Clipping Internacional (01/01 – 07/01)

Reunimos, neste clipping as principais notícias internacionais da semana: França proíbe embalagens plásticas para frutas e legumes a fim de reduzir lixo; Primeiro-ministro do Sudão renuncia em meio a crise aberta por golpe militar; documento que propõe rotular energia nuclear e gás natural como fontes energéticas verdes divide União Europeia; Oposição na Venezuela estende ‘mandato’ de Guaidó, que na prática não tem poder; protestos derrubam governo no Cazaquistão e abrem novo desafio para Putin; epidemiologista é nova presidente da constituinte do Chile; Presidente do Cazaquistão manda ‘atirar para matar’ manifestantes; e mais.

Sábado, 1º de janeiro de 2022.

França proíbe embalagens plásticas para frutas e legumes a fim de reduzir lixo/Folha (01.01)

​A partir deste sábado (1º), está proibida na França a venda de frutas e legumes em embalagens plásticas. Esta é mais uma medida tomada pelo governo para reduzir a produção de resíduos plásticos no país.

União Europeia pretende classificar gás natural e nuclear como “energias verdes”/G1 (01.01)

Nas últimas horas de 2021, a União Europeia revelou um plano de rotulagem ecológica há muito esperado. O plano pretende incluir usinas nucleares e usinas de gás natural como “energias verdes”, o que facilitaria o acesso dessas tecnologias ao financiamento dedicado a instalações que ajudam a combater as mudanças climáticas. A ideia é duramente criticada por ambientalistas.

Domingo, 2 de janeiro de 2022.

Israel bombardeia Gaza após lançamento de foguetes/UOL (02.01)

O exército israelense anunciou que bombardeou posições do Hamas no sul da Faixa de Gaza entre sábado à noite e domingo, após o lançamento de foguetes a partir do enclave palestino.

Primeiro-ministro do Sudão renuncia em meio a crise aberta por golpe militar/G1 (02.01)

O primeiro-ministro do Sudão, Abdalla Hamdok, renunciou ao cargo neste domingo (2), em meio a uma crise no país gerada por um golpe militar em outubro.

Segunda-Feira, 3 de janeiro de 2022.

Polícia diz que incêndio no Parlamento da África do Sul foi criminoso/Folha (03.01)

Após o fogo destruir a Assembleia Nacional da África do Sul, localizada na Cidade do Cabo, a polícia acusou um homem de 49 anos por incêndio criminoso e outros crimes, incluindo roubo, e uma audiência está marcada para esta terça-feira (4).”

Biden lança pacote para restringir gigantes do setor de carnes e conter alta de preços nos EUA/O Globo (03.01)

WASHINGTON — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai anunciar nesta segunda-feira um conjunto de medidas para reduzir a concentração no mercado de carne do país e restringir práticas que a Casa Branca considera anticompetitivas dos grandes conglomerados do setor.

Documento que propõe rotular energia nuclear e gás natural como fontes energéticas verdes divide União Europeia/O Globo (03.01)

BRUXELAS – Um plano da União Europeia (UE) para classificar algumas usinas de energia nuclear e de gás natural como fontes de energia “verde”, capazes de reduzir as emissões de carbono que causam o aquecimento do planeta, despertou divisão dentro do bloco. Se aprovada, a proposta histórica pode desencadear um ressurgimento da energia nuclear no continente nas próximas décadas.

Terça-Feira, 4 de janeiro de 2022.

Acordo bilionário vai indenizar crianças indígenas afastadas da família no Canadá/Folha (04.01)

O Canadá anunciou nesta terça-feira (4) ter fechado dois acordos que totalizam US$ 31,5 bilhões para indenizar crianças das chamadas Primeiras Nações indígenas que foram levadas de suas famílias e colocadas no sistema de assistência social. O governo prometeu ainda reformar o sistema que as tirou de casa e as privou dos serviços de que precisavam.

