A Resenha: Heartstopper (2022)

Lançado em abril de 2022 pela Netflix, Heartstopper é uma adaptação da história em quadrinho homônima redigida por Alice Oseman. Trata-se de um romance adolescente, que aborda temas fundamentais desse período da vida, sobretudo daqueles que fazem parte da comunidade LGBTQIA+.

Os dois garotos protagonistas, Charlie Spring (Joe Locke) e Nicholas Nelson (Kit Connor), são estereotipadamente antagônicos. Charlie é um garoto “nerd”, que sofreu bullying no ano anterior por ter se assumido gay. Já Nick é um garoto do time de rúgbi, popular e que faz parte exatamente do grupinho que pratica bullying.

Obrigados a conviverem juntos por se sentarem um ao lado do outro no colégio, a amizade de Charlie e Nick floresce. Inicialmente, apenas com um “oi”, que se torna a marca registrada entre os dois, mas, depois, estabelecendo conexões reais e profundas.

No início da série Charlie tem um relacionamento secreto com Ben Hope (Sebastian Croft). Os dois garotos se encontram escondidos nos períodos de intervalo na biblioteca. Ben não assume seu relacionamento com Charlie, que, por sua vez, nutre sentimentos pelo colega de classe.

É de se admirar a importância que o professor de artes, Mr. Ajayi (Fisayo Akinade), possui na vida de Charlie, constituindo um verdadeiro refúgio das dores do adolescente. Os amigos de Charlie, Tao Xu (William Gao), Elle Argent (Yasmin Finney) e Isaac Henderson (Tobie Donovan), também parecem querer protegê-lo.

Charlie é um garoto sensível que busca ser enxergado. Nick, por outro lado, já é popular, mas passa a questionar seu grupo de amigos após perceber a forma com que eles tratam Charlie e seus amigos.

A amizade entre Charlie e Nick se intensifica após este proteger Charlie de um beijo forçado de Ben. A partir daí, ambos passam a se ver mais, sair juntos e conversar para além dos períodos de aula e treino de rúgbi.

Com certeza, a parte mais bela da adaptação é assistir os detalhes de Nick e Charlie se apaixonando. Como um bom romance adolescente, a série cativa o coração, provoca sorrisos e te envolve na paixão dos dois.

Temas relevantes não ficam de fora, como o descobrimento da sexualidade, a dificuldade de assumir um relacionamento homoafetivo e até como uma garota trans muda para um colégio só de meninas. Tudo isso é passado ao telespectador com uma leveza gigantesca, dando uma sensação de acolhimento.

Heartstopper não é apenas mais um romance Netflix, mas sim uma bela adaptação, que traz temas relevantes de forma leve e gostosa. É fácil maratonar os oito episódios em um dia só, e o melhor, sem nem perceber.

Ficha técnica

Data de lançamento: 22 de abril de 2022 (Brasil)

Tempo de duração: 30 minutos/episódio

País de origem: Reino Unido