fbpx
Fundação Podemos
/
/
Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Julho – Edição 1
Imagem Destacada Análises Julho1

Política, Cultura e Economia na Fundação Podemos: Julho – Edição 1

Quinzenalmente, postamos análises políticas, sociais, culturais e econômicas produzidas por grandes pensadores do Brasil e do mundo e veiculadas nos principais meios de comunicação.

Nesta edição, divulgamos: o texto de Andrea L. Harada Sousa, Gabriel Teixeira e Plínio Gentil sobre a precarização do trabalho docente nas faculdades privadas; a entrevista da Nobel da Paz de 2021, Maria Ressa, acerca de como as plataformas de internet estão destruindo a democracia; Wilson Gomes discutindo os motivos que impossibilitam a terceira via no Brasil; Bruno Lupion escreve sobre as emendas parlamentares e o risco de um maior controle do Orçamento por parte do Congresso; José Eduardo Faria analisa a ofensiva do governo Bolsonaro ao sistema federalista; e Leonie von Hammerstein descreve de que forma a guerra mudou o pensamento dos jovens europeus.

Professores de faculdades privadas: categoria em extinção?/Le Monde Diplomatique (13.05)

A professora Andrea L. Harada Sousa, o pesquisador Gabriel Teixeira e o professor Plínio Gentil fazem uma análise sobre a expansão das tecnologias na educação e como, em meio ao crescimento das mantenedoras do ensino superior,  essa expansão leva a precarização da profissão docente e a coloca em xeque.

Plataformas de Internet estão destruindo a democracia/Folha (04.07)

A jornalista filipina Maria Ressa, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2021, em entrevista à Folha, fala sobre os desafios que as plataformas de internet apresentam para a democracia.

Precisamos falar de ‘polarização’/Revista Cult (08.07)

O Doutor em Filosofia Wilson Gomes discute os motivos que impossibilitam uma terceira ou quarta via no Brasil, fazendo um panorama analítico das últimas eleições presidenciais.

Como emendas parlamentares afetam o gasto público no Brasil/DW (08.07)

O especialista em políticas públicas Bruno Lupion debate sobre as emendas parlamentares e o maior controle do Congresso sobre o Orçamento Público, destacando os problemas decorrentes dessa prática.

A ofensiva do centralismo autoritário contra o federalismo/O Estado da Arte (09.07)

José Eduardo Faria analisa a ofensiva do governo Bolsonaro ao sistema federalista.

Para jovens europeus, guerra na Ucrânia é mudança de era/DW (10.07)

Leonie von Hammerstein descreve de que forma a guerra mudou o pensamento dos jovens europeus.

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress