fbpx
Fundação Podemos
/
/
Acervo Temático CPI da Pandemia XXI

Acervo Temático CPI da Pandemia XXI

Nesta semana, a CPI da pandemia, que investiga as omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19, ouviu a advogada Bruna Morato, que representa médicos que denunciaram irregularidades da Prevent Senior, o empresário bolsonarista Luciano Hang e o empresário Otávio Fakhoury. Com depoimentos tumultuados, a CPI avançou na investigação sobre a Prevent Senior, a sua ligação com o “gabinete paralelo”, bem como obteve informações sobre a compra da Covaxin.

Confira as principais notícias desta semana da CPI:

A CPI encontrou os documentos, fez a conta e descobriu o CPF dos culpados/Opinião Folha (26.09)

A CPI da Pandemia, que se aproxima de seu fim, provou a ocorrência do maior crime da história republicana brasileira. Encontrou os documentos certos, fez as contas certas e descobriu o CPF dos culpados.

Documentos mostram que compra da Covaxin foi feita sem garantias/O Globo (27.09)

BRASÍLIA — A compra de 20 milhões de doses da vacina indiana Covaxin foi fechada pelo governo brasileiro sem um contrato formal entre a Precisa Medicamentos e o laboratório indiano Bharat Biotech, comprovam documentos obtidos em busca e apreensão na sede da empresa brasileira. A operação realizada pela Polícia Federal ocorreu por determinação da CPI da Covid.

Prevent Senior recomendou tratamento paliativo para paciente com Covid-19 em detrimento de outros, indicam documentos/G1 (27.09)

Familiares do advogado Tadeu Frederico Andrade, de 65 anos, que teve Covid-19, acusam a operadora Prevent Senior de recomendar a adoção de tratamento paliativo, que é oferecido, dentre outras situações, para pacientes incuráveis. Segundo a família, o cuidado paliativo seria adotado para economizar custos e ocorreria em detrimento de outros tratamentos.

Com depoimento de advogada contra a Prevent, Omar Aziz diz que CPI ‘não encerra’ trabalhos na próxima semana/Folha (28.09)

A CPI da Covid não deve mais ser encerrada na próxima semana, como gostariam senadores governistas e até mesmo integrantes do G7, grupo de parlamentares de oposição e independentes que formam maioria na comissão.

CPI vê elo de conselhos de medicina com Prevent e gabinete paralelo na adoção do ‘kit Covid’/Folha (28.09)

Senadores da CPI da Covid apontaram que o depoimento da advogada Bruna Morato, que representa médicos que denunciaram irregularidades da Prevent Senior, deixou clara a ligação da operadora com os Conselhos Federal e Regional de Medicina e com o gabinete paralelo na adoção do “kit Covid”, medicamentos sem eficácia contra a doença.

Agência reguladora autua Prevent Senior por não informar pacientes/CNN (28.09)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autuou a Prevent Senior por não informar aos pacientes que eles estavam recebendo os medicamentos do “kit Covid”.

Tumulto, deboche e troca de farpas: veja como foram as 6 horas de depoimento de Hang à CPI/Metrópoles (29.09)

Em sessão tumultuada, o empresário bolsonarista Luciano Hang prestou, nesta quarta-feira (29/9), mais de seis horas de depoimento à CPI da Covid-19. Hang foi acompanhado de uma “tropa de choque” de senadores governistas, dentre os quais constava, inclusive, Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). O filho “zero um” do presidente Jair Bolsonaro não comparecia à comissão há cerca de 50 dias.

TJ condena Prevent a pagar R$ 1,9 milhão a família de paciente com covid-19/UOL (29.09)

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) condenou a Prevent Senior a depositar R$ 1,92 milhão para pagar o tratamento de um paciente com covid-19 que estava internado em um hospital da operadora, na capital paulista. Segundo relatório médico, Carlos Alberto Reis tomou o chamado “kit covid” — conjunto de medicamentos ineficazes contra a doença — e não recebeu o tratamento adequado, tendo sido transferido ao Hospital Israelita Albert Einstein por opção da família e de um médico de confiança.

CPI da Covid: e-mails revelam que governo fechou compra da Covaxin após laboratório avisar que não cumpriria prazo/O Globo (30.09)

BRASÍLIA — E-mails apreendidos pela CPI da Covid na sede da Precisa Medicamentos e obtidos pelo GLOBO mostram que o laboratório indiano Bharat Biotech, fornecedor da Covaxin, alertou a empresa brasileira de que não teria como cumprir o cronograma de entregas oferecido ao Ministério da Saúde. Ainda assim, o contrato foi fechado em 25 de fevereiro com um compromisso além da capacidade da Bharat.

‘O senhor deveria pedir desculpa a toda população LGBTQIA+’, diz senador da CPI a empresário que fez post homofóbico contra ele/O Globo (30.09)

BRASÍLIA — O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que é homossexual, pediu nesta quinta-feira que a Polícia Legislativa do Senado apure se o empresário Otávio Fakhoury cometeu o crime de homofobia. No Twitter, Fakhoury usou um erro de grafia de Contarato, que empregou a palavra “fragrancial” em vez de “flagrancial”, para fazer um ataque homofóbico contra o senador. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que conduz a sessão, determinou o envio do relato do senador para o Ministério Público Federal (MPF), que vai apurar a ocorrência de crime. A depender das conclusões do MPF, poderá ser aberto um processo na Justiça Federal.

CPI convoca médicos ligados às denúncias contra a Prevent Senior/G1 (30.09)

A CPI da Covid aprovou nesta quinta-feira (30) a convocação dos médicos George Joppert e Andressa Joppert, apontados como membros do grupo que denunciou irregularidades da operadora de planos de saúde Prevent Senior.

Em CPI, empresário nega propagação de fake news, mas senadores veem crimes/UOL (30.09)

“O empresário bolsonarista Otávio Fakhoury negou hoje, em depoimento à CPI da Covid, que tenha propagado fake news na pandemia, mas senadores enxergam o cometimento de crimes.”

CPI da Covid convoca presidente da ANS para aprofundar investigação sobre a Prevent Senior/Carta Capital (30.09)

“A CPI da Covid aprovou nesta quinta-feira 30 a convocação do diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, para aprofundar as investigações sobre a Prevent Senior.”

PGR pede que STF mantenha quebra de sigilo de Wassef, determinada pela CPI/UOL (01.10)

A PGR (Procuradoria-Geral da República) enviou uma manifestação ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que seja mantida a quebra de sigilo fiscal de Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro que defende o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) no caso das rachadinhas.

Renan Calheiros vai usar mensagens de Whatsapp de Bolsonaro para denunciá-lo em relatório da CPI/Fórum (01.10)

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL) disse nesta sexta-feira (1º) que usará mensagens de Whatsapp do celular de Jair Bolsonaro (Sem partido) para denunciar o presidente no relatório final da CPI.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress