Acervo Temático: CPI da Pandemia XIV

Nesta semana, a CPI da Pandemia chegou ao fim. Na terça-feira, o relatório, redigido por Renan Calheiros, foi aprovado pelos esperados 7 votos a 4. Na quarta-feira, o relatório foi entregue ao Procurador-Geral da República Augusto Aras, que abriu uma investigação preliminar. A medida é bastante usada por Aras e criticada por se tratar de um procedimento interno da PGR, à margem do Supremo Tribunal Federal. Aras, por outro lado, afirmou que pretende submeter tudo ao STF. Além disso, os Senadores aprovaram uma frente parlamentar de nome “Observatório da Pandemia de Covid-19”, que pretende acompanhar e fiscalizar os desdobramentos das ações tomadas durante a CPI da Covid.

Confira as principais notícias da CPI da Pandemia:

CPI da Covid aprova o relatório de Renan, sem Heinze entre os indiciados; veja a lista/Carta Capital (26.10)

A CPI da Covid aprovou, na noite desta terça-feira 26, o relatório produzido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Foram sete votos favoráveis ao texto e quatro contrários.

Aras vai pedir que órgão da PGR faça ‘análise prévia’ sobre relatorio da CPI antes de decidir sobre eventuais denúncias/O Globo (26.10)

BRASÍLIA – Assim que receber o relatório final da CPI da Covid, o procurador-geral da República Augusto Aras já definiu que vai encaminhar o material para “análise prévia” de um órgão da Procuradoria-Geral da República (PGR) que fiscalizou as políticas públicas da pandemia, o Gabinete Integrado Covid-19 (Giac). Apenas depois dessa primeira análise é que Aras definirá se vai instaurar investigações ou apresentar denúncias contra as autoridades com foro privilegiado indiciadas no relatório, dentre elas o presidente Jair Bolsonaro.

Afirmação de Bolsonaro sobre vacina e aids deu último gás à CPI/Opinião Estadão (27.10)

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro deu um presentão para o gran finale da CPI da Covid: a mentira absurda, chocante e irresponsável de que duas doses de vacinas provocam aids na Inglaterra foi a derradeira prova cabal do negacionismo patológico e da ação criminosa do presidente na pandemia.

Bolsonaro pode ser punido pelos crimes apontados na CPI?/DW (27.10)

Com o fim da CPI da Pandemia nesta terça-feira (26/10), começa agora o trabalho do Ministério Público de avaliar provas e depoimentos coletados pelos senadores e decidir se investiga e denuncia as pessoas vinculadas a possíveis crimes.

Ao receber relatório da CPI, Aras diz que PGR pode ‘avançar’ na investigação contra políticos/O Globo (27.10)

BRASÍLIA – Senadores da CPI da Covid entregaram nesta quarta-feira o relatório final do colegiado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que afirmou que o material permitirá avanços nas investigações contra políticos com foro privilegiado. Em seguida, os parlamentares foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para um encontro com o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news na Corte. Outra cópia foi entregue no final do dia ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no plenário da Casa.

Aras abre investigação preliminar contra Bolsonaro e outros alvos na CPI/UOL (28.10)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou na noite de hoje a abertura de uma investigação preliminar, por meio da chamada notícia de fato, para apurar os crimes imputados pelos senadores da CPI da Covid ao presidente Jair Bolsonaro e aos outros doze políticos indiciados pelo relatório final de autoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

CPI da Covid: Senado aprova ‘observatório’ para monitorar desdobramentos da comissão/G1 (28.10)

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (28) a criação de uma frente parlamentar com o nome “Observatório da Pandemia de Covid-19”. O objetivo do grupo é acompanhar e fiscalizar os desdobramentos das ações tomadas durante a CPI da Covid – como a abertura de investigações, por exemplo.