Israel permite que casais do mesmo sexo e homens solteiros contratem barriga de aluguel/Folha (04.01)

Israel suspendeu nesta terça (4) as restrições que impediam casais do mesmo sexo e homens solteiros de se tornarem pais por meio de barriga de aluguel, mantendo assim uma decisão da Suprema Corte do país.

Oposição na Venezuela estende ‘mandato’ de Guaidó, que na prática não tem poder/Folha (04.01)

Juan Guaidó foi confirmado na noite de segunda-feira (3) por uma fragmentada oposição como “encarregado da Presidência” da Venezuela, cargo que reivindicou em 2019 com apoio de uma série de países para tentar derrubar, sem sucesso, o ditador Nicolás Maduro.

Quarta-Feira, 5 de janeiro de 2022.

Justiça dos EUA já acusou mais de 700 por ataque ao Capitólio, mas buscas ainda continuam/O Globo (05.01)

Há um ano, milhares de apoiadores do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiram o Capitólio em uma tentativa de impedir a certificação da vitória de Joe Biden na eleição de 2020. Desde então, as autoridades americanas analisam imagens, vídeos e acervos para identificá-los e levá-los aos tribunais.

Protestos derrubam governo no Cazaquistão e abrem novo desafio para Putin/Folha (05.01)

O país mais conhecido no Ocidente como sendo a terra de Borat, o repórter ficcional criado pelo humorista britânico Sacha Baron Cohen, vive uma convulsão inédita que ameaça a estabilidade da Ásia Central e abre uma nova frente de crise para o presidente da Rússia, Vladimir Putin.”

Quinta-Feira, 6 de janeiro de 2022.

Epidemiologista é nova presidente da constituinte do Chile/G1 (06.01)

A epidemiologista María Elisa Quinteros foi eleita nesta quarta-feira (5) a nova presidente da Convenção Constitucional do Chile, encarregada de redigir uma nova Carta Magna para substituir a atual, herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

China anuncia que terá enviado especial para a paz no Chifre da África/O Globo (06.01)

MOMBAÇA — A China disse nesta quinta-feira que vai nomear um enviado especial para promover a paz no turbulento Chifre da África, região no Nordeste do continente que inclui países como Eritreia, Somália, Etiópia, Djibuti e Quênia — e que deseja mudar o foco no continente para o comércio, em vez de obras de infraestrutura. A região é a única em que a China mantém uma base militar no exterior, em Djibuti.

Parlamento da França aprova passe vacinal, em vitória política para Macron/Folha (06.01)

Apesar da crise política instaurada pela fala controversa de Emmanuel Macron, o Parlamento da França aprovou nesta quinta-feira (6) o projeto de lei defendido pelo presidente para impor regras mais duras ao passaporte vacinal no país.

Sexta-Feira, 7 de janeiro de 2022.

Presidente do Cazaquistão manda ‘atirar para matar’ manifestantes/Folha (07.01)

O presidente do Cazaquistão, Kassim-Jomart Tokaiev, afirmou nesta sexta (7) que deu ordem para “atirar para matar sem aviso prévio” qualquer manifestante que proteste contra seu governo, como forma de tentar encerrar a crise que engolfou a ex-república soviética nesta semana.

Contra a China, Japão e EUA prometem mais colaboração em defesa/O Globo (07.01)

TÓQUIO e WASHINGTON — Os Estados Unidos e o Japão expressaram nesta sexta-feira “forte preocupação” com o crescente poder da China e se comprometeram a trabalhar juntos contra o que chamaram de tentativas de desestabilizar a região.

Para conter Ômicron, Alemanha restringe acesso de pessoas sem dose de reforço a bares e restaurantes/O Globo (07.01)

BERLIM — O governo da Alemanha anunciou nesta sexta-feira o aperto das restrições sanitárias no país, em uma tentativa de conter o avanço da variante Ômicron e incentivar a procura por doses de reforço. Lidando com recordes diários de casos, o chanceler Olaf Scholz e as lideranças regionais concordaram que só pessoas que já receberam a dose adicional poderão frequentar bares, restaurantes e outros espaços gastronômicos sem apresentar testes negativos para o coronavírus.