem prever indiciamento, relatório parcial da VTCLog pede PF no caso/UOL (07.10)

Relatório parcial sobre supostas irregularidades da empresa de logística VTCLog apuradas pela CPI da Covid, ao qual o UOL obteve acesso, não propõe o indiciamento de envolvidos nas suspeitas nem cita o motoboy da empresa Ivanildo Gonçalves, que chegou a depor à comissão. No entanto, sugere que a Polícia Federal continue investigando possíveis ilegalidades.

CPI marca para o próximo dia 18 novo depoimento de Marcelo Queiroga/G1 (07.10)

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), marcou para o próximo dia 18 o novo depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Este será o terceiro depoimento de Queiroga à comissão.

CPI: “Havia recomendação para não me reanimar”, diz paciente da Prevent Senior/Metrópoles (07.10)

Em depoimento à CPI da Covid-19, o paciente da Prevent Senior Tadeu Frederico de Andrade relata que os profissionais da empresa teriam tentado convencer familiares de que seu quadro de saúde era irreversível e, dessa forma, o recomendado seria não reanimá-lo, em caso de parada cardíaca. Andrade buscou atendimento junto à operadora após contrair o novo coronavírus.

Na CPI, médico que trabalhava na Prevent relata chantagem para receitar kit Covid/Metrópoles (07.10)

O ex-médico da Prevent Senior Walter Correa de Souza Neto relatou à CPI da Covid-19, nesta quinta-feira (7/10), que era obrigado a prescrever medicamentos ineficazes contra o novo coronavírus em pacientes da operadora que buscassem atendimento na rede. “Não havia autonomia do médico”, enfatizou o profissional de saúde.